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Tecnologia da informação Aula 2 – Estratégia competitiva

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Apresentação em tema: "Tecnologia da informação Aula 2 – Estratégia competitiva"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da informação Aula 2 – Estratégia competitiva
Profº Erich Turma 6-A Noturno

2 Na aula anterior...

3 Sistema - TGS (modelo simplificado)
Um sistema é um grupo de componentes interrelacionados trabalhando para a obtenção de uma meta comum, recebendo entradas e produzindo resultados num processo de transformação organizado. Sistema - TGS (modelo simplificado) Processamento Input Output Retroalimentação

4 Um sistema de informação utiliza os recursos de pessoas, hardware, software, dados, e redes para realizar atividades de entrada, processamento, produção de resultados, armazenamento e controle. Existe diferença entre dados e informações. E que para transformar dados em informação Tem que ser feito um processamento dos dados e o resultado deve ter qualidade. Mediante tempo, conteúdo e forma. Graças a TI (uso de telecomunicações e rede) existem os mais diversos tipos de sistemas de apoio a operações e gerencial.

5 Processamento de Dados Relatórios Administrativos Apoio à Decisão Estratégico e Usuário Final Comércio Electrônico Processa- mento Eletrônico de Dados Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Computação do Usuário Final Inf. Executiva Sistemas Espe- cialistas Inf. Estratégica Empresa e Comércio Eletrônicos Interconectados E-Business e E- Commerce

6 O que é e o que compõe o ambiente empresarial?

7 Profº Erich Turma 6-A Noturno
O Ambiente Competitivo Ameaça de novos Concorrentes (Entrantes) Poder de Barganha dos Fornecedores Rivalidade dos Concorrentes Ameaça de Substitutos Poder de Barganha dos Clientes Profº Erich Turma 6-A Noturno

8 Profº Erich Turma 6-A Noturno
Estratégias Competitivas Básicas Estratégia de Liderança de Custo Estratégias genéricas Estratégias de Diferenciação Estratégias de Inovação Estratégias de Crescimento Estratégias de Aliança Profº Erich Turma 6-A Noturno

9 Profº Erich Turma 6-A Noturno
Custo: E-bay (Leilão), Mercado Livre (Leilão e preço), etc Diferenciação: Empresas com projeto on-line (carros, roupas); Rastreamente pelo do pedido, etc Inovação: Reservas on-line, Antendimento totalmente on-line; etc Crescimento: Uso da intranet de forma global, uso de GPS para repor os recursos, etc. Aliança: Empresas com afinidades em relação a materia prima ou consumidor final, etc. Profº Erich Turma 6-A Noturno

10 Profº Erich Turma 6-A Noturno
Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação Melhorar o Processo Empresarial Estratégia Papel da TI Utiliza TI para reduzir custos de processos empresariais Utiliza TI para melhorar a qualidade Utiliza TI para ligar a empresa a clientes e fornecedores Utiliza TI para criar novos produtos ou serviços Cria Novas Oportunidades Empresariais Mantém Clientes e Relacionamentos Valiosos Resultado Melhor Eficiência Profº Erich Turma 6-A Noturno

11 Profº Erich Turma 6-A Noturno
Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação Erigir Barreiras à Entrada Construir uma Plataforma Es- tratégica de TI Construir uma Base Estratégica de Informação Estratégia Papel da TI Aumentar a quantidade de investimento ou a complexidade da TI necessária à competição Utiliza TI para fornecer informação para apoiar a estratégia competitiva da empresa Alavancar investimento em recursos de SI para uso estratégico e operacional Aumento da Participação no Mercado Cria Novas Oportunidades Empresariais Aprimora a Colaboração na Organização Resultado Profº Erich Turma 6-A Noturno

12 Profº Erich Turma 6-A Noturno
Como saber que parte da organização deve estar envolvida para realizar estratégias baseadas em TI? Profº Erich Turma 6-A Noturno

13 Profº Erich Turma 6-A Noturno
A Cadeia de Valor Coordenação Administrativa e Serviços de Apoio Administração de Recursos Humanos Desenvolvimento Tecnológico Compra de Recursos Logística Interna Operações Externa Marketing e Vendas Atendimento ao Cliente Vantagem Competitiva Processo de apoio Processos primários Profº Erich Turma 6-A Noturno

