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Comportamento Organizacional: Maria Regina Teixeira de Carvalho

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Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional: Maria Regina Teixeira de Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional: Maria Regina Teixeira de Carvalho
Liderança Maria Regina Teixeira de Carvalho

2 Conceito Processo de influencia, gerado de pessoas ou grupo e orientado para o atingimento de metas Relação entre pessoas de influência e poder desiguais, em base legítima Não é possível no isolamento

3 e passivas em relação a metas pessoais e ativas em relação
Liderança x Gerência adoção de atitudes impessoais e passivas em relação a metas trabalho = processo de possibilidade, pessoas e idéias adoção de atitudes pessoais e ativas em relação a metas posição de alto risco relação intuitiva e empática com pessoas Estratégia e tomada de decisão. Nem todo líder é gerente, nem todo gerente e líder

4 Ambos necessários para a eficácia organizacional
Liderança x Gerência Lidar com complexidade Lidar com a mudança Ordem e consistên- cia a projetos formais Estrutura rígida Acompanhada de resultados Visão de futuro Pessoas informadas e inspiradas a vencer obstáculos Ambos necessários para a eficácia organizacional

5 Nenhum isoladamente explica completamente a liderança
Estudos de lideranças Traços de personalidades universais – 1930 Lideranças como comportamento exibido – final 40 , início 60 3) Modelos contingências Nenhum isoladamente explica completamente a liderança

6 Teorias de traços Busca atributos de personalidades sociais, físicos, intelectuais que diferem líderes e não líderes Líderes Ambição e energia Desejo de liderar Honestidade e integridade Auto-confiança Inteligência Conhecimento relevante ao cargo. Auto monitoração nenhum garante o sucesso do líder

7 Insuficiência da teoria
Desconsidera a necessidade dos seguidores Falha em esclarecer a importância de vários traços Não separa a causa do efeito Desconsidera fatores situacionais Usa metodologia simplista para identificar traços

8 Teorias comportamentais
Comportamentos exibidos por líderes: autocráticos, democráticos e laissez-faire democráticos Estudos da Ohio State University Estudos da Michigan University Grade gerencial Estudos escandinavos Teoria da imaturidade\maturidade Teoria dos elos de ligação

9 Teorias comportamentais
Estudos da Ohio University Final dos anos 40 Mais completa Dimensão de comportamento do líder -estrutura inicial definição do seu papel e dos subordinação para metas - consideração respeito e interesse pelos subordinados Estilos ``alto-alto`` positivo, considerando fatores situacionais

10 Teorias comportamentais
Estudos da Michigan University Dimensões do comportamento do líder -orientação para o empregado relações interpessoais -orientação para a produção aspectos técnicos e da tarefa * Os 15 associados a maior produtividade e satisfação no trabalho

11 Grade gerencial -Blake e mouton Pág. 10.1

12 Estudos escandinavos -Finlândia e Suécia
-Orientação para o desenvolvimento Experimentação Novas idéias Mudanças

13 a maturidade ou a imaturidade
Teoria da maturidade /imaturidade Argyris Ser humano passa por estágios de desenvolvimento. Na organização, as práticas podem favorecer a maturidade ou a imaturidade

14 Teorias dos elos de ligação
Likert Liderança eficaz exerce influencia ’’ para a cima e lidera os de baixo’’ 4 perfis de características Explorador – autoritário Benevolentes – autoritário Consultivo Participativo ( ideal)

15 Contribuições destas pesquisas
Funções básicas da liderança Orientação para tarefas / produção Orientação para pessoas Orientação para desenvolvimento

16 Teorias contingenciais
Modelo de Fiedler Teoria de recurso cognitivo Teoria situacional de Hersey e Blanchard Teoria da troca líder-membros Teoria caminho-objetivo Modelo participação-líder

17 Teorias contingenciais
Modelo de Fiedler Fator-chave do sucesso=estilo de liderança básica do individuo (fixo) Combinar tipo de liderança com a situação Direcionado para relacionar Líder Direcionado para tarefa relações líder-membros estrutura da tarefa poder da posição Situação Críticas = variáveis situacionais são difíceis de se avaliar

18 Teoria do Recurso Cognitivo:
Teorias contingenciais Teoria do Recurso Cognitivo: Fiedler e Joe Garcia comportamento diretivo + alta inteligência +ambiente de apoio = bom desempenho situações tensas = relação positiva entre experiência no cargo e desempenho Situações não-tensas= capacidades intelectuais do líder correlacionam-se com o desempenho do grupo

