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Treinamento Para Manipuladores de Alimentos Diretores Adjuntos e Auxiliar Financeiro e Apoio Escolar.

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Apresentação em tema: "Treinamento Para Manipuladores de Alimentos Diretores Adjuntos e Auxiliar Financeiro e Apoio Escolar."— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento Para Manipuladores de Alimentos Diretores Adjuntos e Auxiliar Financeiro e Apoio Escolar

2 Planejamento de Cardápios O êxito da produção de refeição esta em produzir uma alimentação adequada, equilibrada, e segura que atende as de paladar de qualidade e custo, de acordo com o perfil do cliente. Cardápio É uma seqüência de pratos a serem servidas em uma refeição de um dia ou por um período determinado; É uma seqüência de pratos a serem servidas em uma refeição de um dia ou por um período determinado; É a tradução da culinária das preparações e da forma de apresentação das refeições. É a tradução da culinária das preparações e da forma de apresentação das refeições.

3 Cardápios O Planejamento do Cardápio Possibilita Dimensionamento dos recursos humanos e materiais; Dimensionamento dos recursos humanos e materiais; Controle de custos (previsão antecipada dos custos); Controle de custos (previsão antecipada dos custos); Planejamento de compras; Planejamento de compras; Fixação dos níveis de estoque; Fixação dos níveis de estoque; Pesquisa e analise das preferências; Pesquisa e analise das preferências; As etapas para elaboração dos cardápios vão desde a seleção até a distribuição das refeições. As etapas para elaboração dos cardápios vão desde a seleção até a distribuição das refeições.

4 Cardápios O Planejamento do Cardápio Possibilita Conhecer sua clientela; Conhecer sua clientela; Ser criativo; Ser criativo; Confiar em seu trabalho; Confiar em seu trabalho; Receitas variadas; Receitas variadas; Escolher fornecedores confiáveis; Escolher fornecedores confiáveis; Proporcionar a satisfação da clientela. Proporcionar a satisfação da clientela.

5 Definir o Perfil do Cliente Usuário Sexo; Sexo; Idade; Idade; Atividade Desempenhada; Atividade Desempenhada; Grau de Escolaridade; Grau de Escolaridade; Hábitos e freqüência alimentares. Hábitos e freqüência alimentares.

6 Definir o Padrão dos Cardápios Selecionar os Alimentos Gêneros da região; Gêneros da região; Receitas simples; Receitas simples; Hábitos alimentares. Hábitos alimentares. Fontes de Aquisição A distancia; A distancia; O desperdício; O desperdício; O per capta; O per capta; A praticidade; A praticidade; Proximidade. Proximidade.

7 Definir o Padrão dos Cardápios Condições Econômicas Da empresa; Da empresa; Do comensal. Do comensal. Período de Armazenamento Volume compra; Volume compra; Tipo de conservação Tipo de conservação

8 Nas Escolhas das Preparações devem ser Consideradas: Números de refeições servidas x Mão de obra disponível; Números de refeições servidas x Mão de obra disponível; Equipamentos e Utensílios disponíveis; Equipamentos e Utensílios disponíveis; Adequação ao orçamento previsto; Adequação ao orçamento previsto; Clima e estação do ano; Clima e estação do ano; Produtos da época; Produtos da época; Preferências regionais; Preferências regionais; Combinação de cores, sabores, e texturas; Combinação de cores, sabores, e texturas; Valor Nutricional – Atender 15% das necessidades nutricionais. 337 Kcal e 5,5 g de Proteína. Valor Nutricional – Atender 15% das necessidades nutricionais. 337 Kcal e 5,5 g de Proteína.

9 Criatividade

10 Verificação da Rotulagem Nunca compre ou consuma alimentos fora do prazo de validade; Nunca compre ou consuma alimentos fora do prazo de validade; Na rotulagem do produto devem constar: Produto; Produto; Fabricante; Fabricante; Numero do Registro do órgão competente; Numero do Registro do órgão competente; Peso ou volume do conteúdo; Peso ou volume do conteúdo; Preparo e Instruções de uso; Preparo e Instruções de uso; Prazo de validade; Prazo de validade; Lista de ingredientes; Lista de ingredientes; Composição de nutrientes; Composição de nutrientes; Data de fabricação; Data de fabricação; Temperatura máxima permitida para sua conservação. Temperatura máxima permitida para sua conservação.

