A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto SIMAP SISTEMA DE INFORMAÇÃO MUNICIPAL ATIVA E PERMANENTE Concepção : Sílvia Mendes Masson Prefeitura Municipal de Indaiatuba São Paulo - Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto SIMAP SISTEMA DE INFORMAÇÃO MUNICIPAL ATIVA E PERMANENTE Concepção : Sílvia Mendes Masson Prefeitura Municipal de Indaiatuba São Paulo - Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto SIMAP SISTEMA DE INFORMAÇÃO MUNICIPAL ATIVA E PERMANENTE Concepção : Sílvia Mendes Masson Prefeitura Municipal de Indaiatuba São Paulo - Brasil Orientação: Prof. Dr. Armando Malheiro da Silva Universidade do Porto - Portugal

2 Localização de Indaiatuba

3 INDAIATUBA

4

5 PAÇO MUNICIPAL DA PREFEITURA DE INDAIATUBA

6 Projeto SIMAP

7 Projeto SIMAP Contexto social: - A Sociedade da Informação apresenta: convívio das especializações com a pluralidade; alteração contínua de dogmas vigentes; leitura polivalente do real.

8 Projeto SIMAP Proposta de abordagem de estudo e de implantação nas Organizações de um Sistema de Informação global, abarcando todo o tipo de informação e de suportes. Proposta de matriz transdisciplinar para estudar um objeto por diversos ângulos, diante de um paradigma emergente. Proposta inspirada em metodologia científica nascida das ciências físicas e adotadas no campo das ciências sociais.

9 Projeto SIMAP Propõe: revisão dos conceitos e práticas arquivísticas e adoção de metodologia de abordagem, sob o conceito de sistema. inversão da idéia de gestão da informação para a informação na gestão.

10 Projeto SIMAP Visa: atuar no tratamento da informação, desde a sua concepção; avaliar e criar metadados e procedimentos para garantir a preservação e estabilidade da informação; estabelecer workflows e funcionalidade aos sistemas organizacionais; gerar informação consolidada, integrando a informação administrativa a toda informação contextual e referencial banco de dados.

11 Projeto SIMAP OBJETIVO ESPECÍFICO: Sob o enfoque sistêmico, integrar uma análise das funções do sistema de organização da Administração Municipal com o sistema de informação dele decorrente, objetivando atender ao estabelecido pela legislação que a rege e ao seu objetivo/missão, garantindo, segundo metodologia avançada, a efetiva comunicação informacional interna e externamente.

12 Projeto SIMAP Fundamenta-se nos conceitos: de informação em substituição ao conceito de documento; de informação distinto, mas integrado ao conceito de conhecimento e comunicação; da integração da Arquivística à área científica da Ciência da Informação; da abordagem sistêmica ; de memória institucional.

13 Projeto SIMAP Arquivística integrada à área científica da Ciência da Informação, obedecendo a princípios de caráter universal e ao método de investigação quadripolar, proposto por Bruyne. Inclui quatro pólos: - epistemológico: dos princípios; - teórico: da teoria e pensamento sistêmico; (P. Mella, 1997) - técnico: abordagem operacional; - morfológico: da forma ou apresentação dos resultados. Pilares da proposição - Visando:

14 Projeto SIMAP Abordagem sistêmica, considerando principalmente: - teoria da forma (Gestalt) - a finalidade do conjunto define a natureza de suas partes; - teoria dos sistemas (Bertalanffy) - os sistemas conservam sua organização a partir das relações de suas partes e com outros sistemas, auto-organizando-se. - cibernética (Wiener) - autocontrole de desempenho, visando o alcance de um objetivo.

15 Projeto SIMAP o conceito de memória institucional, espelhando a trajetória da organização e utilizada como ferramenta de gerência, administração e de tomada de decisão, sendo a memória institucional garantida pela avaliação da informação desde o momento de geração da informação segundo critérios objetivos proposto por Silva e Ribeiro (2000). Pilares da proposição - Visando:... o conceito de memória institucional...

16 Projeto SIMAP valorização da informação, independente do suporte, destinada não ao passado, mas ao presente e ao futuro, analisada previamente à sua geração; preservar a historicidade da origem orgânico- contextual; conforme a riqueza patrimonial/cultural, e o potencial de uso para a sociedade e organização que a gerou; substituir os guardiães de memória para a acessibilidade à informação superar asíndrome sociedades da memória (Simson, 2000) Avaliar para o acesso e para preservar:

17 Projeto SIMAP - Estrutura

18 Projeto SIMAP - Estrutura : Centro de Coordenação da Informação - CCI: - área de concentração da gerência da informação. Por coordenar, entende-se: - o estudo; - a revisão e acompanhamento constante do processo de produção e acesso; - a avaliação e controle estatístico; - o monitoramento da transferência e recolhimento, mediante os critérios e prazos estabelecidos pela CIAI.

