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AUDIÊNCIA PÚBLICA Plano de Desenvolvimento Institucional.

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Apresentação em tema: "AUDIÊNCIA PÚBLICA Plano de Desenvolvimento Institucional."— Transcrição da apresentação:

1 AUDIÊNCIA PÚBLICA Plano de Desenvolvimento Institucional

2 O Que é o PDI ? O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, elaborado para um período de 5 (cinco) anos, é o documento que identifica a Instituição de Ensino, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. A elaboração do PDI explicita o modo pelo qual o documento foi construído e a interferência que exercerá sobre a dinâmica da Instituição, tendo como pressuposto o atendimento ao conjunto de normas vigentes.

3 Como Construímos o PDI? Reunião com os servidores e com a comissão nos campi Colorado do Oeste e Ji-Paraná; Apresentação da proposta à comunidade, para apreciação e possíveis sugestões; Apreciação de proposta pela comunidade Apreciação do relatório pelo Colégio de Dirigente Homologação pelo Conselho Superior Encaminhamento ao MEC no dia 28 de junho..

4 Estrutura do PDI 1.Perfil Institucional
2. Projeto Pedagógico Institucional 3. Implementação da Instituição e Organização Acadêmica 4. Corpo Docente 5. Corpo Técnico/Administrativo 6. Corpo Discente 7.Organização Administrativa 8. Auto-Avaliação Institucional 9. Infra-Estrutura Física e Instalações Acadêmicas 10. Plano de Metas e Estratégias

5 Identificação das Oportunidades do IF-RO
Políticas públicas favoráveis ao fortalecimento do Ensino Profissional e Tecnológico; Parcerias com o Poder Público nas três esferas: federal, estadual e municipal; A reconhecida qualidade na formação de profissionais pela Rede Federal; Estar localizado em uma Região que desperta interesse mundial e num Estado com elevado potencial energético e rodo-hidroviário.

6 Identificação das Oportunidades do IF-RO
Potencial de desenvolvimento regional, que se caracteriza pela diversidade cultural e pelas riquezas naturais; Necessidade de formação de profissionais qualificados nos diversos eixos técnicos e tecnológicos no estado de Rondônia; Região com grande potencial para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas;

7 Identificação das Ameaças do IF-RO
Inexistência de uma cultura no estado sobre a educação profissional e tecnológica; Carência de profissionais habilitados para atuar no quadro funcional do IF-RO; Informalidade das indústrias no estado, o que restringe o campo de estágio para os concluintes dos cursos oferecidos pelo Instituto; Falta de fornecedores competitivos que atendam às demandas do Instituto em razão da política fiscal do estado;

8 Identificação das Ameaças do IF-RO
Inexistência de uma Fundação de Amparo à Pesquisa em Rondônia; Ausência de programas que promovam a capacitação de professores da educação básica; Dificuldade de acesso (transporte escolar) dos alunos aos Campi; Políticas restritas de acesso e permanência dos discentes nos cursos; Falta de intercâmbio com Instituições Congêneres

9 Atores-Chaves São pessoas, conjuntos de pessoas ou instituições que intervêm direta ou indiretamente no trabalho do IF-RO, que delas depende, de maneira predominante, para cumprir sua missão. As três esferas do poder público (em especial o poder municipal); Cmunidade intra e extraescolar. Agências de apoio e/ou fomento; Organizações não-governamentais; Associações e cooperativas; Entidades de classe.

10 Perfil Institucional MISSÃO Atuar na formação de cidadãos compromissados com o incremento de políticas públicas, sociais, ambientais e tecnológicas em estreita interação com os setores produtivos, desenvolvendo educação científica e tecnológica de excelência integrada ao ensino, pesquisa e extensão, com ênfase na região amazônica.

11 Perfil Institucional VISÃO Ser uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente, firmando-se pela oferta de um modelo educacional que prima pelo desenvolvimento de tecnologias limpas e sustentáveis e pela formação de profissionais compromissados com o desenvolvimento socioeconômico, o incentivo à cultura e a melhoria do bem- estar da sociedade.

12 Perfil Institucional VALORES:
Para que o IF-RO seja reconhecido como Centro de Referência, pautará as suas ações nos seguintes princípios, a saber: Excelência no atendimento ao público Valorização profissional Desenvolvimento da consciência ambiental Todos os que fazem parte deste projeto espelharão sua conduta nos seguintes valores: Compromisso com serviço público; Transparência nas ações; Tratamento urbano, ético e democrático às pessoas; Lealdade à instituição; Respeito à hierarquia; Respeito à alteridade e à diversidade; Responsabilidade social.

13 Projeto Pedagógico Institucional
Responsabilidade Social: Para ser responsável socialmente o IF-RO investirá na superação dos paradigmas que limitam a escola a um locus de formação para o mercado de trabalho, elevando-a a um espaço de formação e exercício da plena cidadania do indivíduo. Para tanto desenvolverá projetos educativos integrando ensino, pesquisa e extensão, facilitando a mobilização crítica e consciente dos alunos em idade própria, bem como daqueles que tendo deixado a escola formal, buscam recuperar sua escolaridade. Com isto o IF-RO contribuirá para a construção de uma sociedade mais justa, investindo na oferta de programas de qualificação que oportunizem melhores condições de inserção social, tanto no meio urbano como no meio rural.

