A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Analisando o Ambiente de Marketing TA012 –Desenvolvimento de Novos Produtos e Marketing Aula 3 : Alline Artigiani Lima Tribst PED C – TA012 14/08/2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Analisando o Ambiente de Marketing TA012 –Desenvolvimento de Novos Produtos e Marketing Aula 3 : Alline Artigiani Lima Tribst PED C – TA012 14/08/2007."— Transcrição da apresentação:

1 Analisando o Ambiente de Marketing TA012 –Desenvolvimento de Novos Produtos e Marketing Aula 3 : Alline Artigiani Lima Tribst PED C – TA012 14/08/2007

2 afinal de contas... O futuro não é mais o que costumava ser Fique de olhos bem abertos para as mudanças no mercado... YOGI BERRA

3 Necessidades e Tendências do Macroambiente Você acha que já foi inventado tudo??? E... a cura para o câncer? E... a cura para a AIDS? E... a despoluição efetiva dos rios? E... Alimentos gostosos que não engordem? E... carros movidos à água E... uma forma de viagens turísticas para a lua?

4 Tendências É uma direção ou seqüência de eventos que vem ocorrendo ao longo do tempo e promete durabilidade

5 Diferenciando: Tendências, Megatendêcias e Moda TendênciasModa Imprevisíveis e Passageiras Previsíveis e Duradouras Revelam as configurações do futuro: psicológicas e orientada para pessoas Megatendências Previsíveis e Duradouras (7-10 anos) Mudanças societais, econômicas e políticas que influenciam a vida das pessoas Não é significativa em termos sociais, econômicos e políticos

6 Dez Tendências do Final do Século XX Primeira: Retorno às Origens - Fuga dos Grandes Centros Urbanos - Busca de Empregos sem Stress - Conquista da vida Simples - Aumento do poder de compra de pequenas cidades - chegada de sistemas de informação: jornais, TV

7 Dez Tendências do Final do Século XX Segunda: Encasulamento - Medo - Sistemas de Segurança cada vez maiores: carros, casas - Sem amigos, sem confiança - Aumento de uso de terapeutas -Sistemas de entretenimento em casa: filmes, videogames, -Gastos com segurança: blindagem, armas, contratação de seguranças

8 Dez Tendências do Final do Século XX Terceira: Retardamento do Envelhecimento -Medicina cada vez mais avançada -Sensação de aproveitar o tempo perdido - Consumo de roupas mais joviais - Turismo comum e de aventura - Gastos com cirurgias plásticas e tratamentos de beleza antienvelhecimento

9 Dez Tendências do Final do Século XX Quarta: Egotismo -Desejo de ser visto como indivíduo único -Através do que é e do que tem - Consumo de roupas, revistas, produtos de beleza personalizados - Nichos de Negócios - Orgulho Gay - Orgulho Negro

10 Dez Tendências do Final do Século XX Quinta: Fuga da Rotina -Fugas emocionais para compensar a rotina diária de trabalho - Viagens de Férias - Comidas Exóticas - Fatores Relacionados à Fantasia, jogos, etc

11 Dez Tendências do Final do Século XX Sexta: 99 vidas -Pessoas que tem 3 ou 4 trabalhos - dupla, tripla jornada: mãe, esposa, trabalhadora e responsável pelo lar - Fast Food - Uso de Telefones Celulares -Eletrodomésticos de fácil uso: máquina de lavar, espremedor de frutas

12 Dez Tendências do Final do Século XX Sétima: Guardiões da Sociedade -Tornar a sociedade mais responsável com relação à: meio ambiente, educação e ética - Embalagens Menos Poluentes - Sabões Biodegradáveis -Ética nas Empresas e Trabalhos Sociais

13 Dez Tendências do Final do Século XX Oitava: Busca de Pequenas Indulgências -Consumidores que apresentam dilemas emocionais ocasionais - Consumo sem culpa - Viagens Promocionais - Doces -Joias - Produtos de Preço Mediano

14 Dez Tendências do Final do Século XX Nona: Manter-se Vivo -Viver mais tempo em melhores condições -Sem hábitos errados: comer, fumar, drogar-se -Geração Saúde - Academias - Alimentação saudável - Programas saudáveis

15 Dez Tendências do Final do Século XX Décima: Consumidor Vigilante -Exige produtos de boa qualidade - Exige humanidade das fábricas, não tolerando poluição, maus tratos aos empregados, etc - Exigem empresas responsáveis - Oferecimento de Produtos de alta qualidade -Aplicações de programas de qualidade total

16 Forças Macro-ambientais Ambiente Demográfico Ambiente Econômico Ambiente Natural Ambiente Tecnológicio Ambiente Político e Legal Ambiente Sociocultural

17 Ambiente Demográfico Pessoas = Clientes (GuiaNet, 2006)

18 Ambiente Demográfico Considerar... 1.Crescimento da População Mundial Países em Desenvolvimento Países Desenvolvidos Muito Reduzido Crescente ou Estável

19 Ambiente Demográfico 2. Componente Etário - Garotos em idade escolar com poder de Compra - Mães mais velhas com bebês - Casal com dupla fonte de renda, sem filhos - Casal com dupla fonte de renda, com filhos - Profissionais liberais residentes em áreas urbanas pobres -Pessoas mais velhas bem posicionadas economicamente

20 Ambiente Demográfico 2. Componente Etário População Brasil: 1980 População Brasil: 2005 População Brasil Projeção: 2050 (IBGE, 2006) Fraldas, Leite, Brinquedos, Cadernos Bebidas, Restaurantes, Plano de saúde

