A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Ambientalismo na Educação: algumas visões

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Ambientalismo na Educação: algumas visões"— Transcrição da apresentação:

1 O Ambientalismo na Educação: algumas visões

2 O cenário climático Global

3 Mudanças nas Coberturas Glaciais
Glaciais diminuindo e adelgaçando Rápida perda dos glaciais a partir de 1992 Troncos de anos emergem do degelo Redução dos Glaciares dos vulcões do México Glaciais no Colorado recuaram 40 metros desde 1960 Glaciais no Peru recuam a uma taxa de até 30 m por ano Metade dos glaciais chilenos estão em recuo 85% dos glaciais em recuo

4 Comportamento do Gelo Continental na Groenlândia 1992/2002
Derretimento Extensão da área sem gelo

5 Comportamento do Gelo Continental na Groenlândia 1992/2002

6 Anticiclone Subtropical
América do Sul 16/03/2007 ZCIT Anticiclone Subtropical Anticiclone Polar

7 Alguns aspectos do ambientalismo
A natureza benígna A natureza é capaz de recuperar-se rapidamente da interferência humana, sobretudo quando ajudada por práticas inteligentes de manejo. A Natureza efêmera A natureza é muito vulnerável e facilmente agredida pelas ações humanas. Alguns danos não podem ser revertidos. Natureza perversa/tolerante A natureza pode acomodar a interferência humana se esta observar as leis e os limites da natureza. Qual grupo privilegia uma das visões acima???

8 Verdade Ambiental Pessoas diferentes, diferentes verdades
As “verdades” sobre a natureza dependem das suas crenças pessoais, incluindo o conjunto de práticas sociais e econômicas de um determinado grupo. Estas práticas influenciarão a sua posição acerca do que deve ser um comportamento aceitável sobre o meio-ambiente. Filtros Culturais Cada mito funciona como um filtro cultural, de forma que os seguidores estão predispostos a aprender coisas diferentes sobre o meio-ambiente e construir diferentes conhecimentos a este respeito. Desta forma, crenças sobre a relação sociedade natureza são intermediadas por uma racionalidade em particular, que apoia os modos de agir adequados para a manutenção de alguns mitos [Harrison and Burgess, 1994].

9 Ambientalismo e Ciência
Pergunta Qual a visão de ciência de um ambientalista radical ? Um visão positiva? Use a ciência como uma arma contra a degradação ambiental ? Ou uma visão negativa ? A ciência é uma fonte de danos para o meio ambiente. A ciência é uma arma e fonte de credibilidade para os que crêem num natureza “benígna”. A Ciência como um filtro cultural A ciência tomou o lugar da religião como nosso filtro cultural dominante e é utilizada por todos os lados do debate ambientalista para fundamentar suas próprias visões e criticar os outros tidos como “não científicos”.

10 Atitudes Ambientalistas
Exercício Em cada lacuna liste ao menos duas idéias ou atitudes apoiadas e rechaçadas pelos ambientalistas. Idéias contra (crítica à sociedade contemporânea) Idéias a favor (como a sociedade do “futuro” deveria ser) Contra A Favor Natureza Seres Humanos Ciência e Tecnologia Economia Política

11 Natureza Atitudes rechaçadas pelos ambientalistas…
A sociedade está separada da natureza. A natureza pode e deve ser controlada para o benefício humano. As leis da natureza (ciência) devem ser utilizadas na exploração do meio ambiente. Atitudes apoiadas pelos ambientalistas..... A sociedade humana é parte da natureza. Devemos obedecer as leis da natureza (ex. Capacidade de carga) e viver dentro dos seus limites. A natureza deve ser protegida pelo seu próprio valor e não apenas pelo seu valor de uso para a sociedade.

12 Seres Humanos Atitudes rechaçadas pelos ambientalistas…
Seres humanos são agressivos e competitivos. O status social é medido pela riqueza material. A sociedade humana deve progredir pelo desenvolvimento de tecnologia cada vez mais complexa. O raciocínio lógico é mais confiável e importante que as emoções. Atitudes apoiadas pelos ambientalistas..... O seres humanos são naturalmente cooperativos. Necessidades espirituais/qualidade de vida são mais importantes que os bens materiais. Emoções/Intuição são tão importantes quanto qualquer outra forma de conhecimento.

13 Ciência e Tecnologia Atitudes rechaçadas pelos ambientalistas…
A ciência e a tecnologia podem resolver os problemas ambientais, logo merecem investimentos. Alta tecnologia em “larga escala” (ex: energia nuclear) é um sinal de progresso. Resolve-se um problema dividindo-o em suas partes componentes. Atitudes apoiadas pelos ambientalistas..... Uso de tecnologias alternativas. Tecnologia democrática e apropriada a cada circunstância (ex: energia renovável) é uma marca de progresso. Os Problemas são solucionados por síntese e numa perspectiva holística.

