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A ERA DO MARKETING 100 minutos Qual o curso e qual a disciplina?

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1 A ERA DO MARKETING 100 minutos Qual o curso e qual a disciplina?
  Curso: Administração e Marketing Disciplina: Administração Mercadológica I Qual a previsão de tempo?   100 minutos Quais as informações que você tem da classe? Número de alunos, período, perfil... Número de Alunos: 60 Período: Noturno Perfil: Alunos nas diferentes faixas etárias, oriundos do mercado de serviço, industria, financeiro e varejista.

2 A ERA DO MARKETING 4 . Há algum pré-requisito/condição para participarem desta aula? Serem alunos do primeiro semestre de administração e marketing  5. O que você deseja que eles aprendam? Marketing, como surgiu Conceito de marketing Entender como o consumidor age em uma situação de compra Tipos de marketing 6. Qual a situação – problema que poderá ser resolvido?   Os cuidados que o profissional de marketing deve ter ao implementar um projeto mercadológico. Estudo de caso Eurodisney.

3 A ERA DO MARKETING 7. Quais os conteúdos/conceitos que serão abordados na aula?   - Era da produção - Era das vendas - Era do marketing        - Conceito de marketing        - O consumidor diante de uma situação de compra        - Fatores internos       Motivação (Teoria de Maslow)       - Aprendizagem       - Percepção       - Atitudes      - Personalidade          - Fatores externos       Família       - Classe Social        - Grupos de referência - Tipos de marketing

4 A ERA DO MARKETING 8. Como será desenvolvida a aula?
Aula expositiva com apresentação de slides e estudo de caso em grupos com cinco alunos cada. 9. Há alguma forma de verificar se houve aprendizagem e a situação problema resolvida?  Cada grupo deverá fazer por escrito uma avaliação dos fatos negligenciados pelo marketing na instalação da Eurodisney. 10. Que indicação de literatura(s) você recomenda? PHILIP, Kotler: Administração de Marketing – edição do Novo Milênio-Vol 10.. São Paulo: Prentice Hall,2004.  ETZEL, Michael J. Marketing – São Paulo: Makron Books, 2001. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

5 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
PROF. MS.RICARDO C. MOREIRA

6 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Em meados Séc XVII – Comerciante – Cidade de Edo (hoje Tóquio) – Desenvolvia produtos especiais “clientes VIP”. - Grande loja (estoques, reembolsos, e estimulava a industrialização do país) - Atendia Necessidades e desejos A forma mais antiga de organização da produção surgida na Inglaterra e na maior parte dos países europeus durante a idade média foram as oficinas artesanais independentes.

7 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Migração de camponeses para as cidades… Era da produção XVIII /XIX Os consumidores estavam ansiosos por produtos e serviços. Toda a produção era quase toda artesanal e em pequena escala que mal atendia a demanda da comunidade.

8 1910 surgimento das primeiras instituições reunindo profissionais do setor
Era da produção (cont.) Com a revolução Industrial – e com o surgimento das primeiras industrias a produção aumentou, mas mesmo assim a visão dos empresários e a disponibilidade de recursos eram os fatores preponderantes na comercialização

9 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Era do produto Os consumidores estavam ansiosos por produtos e serviços. A EVOLUÇÃO DO MARKETING Empresa acreditavam que as vendas e a satisfação do cliente dependem da elevação das características técnicas, funções e desempenho nos produtos, ou oferecendo maior número de acessórios, mais controles, mais velocidade, materiais mais nobres e maior sofisticação. Os profissionais avaliam que é isto que os consumidores desejam e que é essa a posição que prevalece na decisão de compra.

10 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Era das vendas – 1930 * Época dos primeiros sinais de excessos de oferta de produtos Com o desenvolvimento tecnológico os fabricantes produziam em série, a oferta passou a superar em muito a demanda e os produtos acumulavam-se em estoques. Técnicas mais agressivas de vendas começaram a serem utilizadas por algumas empresas, nessa época é marcante a ênfase na comercialização totalmente dirigida às vendas. A EVOLUÇÃO DO MARKETING

11 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Era dos Clientes   A EVOLUÇÃO DO MARKETING -Não mais produzir e vender e sim, satisfazer à clientela, consultando-a antes de produzir qualquer coisa. -Uso de estudos de mercado e com base nessa consulta, caso seja favorável, oferecer-lhe produtos/serviços/idéias de qualidade e valor, para que os consumidores voltem a comprar e a falar bem da empresa e de seus produtos

12 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Era do marketing – 1950 - Os empresários perceberam que vender a qualquer custo não era uma forma correta de comercialização. - As vendas eram muito sazonais, faz-se perceber que era mais importante a conquista e manutenção do negócio a longo prazo enfatizando as relações duradouras com a clientela. -Dá-se enfoque a valorização sistemática do consumidor. Todos os produtos deveriam ser vendidos após uma meticulosa constatação de seus desejos e necessidades. Assim a partir da década de cinqüenta o cenário da comercialização passou a ser voltado ao cliente sendo este um dos caminhos para obtenção de melhores produtos e resultados.

