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O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração

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Apresentação em tema: "O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração"— Transcrição da apresentação:

0 PARTE III O GRUPO CAPÍTULO 11 ABORDAGENS BÁSICAS SOBRE LIDERANÇA

1 O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
A capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas. Administração Uso da autoridade inerente a uma determinada posição dentro de uma hierarquia formal para obter o comprometimento dos demais membros da organização. © 2006 by Pearson Education

2 TEORIAS DOS TRAÇOS Teorias dos traços de liderança
Teorias que buscam traços sociais, físicos, intelectuais ou de personalidade que possam descrever os líderes e diferenciá-los dos demais. Traços de liderança: Ambição e energia Desejo de liderar Honestidade e integridade Autoconfiança Inteligência Elevado automonitoramento Conhecimentos relevantes para o trabalho © 2006 by Pearson Education

3 TEORIAS COMPORTAMENTAIS
Teorias comportamentais de liderança Teorias que propõem que comportamentos específicos diferenciam os líderes dos liderados. Teoria dos traços: Líderes já nascem líderes. Teoria comportamental: A liderança pode ser ensinada. © 2006 by Pearson Education

4 Estrutura de iniciação
Estudos da Universidade Estadual de Ohio Estrutura de iniciação A extensão em que um líder é capaz de definir e estruturar o seu próprio papel e o dos funcionários na busca do alcance dos objetivos. Consideração A extensão em que uma pessoa é capaz de manter relacionamentos de trabalho caracterizados por confiança mútua, respeito às idéias dos funcionários e cuidado com os sentimentos deles. © 2006 by Pearson Education

5 Líder orientado para o funcionário
Estudos da Universidade de Michigan Líder orientado para o funcionário Enfatiza as relações interpessoais, demonstra interesse pessoal nas necessidades de seus funcionários e aceita as diferenças entre os membros do grupo. Líder orientado para a produção Enfatiza os aspectos técnicos e práticos do trabalho. © 2006 by Pearson Education

6 QUADRO 11-1 O grid gerencial (Blake e Mouton)
Matriz 9x9 que representa 81 estilos diferentes de liderança. © 2006 by Pearson Education

7 Líder orientado para o desenvolvimento
Estudos escandinavos Líder orientado para o desenvolvimento Valoriza a experimentação, busca novas idéias e gera e implementa mudanças. Pesquisadores da Finlândia e da Suécia começaram a reavaliar se existiam mesmo apenas duas dimensões para capturar a essência do comportamento de liderança. A premissa básica é que, em um mundo em mudanças, os líderes eficazes devem exibir um comportamento orientado para o desenvolvimento. © 2006 by Pearson Education

8 TEORIAS DAS CONTINGÊNCIAS
Modelo da contingência de Fiedler Propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona. Questionário do colega menos preferido Instrumento cujo propósito é avaliar se uma pessoa é orientada para os relacionamentos ou para as tarefas. © 2006 by Pearson Education

9 Relação entre líder e liderados
O modelo de Fiedler: definindo a situação Relação entre líder e liderados O grau de confiança, credibilidade e respeito que os membros do grupo têm por seu líder. Estrutura da tarefa O grau de procedimentos estabelecidos no trabalho. Poder da posição O grau de influência que um líder tem sobre as variáveis de poder; inclui o poder de contratar, demitir, tomar ações disciplinares, conceder promoções e aumentar salários. © 2006 by Pearson Education

10 Teoria da liderança situacional (SLT)
A teoria situacional de Hersey e Blanchard Teoria da liderança situacional (SLT) Teoria contingencial que enfoca a prontidão dos liderados. Incapaz e desmotivado Incapaz mas motivado Capaz mas desmotivado Capaz e motivado Prontidão do liderado: habilidade e disposição Líder: necessidade decrescente de apoio e supervisão Apoiador, participativo Diretivo Alta orientação para a tarefa e o relacionamento Monitoramento © 2006 by Pearson Education

11 Teoria da troca entre líder e liderados (LMX)
Os líderes criam “grupos de dentro" e “grupos de fora”. Os liderados que fazem parte do "grupo de dentro" recebem avaliações de desempenho melhores, apresentam rotatividade menor e são mais satisfeitos com seus superiores. © 2006 by Pearson Education

12 Teoria da meta e do caminho
Teoria que argumenta que é função do líder ajudar os subordinados no alcance de suas metas, fornecendo orientação e/ou apoio necessário para assegurar que tais metas sejam compatíveis com os objetivos da organização. © 2006 by Pearson Education


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