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Plano de Negócios Parte 1
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Parte 1 Alguns conceitos introdutórios Roteiro do plano de negócios
Resumo executivo Descrição geral da empresa Análise estratégica
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Plano de Negócios Perguntas iniciais
Qual é a oportunidade? Como surgiu? Qual problema você resolve? Qual o tamanho do mercado potencial? Qual a sua vantagem competitiva distintiva? Esta oportunidade é para você? Que competências você precisa reunir? O que isto significa em termos de dinheiro? Quanto dinheiro você precisa para desenvolver a solução (e a companhia para dar suporte)? Que tipos de volumes e margens de contribuição podem ser esperados? Mohr Davidow Ventures: mdv.com
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Possíveis Públicos Alvo
Sócios potenciais Parceiros- estratégias conjuntas Intermediários- pessoas que ajudam você a vender seu negócio Investidores- bancos e investidores de risco Gerentes e público interno Gente talentosa que você deseja contratar Clientes, fornecedores, comunidade de negócios
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Plano de Negócios Ferramenta de planejamento do crescimento
Integração da Visão e da Implementação Examina o cenário externo - oportunidades e ameaças - e analisa as competências internas para dar conta da oportunidade Redução do Risco uma vez que parte dos riscos e situações operacionais adversas poderão ser antecipadas
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Começando um Negócio Quando começar um negócio?
Quando você tem uma vantagem competitiva Quando você reconhece uma oportunidade
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Diferentes Oportunidades
Radical: novo mercado e produto/serviço Baseada em uma descontinuidade. Imperfeições de mercado criadas por competidores que não respondem e/ou mudanças nas necessidades dos consumidores. Arbitragem regional introdução de conceito em uma região diferente; franchising.
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Avaliando Oportunidades
Escala É grande o suficiente? Está gerando valor suficiente? Janela de Tempo Vai durar o suficiente? Esta oportunidade é para você?
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Plano de Negócios Integra o Plano Estratégico com o Plano Operacional - marketing, finanças, RH
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Plano de Negócios "Quando fizemos nosso primeiro Plano de Negócios não tínhamos idéia do quanto esta ferramenta seria fundamental para nosso futuro. Hoje, nosso Business Plan é a bússola da Módulo e serve tanto para orientar as decisões de negócio como para sintonizar a todos os colaboradores sobre a estratégia, rumos e metas da empresa.” Alberto Bastos, Módulo
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Plano de Negócios “Consideramos que o trabalho desenvolvido para a elaboração do Plano de Negócios foi de fundamental importância para o desenvolvimento dos negócios da ISM.” Henrique Faulhaber, ISM
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Plano de Negócios “O Plano de Negócios possibilitou direcionar os esforços da empresa no caminho correto. Tornou-se o instrumento diário de trabalho da Universe junto a agentes financeiros, investidores e clientes.” Luca Padovano - Universe Informática
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Plano de Negócios - Investimento
“O Plano de Negócios é um instrumento fundamental para a avaliação de empresas e de seus negócios.” Carlos Eduardo Castello Branco - BNDES – Gerente de Operações de Software
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Roteiro BNDES Resumo Executivo Apresentação da Empresa
Visão do Negócio Mercado Produtos e Serviços Plano de Marketing Plano de Investimentos Plano Econômico-Financeiro
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Resumo executivo É a primeira coisa a ser lida, porém a última a ser escrita. Deve ser escrita de tal forma que prenda a atenção do leitor e fazê-lo seguir adiante na leitura do Plano.
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Roteiro BNDES apresentação da empresa
2.1 Dados Cadastrais 2.2 Perfil dos empreendedores 2.3 Histórico 2.4 Dados de evolução 2.5 Recursos Humanos 2.6 Principais produtos 2.7 Principais clientes 2.8 Alianças e Parcerias 2.9 Política de Qualidade 2.10 Experiência Internacional 2.11 Retrospecto econômico-financeiro
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Roteiro BNDES Visão e Missão
2.1 FOCOS DA EMPRESA 2.2 MISSÃO 2.3 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS- ANÁLISE SWOT 2.4 OBJETIVOS, METAS E ESTRATÉGIAS 2.5 ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS
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Missão Segundo Kotler, ao estabelecer a missão é relevante considerar:
a história da empresa; valores/ preferências dos proprietários; ambiente de mercado; recursos: financeiros, humanos, conhecimento.
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Estratégias Competitivas Genéricas- Michael Porter
Diferenciação Custo total Mercado amplo Nicho FOCO
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Estratégia competitiva (Michael Porter- Estratégia Competitiva)
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Análise estratégica Os possíveis objetivos para uma empresa podem ser:
Crescer a taxas superiores às do mercado; Manter participação no mercado; Priorizar lucros e caixa para reinvestimento em outro setor; Consolidar a posição em um nicho de mercado.
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Produtos Finais Unidades de Negócios Produtos Essenciais Competências Essenciais
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