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INTRODUÇÃO AO VAREJO Varejo Prof. Vitor Pires. Varejo - Realidade e Mudança zO varejo vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial.

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1 INTRODUÇÃO AO VAREJO Varejo Prof. Vitor Pires

2 Varejo - Realidade e Mudança zO varejo vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial no Brasil zNúmero crescente de varejistas aparece na relação de maiores empresas do Brasil (Revista Exame, Maiores e Melhores) zIntenso ritmo de mudanças no setor varejistas zNovos formatos varejistas ( shopping centers, hipermercados, lojas de conveniências, clube de compras, lanchonetes fast food, restaurantes por quilo, redes de franquias e etc.) zMuitos modelos de lojas foram cedendo lugar aos novos formatos, mais efiecientes e mais adequados às novas necessidades do consumidor

3 Tendências Varejistas para as Próximas Décadas zAumento da Globalização zAumento da Consolidação zAumento do Poder do Varejo zParceria e Alianças com Fornecedores zPolarização: massificação versus especialização zAumento da Concorrência no Formato de Substitutos zTecnologia de Informação zCapital Humano e Profissionalização zNovos Formatos e Composições Varejistas zExpansão do varejo sem lojas

4 Tendências Varejistas para as Próximas Décadas zVarejo Virtual zAumento do Varejo de Serviços zMaior Foco no Cliente e no Marketing de Relacionamento zMudanças no Comportamento do Consumidor zAumento no Sistema de Auto-serviço zMudanças nas Características do Mercado Brasileiro zMigração das Classes A, B e C para os Centros de Compra Planejadas

5 Aumento da Globalização zGrandes grupos estrangeiros aportaram no Brasil zEstratégias de crescimento e internacionalização dos negócios Exemplos: zCarrefour - política agressiva de expansão através de aquisições de supermercados brasileiros (Ex.: no Rio de Janeiro - Continente, Dallas e Rainha) zCassino - associação com o grupo Pão de Açúcar zWal-Mart - Continua sua expansão no Brasil zMc Donald´s - ritmo de crescimento através de franquias

6 Aumento da Consolidação zUm pequeno número de empresas estará, cada vez mais, assumindo uma crescente participação dos negócios varejistas zChegada de grandes grupos estrangeiros - aceleração do processo de consolidação Exemplo: zNo varejo de alimentos, as cinco maiores redes varejistas já concentram, mais de 40% dos negócios do setor.

7 Aumento do Poder do Varejo zAumento no poder de barganha do varejistas zVulnerabilidade dos fornecedores frente aos grandes grupos varejistas Grandes redes varejistas já impõem: 4condições de fornecimento 4formas de pagamento 4processos de gestão e 4processos produtivos zSurgimento das marcas próprias

8 Parceria e Alianças com Fornecedores zAs parcerias e cooperação com fornecedores devem ser fortalecidas zA geração de valor ao cliente final depende da sintonia entre varejistas e fornecedores zIntegração da Tecnologia de Informação entre varejistas e fornecedores zGerenciamento de Categorias

9 Polarização: Massificação x Especialização zPolarização: varejistas grandes (massificados) e varejistas pequenos (especializados) zVarejistas grandes (massificados) - Exemplos: Carrefour, Extra, C&A e Casas Pernambucanas zEmpresas de grande porte, que operam em todo o território nacional, com grandes volumes de vendas e dirigidos para grandes massas de consumidores zVarejistas pequenos (especializados) - Conhecem bem os consumidores e concentram-se em atender os desejos específicos de determinados segmentos.

10 Aumento da Concorrência de Formatos Substitutos zA concorrência não é mais exercida apenas entre os varejistas de mesmo formato zAs fronteiras de definição da linha de produtos que cada modelo varejista comercializa torna-se cada vez mais flexível Exemplos zPadarias x Lojas de Conveniência zHipermercados x Lojas de Eletrodomésticos zSupermercados x Farmácias zVarejo virtual x Varejo físico (lojas)

11 Tecnologia da Informação zTecnologia como redutor de tempo zTecnologia vem proporcionando melhores métodos de gestão e redução nos custos zMelhor atendimento às necessidades dos consumidores Exemplos de ferramentas tecnológicas: código de barras leitoras óticas EDI - Eletronic Data Interchange Sistemas logísticos Etiquetas eletrônicas Gerenciamento de banco de dados