19 Projeto SIMAP - Estrutura : - Núcleo de Uso da Informação - NUI Corresponde a área de armazenamento físico da informação produzida e conservada fora da área do produtor, ou concomitante a ela, devido: - a natureza do suporte; - conter informação a ser compartilhada ou consultada por outros setores; - aguardar prazo previsto pelos Quadros Sistêmicos e de Temporalidades.

20 Projeto SIMAP - Estrutura: Projeto SIMAP - Estrutura: - Serviço de Informação ao Usuário Localizado dentro do NUI: - Destinado a propiciar o acesso à informação e sua disponibilização sob a forma de conhecimento integrado. - É responsável em transformar informação em conhecimento e objeto de comunicação.

21 Projeto SIMAP - Estrutura : Projeto SIMAP - Estrutura : - Comissão Interdisciplinar de Avaliação da Informação - CIAI Competências: - Coordenar e orientar as atividades desenvolvidas pelas Comissões Setoriais de Avaliação, criadas dentro das UPGIS. - Avaliar, adequar e aprovar os Quadros Sistêmicos e de Temporalidades elaborados pela CCI aplicados à informação gerada em cada órgão. - Supervisionar as eliminações e o tratamento informacional estabelecidos no QST.

22 Projeto SIMAP - Estrutura: Unidades de Produção e Gestão da Informação Setorial (UPGIS) - órgãos geradores de informação ativa em função das atividades estabelecidas em lei de criação; - armazena informação ativa em fase decisória e funcional; - coincidem com os produtores dos atos informacionais e estarão conectados em rede interna (tecido vivo do SIMAP).

23 Projeto SIMAP Produtos: 1. Quadro Estrutural Orgânico Funcional e Organograma Levantamento da origem e evolução de cada órgão, recuperando o organograma e leis de criação e alterações, competência, atribuições e atividades.

24 Projeto SIMAP 2. Fluxograma e análise do trâmite da informação Levantamento dos atos informacionais e seus fluxos acompanhando os processos de trabalho, para a adoção de workflow e GED.

25 Projeto SIMAP 3. Quadro Sistêmico e de Temporalidades Tratamento da informação desde o momento da concepção, através da avaliação e seleção, sob parâmetros científicos - segundo o método quadripolar de abordagem científica - proposto por Silva e Ribeiro, propiciando tratar, com segurança, inclusive a informação em meio eletrônico, pois a informação nasce avaliada e a seleção é incorporada à rotina de produção.

26 Projeto SIMAP-SIMAI 4. Serviço de Informação - dados cartográficos, gráficos, estatísticos Consolidação da informação administrativa com toda informação referencial e contextual, pertinente, utilizando tecnologias da informação e informação geoespacial, constituindo uma base de dados para subsidiar e agilizar a tomada de decisão.(Serviço de Uso da Informação)

27 Projeto SIMAP Algumas reflexões: Projeto SIMAP Algumas reflexões: SIMAI é o modelo de SIMAP adaptado à realidade de um Município: Indaiatuba. SIMAP, como toda proposta de mudança, tem sua curva de aprendizado e de aceitação, por isso tem que ser atentamente monitorado; É indispensável o treinamento e divulgar a proposta para diminuir o impacto e a resistência às mudanças; Conhecer a cultura organizacional anterior e implantar a nova, conquistando simpatizantes;

28 Projeto SIMAP Indicação bibliográfica: Silva, Armando B. Malheiro da; Ribeiro, Fernanda; Ramos, Júlio; Real, Manuel Luís. Arquivística - Teoria e prática de uma ciência da informação. 1998, Afrontamento, 254 p. Silva, Armando Malheiro da. Ribeiro, Fernanda. Das Ciências Documentais à Ciência da Informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Afrontamento. Porto, p.

29 Projeto SIMAP Contato: Sílvia Mendes Masson Fone: [55] - 0 xx


Carregar ppt "Projeto SIMAP SISTEMA DE INFORMAÇÃO MUNICIPAL ATIVA E PERMANENTE Concepção : Sílvia Mendes Masson Prefeitura Municipal de Indaiatuba São Paulo - Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google