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A construção de um Projeto de Memória. Quem somos Museu virtual, criado em 1991, em São Paulo, Brasil e uma rede internacional de Histórias de Vida com.

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1 A construção de um Projeto de Memória

2 Quem somos Museu virtual, criado em 1991, em São Paulo, Brasil e uma rede internacional de Histórias de Vida com a missão de Registrar, preservar e transformar em informação as histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade, promovendo mudanças sociais por meio da valorização de indivíduos e comunidades. PortugalCanadá Estados Unidos

3 Acervo 6 mil depoimentos gravados 10 mil fotos e documentos digitalizados Equipe Jornalistas, historiadores, videomakers, programadores, sociólogos, educadores Prêmios 13 Prêmios ABERJE Produtos 20 livros publicados 4 Museus temáticos 18 Documentários 24 exposições Projetos 98 projetos de memória institucional 30 projetos educacionais e de desenvolvimento comunitário O que fizemos

4 Programa Conte sua história Programa Formação Programa Memória Institucional Programa Portal/Acervo Linhas de Ação

5 Eixos norteadores Memória Citando Paul Thompson: A História Oral não é necessariamente um instrumento de mudança; isso depende do espírito com que seja utilizada. Não obstante, a história oral pode certamente ser um meio de transformar tanto o conteúdo quanto a finalidade da história. E Jacques Le Goff: A memória é elemento essencial que se costuma chamar identidade, individual e coletiva.

6 A memória é, por excelência, seletiva. Guardamos aquilo que por um motivo ou outro tem algum significado em nossas vidas. História é a narrativa que montamos a partir de nossa memória. É a nossa construção pessoal do que registramos. Como organizamos e traduzimos para o outro o que filtramos em nossa memória. Conceitos Memória e História

7 Dar a conhecer aos participantes o valor da memória na construção da história coletiva e social Refletir sobre as possibilidades de uso da história como ferramenta de desenvolvimento institucional Orientar o grupo para a construção do sentido de um projeto de memória em sua instituição Objetivos deste WS

8 História Pessoal Quais são os marcos da minha História de Vida? Quais as escolhas eu fiz? Quais as rupturas que sofri? Quais as pessoas que marcaram a minha vida? Que eventos ou marcos da Unimed eu vivenciei ou tenho conhecimento?

9 Minha história com a Unimed Quais os principais marcos da minha unidade? Quais os principais acontecimentos do contexto local, nacional e internacional? Quais as pessoas significativas para a história da minha unidade? Quais os principais grupos envolvidos em cada época?

10 Memória Coletiva Memória que está implícita no grupo, que faz parte do cotidiano de um grupo e é compartilhada por este Sentidos da Memória Por que? Públicos Para quem? ProdutosProdutos - Narrativa InstitucionalNarrativa Institucional Transforma as memórias que estão implícitas no grupo numa história para o indivíduo, o grupo e a sociedade. Objetivos Para quê? Fontes Com que? Autor/Autores Quem transforma a memória coletiva na narrativa coletiva Elementos da Narrativa

11 É o conjunto de registros eleitos pelo grupo como significativos, que estabelece sua identidade, seu jeito de ser e viver o mundo e decorre dos seus parâmetros históricos e culturais. A possibilidade de compartilhar desta memória é que dá a cada um de nós o senso de pertencimento. Trata-se de uma relação criativa e dinâmica entre o indivíduo e o grupo. Voltar Memória Coletiva

12 A possibilidade de compartilhar desta memória é que dá a cada um de nós o senso de pertencimento. Trata-se de uma relação criativa e dinâmica entre o indivíduo e o grupo. Identidade Tradição Auto estima Preservação de Saberes Memória para o Futuro Voltar Sentidos da Memória

13 O que se almeja alcançar, em função de determinadas demandas Comunicação Mobilização Criação de Unidade no Grupo Gestão do Conhecimento VoltarObjetivos

14 Quaisquer documentos que possam contribuir para a trajetória da instituição. Iconográficas Textuais Documentais Memória Oral VoltarFontes

15 Toda história pressupõe troca. As narrativas só existem na medida em que, além de narradas, sejam também escutadas e interpretadas por alguém. Essa socialização pode acontecer em diferentes níveis: do próprio grupo envolvido ao público mundial da internet. Público Interno Público Externo Comunidade Local VoltarPúblicos

16 A elaboração de produtos é uma maneira bastante eficiente de difundir e preservar o conteúdo produzido. Como produto cultural, o trabalho passa a ter uma existência social que transcende o grupo. Publicações Documentários Exposições Campanhas de Histórias Centros Virtuais ou Físicos Voltar Produtos

17 O conjunto de fatos, pessoas e processos selecionados pelo grupo ao longo de seu processo histórico. Contém sempre uma perspectiva sobre os processos selecionados e traduz a cultura presente da instituição. Continuar Narrativa Institucional

18 Centro de MemóriaLivro CTBC 50 AnosBiografia Alexandrino Garcia Histórias da Nossa Terra Memória ColetivaMemória da CTBC Memória da CTBCCultura do fundadorMemória das Comunidades ObjetivosConstituição de um Centro de Memória que agregue a documentação da CTBC para pesquisa e divulgação na área de telefonia Registrar e divulgar a história da CTBC como pioneira na telefonia privada no Triângulo Mineiro Divulgar em todos as áreas da CTBC a biografia de seu fundador, para alinhamento de cultura organizacional Relacionamento com a comunidade FonteDocumentação textual e iconográfica, além de objetos recolhidos nas mais diversas áreas da CTBC, junto aos colaboradores e ex-colaboradores. Arquivos públicos, arquivos da CTBC, depoimentos de colaboradores e ex- colaboradores, depoimentos de familiares Moradores das comunidades PúblicoPúblico Interno e Externo Público Interno Professores, alunos e moradores das comunidades Narrativa Institucional A história da CTBC no contexto de desenvolvimento da telefonia e no contexto de desenvolvimento do Triângulo Mineiro. A história da trajetória de Alexandrino Garcia, fundador da CTBC. A história das comunidades sob a ótica de seus moradores Case CTBC

19 Pré-Diagnóstico de um Projeto de Memória ProjetoAção 1Ação 2Ação 3ParceirosInvestimentos Memória Coletiva Que memória registrar? Sentidos da Memória Por que quero registrar essa memória? Objetivos Para que? Fontes Com o que? Público Para quem? Narrativa Institucional Que produto?


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