A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 33 Sistema Digestório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 33 Sistema Digestório."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 33 Sistema Digestório

2 1. Alimentos São utilizados como fonte de energia, matéria-prima para crescimento e reconstituição do corpo e como regulador de outras funções.

3 Classificação A) Plásticos/construtores: alimentos utilizados na estrutura do organismo, na construção de componentes celulares. Ex: proteínas.

4 B) Energéticos: alimentos utilizados como fonte de energia necessária as atividades vitais.
Ex: carboidratos.

5 C) Alimentos reguladores: são os alimentos que controlam as funções vitais. Ex: vitaminas e sais minerais.

6 D) Mistos: são alimentos que possuem várias funções ao mesmo tempo.
Ex: plásticos e energéticos.

7 2. Digestão É a transformação dos alimentos em moléculas menores para que possam ser absorvidos pelo nosso corpo. Transformações fisioquímicas.

8 Hidrólise enzimática Substância Absorção na forma de Glicídeos
Monossacarídeos Proteínas Aminoácidos Ácidos nucléicos Nucleotídeos Lipídeos Ácidos graxos e glicerol Vitaminas, água e sais minerais Não sofrem digestão

9 De acordo com o local de ocorrência:
3. Tipos de digestão De acordo com o local de ocorrência: * Intracelular: Ocorre totalmente no interior das células e é realizada pelo Lisossomos. Presente nos Protistas e Poríferos, estes possuem os Coanócitos (células responsáveis pela digestão) que apresentam flagelo. * Extra e Intracelular – A digestão inicia-se no tubo digestório e completa-se no interior da célula . Ocorre nos celenterados, platelmintos e alguns moluscos.

10 Extracelular – digestão ocorre totalmente no tubo digestório do animal
* Extracelular – digestão ocorre totalmente no tubo digestório do animal. Ocorre na maioria dos invertebrados, protocordados e nos vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

11 * Extra corpórea – como o nome diz ocorre fora do corpo do animal na própria presa. Exemplo clássicos : o da Aranha, que injeta seu suco digestório no corpo da presa onde ocorre a digestão.


Carregar ppt "Aula 33 Sistema Digestório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google