13 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Era do marketing – 1960 THEODORE LEVITT - Pai do Marketing - Professor de Harvard Business School escreve artigo na revista Harvard Business Review entitulado: "Miopia de Marketing - revela erros e percepções - Salienta a importância da satisfação dos clientes - Busca da satisfação garantida - Nascimento de Marcas como: Coca - Cola, Marlboro, Sears O mundo do marketing começou a borbulhar, artigos científicos foram escritos, “pesquisas” feitas e dados estatisticamente relevantes traçados. Separou-se as estratégias eficientes dos achismos e viu-se a necessidade de um estudo sério do mercado * SURGIMENTO DE PHILIP KOTLER -1967

14 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Era do marketing – 1970 surgimento departamentos e diretorias de marketing em todas as grandes empresas época que se multiplicam os supermercados, shoppings centers e franchises marketing é tão notório no meio empresarial, que passa rapidamente a ser adotado em outros setores da atividade humana. O governo, organizações civis, entidades religiosas e partidos políticos passaram a valer-se das estratégias de marketing adaptando-as às suas realidades e necessidades.

15 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Era do marketing – 1980 Em 1982, o livro "Em Busca da Excelência", de Tom Peters e Bob Waterman inaugurou a era dos gurus de marketing. Num golpe de sorte editorial, produziram o livro de marketing mais vendido de todos os tempos, ao focarem completamente sua atenção para o cliente O fenômeno dos gurus levou o marketing às massas, e portanto as pequenas e médias empresas, e a todo o tipo de profissional Aparecimento de diversos autores e estratégias mercadológicas: -Al Ries por definir o conceito de posicionamento, -Jay Conrad Levinson por conceituar o marketing de guerrilha -Masaaki Imai pai do Kaizen que ganharam reconhecimento no mundo dos negócios e reputação por suas idéias e abordagens originais.

16 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Era do marketing – 1990 Internet e E-commerce (revolução na logística, distribuição e formas de pgto) CRM ( Customer Relationship Management)= proporcionando maior grau de relacionamento com clientes em larga escala Busca de personalização em massa através de novos pensadores em Marketing: -Maximarketing de Stan Rapp, Maketing 1 to 1, da Peppers & Rogers Group, Aftermarketing de Terry G. Vavra Marketing direto de Bob Stone caracterizou-se por uma constante busca pela personalização em massa.

17 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Era do marketing – 1990 (Cont.) Fortalecimento do conceito de marketing societal : * exigência de mercado haver uma preocupação com o bem-estar da sociedade. A satisfação do consumidor e a opinião pública, passou a estar diretamente ligada a participação das organizações em causas sociais, e a responsabilidade social transformou-se numa vantagem competitiva. * organização determina as necessidades, desejos e interesses do mercado-alvo e então proporciona aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar do cliente e da sociedade. O marketing social surgiu como uma evolução da orientação para o cliente nas empresas. Elas começaram a agregar a questão da responsabilidade social como um dos aspectos fundamentais na sua gestão.

18 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Era do marketing – 1990 (Cont.) Nova orientação empresarial chamada MARKETING HOLÍSTICO: a empresa deve compreender e administrar toda a complexidade envolvida na gestão de marketing empresarial. Marketing holístico é uma expressão utilizada por Philip Kotler e Kevin Lane Keller (Administração de Marketing, Prentice Hall, 2006) para indicar que uma abordagem que reconhece e tenta harmonizar o escopo e as complexidades das atividades de marketing. O Marketing holístico visa a integrar: Marketing integrado Marketing de relacionamento (CRM) Marketing interno Marketing socialmente responsável

19 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Era do marketing – 2000 Virada do milênio proporciona mudanças jamais vistas no Marketing segmentação da televisão a cabo; a popularidade da telefonia celular; a democratização dos meios de comunicação especialmente via Internet; World Wide Web madura o suficiente e nos primeiros anos desta década surgiram uma infinidade de pesquisas e publicações sobre webmarketing e comércio eletrônico (gerando poder de barganha aos clientes) A mídia espontânea, conseguida por esforços de Assessoria de imprensa, Relações Públicas, Marketing Social, começam a tomar o espaço da propaganda tradicional; Surgimento do buzzmarketing e do marketing viral, (Russell Goldsmith e Mark Hughes) influenciando tanto o marketing como a comunicação.