12 Capital Humano e Profissionalização zReconhecimento na importância das pessoas para o crescimento das organizações zInvestimentos crescentes em programas de treinamento e capacitação profissional zNecessidade de funcionários bem treinados e qualificados zSurgimento da Escola Nacional de Supermercados e MBA´s em Varejo

13 Novos Formatos e Composições Varejistas zO varejo é um dos setores mais criativos zExemplos de novos formatos e inovações varejistas Hipermercados Lojas de Conveniência Locadoras de vídeo, Supermercados 24 horas zTendência de varejo integrado Exemplos: zLojas de café dentro de livrarias zLojas de conveniência em postos de gasolina zLocadoras de vídeo em supermercados

14 Expansão do Varejo sem Lojas zProgramas de vendas pela televisão zProgramas de vendas por catálogo zVarejo pela Internet zVendas porta a porta zMáquinas automáticas de venda zO volume de vendas do varejo sem loja tende a aumentar, principalmente o varejo eletrônico

15 Varejo Virtual zA importância do varejo eletrônico como canal de vendas zA internet, vem ampliando as alternativas de escolhas dos consumidores e seus níveis de decisões de compra zO consumidor pode acessar lojas em qualquer parte do planeta, na hora que desejar zEstima-se que o mercado mundial em 2003, 150 milhões de usuários e resultados financeiros em torno de US$ 1 trilhão

16 Aumento do Varejo de Serviços zAumento da renda per capita nas últimas décadas zAumento no consumo de serviços zExpansão de uma gama de atividades varejistas: 4salões de beleza 4locadoras de vídeo 4lavanderias 4serviços de manutenção de automóveis 4restaurantes 4academias de ginástica e etc.

17 Maior Foco no Cliente e no Marketing de Relacionamento zAumento nas necessidades de satisfazer os desejos dos clientes zTecnologias:CRM e banco de dados zRelacionamento mais individualizados e duradouros zBusca da fidelidade dos clientes zFoco na confiança e qualidade dos serviços zInteratividade proporcionada pela internet amplia o conceito de relacionamento

18 Mudança no Comportamento dos Consumidores zBusca pela conveniência e falta de tempo zConsumidores ficam cada vez mais insatisfeitos quando perdem tempo nas filas ou ficam perdidos na s lojas Exemplos zMaior agilidade nos caixas zMelhor sinalização interna zFuncionamento 24 horas zEntregas em domicílio zVendas por telefone e internet zAlguns consumidores estão buscando uma experiência de socialização e lazer quando vão às compras

19 Aumento do Sistema de Auto-serviço zAdoção de sistemas onde o próprio consumidor escolhe a mercadoria zPode tocar e sentir o produto – facilita o processo de decisão de compra zLiberdade de escolha zExemplos: zMat. Construção zMat. Escritório zBrinquedos zRestaurante por quilo

20 Mudanças nas Características do Mercado Brasileiro zAumento no consumo das cidades do interior zCresce a importância das regiões Norte e Centro-Oeste zDiminui a participação dos jovens e aumenta a participação do segmento dos idosos zA população mais velha adota estilo de vida mais jovial zCresce o número de domicílios com uma só pessoa zMelhora o padrão educacional da população zAumenta o número de mulheres no mercado de trabalho zConsumidores prestam mais atenção à saúde, à alimentação e ao condicionamento físico

21 Migração das Classes A, B e C para os Centros de compras planejados zO consumidor está cada vez mais fazendo suas compras de não-alimentos em shopping centers zShopping centers - inicialmente direcionados para classes A e B, posteriormente para C zOs consumidores deixaram de comprar nas lojas de rua zShopping centers - conforto e lazer

22 Importância do Varejo na Economia Brasileira zVolume anual de vendas = R$ 100 bilhões zum milhão de lojas z10% PIB brasileiro Principais setores varejistas no Brasil são: 4Varejo de alimentos 4Revendas e lojas de carros 4Lojas de eletrodomésticos 4Varejo de confecção


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