A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO EM EQUIPE I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO EM EQUIPE I."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO EM EQUIPE I

2 TRABALHANDO EM EQUIPE… ″As pessoas precisam umas das outras…″ Schutz

3 Hoje em dia, cerca de 80% das empresas que figuram na lista das 500 maiores companhias … possuem mais da metade de seus funcionários trabalhando em equipe…

4 Como explicar a atual popularidade das equipes?
São capazes de melhorar o desempenho dos individuos quando a tarefa requer múltiplas habilidades, julgamento e experiências. É a melhor forma de utilizar os talentos dos funcionários; São flexiveis e reagem melhor à mudanças; Tem capacidade para se estruturar, iniciar seu trabalho, redefinir seu foco e se dissolver rapidamente; Facilitam a participação dos trabalhadores nas decisões operacionais; É uma forma eficaz dos dirigentes promoverem a democratização de suas empresas e aumentar a motivação.

5 Diferença entre Grupos e Equipes
Grupo: São dois ou mais individuos, em interação e interdependência, que se juntam para atingir um objetivo. É aquele que interage basicamante para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade.

6 Diferença entre Grupos e Equipes
Equipe: Gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma daquelas constribuições individuais. O uso extensivo das equipes gera o potencial para uma organização aumentar seus resultados sem necessidade de aumentar os investimentos.

7 GRUPOS DE TRABALHO EQUIPES DE TRABALHO Compartilhar informações Neutra/negativa) Individual Aleatória e variada OBJETIVO SINERGIA RESPONSABILIDADE HABILIDADES Desempenho coletivo Positiva Individual e mútua Complementares

8 Características das Equipes
Os membros das equipes são altamente interdependentes, via de regra interligados pela interdependência inclusiva; ==

9 Características das Equipes
A equipes são formadas mediante o uso de agrupamento por fluxo de trabalho, de modo que seus membros são responsáveis pelo desempenho de diversas funções diferentes; ==

10 Características das Equipes
Aptidões, conhecimento, experiência e informação geralmente se distribuem de forma desigual entre os membros de uma equipe, devido a diferenças de antecedentes, treinamento, talentos e acesso a recursos. ==

11 Tipos de Equipes… As equipes podem realizar uma grande variedade de coisas… criar produtos, prestar serviços, negociar acordos, coordenar projetos, oferecer aconselhamentos ou tomar decisões… Assim temos alguns tipos bem comuns nas organizações :

12 Equipes de Solução de Problemas:
Entre 5 e 12 funcionários horistas, todos do mesmo departamento, que se reunem durante algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho. Os membros trocam idéias e dão sugestões, raramente tem autoriadade para implementar unilateralmente suas sugestões. ?

13 Equipes de Trabalho Autogerenciadas
Autonomas, podiam não apenas solucionar os problemas, mas também implementar solucões e assumir total responsabilidade pelos resultados. Entre 10 e 15 pessoas que realizam trabalhos muito relacionados ou interdependentes e assumem muitas responsabilidades que antes eram dos supervisores. Incluindo cronograma, planejamento, delegação de tarefas, controle coletivo sobre o ritmo de trabalho, tomada de decisões operacionais e a implementação de ações para solucionar os problemas. Avaliam seus desempenhos mutuamente.

14 Equipes Multifuncionais
Mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. Adotadas para coordenar projetos complexos, permite a troca de informação de diferentes áreas, desenvolve novas idéias e soluciona problemas. É dificil gerenciar, demora algum tempo para que se desenvolva a confiança e o espírito de equipe, especialmente entre pessoas com diferentes históricos, experiências e perspectivas.

15 Equipes Virtuais Usam a tecnologia da informática , para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum. Permite colaboração on- line… Podem fazer tudo que as outras fazem, podem durar dias, meses ou ser permanentes. Fatores básicos que as diferenciam: ausência de gestos não verbais ou paraverbais; contexto social limitado; capacidade de superar limitações de tempo e espaço.

16 Criando equipes eficazes
CONTEXTO COMPOSIÇÃO PROJETO DE TRABALHO PROCESSO EFICÁCIA DA EQUIPE

17 Criando equipes eficazes
CONTEXTO: Recursos Adequados Liderança e estrutura Clima de confiança Sistemas de avaliação de desempenho e recompensas

18 Criando equipes eficazes
COMPOSIÇÃO: Capacidade dos membros Personalidade Alocação de papéis Diversidade Tamanho das equipes Flexibilidade dos membros Preferências dos membros

19 Papéis básicosna Equipe
ELEMENTO DE LIGAÇÃO CRIADOR CONSELHEIRO EQUIPE MANTENEDOR PROMOTOR CONTROLADOR ASSESSOR ORGANIZADOR PRODUTOR

20 Criando equipes eficazes
PROJETO DE TRABALHO: As equipes eficazes precisam trabalhar em conjunto e assumir responsabilidade coletiva pela realização de tarefas significativas, precisam ter liberdade e autonomia, variedade de habilidades…Envolvimento real da equipe com a equipe e da equipe com as tarefas a serem realizadas…

21 Criando equipes eficazes
PROCESSO Proposito comum Metas especificas Eficácia da equipe Níveis de conflito Folga social

22 Transformando indivíduos em membros de equipes…
O desafio…

23 Modelando os membros da equipe…
Seleção Treinamento Recompensas

24 As equipes e a gestão da qualidade…

25 Cuidado!!! Nem sempre as equipes são a solução…


Carregar ppt "TRABALHO EM EQUIPE I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google