14 Objetivos e Metas do IF-RO:
Perfil Institucional Objetivos e Metas do IF-RO: Foram elaborados em consonância com o Estatuto do IF-RO; Expressam a essência dos programas, projetos e ações definidas pelo IF-RO para o tempo de vigência do P.D.I. As metas estão representadas no Quadro a seguir: (documento word)

15 Perfil Institucional Áreas de atuação acadêmica do IF-RO: O Instituto Federal de Rondônia ofertará, quando de sua plena capacidade de funcionamento e Campi instalados, educação básica, principalmente em cursos de ensino médio integrado à educação profissional técnica de nível médio; ensino técnico em geral; cursos superiores de tecnologia, licenciatura e bacharelado em áreas em que a ciência e a tecnologia são componentes determinantes, em particular as engenharias, bem como programas de pós-graduação lato e stricto sensu, sem deixar de assegurar a Formação Inicial e Continuada do Trabalhador e dos futuros trabalhadores.

16 Políticas Definidas para o Ensino
As políticas definidas para o ensino da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no IF-RO estão pautadas: Em um paradigma que supere a sobreposição entre campos do conhecimento e campos da profissionalização; Na investigação científica a fim de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia, da inovação tecnológica com o compromisso com a democratização das conquistas e benefícios da produção do conhecimento na perspectiva da cidadania e da inclusão; No fortalecimento da Relação entre a EPT e a Educação Básica, introduzindo o Jovem no universo temático do Mundo do Trabalho/Ciência Tecnologia, Trabalho e Cultura como dimensões indissociáveis. Na aproximação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a EPT (PROEJA).

17 Políticas Definidas para o Ensino
Organização Curricular; Infraestrutura; Políticas de Acesso e Permanência; Formação Inicial e Continuada Certificação; Educação a Distância; Legislação Perfil Profissional

18 Políticas Definidas para a Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
A pesquisa estará presente em todo trajeto da formação do trabalhador e representa a conjunção do saber e de mudar e se construir, na indissociabilidade pesquisa, ensino e extensão e os novos conhecimentos produzidos pelas pesquisas deverão estar colocados a favor dos processos locais e regionais. Os programas de pós-graduação obedecerão a legislação vigente, as demandas locais e a organização do ensino do IF-RO, de modo a conseguir índices satisfatórios nos indicadores traçados para estes programas. A Inovação Tecnológica tem por tarefa a consolidação de empresas júnior e incubadoras tecnológicas onde a participação dos docentes e alunos será prioritária para criar no IF-RO a busca por resultados positivos quanto aos serviços prestados por estas empresas que estimularão a criação de patentes, de empreendimentos graduados, de transferência de tecnologia e outras proteções de propriedade intelectual.

19 Políticas Definidas para a Extensão
A Extensão se caracteriza por ações pautadas no acesso ao conhecimento científico e tecnológico a fim de criar condições favoráveis à inserção e permanência no trabalho, de geração de trabalho e renda e exercício da cidadania. A Extensão no IF-RO contempla as seguintes dimensões: Projetos Tecnológicos Serviços Tecnológicos Eventos Projetos Sociais Estágio e Emprego Relações Internacionais Cursos de Extensão (FIC) Projetos Culturais, Artísticos e Esportivos Visitas Técnicas e Gerenciais Empreendedorismo Acompanhamento de Egressos

20 Políticas Definidas para a Gestão
O IF-RO primará por sua função social, por esta razão sua gestão pedagógica, administrativa e financeira seja democrática e transparente, para que, na pluralidade de visões, constitua-se o caráter público das práticas da instituição. Para tal, os processos de decisão devem ser coletivos, participativos, de modo que as escolhas efetuadas sejam legítimas e os integrantes da comunidade escolar vejam-se co-responsáveis pela execução e acompanhamento das ações.

21 Políticas de Ações Inclusivas
As Políticas de Ações Inclusivas Contemplarão: Educação de Relações Étnicas Raciais e Indígenas: através de ações voltadas para o processo educativo de sensibilização para temáticas étnico-raciais, combate ao racismo, práticas de tolerância e respeito entre diferentes grupos étnicos; Educação de PNE/Deficientes/Super Dotados/TGD (Transtornos Globais de Desenvolvimento): através do desenvolvimento de programas, projetos ou ações que oferecem instrução apropriada a cidadãos que se qualificam ou buscam qualificação desenvolvidos com estratégias eficientes, adequadas e modernas; Educação de Jovens em Risco Social: ofertando programas, projetos ou ações que fortaleçam a auto-estima, o espaço social, a cidadania, o combate a violência aos adolescentes e jovens, que promovam discussões sobre atitudes comportamentais que pressupõem que esses indivíduos sejam pessoas em formação;

22 Políticas de Ações Inclusivas
As políticas de ações inclusivas contemplarão: Educação na 3ª Idade: ofertando projetos e ações que abordem temas sobre a pessoa idosa, a estrutura familiar e a velhice, lazer para o idoso, o convívio harmônico entre gerações (relações intergeracionais) e educação e processos educativas para idosos. Além disso, oportunizando discussões que tratem da atenção familiar ao idoso (idoso que vive sozinho) como o abuso e negligência contra idosos; Educação no Campo: desenvolvendo projetos e ações que expressem os interesses e necessidades dos sujeitos que vivem, trabalham e são do campo. Além de promover debates sobre movimentos sociais relacionados ao homem do campo; Educação Ambiental: desenvolvendo projetos e ações que disseminem o conhecimento sobre o ambiente com o propósito da preservação e utilização sustentável dos recursos naturais, principalmente considerando a localização geográfica em que se encontra o IF-RO.


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