A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Componente Curricular: Administração para Computação Professores: Adm. Alexandre Zammar e Adm. Thiago Meneghel

2 Apresentação dos Professores
Alexandre Zammar Thiago Meneghel

3 Apresentação Você?

4 Plano de Ensino

5 Plano de Ensino

6 Administração O que é ? Dica: 3 palavras = Recursos, decisões e objetivos. “Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.”

7 Objetivos Recursos Decisões

8 Então... “Administração é processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos.” “A Finalidade última do processo de administrar é garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos.”

9 Decisões Processo Significado Planejamento
Consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos necessários para realizá-los. Organização Consiste em tomar decisões sobre a divisão de autoridade e responsabilidade entre pessoas e sobre a divisão de recursos para realizar tarefas e objetivos. Direção Compreende as decisões que acionam recursos, especialmente pessoas, para realizar tarefas e alcançar objetivos. Controle Consiste em tomar decisões e agir para verificar a realização dos objetivos.

10 Recursos SEIS TIPOS PRINCIPAIS: Pessoas; Informação / conhecimento;
Espaço; Tempo; Dinheiro; Tecnologia / instalações

11 Objetivos Os objetivos são os resultados esperados.
EFICIÊNCIA & EFICÁCIA

12 Objetivos Os objetivos são os resultados esperados.
EFICIÊNCIA & EFICÁCIA “Um sistema ou organização que consegue realizar seus objetivos é eficaz. Entre duas organizações, ou entre dois momentos da mesma organização, é mais eficiente aquela que realiza o mesmo objetivo com menor quantidade de recursos. Eficácia é a capacidade de realizar objetivos. Eficiência é a capacidade de utilizar produtivamente os recursos.”

13 Importância social “A administração é o processo social que procura assegurar a eficácia e a eficiência das organizações.” “A administração, como assinalou Fayol, é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos – individual, familiar, grupal, organizacional ou social.” “O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas.”

14 Tópico 02 A história da administração
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Tópico 02 A história da administração

15 História “Ainda que bastante nebulosa, a administração é uma atividade encontrada em empreendimentos de qualquer espécie, de todos os povos, de todos os tempos.”

16 Suméria (3.000 a.C) “Alguns dos mais antigos documentos escritos no mundo foram encontrados na civilização suméria, de 5 mil anos atrás, e constituem provas das práticas de controle administrativo. Os sacerdotes dos templos sumérios, por meio do imenso sistema tributário, coletavam e administravam grandes somas de bens e valores, [...]”

17 Egito (3.000 e a.C) “A construção da pirâmide de Quéops envolveu o trabalho de mais de cem mil homens, durante vinte anos, e foram utilizados mais de blocos, cada um com peso médio de 2,5 toneladas.”

18 Babilônia (2.000 a a.C) O rei da Babilônia criou o “Código de Hamurabi”: Que entre outras coisas dizia: “ se um homem alugar um trabalhador do campo, pagar-lhe-á 8 gus de cereal por ano” (exemplo de: salário mínimo); “se um comerciante de vinhos permitir que homens turbulentos se reúnam em sua casa e não os expulsar, será morto” e “o pedreiro que constrói uma casa que desmorona e mata seus residentes será condenado a morte.” (exemplo de: responsabilidade)

19 China (1.000 a.C) Mencius indicou: “Quem se dedica a um negócio neste mundo deve ter um sistema. Um negócio que obteve êxito sem sistema é coisa que não existe. Desde os ministros e generais, até as centenas de artesãos, todos possuem um sistema...” 500 a.C Sun Tzu escreveu: “A arte da Guerra”.

20 Grécia Governo democrático; Método Científico.

21 Roma “Com grande determinação e talentos administrativos superiores, os romanos adquiriram o controle sobre 50 milhões de pessoas (segundo cálculos), abrangendo um território que se estendia da Grã-Bretanha até a Síria, incluindo parte da Europa e todo o norte da África.”

22 A Igreja Católica “Organização formal mais antiga do mundo, foi uma herança do Império Romano.” “No século II d.C., os líderes reconheceram a necessidade de definir com mais rigor os objetivos, [...]. O resultado foi uma grande organização religiosa e uma fonte centralizada de autoridade no Papa.” Divisão: Igreja Ortodoxa (1054 d.C) e a Reforma Protestante (1517d.C)

23 Sistema Feudal (476 a.C até 1450 d.C)
Na Europa, o rei possuía toda a terra, dividindo parte dela com os nobres, em troca de apoio militar e financeiro. Os senhores feudais, por sua vez, permitiam que pessoas de classes inferiores vivessem e trabalhassem em algumas áreas das terras, em troca de uma parte das colheitas ou impostos.”

24 O início do sistema fabril
“Com o aprimoramento da agricultura [...], mais servos começaram a aprender habilidades em vários ofícios. Por fim, alguns deles eram capazes de comprar ou, de alguma outra maneira, estabelecer sua liberdade em relação ao senhor feudal. Esses artesões podiam trabalhar nas cidades como carpinteiros, sapateiros, ferreiros, e em outros ofícios,...”

