A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Aula 7: Os Transtornos de Aprendizagem e seu manejo acadêmico. Profª. Taísa Vliese

2 DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS 7 AOS 11 ANOS DE IDADE
Desenvolvimento Biossocial Crescimento físico Pensamento Operatório-Concreto Interesses ligados à informática e jogos eletrônicos Verificar a qualidade das interações sociais que eles vivenciam.

3 ESTÁGIO OPERATÓRIO-CONCRETO
Características de acordo com a obra de Piaget: operação representada e reversível, superação do egocentrismo reversibilidade, conservação da massa, volume e substância, necessidade de interagir com elementos e informações concretas para construir conhecimento.

4 Imagens retiradas do site:
PROVAS OPERATÓRIAS Conservação da Massa Descrever, interpretar, analisar, classificar, criticar, sintetizar. Classificação Imagens retiradas do site:

5 Conservação do cumprimento
Conservação do volume

6 INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Howard Gardner (1943) - competências intelectuais são relativamente independentes, mas não funcionam sozinhas. Cada tipo de inteligência apresenta genes próprios e substratos neurológicos específicos. Cada pessoa pode apresentar mais de uma inteligência e em diferentes graus.

7 TIPOS DE INTELIGÊNCIAS
Lingüística Musical Lógico-matemática Espacial Cinestésica Interpessoal Intrapessoal Naturalista Existencial Inserir os vídeos em forma de clipe

8 EXPLORANDO O TEMA http://www.youtube.com/watch?v=eOp_HFwT7eA até

9 COMO DESENVOLVÊ-LAS? Todas as inteligências podem ser desenvolvidas.
Identifique as que você apresenta e procure desenvolver as demais. Apenas desta forma, você poderá ter uma atuação que valorize as inteligências múltiplas na escola e nas organizações. Leonardo Da Vinci é reconhecido como detentor do maior números de inteligências.

10 TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM
Dislexia e Hiperlexia Leitura Disgrafia e Disortografia Escrita Cálculo Discalculia Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Atenção

11 DISLEXIA A palavra dislexia vem do grego dys, que significa pobre, e lexia, que quer dizer linguagem. A dislexia representa uma dificuldade específica com relação à leitura, e não à capacidade de pensar do sujeito. Disléxicos apresentam significativas habilidades no processo de pensamento. São mais criativos.

12 DISLÉXICOS GENIAIS

13 CARACTERÍSTICAS Atraso no desenvolvimento da fala;
Dificuldades na pronúncia; Trocas de fonemas; Insensibilidade às rimas; Dificuldade na compreensão da lateralidade, Memória deficiente. Dificuldade na compreensão de leitura e lembrar fatos já lidos.

14 Omissões, substituições ou distorções de letras ou palavras;
Baixa velocidade de leitura; falsas partidas, hesitações longas ou “perda de lugar” no texto; Fraseologia incorreta e inversões de palavras dentro de sentença ou de letras dentro de palavras; Dificuldade de tirar conclusões ou inferências; Há tratamento! Confira o vídeo!

15 DISCALCULIA A Discalculia ocorre por uma falha na formação dos circuitos neuronais localizados na parte superior do cérebro, área responsável pelo reconhecimento dos símbolos. Assista ao vídeo! Dificuldade com números, sinais, espaço, horas, lateralidade, medidas etc.

16 CARACTERÍSTICAS DA DISCALCULIA
Há a mistura dos números. Ex. 1006, 1060; 106 Não consegue manter o foco diante de um problema que está solucionando; Não lembra fórmulas e teoremas; Confunde data, horários e esquece compromissos; Esquece ou mistura instruções quando são faladas; Dificuldade em ouvir e tomar notas ao mesmo tempo.