11 Que Nutrientes Devem Ser Declarados Valor Calórico (Kcal e KJ); Valor Calórico (Kcal e KJ); Carboidrato (gramas); Carboidrato (gramas); Proteínas (gramas); Proteínas (gramas); Gorduras Totais (gramas); Gorduras Totais (gramas); Gorduras Saturadas(gramas); Gorduras Saturadas(gramas); Gorduras Trans (miligramas); Gorduras Trans (miligramas); Fibra Alimentar (gramas); Fibra Alimentar (gramas); Cálcio (miligramas); Cálcio (miligramas); Ferro (miligramas); Ferro (miligramas); Sódio (miligramas). Sódio (miligramas).www.anvisa.gov.br

12 Verificação da Embalagem Verifique a integridade da embalagem; Verifique a integridade da embalagem; Recuse latas amassadas, enferrujadas, ou com estufamentos; Recuse latas amassadas, enferrujadas, ou com estufamentos;

13 Verificação da Embalagem Não compre conservas em embalagens de vidro se o liquido estiver turvo ou com espuma, pois indicam presença de fungos ou bactérias (tipos de micróbios). Não compre conservas em embalagens de vidro se o liquido estiver turvo ou com espuma, pois indicam presença de fungos ou bactérias (tipos de micróbios). Rejeite também aquelas com tampas enferrujadas ou com vazamentos. Rejeite também aquelas com tampas enferrujadas ou com vazamentos.

14 Verificação da Embalagem Os Produtos industrializados de origem animal devem ser registrados e ter o carimbo do serviço de inspeção (SIF); Os Produtos industrializados de origem animal devem ser registrados e ter o carimbo do serviço de inspeção (SIF); Não é permitido que os alimentos estejam em contato direto com os jornais, papeis coloridos ou papel filme que foi usado. Não é permitido que os alimentos estejam em contato direto com os jornais, papeis coloridos ou papel filme que foi usado.

15 Noções Básicas O que é Contaminação? É a entrada de Microorganismo no alimento.

16 Substancias Estranhas: Inseticidas, Desinfetantes, etc Quimicos: Substancias estranhas aos alimentos como inseticidas, metais pesados (cobre, mercurio aluminio e outros).

17 Substancias Estranhas: Pregos, Insetos, Pedaços de Plasticos, etc. Fisicos: Corpos estranhos aos alimentos como: Fragmentos de Insetos, Pedaços de Vidro, Pedaços de Metal, Pregos, Giletes e Outros.

18 Seres Vivos Que Estão Nos Alimentos. Biológicos: Como os microorganismos (micróbios) e seus extremos (toxinas).

19 Como São Estes Seres Vivos? São muitos pequenos nascem se multiplicam e morrem. Em Boas Condições eles Crescem Muito em Poucas Horas!!!

20 O Que Eles Precisam Para Viver? NutrientesouComidaÁgua

21 Temperatura de 20 a 45º C. Temperatura de 20 a 45º C.

22 Temperatura Em geral detestam temperaturas inferiores a 10ºc (geladeira e freezer), ou superiores a 65ºc (cozimento de alimentos) Em geral detestam temperaturas inferiores a 10ºc (geladeira e freezer), ou superiores a 65ºc (cozimento de alimentos)

23 Onde Eles Estão? Terra; Terra; Ar ; Ar ; Poeira; Poeira; Homem (Cabelo, Unha, Mãos); Homem (Cabelo, Unha, Mãos); Nos Alimentos Crus; Nos Alimentos Crus; Nos Equipamentos (fogão, bancadas, panelas, armarios, etc); Nos Equipamentos (fogão, bancadas, panelas, armarios, etc); Ou seja em todos os lugares. Ou seja em todos os lugares.

24 Diga Não Aos Microorganismos Coloque-os na geladeira. Cozinhe-os.

25 Como Podemos Combate-los? Higienizando corretamente os alimentos; Higienizando corretamente os alimentos; Armazenando em lugares secos e limpos; Armazenando em lugares secos e limpos; Calor = Cozimento Calor = Cozimento Frio = Congelamento Frio = Congelamento

26 O Que é Importante Salientar Lavar Frutas: (Lavar mesmo com a casca)Frutas: (Lavar mesmo com a casca) Verduras: (Deixar de molho)Verduras: (Deixar de molho) Folhosos: (lavar folha por folha e deixar de molho)Folhosos: (lavar folha por folha e deixar de molho)Cobrir Alimentos cruz e cozidos (contaminação de insetos e pelo ar)Alimentos cruz e cozidos (contaminação de insetos e pelo ar)

27 O Que é Importante Salientar Guardar 1.Carnes e Derivados 2.Leites e Derivados 3.Alimentos Crus e Cozidos Não Misturar 1.Alimentos muito maduros com alimentos verdes para não estragar.

