A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIGESTÃO & ABSORÇÃO Profa. Cínthia P. M. Tabchoury Disciplina de Biociências II FOP - UNICAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIGESTÃO & ABSORÇÃO Profa. Cínthia P. M. Tabchoury Disciplina de Biociências II FOP - UNICAMP."— Transcrição da apresentação:

1 DIGESTÃO & ABSORÇÃO Profa. Cínthia P. M. Tabchoury Disciplina de Biociências II FOP - UNICAMP

2 Alimento na forma de macromoléculas – enzimas digestivas quebram em pequenas moléculas para serem absorvidos; Alimento na forma de macromoléculas – enzimas digestivas quebram em pequenas moléculas para serem absorvidos; Digestão: quebra química e mecânica dos alimentos em pequenas unidades que podem atravessar o epitélio intestinal; Absorção: processo de transferência ativo ou passivo de substâncias do lúmen do TGI para o fluido extracelular.

3

4 Quando os nutrientes chegam até as células, o metabolismo celular determina seu uso ou armazenamento.

5 Carboidratos são digeridos em monossacarídeos Metade das calorias da ingestão alimentar é proveniente de carboidratos, principalmente AMIDO e SACAROSE; Outros carboidratos: glicogênio, celulose, lactose, maltose, glicose e frutose.

6 Grânulos de amido AMILOSE Ponto de ramificação da amilopectina

7 Grânulos de glicogênio O glicogênio é usualmente degradado durante seu cozimento.

8

9 O nosso organismo é incapaz de digerir a celulose. Assim, a celulose das plantas torna-se o material conhecido como FIBRAS.

10

11 No intestino delgado – polissacarídeos e dissacarídeos são convertidos em monossacarídeos; AMILASE – saliva e pâncreas. Digere em maltose; Dissacaridases – maltase, sacarase e lactase - presentes nas células com borda em forma de escova.

12 Para absorção, glicose e galactose usam uma proteína simporte apical Na + -glicose e um transportador de difusão facilitada basolateral GLUT-2; frutose é absorvida por difusão facilitada (GLUT5).

13 Proteínas são digeridas em pequenos peptídeos ou aminoácidos Todas as proteínas são digeridas igualmente; As proteínas de plantas são menos digeríveis; A proteína do ovo está entre as mais digeríveis; As enzimas para digestão das proteínas são classificadas em dois tipos: ENDOPEPTIDASES & EXOPEPTIDASES.

14 Extremidade (ou ponta) amino-terminal Extremidade carboxila-terminal Ser – Gly – Tyr – Ala – Leu

15

16 Proteínas são digeridas em pequenos peptídeos ou aminoácidos As enzimas para digestão das proteínas estão inicialmente presentes como precursores inativos ou ZIMOGÊNIOS; Pepsinogênio: presente no suco gástrico, converte-se em pepsina; Tripsinogênio e quimiotripsinogênio: sintetizados pelo pâncreas, no intestino convertem-se em tripsina e quimiotripsina.

17 Os primeiros produtos da digestão de proteínas são os aminoácidos livres, os dipeptídeos e os tripeptídeos, todos podendo ser absorvidos; A maioria dos aa livres são carregados por proteínas co-transportadoras Na + - dependentes. Di e tripeptídeos – co-transportadores H + -dependentes.

18

19 Digestão das GORDURAS é facilitada pela BILE gorduras e moléculas relacionadas encontradas em nossa dieta incluem: triglicerídeos, colesterol, fosfolipídeos, ácidos graxos de cadeia longa e vitaminas lipossolúveis; 90% de nossas calorias são provenientes dos triglicerídeos; A digestão enzimática das gorduras é feita pelas lipases.

20 Triacilgliceróis ou Triglicerídeos

21

22 As gorduras entram no intestino delgado em forma de uma EMULSÃO (pequenas gotas suspensas em um líquido); Então, os sais biliares encobrem a emulsão para estabilizar; A lipase pancreática é a responsável pela digestão dos TAG na emulsão em monoglicerídeos e ácidos graxos livres; Enquanto a digestão prossegue, todos estes componentes formam pequenas micelas.

23

24 absorção das gorduras – difusão simples através da membrana apical das céls. intestinais; colesterol – transportador específico dependente de energia; No retículo endoplasmático liso, os TAG são sintetizados novamente; TAG + colesterol + proteínas = QUILOMÍCRONS

25

26 Gorduras ingeridas na dieta Vesícula biliar Intestino delgado 1. Os sais biliares emulsificam as gorduras, formando micelas mistas 2. As lipases intestinais degradam os triacilgliceróis 3. Os ácidos graxos são captados pelas células da mucosa intestinal e convertidos em triacilgliceróis 4. Os triacilgliceróis são incorporados nos quilomícrons, juntamente com colesterol e apolipoproteínas Capilar Mucosa intestinal Quilomícron 5. Os quilomícrons movem-se através do sistema linfático e da corrente sanguínea até os tecidos 6. A lipase lipoprotéica ativada pela apoC-II no capilar libera ácidos graxos e glicerol 7. Os ácidos graxos penetram nas células Miócito ou adipócito 8. Os ácidos graxos são oxidados como combustíveis ou reesterificados para armazenamento DIGESTÃO E TRANSPORTE

27 Apoproteínas Colesterol Triacilgliceróis ésteres do colesterol Fosfolipídios

28 Os ÁCIDOS NUCLÉICOS são digeridos em bases e monossacarídeos Não tem papel significativo na dieta; São digeridos por enzimas pancreáticas e intestinais – nucleotídeos, bases nitrogenadas e monossacarídeos.

29 VITAMINAS As vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) são absorvidas junto com as gorduras; As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas por transporte mediado.

30 ABSORÇÃO DE ÍONS E ÁGUA Cerca de 5,5 L de fluidos e alimentos entram no intestino delgado/ dia; Mais 3,5 litros de secreções; A maior parte (7,5 litros) é reabsorvida no intestino delgado. A absorção dos nutrientes orgânicos cria um gradiente osmótico para a absorção da água. Na + : ativamente reabsorvido; transportador para Cl - com Na + ; Transportador simporte: Na + -K + -2Cl -.

31 ABSORÇÃO DO FERRO Sofre interferência da vitamina C (ácido ascórbico) e do cálcio. Que tipo de interferência? Ativa ou inibe? Qual o mecanismo de ação?

32 Referências Bibliográficas NELSON, D.L., COX, M.M. Lehninger Principles of Biochemistry. 3 a edição, capítulo 17 (beta-oxidação), pág capítulo 18 (oxidação de aminoácidos), pág SILVERTHORN, DU. Fisiologia Humana. 2 a edição, Manole, 2003, págs ; ;


Carregar ppt "DIGESTÃO & ABSORÇÃO Profa. Cínthia P. M. Tabchoury Disciplina de Biociências II FOP - UNICAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google