14 Profº Erich Turma 6-A Noturno
Cadeias de Valor Baseadas na Internet Suporte e Feedback do Cliente Marketing Pesquisa de Produto Vendas e Distribuição Capacidades da Internet Dados para pesquisa de mercado, estabelece respostas do consumidor Acesso a comentários online do cliente Resposta imediata a problemas do cliente Baixo custo de distribuição Atinge novos clientes Multiplica os pontos de contato Benefícios para a Empresa Oportunidade de Vantagem Aumento da participação de mercado Maior satisfação do cliente Menores margens de custo Profº Erich Turma 6-A Noturno

15 Profº Erich Turma 6-A Noturno
Qual a melhor estratégia para o uso do TI, principalmente através da internet, para obter vantagem competitiva? Profº Erich Turma 6-A Noturno

16 Profº Erich Turma 6-A Noturno
Posicionamento Estratégico Matriz BCG Alta Criança problema Estrela Potencial de crescimento PET (Cão?) Vaca Leiteira ($) Participação de Mercado atual do Negócio Baixa Alta Profº Erich Turma 6-A Noturno

17 Profº Erich Turma 6-A Noturno
Posicionamento Estratégico das Tecnologias da Internet Alta Penetração no Mercado Mundial Transformação de Produtos e Serviços Estratégia Website de E-Commerce Serviços de TI de valor agregado E-Business; Grandes Intranets e Extranets Dispositivos Externos Solução Conectividade de Clientes / Competição Melhoria de Desempenho na Eficácia Empresarial Melhorias de Custo e Eficiência , Conversas online com clientes Intranets e Extranets Conectividade de Processo da E-Business Baixa Alta Dispositivos Internos Profº Erich Turma 6-A Noturno

18 É possivel criar foco no cliente, conhecer as necessidades do cliente e criar necessidade no cliente através de e-business?

19 A e-Business e o Cliente
Permite aos clientes colocarem os pedidos diretamente Permite aos clientes verificarem pedidos anteriores e a situação da entrega Permite aos clientes colocarem os pedidos por meio de parceiros de distribuição Forma uma comunidade de clientes, funcionários, e parceiros Banco de Dados do Cliente Banco de Dados das transações Dá a todos os funcionários uma visão completa dos clientes Liga funcionários e parceiros de distribuição

20 Para obter vantagem competitiva, uma boa estratégia não é suficiente, muita vezes requer uma melhoria ou mudança no que esta sendo feito. Seria possível visualizar os impactos?

21 Reengenharia Empresarial
Reengenharia de Negócios e Controle de Qualidade Melhoria Empresarial Reengenharia Empresarial Definição Melhorar gradativamente os processos existentes Reformular radicalmente os processos empresariais Alvo Qualquer processo Processos empresariais estratégicos Retorno Potencial 10%-50% de melhorias Melhorias decuplicadas Risco Baixo Alto Quais Mudanças? Mesmos cargos - Maior eficiência Grandes reduções de cargos; novos cargos; importante reestruturação de cargos Viabilizadores Primários TI e Simplificação do Trabalho TI e reestruturação organizacional

22 Melhoria dos processos organizacionais por meio de Gestão da Qualidade
Envol vimento Configu ração Verificação de créditos Entrega Fatura mento Cobrança O papel da TI Melhoria dos processos organizacionais por meio de Gestão da Qualidade 6 sigma, TQM, ISO, Lean, etc. Com ajuda e apoio da TI.

23 Quais são as potenciais vantagens de uma empresa com e-business?

24 Empresas Virtuais Sem fronteiras Tecnologia Excelência Baseada na Confiança Adaptabilidade Oportunismo Seis Características das Empresas Virtuais

25 parceiros empresariais
A Concorrência Ágil e Focada no Cliente Perfeito Caso da AVNET Cooperar com parceiros empresariais e concorrentes Previsão de necessidades futuras Personalização Conformidade Dar soluções de problemas aos clientes Organizar para controlar a mudança Acessibilidade Tempo de entrega Tempo para mercado dos clientes Alavancar o impacto de pessoas e recursos de SI Custo de transação Agora Grátis

26 Informação é poder? O que é necessário fazer para que se obtenha vantagem competitiva? Onde os SI com uso de TI pode ajudar uma organização?

27 Sistemas de Gestão do Conhecimento
da solução Engenheiros de Desenvolvi- mento Pessoal de Apoio Técnico Gerentes de Produto Outros Vendedores Clientes A Internet Intranet

28 Bibliografia básica: O' BRIEN, James A.Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 13ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.


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