20 A ERA DO MARKETING Foi Peter Drucker quem, no best seller “Prática da Administração de Empresas” lançado há +/- 40 anos elevou o marketing a uma posição de importância, ou seja, considerar a atividade a partir da postura do cliente e posicioná-lo no centro dos esforços de uma empresa.

21 VENDAS X MARKETING DIFERENÇAS VENDAS MARKETING FOCO No Produto/Serviço
No Cliente AÇÃO Def. Produto/Serviço e, depois, como vendê-lo A demanda do mercado é a primeira consideração feita MEIOS Promoção e vendas Mkt Integrado FIM Lucro, através do volume de vendas Lucro, por meio da satisfação do cliente MENTALIDADE Voltada para a organização (para dentro) Voltada para o mercado (para fora) INTERESSE Atender aos objetivos da organização Atender aos objetivos da organização, äs necessidades do mercado e gerar novas necessidades DIMENSÃO É uma função do Marketing Envolve todos os elementos do Mkt Mix, inclusive vendas.

22 A ERA DO MARKETING A palavra marketing vem de market, que quer dizer mercado, e no sentido original quer dizer atividades de compra e venda no mercado. O conceito original de marketing incluía três elementos: 1- O conhecimento dos anseios do cliente que devem ser considerados como ponto de partida; 2-     A integração e a coordenação de todos às atividades em torno do foco no cliente; 3-     Lucro. ($$$$ Empresas)

23 A ERA DO MARKETING Marketing pode ser definido como o conjunto de atividades que objetivam a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a OBTER E SERVIR A DEMANDA POR PRODUTOS E SERVIÇOS, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e/ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividade. (KOTLER:1986).

24 A ERA DO MARKETING Definição de marketing. (Atualmente)
“Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientada para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade”. (LAS CASAS. 2004:26).

25 A ERA DO MARKETING O consumidor diante de uma situação de compra age segundo a uma série de influências de ordem interna ou externa.

26 A ERA DO MARKETING PSICOLOGIA NO MARKETING Fatores Internos: Motivação
Aprendizagem Percepção Atitudes Personalidade PSICOLOGIA NO MARKETING

27 A ERA DO MARKETING Fatores Internos: 1. Motivação
Teoria de Maslow - A Hierarquia das Necessidades necessidades de auto realização necessidade de status e estima necessidades sociais (afeto) necessidades de segurança necessidades fisiológicas

28 A ERA DO MARKETING Fatores Internos: Motivação (cont.)
Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes: Comportamento ilógico ou sem normalidade; Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida; Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos; Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos; Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc. Quando a necessidade não é satisfeita e não sobrevindo as situações anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal.

29 A ERA DO MARKETING Fatores Internos: 2 - Aprendizagem
O aprendizado é uma alteração de comportamento que pode ser ou não permanente que ocorre como resultante da prática. -   Percepção É o processo pelo qual o indivíduo seleciona, organiza e interpreta a informação para dar um significado, um sentido ao mundo.

30 A ERA DO MARKETING Fatores Internos: 4 - Atitudes - 5 - Personalidade
São assimiladas pelo convívio dos indivíduos de acordo com os grupos sociais que freqüentam e que acabam por inquirir sobre sentimentos positivos ou negativos sobre algum objeto. -    5 - Personalidade ID – Energia psíquica que leva a ação Superego – Representação da sociedade, ao nível interno Ego - É o elo de ligação entre o ID e Superego tornando as satisfações em comportamentos socialmente aceitáveis.

31 A ERA DO MARKETING Fatores Externos: - Família - Classe Social
          Grupos de referência

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33 A ERA DO MARKETING Marketing de Permissão ou Marketing é a utilização deliberada e autorizada do como mídia. Com ele, empresas e outras organizações (entidades, partidos políticos etc) têm acesso privilegiado a um grupo seleto de pessoas com o objetivo de difundir idéias, vender produtos e serviços etc.

34 A ERA DO MARKETING Marketing Educacional é o esforço de posicionamento/comunicação desenvolvido por instituições de ensino (colégios, universidades, faculdades, entidades representativas destas instituições etc) junto aos usuários de seus produtos e serviços (estudantes, professores ou profissionais) ou a grupos sociais determinados ou ainda à própria comunidade.

35 A ERA DO MARKETING Marketing Político designa as atividades focadas na promoção de parlamentares (vereadores,  deputados, senadores), membros do poder executivo ( presidentes da República, governadores, ministros) e partidos políticos, tendo em vista situá-los positivamente junto aos seus eleitores, comunidades, públicos especiais (como os jornalistas) e à própria opinião pública. O fim último do Marketing Político é garantir a eleição dos seus clientes ou a manutenção de sua imagem, quando eles estão no exercício de seu mandato.

