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GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICO PLT Cap. 2

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICO PLT Cap. 2"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICO PLT Cap. 2
AULA 2 PLT Cap. 2 Logística Integrada

2 CRONOGRAMA DE AULAS

3 Logística empresarial
Logística integrada Logística empresarial

4 Logística Integrada  Modelo Clássico
Fluxo de Estoques Fluxo de Informações Distribuição Operações Suprimentos Fornecedores Clientes

5 Fonte IMAM

6 Logística Integrada Deve ser tratada como um sistema, ou seja, um conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o propósito de atingir um objetivo comum. Um movimento em qualquer um dos componentes tem efeito sobre outros . A tentativa de otimização de cada um dos componentes, isoladamente, não leva a otimização de todo o sistema, nos leva a buscar ao que chamamos de “trade-off”, princípio das compensações, isto é , a perdas e ganhos

7 Princípios Chave Necessidades
Rapidez de resposta Atender a volatilidade da demanda Agilidade Adaptar a cadeia para prover custo e serviço adequados ao mercado Inteligência Maximizar de toda informação disponível Otimização Minimizar perdas e maximizar o uso de ativos Tempos menores de distribuição e entrega Embarques mais freqüentes Tamanho de lotes e pedidos menores Pronto atendimento às variações da demanda Suporte à rápida troca de mix Utilização de vários canais de distribuição Competências e práticas de excelência na gestão dos processos logísticos Visibilidade do desempenho dos processos Acesso compartilhado de informações em toda a cadeia de abastecimento Investimento otimizado em inventários Operações focadas na melhoria dos processos Uso efetivo de parceiros e alianças operacionais Princípios Chave Necessidades

8 Logística Integrada Competência Logística
Conhecimento + Habilidade 1. Estratégia de SCM 2. Estrutura da cadeia de suprimentos 3. Processos De SCM 4. TI em SCM 5. KPI’s 6. Pessoas e Organização Competências em SCM

9 ZARA Exemplo de Competência Logística
Modelo de negócio único, baseado na vantagem competitiva de sua cadeia de abastecimento. Benchmark mundial em JIT e Supply Chain Empresa varejista do grupo Index, que seguiu os mesmos passos da Toyota, e que passou a apresentar um importante diferencial competitivo com sua rapidez na introdução de novos modelos de roupas e exposição em sua rede de lojas Rede espanhola que tem como proposta “moda rápida a preços acessíveis”. Presente em 74 paises. Lança 2 novos modelos por semana nas lojas e garante a entrega em qualquer lugar do mundo em 24 a 48 hs. Estoque 100% centralizado na Espanha. Produz somente 1/3 de seus produtos na Ásia e a grande maioria perto de seus principais mercados, mesmo sendo “mais caro”, seguindo a sua estratégia de melhor tempo de resposta.

10 ZARA Exemplo de Competência Logística
Não faz qualquer tipo de propaganda , comunicação externa ou promoção. O Marketing está na própria loja, que estão localizadas em pontos privilegiados com mudanças constantes da vitrine e coleções. Todo investimento é voltado para o ponto de venda. Fábricas com alto nível de automação Não dita tendências, prefere segui-las Negócio baseado no processo de Quick Response Feedback das lojas sobe vendas e comentários qualitativos Pesquisa de Marketing em Campus de Universidades, boates e outros locais pertinentes Envio de informações diárias ao ”quartel general” da empresa, que vigia de perto as tendências de moda e comportamento de compra. Equipe comercial se reúne com os designs para criar linhas novas e remover as existentes

11 ZARA Exemplo de Competência Logística
Possui os tecidos na cor crua que são tingidos conforme necessidade Envia as roupas em cabides e já etiquetados com os preços, pronta para a venda Lança mais de produtos novos por ano no mercado Tempo entre a concepção de uma nova peça e sua entrega em volume comercial nas loja é de apenas 3 semanas . A velocidade com que coloca o produto no PDV reduz os riscos de estoque não vendido, maximiza a lucratividade por ter pouca sobra de estoque e matem as lojas constantemente renovadas ( 2 entregas / semana) mantendo a moda no topo e caracterizando um segmento chamado FAST FASHION. Com estas soluções de Logística encontradas pela ZARA, a empresa conseguiu ter um corte de desperdício muito grande. Os concorrentes chegam em épocas de liquidação com 35% da coleção . Na Zara as liquidações não chegam a 15% de produção.

12 Transporte Logística integrada Uma terminologia que evoluiu....
Supply Chain Management LOGÍSTICA EMPRESARIAL

13 Logística Empresarial
É o nome que se dá ao processo que interliga, com a máxima eficiência e eficácia, uma operação composta da varias etapas interdependentes, resultando em otimização de custos e aumento de qualidade de serviços oferecidos aos seus clientes internos e externos

14 Logística no setor público
É o nome que se dá ao processo que interliga, com a máxima eficiência e eficácia, uma operação composta da varias etapas interdependentes, resultando em otimização de custos e aumento de qualidade de serviços oferecidos aos seus clientes internos e externos, assegurando elementos como: Garantia de Direitos, promoção do acesso da população e garantia da legalidade nos procedimentos que regem a gestão publica

15 Logística Empresarial
Tem como meta, garantir a disponibilidade de produtos e materiais no mercado e pontos de consumo com a máxima eficiência, rapidez e qualidade e com custos controlados e conhecidos.

16 Logística no setor público
Tem como meta, garantir a disponibilidade de produtos e materiais no mercado e pontos de consumo com a máxima eficiência, rapidez e qualidade e com custos controlados e conhecidos, considerando os processos licitatórios. Produção de Vacinas, Corpo de Bombeiros, Policiamento preventivo, distribuição de livros escolares, transportes escolares, merendas escolares

17 Desafio do executivo de Logística
Equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio Bowersox - Closs “Um profissional de logística deve buscar o ótimo sem deixar de fazer o bom “

18 Resultados mensuráveis
Gerenciamento de processos para garantir uma vantagem competitiva sustentável O papel do executivo de Logística Melhoria de processo Competitividade Maiores ganhos e redução de custos Resultados mensuráveis

19 Fatores-Chave para Vantagem Competitiva
Custos Logísticos Nível de Serviço Logístico Distribuição Física

20 O papel do executivo de Logística
processos entrada saída Recursos eficiência eficácia Gerenciamento de processos Processo  Conjunto de tarefas distintas, interligadas, visando cumprir uma missão. Um processo é definido agrupando, em sequência, todas as tarefas dirigidas à obtenção de um resultado, bem ou um serviço.

21 ATÉ A PRÓXIMA AULA...


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