28 Salientar os Cuidados Quando Trabalhar com os Alimentos Organização das Bancadas Não deixar Alimentos Expostos

29 Diga Não aos Microorganismos Mantenha Limpa sua area de trabalho e seus utensilios.

30 Diga Não aos Microorganismos Escolha bem os Alimentos.

31 Prato Saúdavel

32 Diga Não aos Microorganismos Lave Sempre as Mãos

33 Diga Não aos Microorganismos Não esqueça que também Transportamos os microorganismos. Principalmente em baixo das unhas.

34 Higiene Pessoal Cabelos Presos; Cabelos Presos; Pele Lima; Pele Lima; Corpo Limpo; Corpo Limpo; Sem Problemas Gastro Intestinais; Sem Problemas Gastro Intestinais; Nariz, Garganta e Olhos Bem Saudaveis; Nariz, Garganta e Olhos Bem Saudaveis; Mão Bem Limpas e Sadias. Mão Bem Limpas e Sadias.

35 Controle de Pragas Evitar juntar caixas, garrafas e materiais desnecessarios; Evitar juntar caixas, garrafas e materiais desnecessarios; Quando cair alimentos no chão e bancadas limpar imediatamente; Quando cair alimentos no chão e bancadas limpar imediatamente; Lavar todos os utensilios após o uso; Lavar todos os utensilios após o uso; Pano de prato: não fica na cintura no ombro, ele serve para limpar a mão e secar a louça. Pano de prato: não fica na cintura no ombro, ele serve para limpar a mão e secar a louça.

36 Lixo Lixeira de Plástico; Lixeira de Plástico; Tamanho Pequeno; Tamanho Pequeno; Higienizar as Mãos. Higienizar as Mãos.

37 Lixeira Lixeira pequena sobre a pia pode até ser prático, mas é uma grande fonte de contaminação, o ideal é manter o lixo no chão, longe do local onde se lava e cozinha alimentos. Lixeira pequena sobre a pia pode até ser prático, mas é uma grande fonte de contaminação, o ideal é manter o lixo no chão, longe do local onde se lava e cozinha alimentos.

38 Porque Usar o Uniforme? O uniforme é um E.P.I – Equipamento de Proteção Individual, que deve ser fornecido gratuitamente pela empresa, por isso é de uso obrigatório.

39 Norma Regulamentadora Número 06 da Legislação de Segurança e Medicina do Trabalho, Lei Nº de 22 de Dezembro de 1977.

40 Atenção Usar o uniforme completo, limpo, trocando-o todos os dias; Usar o uniforme completo, limpo, trocando-o todos os dias; Conservar o uniforme em bom estado (sem rasgos, manchas, partes descosturadas ou furos); Conservar o uniforme em bom estado (sem rasgos, manchas, partes descosturadas ou furos); Manter os sapatos e botas limpas. Os sapatos devem ser fechados e com meias limpas; Manter os sapatos e botas limpas. Os sapatos devem ser fechados e com meias limpas; Não carregar nos uniformes: batons, escovinhas, cigarros, isqueiros, relógios, etc; Não carregar nos uniformes: batons, escovinhas, cigarros, isqueiros, relógios, etc; Não lavar qualquer peça do uniforme no local de trabalho; Não lavar qualquer peça do uniforme no local de trabalho; Manter o cabelo totalmente coberto e protegidos, através de rede ou gorros; Manter o cabelo totalmente coberto e protegidos, através de rede ou gorros; Não usar panos ou sacos plásticos para proteger o uniforme; Não usar panos ou sacos plásticos para proteger o uniforme; O uniforme deve ser usado apenas no local de trabalho; O uniforme deve ser usado apenas no local de trabalho; Anéis, brincos, colares, pulseiras, fitas, relógios, amuletos, aliança, e outros adereços não são permitidos durante o trabalho Anéis, brincos, colares, pulseiras, fitas, relógios, amuletos, aliança, e outros adereços não são permitidos durante o trabalho

41 Uniforme Completo

42 2º Parte Lei Interministerial

43 O QUE É? Institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. Institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional.

