A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições."— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições ambientais e no estilo de vida e, por sua vez, sujeito a modificações orgânicas que determinam sua qualidade de vida, da fecundação até a morte. As análises de causa e efeito nem sempre são eliminadas ou controladas completamente e, em muitos casos, somam-se, gerando uma disfunção orgânica diferente. Como ex., presenciam-se os efeitos da evolução tecnológica no com no comportamento e nos hábitos de vida da população que, de forma bastante significante, diminui o gasto energético proveniente das atividades físicas do cotidiano. Enquanto vários estudos associam a redução da atividade física com DOENÇAS CRÔNICAS DEGENERATIVAS (POWEL et al., 1987; BLAIR, 1983), nos últimos anos, a informatização e unilateralidade do trabalho e de serviços, peculiares e a manutenção de posturas fatigantes e antinaturais, acabaram gerando uma onda de disfunções conhecidas como DISTÚRBIO OSTEOMUSCULAR RELACIONADO AO TRABALHO (DORT) (QUEIROGA 2000). Em conjunto com esses acontecimentos, investigações recentes associam o excesso de peso, redução dos índices de força/resistência muscular e flexibilidade a problemas posturais e lombalgia (QUEIROGA, 1999; FRYMOYER & CATS-BARIL, 1987). O aumento no nível de prática da atividade física vem sendo proposto como importante elemento colaborador nos programas de controle do peso corporal não só pela maior demanda de calorias oferecidas à equação do equilíbrio energético, mas sobretudo pelas adaptações favoráveis observadas no metabolismo dos nutrientes energéticos.

2 ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA A inter-relação entre equilíbrio energético, metabolismo dos nutrientes e as variações nos parâmetros da composição corporal favorece a busca de opções que possam elevar o nível de prática da atividade física, seja mediante situações do cotidiano ou por intermédio do envolvimento em atividades de lazer e de ocupação do tempo livre, ou ainda por rotinas sistematizadas de exercícios físicos.

3 ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA Estudos comprovam que, em razão da duração e da intensidade voluntária dos esforços físicos, indivíduos com excesso de peso corporal ou obesos são menos ativos no cotidiano que os de peso corporal nos limites esperados. Nesse sentido, torna-se importante recordar que, embora a demanda energética das atividades físicas seja determinada por fatores fisiológicos, a quantidade de calorias despendidas com os esforços físicos é autodeterminada. Portanto, o nível de prática da atividade física é o único componente da demanda energética total que está sob controle voluntário. Os demais componentes- metabolismo de repouso, efeito térmico dos alimentos- são de caráter involuntário.

4 ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA Por definição, atividade física se caracteriza por qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em demanda da energética maior que os níveis de repouso. Assim a quantidade de energia necessária à realização de determinado movimento corporal deverá traduzir o nível de prática da atividade física exigido por esse movimento.

5 ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA MESMO APRESENTANDO ALGUNS ELEMENTOS EM COMUM, A EXPRESSÃO EXERCÍCIO FÍSICO NÃO DEVE SER UTILIZADO COM CONOTAÇÃO IDÊNTICA A ATIVIDADE FÍSICA.

6 FLEXIBILIDADE Se queres colher a curto prazo, plante cereais se queres colher a longo prazo plante árvores frutíferas, mas se queres colher para sempre TREINE E EDUQUE O HOMEM. OBRIGADO!!!


Carregar ppt "ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google