21 Ambiente Demográfico 3. Mercados Étnicos 49,9% de Brancos 39,3% de Pardos 6,3% negros 4% de Índios 0,5% de Amarelos (IBGE, 2006) 3. Grupos Educacionais Pós graduadosAnalfabetos Consumos diferenciados para cada grupo

22 Ambiente Demográfico 4. Padrões de Moradia

23 Ambiente Demográfico 5. Mudanças Geográficas da População Migração de pessoas em busca de melhores empregos, prosperidade. Indicam regiões de altos fluxos econômicos 6. Mercados de Massa para Micro-Mercados O ambiente demográfico cria várias lacunas onde as empresas podem atuar, o oferecendo serviços especializados para determinado grupo de pessoas

24 Ambiente Econômico Recursos obtidos pelas vendas: )XF( O ambiente econômico é importantíssimo para o estudo do potencial de mercado

25 Ambiente Econômico Distribuição de Renda: 1) Renda muito baixa 2) A maior parte da renda baixa 3) Renda dividida entre muito baixa e muito alta 4) Renda equilibrada (média, baixa e alta) 5) Maioria da população com renda média Brasil, 1996 – extraído do ENEM No Brasil é possível ter sucesso na comercialização de produtos de necessidade básica até altamente supérfluos

26 Ambiente Econômico Outros Fatores: 1) Hábito de Poupar Dinheiro 2) Empréstimos e Taxas de Juros 3) Disponibilidade de Crédito e condições de pagamento Problema para produtos supérfluos, com alta sensibilidade de demanda pelo preço

27 Ambiente Natural Considerar... 1.Escassez de Matéria-Prima: Recursos Infinitos (?) Recursos não Renováveis Água / Ar Recursos Renováveis Poluição (?) Minerais/ Combustíveis Florestas/ Alimentos Uso Racional/ Substituições Uso Racional Álcool EtílicoBiodiesel

28 Ambiente Natural 2. Custo de Energia Crescente: (Gazzoni, s/d) Custo do Galão de Petróleo -Combustíveis não fósseis - energia solar -Energia eólica - hidroelétrica - energia nuclear

29 Ambiente Natural 3. Poluição Crescente e Papel do Governo - Embalagens poliméricas excessivas - Resíduos químicos na água - Emissão de monóxido de carbono e outros gases poluentes - Agrotóxicos no solo População passa a exigir produtos verdes Legislações internas do país contra poluição Pressão Externa: Protocolo de Kyoto

30 Ambiente Tecnológico 105 dC aC 3000 aC 200 aC 1714 dC 1945 dC 1990 dC Linha do Tempo 90% dos cientistas que já existiram no mundo estão vivos HOJE

31 Ambiente Tecnológico Novas Tecnologias São Forças de Destruição Criativa

32 Ambiente Tecnológico Uma pergunta que não tem resposta... Onde Estão os Computadores As empresas devem tomar muito cuidado para suas tecnologias não se tornarem obsoletas

33 Ambiente Tecnológico Grandes Invenções -Caras -Muitos Ensaios -Grupo de Empresas -Financiamento Governamental -Testes para aprovação de uso (FDA) Empresas normalmente optam por Pequenas Alterações que melhorem a funcionalidade... Melhorias de estilo... copiar o que foi invetado

34 Ambiente Político e Legal Leis... Acima de tudo, precisam ser respeitadas Incentivos Barreiras Antitruste, Leis ambientais de poluição Níveis de reciclagem Empresas pequenas Empresas verdes, como reciclagem

35 Ambiente Político e Legal : 3 propósitos das leis Proteger as empresas da concorrência desleal Proteger os consumidores de práticas comerciais injustas Proteger a sociedade de um comportamento desenfreado das empresas

36 Ambiente Sociocultural EU comigo MESMO Auto Realização Atividades gratificantes Auto Expressão Comportamento Conservador Busca do Prazer Compras Orientadas para Valor

37 Ambiente Sociocultural – Entre Pessoas Preocupações com grupos menos privilegiados Grupos Fechados Relacionamentos duradouros Pessoas sozinhas Empresas que investem em projetos sociais DVDs, videogames, computadores Viagens, Atividades para grupos – religiosos, etc Casas, móveis, presentes

38 Ambiente Sociocultural Relação: Pessoas / Organizações Descrédito Relação: Pessoas / Sociedade -Conservadores -Dirigentes -Aproveitadores -Reformadores -Descobridores -Escapistas

39 Ambiente Sociocultural: Pessoas / Natureza CuidadoInteração Empresas amigas do meio ambiente Ecoturismo, Viagens

40 Ambiente Sociocultural: Pessoas / Universo AteísmoDeus Abusar da vida Poupar-se, a verdadeira felicidade está na Eternidade

41 - Controle de Natalidade e Planejamento Familiar - Ensinar a pescar -Alimentação pouco calórica, ginástica Crenças e Valores Secundários Ambiente Sociocultural Crenças e Valores Centrais - Casamento - Trabalho - Honestidade - Caridade -Ser Saudável

42 É INÚTIL DIZER A UM RIO PARA ONDE DEVE CORRER; É MELHOR APRENDER A NAVEGAR NA DIREAÇÃO DO SEU FLUXO PRA FECHAR...

43 OBRIGADA!!!!! PERGUNTAS?!?!?!?!


Carregar ppt "Analisando o Ambiente de Marketing TA012 –Desenvolvimento de Novos Produtos e Marketing Aula 3 : Alline Artigiani Lima Tribst PED C – TA012 14/08/2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google