44 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e Considerando a dupla carga de doenças a que estão submetidos os países onde a desigualdade social continua a gerar desnutrição entre crianças e adultos, agravando assim o quadro de prevalência de doenças infecciosas; Considerando a dupla carga de doenças a que estão submetidos os países onde a desigualdade social continua a gerar desnutrição entre crianças e adultos, agravando assim o quadro de prevalência de doenças infecciosas; Considerando a mudança no perfil epidemiológico da população brasileira com o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, com ênfase no excesso de peso e obesidade, assumindo proporções alarmantes, especialmente entre crianças e adolescentes; Considerando a mudança no perfil epidemiológico da população brasileira com o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, com ênfase no excesso de peso e obesidade, assumindo proporções alarmantes, especialmente entre crianças e adolescentes;

45 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e Considerando que as doenças crônicas não transmissíveis são passíveis de serem prevenidas, a partir de mudanças nos padrões de alimentação, tabagismo e atividade física; Considerando que as doenças crônicas não transmissíveis são passíveis de serem prevenidas, a partir de mudanças nos padrões de alimentação, tabagismo e atividade física; Considerando que no padrão alimentar do brasileiro encontra-se a predominância de uma alimentação densamente calórica, rica em açúcar e gordura animal e reduzida em carboidratos complexos e fibras; Considerando que no padrão alimentar do brasileiro encontra-se a predominância de uma alimentação densamente calórica, rica em açúcar e gordura animal e reduzida em carboidratos complexos e fibras; Considerando as recomendações da Estratégia Global para Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto à necessidade de fomentar mudanças sócio-ambientais, em nível coletivo, para favorecer as escolhas saudáveis no nível individual; Considerando as recomendações da Estratégia Global para Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto à necessidade de fomentar mudanças sócio-ambientais, em nível coletivo, para favorecer as escolhas saudáveis no nível individual;

46 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e Considerando que as ações de Promoção da Saúde estruturadas no âmbito do Ministério da Saúde ratificam o compromisso brasileiro com as diretrizes da Estratégia Global; Considerando que as ações de Promoção da Saúde estruturadas no âmbito do Ministério da Saúde ratificam o compromisso brasileiro com as diretrizes da Estratégia Global; Considerando que a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) insere-se na perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada e que entre suas diretrizes destacam- se a promoção da alimentação saudável, no contexto de modos de vida saudáveis e o monitoramento da situação alimentar e nutricional da população brasileira; Considerando que a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) insere-se na perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada e que entre suas diretrizes destacam- se a promoção da alimentação saudável, no contexto de modos de vida saudáveis e o monitoramento da situação alimentar e nutricional da população brasileira;

47 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e Considerando a recomendação da Estratégia Global para a Segurança dos Alimentos da OMS, para que a inocuidade de alimentos seja inserida como uma prioridade na agenda da saúde pública, destacando as crianças e jovens como os grupos de maior risco; Considerando a recomendação da Estratégia Global para a Segurança dos Alimentos da OMS, para que a inocuidade de alimentos seja inserida como uma prioridade na agenda da saúde pública, destacando as crianças e jovens como os grupos de maior risco; Considerando os objetivos e dimensões do Programa Nacional de Alimentação Escolar ao priorizar o respeito aos hábitos alimentares regionais e à vocação agrícola do município, por meio do fomento ao desenvolvimento da economia local; Considerando os objetivos e dimensões do Programa Nacional de Alimentação Escolar ao priorizar o respeito aos hábitos alimentares regionais e à vocação agrícola do município, por meio do fomento ao desenvolvimento da economia local;

48 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e Considerando que os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam sobre a necessidade de que as concepções sobre saúde ou sobre o que é saudável, valorização de hábitos e estilos de vida, atitudes perante as diferentes questões relativas à saúde perpassem todas as áreas de estudo, possam processar-se regularmente e de modo contextualizado no cotidiano da experiência escolar; Considerando que os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam sobre a necessidade de que as concepções sobre saúde ou sobre o que é saudável, valorização de hábitos e estilos de vida, atitudes perante as diferentes questões relativas à saúde perpassem todas as áreas de estudo, possam processar-se regularmente e de modo contextualizado no cotidiano da experiência escolar; Considerando o grande desafio de incorporar o tema da alimentação e nutrição no contexto escolar, com ênfase na alimentação saudável e na promoção da saúde, reconhecendo a escola como um espaço propício à formação de hábitos saudáveis e à construção da cidadania; Considerando o grande desafio de incorporar o tema da alimentação e nutrição no contexto escolar, com ênfase na alimentação saudável e na promoção da saúde, reconhecendo a escola como um espaço propício à formação de hábitos saudáveis e à construção da cidadania;