17 Problemas de leituras de símbolos matemáticos;
Dificuldade com conceitos abstratos de tempo e direções; Medo em mexer com dinheiro pela dificuldade em fazer cálculo mental para realizar pagamento; Dificuldade para lembrar sequências de passos de dança; Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior; Conservar a quantidade: não compreendem que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas;

18 Entender os princípios de medida;
Capacidade limitada de planejamento estratégico de jogos como o xadrez; Sequenciar números: o que vem antes do 11 e depois do 15 – antecessor e sucessor;

19 Desorganização ou lentidão com manuscritos;
Anotações de aulas expositivas apresentam muitas lacunas; Sentimento de incapacidade, opressão ou estresse para copiar algo; Problemas com números de telefones. Veja o material pedagógico construído pela professora para trabalhar as capacidades operatórias com crianças discalcúlicas! ?????? ???? ?? ?

20 DISGRAFIA É uma disfunção neurológica que torna a letra manuscrita ilegível. Há uma incapacidade de recordar da grafia da letra. Escrita lenta. Desorganização das letras, dos textos e do espaçamento entre as palavras. Inversão de sílabas Omissão de letras Escrita de letras espelhadas Escrita contínua ou com separações incorretas

21 AVALIAÇÃO FEITA PELO PROFESSOR
Retirado do texto de NORA CECÍLIA BOCACCIO CINEL In: e/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/ DIFICULDADE%20DE%20APRENDIZAGEM/disgrafia.pdf

22 SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Escrever frases de acordo com situações propostas; Escrever de frases, respondendo a perguntas pessoais; Produção de pequeno texto, envolvendo uma receita simples; Escolha de um objeto e descrição do mesmo, com apoio de um roteiro; Produção de um texto a partir de uma sequência lógica, com apoio de um roteiro;

23 6. Elaboração de frases; 7.Identificação e escrita das palavras do aspecto ortográfico em estudo; 8. Formação de palavras a partir de sílabas em destaque; 9. Cópias ou complementação de frases com substituição de palavras ou expressões destacadas por outras de igual sentido ou significado; 10.Identificação dos personagens do texto através de questões escritas.

24 DISORTOGRAFIA Troca de grafemas por problemas de discriminação auditiva (como na fala). Dificuldade em perceber as sinalizações gráficas (parágrafos, travessão, pontuação e acentuação); Dificuldade no uso de coordenação/subordinação das orações; Textos muito reduzidos; Aglutinação ou separação indevida das palavras.

25 MANEJO ACADÊMICO DO TDAH Déficit de Atenção, Hiperatividade
O aluno precisa se perceber como alguém capaz de superar suas dificuldades e atingir plena potencialidade. Déficit de Atenção, Hiperatividade e Impulsividade A força tarefa do tratamento inclui intervenções pedagógicas eficazes

26 ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM
Tornar consciente os prejuízos causados pelo TDAH para a vida acadêmica; Estratégias para organização dos horários de estudo, Técnicas para resolução de problemas que diminuem a impulsividade e estimulam o diálogo, a cooperação e a argumentação; Adoção de agendas para a organização do cotidiano e para comunicação com a família; Reforço dos comportamentos positivos.

27 INSTRUÇÕES ACADÊMICAS
Ensinar técnicas de estudo e produção de resumo com o uso de caneta para marcar texto. Tornar claro os objetivos que o professor tem com cada exercício passado. Não trabalhar com textos ou com listas de exercícios muito longas.

28 Estabelecer uma rotina com períodos de descanso e de movimento para dar vazão a hiperatividade.
Dar instruções de forma direta, clara e com frases curtas. Observar se o estudante tem todos os materiais de estudo necessários para a realização da tarefa. Fazer leitura oral.

29 INTERVENÇÕES COMPORTAMENTAIS
Desenvolver o autocontrole diminuindo a impulsividade; Utilização de recompensas através do Sistema de Fichas Treinamento de habilidades sociais Técnicas de resolução de problemas

30 ALTERAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR
Sentar o aluno próximo ao professor e manter uma comunicação privilegiada com ele através de trocas de olhares e perguntas para estimular a sua concentração, Trabalhar com rotina estruturadas respeitando os mesmo horários e locais Dosar os estímulos auditivos e visuais utilizados durante a aula para não estimular em excesso o aluno.

31 Desenvolvimento Cognitivo dos 7 aos 11 anos de idade
PRÓXIMA AULA Desenvolvimento Cognitivo dos 7 aos 11 anos de idade


Carregar ppt "PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google