36 A ERA DO MARKETING O Marketing Social ou Marketing para Causas Sociais, como costuma também ser denominado em outros países, diz respeito ao esforço mercadológico no sentido de associar  uma marca ou instituição a uma causa social, que pode ser  o desenvolvimento de campanhas (para prevenção da saúde e o estímulo à leitura, por exemplo) doações para entidades assistenciais, parcerias com entidades filantrópicas, desenvolvimento de trabalho junto a comunidades carentes etc.

37 A ERA DO MARKETING Entende-se por Marketing Cultural o desenvolvimento de um conjunto diversificado de ações, estratégias e produtos com o objetivo de estimular a produção e a difusão da cultura, entendida no seu sentido mais amplo.Incluem-se neste conceito, sobretudo, o apoio e o patrocínio a atividades culturais (literatura,  dança, música, cinema, teatro, folclore etc e manifestações culturais e artísticas em geral ) por parte de empresas públicas e privadas.

38 A ERA DO MARKETING O Marketing de Relacionamento representa uma nova postura na interação entre uma empresa ou entidade e seus clientes. Até  a metade dos anos 90, a maioria das organizações (havia exceções, sempre felizmente há exceções) concentrava seu esforço no sentido de colocar no mercado, mais rápida e amplamente, os seus produtos e serviços, auferindo com isso maiores lucros. Concretizado o negócio, dava as costas para os seus clientes, já que a sua preocupação era sempre buscar novos consumidores e não preservar, necessariamente, os que já havia conquistado.

39 A ERA DO MARKETING O Marketing Rural compreende todas as ações desenvolvidas para a venda de produtos e serviços agropecuários e para a fixação de uma imagem positiva das empresas que atuam no Setor.

40 A ERA DO MARKETING O Marketing Esportivo compreende ações voltadas para a prática e a divulgação de modalidades esportivas, clubes ou associações, seja pela promoção de eventos ou torneios, seja pelo apoio/patrocínio a clubes esportivos. Inclui, também, o trabalho de comunicação/marketing realizado por Academias, Centros de Práticas Esportivas etc..

41 A ERA DO MARKETING Definitivamente, a finalidade básica do marketing jurídico é criar e conservar clientes, diferenciar o escritório dos concorrentes e construir uma marca, do advogado e do bufete. Um escritório com personalidade e caráter, com marca, implica para a maioria dos potenciais clientes uma garantia de qualidade e uma redução de tempo dedicado a escolha do letrado ou do escritório. Possuir uma marca potente evita que o advogado tenha concorrência com relação a preços e erosão das margens. Evita que o principal critério de decisão do cliente na hora de contratar os serviços do advogado seja, além da óbvia recomendação, o preço. Tudo isto é o que se entende globalmente pelo conceito de marketing jurídico.

42 A ERA DO MARKETING O marketing de produtos destina-se a bens de consumo não duráveis, como alimentação, produtos de higiene pessoal, vestuário; produtos duráveis, com eletrodomésticos, automóveis, objetos de arte, moveis. Este bens tem uma característica tangível ou seja podem ser produzidos, examinados, como colocados em estoque, transportados pelo comprador antes que a transação seja finalizada com o vendedor que oferece e, eventualmente efetua a venda.

43 A ERA DO MARKETING Marketing de serviços como as atividades operacionais destinadas a investigar, obter e servir a demanda por assistência profissionais. Nestas atividades incluem-se as tarefas de desenvolvimento e promoção de serviços pessoais e comunitários. Investigar a oportunidade de mercado para planejar, organizar e oferecer assistência de serviços de qualidade, a preços razoáveis que possibilitem satisfação dos clientes e remuneração adequada aos profissionais. Toda a oferta de serviços devem sempre partir do exame da demanda e sua compatibilização com os recursos do profissional que vai prestar os mesmos. O marketing, sem influir nos aspectos técnicos e científicos da área indica como atingir o mercado e esquematizar a oferta de serviços.

44 A ERA DO MARKETING Bibliografia
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 3.ed. São Paulo: Mc Graw-Hill, ETZEL, Michael J. Marketing – São Paulo: Makron Books, 2001. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1986. KOTLER, Philip. ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2004. RIZZO, Claudio. CUNTO, Giovana Cecchetto, Teoria da Administração. Conceitos Básicos da Administração Científica à Administração Estratégica. São Paulo: C&C Editora Ltda, 1998.


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