49 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e Considerando o caráter intersetorial da promoção da saúde e a importância assumida pelo setor Educação com os esforços de mudanças das condições educacionais e sociais que podem afetar o risco à saúde de crianças e jovens; Considerando o caráter intersetorial da promoção da saúde e a importância assumida pelo setor Educação com os esforços de mudanças das condições educacionais e sociais que podem afetar o risco à saúde de crianças e jovens; Considerando, ainda, que a responsabilidade compartilhada entre sociedade, setor produtivo e setor público é o caminho para a construção de modos de vida que tenham como objetivo central a promoção da saúde e a prevenção das doenças; Considerando, ainda, que a responsabilidade compartilhada entre sociedade, setor produtivo e setor público é o caminho para a construção de modos de vida que tenham como objetivo central a promoção da saúde e a prevenção das doenças;

50 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, E O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, e Considerando que a alimentação não se reduz à questão puramente nutricional, mas é um ato social, inserido em um contexto cultural; e Considerando que a alimentação não se reduz à questão puramente nutricional, mas é um ato social, inserido em um contexto cultural; e Considerando que a alimentação no ambiente escolar pode e deve ter função pedagógica, devendo estar inserida no contexto curricular, Considerando que a alimentação no ambiente escolar pode e deve ter função pedagógica, devendo estar inserida no contexto curricular,

51 Resolvem Art. 1º Instituir as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes pública e privada, em âmbito nacional, favorecendo o desenvolvimento de ações que promovam e garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar. Art. 1º Instituir as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes pública e privada, em âmbito nacional, favorecendo o desenvolvimento de ações que promovam e garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar. Art. 2º Reconhecer que a alimentação saudável deve ser entendida como direito humano, compreendendo um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas, sociais e culturais dos indivíduos, de acordo com as fases do curso da vida e com base em práticas alimentares que assumam os significados sócio-culturais dos alimentos. Art. 2º Reconhecer que a alimentação saudável deve ser entendida como direito humano, compreendendo um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas, sociais e culturais dos indivíduos, de acordo com as fases do curso da vida e com base em práticas alimentares que assumam os significados sócio-culturais dos alimentos. Art. 3º Definir a promoção da alimentação saudável nas escolas com base nos seguintes eixos prioritários: Art. 3º Definir a promoção da alimentação saudável nas escolas com base nos seguintes eixos prioritários:

52 Resolvem Art. 4º Definir que os locais de produção e fornecimento de alimentos, de que trata esta Portaria, incluam refeitórios, restaurantes, cantinas e lanchonetes que devem estar adequados às boas práticas para os serviços de alimentação, conforme definido nos regulamentos vigentes sobre boas práticas para serviços de alimentação, como forma de garantir a segurança sanitária dos alimentos e das refeições. Art. 4º Definir que os locais de produção e fornecimento de alimentos, de que trata esta Portaria, incluam refeitórios, restaurantes, cantinas e lanchonetes que devem estar adequados às boas práticas para os serviços de alimentação, conforme definido nos regulamentos vigentes sobre boas práticas para serviços de alimentação, como forma de garantir a segurança sanitária dos alimentos e das refeições.

53 Resolvem Parágrafo único. Esses locais devem redimensionar as ações desenvolvidas no cotidiano escolar, valorizando a alimentação como estratégia de promoção da saúde. Parágrafo único. Esses locais devem redimensionar as ações desenvolvidas no cotidiano escolar, valorizando a alimentação como estratégia de promoção da saúde. Art. 5º Para alcançar uma alimentação saudável no ambiente escolar, devem-se implementar as seguintes ações: Art. 5º Para alcançar uma alimentação saudável no ambiente escolar, devem-se implementar as seguintes ações:

54 Resolvem Art. 6º Determinar que as responsabilidades inerentes ao processo de implementação de alimentação saudável nas escolas sejam compartilhadas entre o Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Art. 6º Determinar que as responsabilidades inerentes ao processo de implementação de alimentação saudável nas escolas sejam compartilhadas entre o Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Art. 7º Estabelecer que as competências das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e de Educação, dos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, Educação e Alimentação Escolar sejam pactuadas em fóruns locais de acordo com as especificidades identificadas. Art. 7º Estabelecer que as competências das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e de Educação, dos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, Educação e Alimentação Escolar sejam pactuadas em fóruns locais de acordo com as especificidades identificadas.

