A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Negócios Parte 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Negócios Parte 1"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Negócios Parte 1

2 Parte 1 Alguns conceitos introdutórios Roteiro do plano de negócios
Resumo executivo Descrição geral da empresa Análise estratégica

3 Plano de Negócios Perguntas iniciais
Qual é a oportunidade? Como surgiu? Qual problema você resolve? Qual o tamanho do mercado potencial? Qual a sua vantagem competitiva distintiva? Esta oportunidade é para você? Que competências você precisa reunir? O que isto significa em termos de dinheiro? Quanto dinheiro você precisa para desenvolver a solução (e a companhia para dar suporte)? Que tipos de volumes e margens de contribuição podem ser esperados? Mohr Davidow Ventures: mdv.com

4 Possíveis Públicos Alvo
Sócios potenciais Parceiros- estratégias conjuntas Intermediários- pessoas que ajudam você a vender seu negócio Investidores- bancos e investidores de risco Gerentes e público interno Gente talentosa que você deseja contratar Clientes, fornecedores, comunidade de negócios

5 Plano de Negócios Ferramenta de planejamento do crescimento
Integração da Visão e da Implementação Examina o cenário externo - oportunidades e ameaças - e analisa as competências internas para dar conta da oportunidade Redução do Risco uma vez que parte dos riscos e situações operacionais adversas poderão ser antecipadas

6 Começando um Negócio Quando começar um negócio?
Quando você tem uma vantagem competitiva Quando você reconhece uma oportunidade

7 Diferentes Oportunidades
Radical: novo mercado e produto/serviço Baseada em uma descontinuidade. Imperfeições de mercado criadas por competidores que não respondem e/ou mudanças nas necessidades dos consumidores. Arbitragem regional introdução de conceito em uma região diferente; franchising.

8 Avaliando Oportunidades
Escala É grande o suficiente? Está gerando valor suficiente? Janela de Tempo Vai durar o suficiente? Esta oportunidade é para você?

9 Plano de Negócios Integra o Plano Estratégico com o Plano Operacional - marketing, finanças, RH

10 Plano de Negócios "Quando fizemos nosso primeiro Plano de Negócios não tínhamos idéia do quanto esta ferramenta seria fundamental para nosso futuro. Hoje, nosso Business Plan é a bússola da Módulo e serve tanto para orientar as decisões de negócio como para sintonizar a todos os colaboradores sobre a estratégia, rumos e metas da empresa.” Alberto Bastos, Módulo

11 Plano de Negócios “Consideramos que o trabalho desenvolvido para a elaboração do Plano de Negócios foi de fundamental importância para o desenvolvimento dos negócios da ISM.” Henrique Faulhaber, ISM

12 Plano de Negócios “O Plano de Negócios possibilitou direcionar os esforços da empresa no caminho correto. Tornou-se o instrumento diário de trabalho da Universe junto a agentes financeiros, investidores e clientes.” Luca Padovano - Universe Informática

13 Plano de Negócios - Investimento
“O Plano de Negócios é um instrumento fundamental para a avaliação de empresas e de seus negócios.” Carlos Eduardo Castello Branco - BNDES – Gerente de Operações de Software

14 Roteiro BNDES Resumo Executivo Apresentação da Empresa
Visão do Negócio Mercado Produtos e Serviços Plano de Marketing Plano de Investimentos Plano Econômico-Financeiro

15 Resumo executivo É a primeira coisa a ser lida, porém a última a ser escrita. Deve ser escrita de tal forma que prenda a atenção do leitor e fazê-lo seguir adiante na leitura do Plano.

16 Roteiro BNDES apresentação da empresa
2.1 Dados Cadastrais 2.2 Perfil dos empreendedores 2.3 Histórico 2.4 Dados de evolução 2.5 Recursos Humanos 2.6 Principais produtos 2.7 Principais clientes 2.8 Alianças e Parcerias 2.9 Política de Qualidade 2.10 Experiência Internacional 2.11 Retrospecto econômico-financeiro

17 Roteiro BNDES Visão e Missão
2.1 FOCOS DA EMPRESA 2.2 MISSÃO 2.3   OPORTUNIDADES E AMEAÇAS- ANÁLISE SWOT 2.4   OBJETIVOS, METAS E ESTRATÉGIAS 2.5   ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS

18 Missão Segundo Kotler, ao estabelecer a missão é relevante considerar:
a história da empresa; valores/ preferências dos proprietários; ambiente de mercado; recursos: financeiros, humanos, conhecimento.

19 Estratégias Competitivas Genéricas- Michael Porter
Diferenciação Custo total Mercado amplo Nicho FOCO

20 Estratégia competitiva (Michael Porter- Estratégia Competitiva)

21 Análise estratégica Os possíveis objetivos para uma empresa podem ser:
Crescer a taxas superiores às do mercado; Manter participação no mercado; Priorizar lucros e caixa para reinvestimento em outro setor; Consolidar a posição em um nicho de mercado.

22 Produtos Finais Unidades de Negócios Produtos Essenciais Competências Essenciais

23


Carregar ppt "Plano de Negócios Parte 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google