19 Teorias contingenciais
Teoria situacional de Hersey e Blanchard: * teoria contingencial que se concentra nos seguidores * liderança de sucesso alcançada ao se selecionar estilo de liderança correto * é contingencial ao nível de presteza dos seguidores * são seguidores que aceitam ou rejeitam o líder * a eficácia depende da ação de seus

20 Teoria da troca líder-membro
Teorias contingenciais Teoria da troca líder-membro George Grean Grupo de fora Líder Grupo de dentro ( favoritos ) Grupo de dentro Mais alto índice de desempenho Menos rotatividade Maior satisfação

21 Teorias contingenciais
Teoria caminho-objetivo Robert House Muito respeitada atualmente Trabalho do líder = ajudar seguidores a atingirem suas metas Fornecer direção e apoio para que metas sejam compatíveis com objetivos de grupo

22 Teorias contingenciais caminho-objetivo
Trabalho do líder: ajudar seguidores a atingirem suas metas e fornecer direção necessária e/ou apoio para assegurar que metas sejam compatíveis com objetivos da organização * comportamento do líder é aceitável para subordinados se for visto como fonte imediata ou futura de satisfação Teorias continências

23 Teorias contingenciais
Modelo participação-líder Vitor Vroom, Phillip Yetton e Arthur jago Comportamento do líder deve ajustar-se à estrutura da tarefa 5 estilos de lideranças Autocrático = decide com informações que possui Autocrático 2 = busca inform. mas decide sozinho Consultador = busca sugestões mas decide sozinho Consultador 2 = busca sugestões coletivamente Grupo 2 = decisão tomada em grupo * O líder pode ajustar seu estilo a diferentes situações

24 Abordagens mais recentes
Teoria de atribuição de liderança Liderança carismática Liderança transacional x transformacional Liderança visionária

25 Teoria de atribuição de liderança
Vê liderança como atribuição que as pessoas fazem a outros indivíduos Lideres eficazes = consistentes e não exitantes em sua decisão

26 Liderança carismática
Os seguidores fazem atribuições de capacidades heróicas ou extraordinárias à liderança quando observam certos comportamentos = auto-confi- ança, visão, fortes convicções sobre a visão, comportamento fora do comum, agentes de mudança , sensibilidade ao ambiente Relaciona-se a desempenho e auto-satisfação

27 Liderança transacional x transformacional
Transacionais = motivam seus seguidores direção de metas, esclarecendo exigência do papel e da tarefa. Relação de troca com o liderado. Transformacionais = prestam atenção às preocupa- ções e necessidade de desesenvol- vimento dos seguidores indivi- duais. Construída sobre a primeira Mais relacionada a maior produtividade e satisfação

28 Liderança Visionária Capacidade de criar e articular visão realista e atraente do futuro para uma organização que cresce e melhora a partir do presente

29 Liderança hoje Relacionada a homens e mulheres
Mulheres = estilo democrático homens = estilo diretivo Estilo democrático feminino diminui quando mulheres ocupam cargos dominantes (por homem) Adequação do estilo feminino às necessidades organizacionais atuais

30 Liderança hoje 2) Liderança e equipe
Equilibrar momento de intervir e o momento de confiar 4 papéis do líder da equipe: Ligações com áreas externas ao grupo Localizadores de problemas Administradores de conflitos Treinadores

31 Liderança hoje é preciso entender o quanto e
3) Empowerment: é preciso entender o quanto e em que condições a liderança (o poder) pode ser partilhado

32 Liderança e ação dos seguidores
Qualidade dos seguidores eficazes Administram bem a si mesmos Comprometidos com um propósito externo a si mesmos Constroem sua competência e concentram seus es- forços para impacto máximo Têm altos padrões éticos

33 cultura nacional restringe e determina o estilo de liderança eficaz
Liderança e cultura organizacional cultura nacional restringe e determina o estilo de liderança eficaz

34 Liderança e base biológica
Há evidência crescente indicando que a lide- rança tem raízes biológicas Controla impulsos agressivos anti- sociais Serotonina Testosterona Aumenta o impulso competitivo

35 Liderança não é destituída de valor
Liderança e moral Liderança não é destituída de valor Atentar para: meios usados Conteúdos das metas

36 Liderança e gerência Papéis interpessoais Papéis informativos
Papéis decisórios

37 Modelo gerente geral de Kotter
Atividades do gerente Estabelecimento de agenda Implementação de redes Implementação da agenda

38 Liderança x supervisão
3 fatores podem aumentar ou substituir a falta de liderança Características dos subordinados Características da tarefa Características organizacionais


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