55 Resolvem Art. 8º Definir que os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição, Instituições e Entidades de Ensino e Pesquisa possam prestar apoio técnico e operacional aos estados e municípios na implementação da alimentação saudável nas escolas, incluindo a capacitação de profissionais de saúde e de educação, merendeiras, cantineiros, conselheiros de alimentação escolar e outros profissionais interessados. Art. 8º Definir que os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição, Instituições e Entidades de Ensino e Pesquisa possam prestar apoio técnico e operacional aos estados e municípios na implementação da alimentação saudável nas escolas, incluindo a capacitação de profissionais de saúde e de educação, merendeiras, cantineiros, conselheiros de alimentação escolar e outros profissionais interessados. Parágrafo único. Para fins deste artigo, os órgãos envolvidos poderão celebrar convênio com as referidas instituições de ensino e pesquisa. Parágrafo único. Para fins deste artigo, os órgãos envolvidos poderão celebrar convênio com as referidas instituições de ensino e pesquisa.

56 Resolvem Art. 9º Definir que a avaliação de impacto da alimentação saudável no ambiente escolar deva contemplar a análise de seus efeitos a curto, médio e longo prazos e deverá observar os indicadores pactuados no pacto de gestão da saúde. Art. 9º Definir que a avaliação de impacto da alimentação saudável no ambiente escolar deva contemplar a análise de seus efeitos a curto, médio e longo prazos e deverá observar os indicadores pactuados no pacto de gestão da saúde. Art. 10. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Art. 10. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

57 Data 8 de Maio de 2006 JOSÉ AGENOR ÁLVARES DA SILVA FERNANDO HADDAD FERNANDO HADDAD

58 Estratégias Para Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas- Portaria Interministerial nº / 2006

59 10 Passos para Uma Alimentação Saudável 1º Passo – Definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para favorecer escolhas saudáveis. 1º Passo – Definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para favorecer escolhas saudáveis. 2º Passo – Sensibilizar e Capacitar os profissionais envolvidos com alimentação na escola para produzir e oferecer alimentos mais saudáveis 2º Passo – Sensibilizar e Capacitar os profissionais envolvidos com alimentação na escola para produzir e oferecer alimentos mais saudáveis

60 10 Passos para Uma Alimentação Saudável 3º Passo – Desenvolver estratégias de informação às famílias, enfatizando sua co-responsabilidade e a importância de sua participação neste processo. 3º Passo – Desenvolver estratégias de informação às famílias, enfatizando sua co-responsabilidade e a importância de sua participação neste processo. 4º Passo - Conhecer, formentar e criar condições para adequação dos locais de produção e fornecimento de refeições às boas praticas para serviços de alimentação, considerando a importância do uso da água potável para o consumo. 4º Passo - Conhecer, formentar e criar condições para adequação dos locais de produção e fornecimento de refeições às boas praticas para serviços de alimentação, considerando a importância do uso da água potável para o consumo.

61 10 Passos para Uma Alimentação Saudável 5º Passo – Restringir a oferta e venda de alimentos com alto teor de gordura, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre de sal e desenvolver opções de alimentos e refeições saudáveis. 5º Passo – Restringir a oferta e venda de alimentos com alto teor de gordura, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre de sal e desenvolver opções de alimentos e refeições saudáveis. 6º Passo – Aumentar a oferta e promover o consumo de frutas, legumes e verduras. 6º Passo – Aumentar a oferta e promover o consumo de frutas, legumes e verduras.

62 10 Passos para Uma Alimentação Saudável 7º Passo – Estimular e auxiliar os serviços de alimentação da escola na divulgação de opções saudáveis e no desenvolvimento de estratégias que possibilitem essas escolhas. 7º Passo – Estimular e auxiliar os serviços de alimentação da escola na divulgação de opções saudáveis e no desenvolvimento de estratégias que possibilitem essas escolhas. 8º Divulgar a experiência da alimentação saudável para outras escolas, trocando informações e evidencias. 8º Divulgar a experiência da alimentação saudável para outras escolas, trocando informações e evidencias.

63 10 Passos para Uma Alimentação Saudável 9º Passo – Desenvolver um programa continuo de promoção de hábitos alimentares saudáveis, considerando o monitoramento do estado nutricional das crianças, com ênfase no desenvolvimento de ações de prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e educação nutricional.

64 10 Passos para Uma Alimentação Saudável 10º Passo – Incorporar o tema alimentação saudável no projeto político pedagógico da escola, perpassando todas as áreas de estudo e proporcionando experiências no cotidiano das atividades escolares.

65 Montar: Estratégias: Estratégias: Parcerias: Parcerias: Suporte Pedagógico Suporte Pedagógico

66 Obrigada pela Atenção


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