14 Economia Atitudes rechaçadas pelos ambientalistas…
Todo crescimento econômico é bom. O planejamento econômico ao longo de períodos de 5 anos permite o melhor retorno aos investidores. A maximização do capital através da produção de bens beneficia a todos ao final. Atitudes apoiadas pelos ambientalistas..... O crescimento indiscriminado é maligno, pois usa todos os recursos e gera poluição. O planejamento econômico deve se dar por longos períodos de tempo. Regiões e comunidades auto-sustentadas são preferíveis ao comércio internacional em larga escala.

15 Política Atitudes rechaçadas pelos ambientalistas…
A unidade política mais importante é o estado-nação. A regulação dentro do sistema de mercado livre controla os problemas ambientais. A decisões ambientais são feitas por políticos com a acessoria de cientistas. Atitudes apoiadas pelos ambientalistas..... A comunidade local é a unidade mais importante. O modo de vida industrial deve ser substituido para resolver os problemas ambientais. Os especialistas devem aconselhar mas as decisões devem ser tomadas pela comunidade.

16 Ecologia Profunda: princípios básicos
Valor intrínseco Toda forma de vida tem valor intrínseco. Diversidade A diversidade da vida deve ser valorizada. A Redução da Diversidade pelo Homem Apenas para satisfazer necessidades VITAIS. Redução da População Humana Para que a vida humana e não humana possa florescer. Redução da Interferência Humana Deve ser alcançada no mundo natural.

17 Ecologia Profunda: princípios básicos
Mudanças de políticas necessárias Mudanças Econômicas, tecnológicas e ideológicas são necessárias. Qualidade vs. quantidade Qualidade de vida sobre os ganhos materiais. Responsibilidade A crença nestas visões implica numa obrigação em alcancá-las.

18 Crítica à Ecologia Profunda
Ingenuidade Política É impossível alcançar uma mudança dramática atuando por for a do sistema político existente. Sobrevaloriza as culturas “tradicionais” Visão romântica e iludida do passado camponês íntegroro no qual o trabalho nos campos e o consumo de vegetais frescos produziriam um homem saudável [Coward, 1989]. Atitude anti-humanista Frequentemente se debate que a ecologia profunda é uma atitude anti-humanista, o que torna seu apelo popular muito limitado.

19 Ecologia Social “Rasa”
Reação contra a ecologia profunda, e sugere que… Problemas sociais Estão na raiz da maior parte dos problemas ambientais. Mudança econômica As circunstâncias sociais são criadas pelas estruturas capitalistas. O verdadeiro socialismo deveria ser a base de uma sociedade ecologicamente correta. Sociedade Hierárquica A dominação do Estado e estruturas políticas de larga escala deveriam ser substituidas por organizações de pequena escala, descentralizadas, com autonomia regional e auto-suficiência.

20 Geografia e Ambientalismo
O ambiente físico A geograifa física desempenha um papel importante na melhoria de nossa compreensão do meio ambiente físico, e portanto contribui para o debate ambientalista. Estruturas sociais A geografia humana pode desempenhar um papel importante para a compreensão das estruturas sociais e suas dimensões espaciais (Ex: economia centralizada vs. economia local).

21 Impactos do Ambientalismo
Necessidade de mudança social Tudo o que foi dito antes sugere a necessidade de uma mudança social se tivermos de implementar uma agenda ambientalista. Progressos até agora? Como as idéias ambientalistas penetraram na nossa sociedade? Considerem os seguintes exemplos…..

22 Opiniões públicas sobre o modo de vida ambientalista…
Ainda estamos muito longe.…? Modos de vida muito simples Vegetarianismo radical Vida comunitária Escolas abertas Fim aos empréstimos contraproducentes ao terceiro mundo descentralização

23 Opiniões públicas sobre as idéais ambientalistas…
Não mais vistas como impossíveis..... Vegetarianismo moderado Menos carros, mais transportes públicos Feminismo Partilhar o trabalho A teoria de Gaia Crescimento econômico ZERO Oposição à agricultura industrial Produtos que não maltratem animais

24 Opiniões públicas sobre as idéais ambientalistas…
Idéias respeitadas ainda que não pela maioria.... Energia renovável Conservação e eficiência no uso de energia Agricultura orgânica Reciclagem Produtos ambientalmente corretos Parto natural

25 Opiniões públicas sobre as idéais ambientalistas…
Idéias correntemente aceitas..... Energia nuclear, não obrigado! As questões ambientais merecem atenção Resolver a questão do efeito estufa Acabar com as chuvas ácidas Não à pesca da baleia Igualdade de gêneros Motores limpos

26 Influenciando o futuro
O dilema político ambiental? Os partidos verdes rejeitam os sistemas políticos tradicionais mas devem operar dentro deles para conseguir credibilidade. O dilema científico ambiental? Os ambientalistas disconfiam da objetividade da ciência e acreditam que o progresso científico agride o ambiente, mas têm que usar métodos científicos para alcançar credibilidade e mudança. O poder de alcançar a mudança? A pressão ambientalista na política conseguiu alguns avanços, mas será que conseguirá credibilidade para implementar mudanças mais radicais? Ou simplesmente devemos esperar por uma grande crise ambiental?


Carregar ppt "O Ambientalismo na Educação: algumas visões"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google