A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes Região Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes Região Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Componentes Região Sul
Ricardo Schawartz – Emater – Porto Alegre - RS João Carlos Tafarel – Embrapa Uva e Vinho – Bento Gonçalves - RS Gilberto Schmidt - Embrapa Suínos e Aves – Concórdia - SC Marcio Saatkamp - Embrapa Suínos e Aves – Concórdia - SC Natalino Avance e Souza – Emater/PR – Curitiba - PR João Armelin Filho – Embrapa Soja – Londrina - PR Fabiana Ribeiro – Embrapa Sede – DTT – Brasília - DF Fernando Costa Gomes – Embrapa Clima Temperado – Pelotas – RS Elcio Hirano – Embrapa SNT – Canoinhas – SC Edson Silva – Epagri – Florianópolis – SC Cezar Pereira – Epagri – Florianópolis – SC Sergio Renan Alves – Embrapa Clima Temperado – Pelotas – RS Sergio Silveira Gonzaga – Embrapa Pecuária Sul – Bagé – RS Adão da Silva Acosta – Embrapa SNT – Passo Fundo - RS

2 Necessidade de melhoria - Atendimento das demandas
Balanço do Programa : Avanços Necessidade de melhoria - Atendimento das demandas No escopo das culturas propostas, as atividades foram executadas de acordo com a disponibilidade, com suporte nas estruturas e relacionamentos anteriores ao programa. Ações estruturadas de forma simples, quanto ao gerenciamento de metas e custeio. Oportuniza o encontro de inteligência e das organizações. Melhorar , intensificar e qualificar a interlocução com agricultores e entidades representativas da agricultura familiar. Qualificar a oferta, com validações. Prazos mais longos para execução. Melhorar a governança do programa, a partir do MDA. Melhorar a institucionalização do programa, uma vez que as instituições têm histórico e, em muito, coincidem com o que esperam os agricultores. Trabalhar com a visão de cadeia produtiva e arranjos produtivos.

3 Necessidade de melhoria
Avanços Necessidade de melhoria Métodos utilizados Por conta das ações de curto prazo, é difícil quantificar e qualificar avanço nos métodos. Ferramentas integradas + TT + comunicação (compartilhamento entre equipes e instituição). Abordagem participativa. Formação de agentes de extensão. Estimular extensionistas nas unidades de pesquisas (recursos alocados pelo programa). Acoplar o programa aos instrumentos de políticas públicas. Superar a medição por esforço e buscar os impactos (embora existam e os extensionistas busquem, o programa não estimulou). Visão de cadeia produtiva, agregação de valor, arranjos locais sustentáveis (propriedades de referência). Entender o entorno (outros atores no mesmo público, mercadologia x extensão).

4 Necessidade de melhoria
Avanços Necessidade de melhoria - Gestão dos recursos Articulação Emater/RS e Embrapa Clima Temperado, porém paliativa. Assimetria no uso, pelas peculiaridades regionais. Restrição para convênios com o MDA. Compatibilidade como o calendário agrícola. Diárias com valores compatíveis. Criar instrumentos jurídicos adequados e estudar modelos para que os recursos possam fluir para as instituições parceiras. MDA – OEPAS – Ematers. Diminuir engessamento quanto ao manejo das rubricas, por grandes grupos (custeio, pessoal, investimento). Recursos para investimentos para qualificação do projeto.

5 Necessidade de melhoria
Avanços Necessidade de melhoria Integração pesquisa-ATER e Agricultura familiar O programa foi oportunidade de melhorar a interação entre as organizações. O programa ampliou a participação da Embrapa e das Oepas para demandas fora do estado de origem. Alocar recursos para reuniões de trabalho operacionais e de programação, com participação de representantes da agricultura familiar. Melhorar e aprofundar a interação para além da relação local. Ex. Unidades da Embrapa com mandato nacional atuando nas diferentes regiões. Sugere-se ao MDA, não somente, articulação entre políticas e estruturas para evitar paralelismo aos objetivos do programa. Ex. Enfoque territorial.

6 Outros Substituir o enfoque de produto para dar conta da diversidade e multifuncionalidade da produção familiar. Conectar os pilares do programa mais alimentos (conhecimento, crédito e mercado). Considerar cultivares e raças como vetores importantes para ações de TT (logística e número de Uds). Incluir planos de produção e distribuição de sementes. Evitar que agentes financeiros repassem atividades burocráticas aos escritórios de ATER. Privilegiar atividades que racionalizem o uso de insumos.

7 Cases de sucesso Colha mais milho – Embrapa Clima Temperado, Cosulati e Emater/RS Videiras para mesa e suco em região não tradicional – Embrapa Uva e Vinho. Produção de grãos de inverno e verão para AF e assentamentos – Embrapa Trigo & Embrapa SNT. T&V para Café – Emater/PR e Iapaar Priorização de tecnologias para produção de leite na AF - Emater Reposicionamento de cultivares de batatas brasileiras para AF – Embrapa SNT & Ematers


Carregar ppt "Componentes Região Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google