A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias do Conhecimento que orientam os professores da Escola de Educação Física/ UFRGS Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar as teorias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias do Conhecimento que orientam os professores da Escola de Educação Física/ UFRGS Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar as teorias."— Transcrição da apresentação:

1 Teorias do Conhecimento que orientam os professores da Escola de Educação Física/ UFRGS Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar as teorias do conhecimento que sub-sidiam as práticas pedagógicas dos professores da Escola de Educação Física da UFRGS. Uti-lizando o materialismo histórico dialético como referencial teórico, pretendo compreender como essas teorias agem sobre suas práticas e que perspectivas são passíveis de serem apontadas na formação de novos professores. A metodo- logia utilizada é um estudo de caso, tendo como ferramentas entrevistas semi-estruturadas, ques-tionários, observações e análise de documentos. Acredito ser possível pensar uma relação mais próxima entre a teoria e a prática de nossos docentes, assim como nossa prática como futu-ros professores. Caroline Canabarro de Oliveira Disciplina de Pesquisa em Educação – EAD Escola de Educação Física Introdução: Ao longo de minha vida a Filosofia e a Educação Física andaram lado a lado, sem nunca se tocar. E agora, com a proximidade do fim de meu tempo acadêmico (pelo menos como gradu- anda), resolvi tomar coragem e dedicar- me a aproximar essas duas áreas que tantas alegrias me trouxeram separa- damente. Muito pouco se discute ou se aborda sobre a origem do conhecimento, ou a forma como utilizamos para co- nhecer o mundo que nos cerca, escolhi esse tema para meu trabalho de con- clusão. Acredito também que se estiver claro qual teoria subsidia as práticas de nossos professores, seremos capazes de problematizá-las afim de superá-las ou utilizá-las quando tivermos que traçar nossos caminhos. Método e metodologia Ser capaz de identificar que teorias são utiliza-das para fundamentar determinada prática exige, antes de tudo uma fami- liaridade com os conceitos e métodos a serem analisados. Para tanto, tendo cons- ciência total das limitações que um traba- lho desse porte exigiria e do qual penso ser capaz de realizar, conceituo termos que significativos, tais como: teoria, co- nhecimento, teoria do conhecimento, filo- sofia, idealismo, materialismo, práticas pe- dagógicas enter outros. Paralelamente a isso realizo uma análise de documentos (temas de teses e dis- sertações, bancas de concurso, crono- gramas e súmulas das disciplinas) com o intuito de mapear as possíveis teorias que permeiam as práticas da escola. Após esse subsídio teórico, realizo ques- tionários com os professores – partindo destes selecionarei alguns para aprofun- dar o estudo, com entrevistas semi-es- truturadas com os professores eleitos. Observações das aulas também estão previstas para acontecer (principalmente as de início de semestre, quando há apresentação da disciplina) e, ainda em estudo, questionários a ser respondidos pelos formandos do semestre, em quem acreditamos não devem haver dúvidas quanto às teorias utilizadas pelos mestres. A análise desse material coletado, o referencial teórico constituído e uma análise das condições da formação/ atuação dos professores no nosso país, darão base para refletirmos e chegarmos a algum tipo de identidade à nossa classe docente esefiana. Considerações Finais/ Iniciais Intitulo essa parte do trabalho como final/ inicial por compreender que cheguei de fato ao fim deste trabalho, porém este apenas descortinou uma longa caminhada a ser trilhada. Ser capaz de identificar e compreender porque nossos docentes agem de de- terminada maneira, nada mais é que pensar em minha própria carreira do- cente que está apenas se abrindo à minha frente. carolesefufrgs@gmail.com


Carregar ppt "Teorias do Conhecimento que orientam os professores da Escola de Educação Física/ UFRGS Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar as teorias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google