A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HEMORRÓIDAS UMA NOVA ABORDAGEM CIRÚRGICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HEMORRÓIDAS UMA NOVA ABORDAGEM CIRÚRGICA"— Transcrição da apresentação:

1 HEMORRÓIDAS UMA NOVA ABORDAGEM CIRÚRGICA

2 HEMORRÓIDAS Situação Actual em Moçambique
Grande demanda ( Hérnias 1, Hemorróidas 2) Multiplas técnicas Escolas diferentes Dificuldade de padronização

3 HEMORRÓIDAS Situação Actual em Moçambique
Tecnicas para o tratamento cirúrgico das Hemorróidas Clásicas (Miligan Morgan, Fergurson, White Head) Modernas (Técnicas do Longo,TDH)

4 Tecnica de Milligan e Morgan

5 Tecnica de Ferguson

6 Agrafadores Circulares PPH (Procedimento para Prolapso Hemorroidário)
A situação morfológica típica do prolapso mucoso hemorroidário é causado pelo enfraquecimento e ruptura das fibras conjuntivas e musculares de suporte. O prolapso implica o deslocamento distal das almofadas hemorroidárias internas que empurram as bolsas hemorroidárias externas lateralmente para fora, fazendo com que as bolsas se projectem para o exterior. Os vasos hemorroidários superiores alongam-se, enquanto que os vasos médios e inferiores ficam sujeitos á formação de “pregas”. O volume hemorroidário pode manter-se normal ou inchar devido a flebostase. Pode também regredir para atrofia. Prolapso de grau IV, a linha dentada fica posicionada quase fora do canal anal e a membrana mucosa rectal ocupa permanentemente o canal muscular anal.

7 Agrafadores Circulares PPH (Procedimento para Prolapso Hemorroidário)
A introdução do dilatador anal circular provoca a redução do prolapso da anoderma e de partes da membrana da mucosa anal. Para fixar da melhor forma o dilatador anal circular no lugar, o mesmo deverá ser suturado no períneo nos 4 pontos cardeais. Depois de retirar o obturador, a membrana mucosa prolapsada cai no interior do lúmen do dilatador. A transparência do dispositivo permite visualizar a linha dentada.

8 Agrafadores Circulares PPH (Procedimento para Prolapso Hemorroidário)
O anuscópio de sutura em bolsa de tabaco é introduzido através do dilatador anal. Este instrumento irá deslocar o prolapso de mucosa ao longo das paredes do recto, numa circunferência de 270º, ao mesmo tempo que a membrana mucosa, que sai para fora da janela do anuscópio, pode ser facilmente contida com uma sutura monofilamentar que incluí apenas a membrana mucosa. Esta sutura tem de ser realizada pelo menos a 5cm distalmente da linha dentada, sendo necessário aumentar a distância proporcionalmente ao grau de prolapso. A rotação do anuscópio de sutura em bolsa de tabaco permite a execução de uma sutura em bolsa de tabaco em toda a circunferência anal.

9 Agrafadores Circulares PPH (Procedimento para Prolapso Hemorroidário)
Abre-se o agrafador circular para as hemorróidas até ao máximo. A cabeça do instrumento é introduzida e posicionada proximalmente à sutura em bolsa de tabaco, que é então atada com um nó de fecho. Com a ajuda do Passa-Fios, as extremidades dos fios são puxadas através dos oríficios laterais do agrafador.

10 Agrafadores Circulares PPH (Procedimento para Prolapso Hemorroidário)
Exercendo uma tracção moderada na sutura em bolsa de tabaco, uma manobra simples faz com que a membrana mucosa seja puxada para dentro do dispositivo. Se se mantiver o instrumento fechado Nesta Posição durante 30 seg. antes e depois do disparo, isso funcionará como um tamponante melhorando a hemóstase. Depois de abrir o agrafador circular 1/2 volta até 3/4 de volta, a extracção da cabeça deve ser verificada. Após a operação examina-se a linha de agrafos utilizando o anuscópio de sutura em bolsa de tabaco, que permite adicionar mais pontos em caso de necessidade.

11 Agrafadores Circulares PPH (Procedimento para Prolapso Hemorroidário)
Resultado Final da Mucosectomia

12 Agrafadores Circulares PPH (Procedimento para Prolapso Hemorroidário) Benefícios Mucosectomia
Recuperação Anatómica e Funcional do Canal Anal Pós-Operatório com Dor Mínima Rápido Retorno dos Pacientes ás suas Actividades Normais Cirurgia ambulatória Percentagem e Etimologia Mínima de Complicações Imediatas e Tardias Rapidez Cirúrgica Facilidade de padronização

13 Agrafadores Circulares PPH (Procedimento para Prolapso Hemorroidário) Desvantagens Hemorróidectomia
Dores Pós-Operatórias Lesão Directa do Esfíncter Anal Entropia da Mucosa Recidiva do Prolapso Rectal

14 Agrafadores Circulares PPH (Procedimento para Prolapso Hemorroidário)
Foi realizado em Maputo no mês de Abril um workshop com um especialista de Portugal, que contou com o apoio do Serviço de Cirurgia III do HCM, onde foram realizadas várias cirurgias bem como apresentações teóricas da técnica.


Carregar ppt "HEMORRÓIDAS UMA NOVA ABORDAGEM CIRÚRGICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google