A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?

2 Modelo Porter

3 Rivalidade entre concorrentes
Modelo Porter

4 Rivalidade Entre Concorrentes
“A rivalidade entre concorrentes pode ser considerada a mais significante das cinco forças.” (Serra, Torres e Torres 2004). Concorrentes diretos. Disputa por posições táticas. Preço. Propaganda. Introdução de novos produtos. Aumento de serviços ao consumidor ou melhora nos programas de distribuição.

5 Poder de Barganha dos Fornecedores
Modelo Porter

6 As Situações onde o poder do Fornecedor é forte ou fraco
Em relação aos Fatores: Concentração. Produtos substitutos. Importância do cliente. Importância do insumo. Diferenciação do produto. Mão de Obra.

7 O PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS COMPRADORES
Poder de barganha dos clientes.

8 Poder de Negociação dos Compradores
Comprador está concentrado ou adquire grandes volumes. Ex:Guanabara Os produtos representam uma fração significativa nos custos ou compras. Produtos padronizados ou não diferenciados. Ex: Postos de Gasolina Poucos custos de mudança. . Ex: Operadoras Telefônicas Lucros baixos. Compradores que são uma ameaça concreta de integração para trás. . Ex: Perto A importância do produto da indústria para a qualidade dos produtos ou serviços do comprador. Ex: Petrobrás O comprador tem total informação.

9 Qualidade dos compradores
Necessidades de compra em relação às capacidades de uma empresa. Potencial de crescimento dos compradores. Posição estrutural. Poder de negociação intrínseco dos compradores. Sensibilidade dos compradores ao preço. Custo do atendimento aos compradores.

10 Seleção dos Compradores
“ Nem todas as empresas podem dar-se ao luxo de selecionar seus compradores, e nem todas as indústrias têm compradores que sejam significativamente diferentes nessas dimensões. Em muitos casos, contudo, a opção da seleção de compradores está presente.” Michael E. Porter

11 Risco de Produtos Substitutos
Modelo Porter

12 Rico de Produtos Substitutos
Desempenham mesma função. Retorno potencial. Ameaças: Custo de mudança. Vontade de substituição. Qualidade. Substitutos diretos e indiretos.

13 Produtos Substitutos Atacantes
Empresas inovadoras que entram com substitutos para tentar ganhar mercado. Defensoras Detentoras das práticas estabelecidas e que dominam o mercado.

14 Produtos Substitutos Exemplos: Álcool x Gasolina
Guardas de segurança x Alarme eletrônico x Correio expresso

15 Risco de Novos Entrantes
Barreiras à entrada de novos concorrentes.

16 Risco de novos entrantes
Barreiras à entrada de novos concorrentes: Economias de escala. Necessidades de investimento. Acesso a canais de distribuição. Custos independentes de escala. Políticas governamentais. Diferenciação do produto.

17 Economias de escala Aumento do volume de produção.
Redução do custo unitário. Preços competitivos. Diversificação da atividade produtiva. Garantia da eficiência de todas as partes da produção. Garantia da distribuição da produção.

18 Necessidades de investimento
Necessidade de produzir em volumes elevados para manter a competitividade. Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento.

19 Acesso a canais de distribuição
Conseguir espaço no mercado para promover o produto. Realização de ações promocionais em shoppings, supermercados e eventos. Negociação com grandes varejistas para dispor os produtos em pontos estratégicos dentro da loja.

20 Custos independentes de escala
Acesso privilegiado a matéria prima. Posicionamento geográfico estrategicamente favorável. Interesses governamentais. Curva de experiência.

21 Políticas governamentais
Interesses do governo. Preservação de estruturas de mercado.

22 Diferenciação do produto
Histórico de mercado. Boa reputação. Identidade. Fidelidade. Necessidade de altos investimentos em marketing, promoções e patrocínios.

23 Formas de combater cinco forças
Vantagem Competitiva Formas de combater cinco forças

24 Liderança nos Custos Produção com custo menor
Empresa com liderança em custos: Retornos acima da média do setor Exigências

25 Liderança nos Custos Críticas: Deve ser o fornecedor de menor preço? Desestimular a concorrência em aderir a mesma estratégia

26 Diferenciação Para melhor entendimento utilizaremos o exemplo do estudo de caso sobre a influência das cinco forças competitivas no mercado de sorveterias a balcão com fabricação própria em salvador realizado pelas alunas do 4º ano do curso de Administração de Empresas da UNIFACS por: -Cleide Silva de Jesus e -Hirlane Silva da Cruz. Que foram orientadas pela Profª Drª Carolina Spínola (UNIFACS), doutora em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona.

27 Diferenciação

28 Estratégia Genérica Enfoque
Define o segmento que melhor se adapta a estratégia global da empresa. Metas menos vulneráveis a substitutos. Atuar onde os concorrentes são mais fracos.

29 Conclusão Forças Competitivas Estratégias Competitivas Possibilidade de Análise do mercado Crítica: Riscos


Carregar ppt "Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google