25 O início do sistema fabril
“À medida que os negócios cresciam, alguns artesões começaram a contratar ajudantes, e logo se desenvolveu uma organização estruturada – o sistema de ofícios.” Mestres de Ofício Jornaleiros Aprendizes

26 Revolução Industrial (1760 a 1900...)
“A tecnologia tem evoluído e avançado por milhares de anos, mas surgiu uma ‘revolução’ na Inglaterra, no final do século XVIII...” “A essência dessa revolução foi a substituição do trabalho humano pelo trabalho da máquina,...”

27 Administração Científica
“A passagem para o século XX marcou o início de um grande avanço para a administração. Esse avanço foi impulsionado pela expansão da Revolução Industrial na América, que criou uma nova realidade para as organizações.”

28 Administração científica
1880 – trabalhadores industriais nos EUA. 1900 – trabalhadores industriais nos EUA. Fábrica da FORD em Highjand Park: A fabrica da FORD de River Rouge em 1924 tinha empregados. ANO Nº TRABALHADORES 1914 13.000 1915 19.000 1916 33.000 1924 42.000

29 Administração Científica
“Essa escala de operação exigiu o desenvolvimento de métodos totalmente novos de administração. Essa evolução teve a participação de muitas pessoas. A mais importante foi Frederick Winslow Taylor. Ele e seus seguidores transformaram a administração em um corpo distinto de conhecimentos. Outra pessoa que deixou uma grande contribuição prática para resolver problemas de eficiência foi Henry Ford, criador da linha de montagem móvel.”

30 O problema dos salários
Sistemas de pagamento da época (pagamento por dia trabalhado e pagamento por peça produzida). PIECE-RATE SYSTEM : “a administração deveria primeiro procurar descobrir quanto tempo levaria para que um homem, dando o melhor de si, completasse uma tarefa. A administração poderia então estabelecer um pagamento por peça de forma que o trabalhador se visse compelido a trabalhar o suficiente para assegurar remuneração razoável.”

31 Estudo de tempos e movimentos
“De acordo com Taylor, o caminho para resolver o problema dos salários era descobrir, de maneira científica e exata, qual a velocidade máxima em que o trabalho poderia ser feito. Sua resposta para esse problema foi o que ele chamou “estudo sistemático e científico do tempo”, que consistia em dividir cada tarefa em seus elementos básicos e, com a colaboração dos trabalhadores cronometrá-las e registrá-las. Posteriormente, percebeu-se que o estudo de tempos (e, em seguida, tempos e movimentos) era um processo que tinha o valor intrínseco de permitir o aprimoramento do trabalho operacional, através da racionalização dos movimentos.

32 Estudo de tempos e movimentos

33 Produção em Massa Foi Henry Ford quem elevou ao mais alto grau os dois princípios da produção em massa, que é a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: peças padronizadas e trabalhador especializado. Cada peça ou componente pode ser montado em qualquer sistema ou produto final. Buscava a redução do número de peças.

34 Produção em Massa O produto é dividido em partes e o processo de fabricá- lo é dividido em etapas. Cada pessoa e grupo de pessoas, num sistema de produção em massa, tem uma tarefa fixa dentro de um processo predefinido.

35 Linha de Montagem Móvel
No começo Ford trabalhava artesanalmente. Em 1908 o tempo médio de ciclo de um montador da Ford chegava a 514 minutos. Nesse sistema, cada trabalhador ficava sempre na mesma área de montagem e fazia uma parte importante de um carro (por exemplo, colocar rodas, molas, motor) antes de passar para o carro seguinte, que vinha até ele.

36 Linha de Montagem Móvel
Em 1912 o conceito de linha de montagem foi aplicado, na qual o produto em processo desloca-se ao longo de um percurso enquanto os operadores ficam parados. Em 1914, a ford adotou a linha de montagem móvel e mecanizada para a montagem do chassi, que passou a consumir 1 hora e 33 minutos de trabalho, em contraste com as 12 horas e 28 minutos necessários no ano anterior. O tempo médio de ciclo foi reduzido para 1,19 minutos, por causo da imobilidade do trabalhador.

37

38 Escola das Relações Humanas
Experimento de Hawthorne. Objetivo inicial = explicar a influência do ambiente de trabalho sobre a produtividade dos trabalhadores.

39 Escola das Relações Humanas
Experimento realizado de 1927 a 1933, orientado pelo Prof. Elton Mayo (Harvard). Principal aspecto observado a iluminação. Foi criado um grupo experimental comparado a um grupo de controle.

40 Experimento de Hawthorne
Apesar da variação da iluminação a produtividade dos grupos isolados era maior que o da fábrica (controle);

41 Motivos: As pessoas gostavam de trabalhar na sala de provas porque era divertido e a supervisão branda (ao contrário da supervisão de controle rígido na sala de montagem) permitia trabalhar com liberdade e menor ansiedade; Não havia temor ao supervisor, pois este funcionava como orientador; Houve um desenvolvimento social do grupo experimental. As moças faziam amizades entre si e tornaram-se uma equipe; O grupo desenvolveu objetivos comuns, como o de aumentar o ritmo de produção, embora fosse solicitado trabalhar normalmente.

42 Essa parte ACABOU! O que você achou?


Carregar ppt "INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google