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GESTÃO DE PESSOAS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE PESSOAS PEDRO CARLOS DE CARVALHO."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PESSOAS PEDRO CARLOS DE CARVALHO

2 AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA – FREDERICK W. TAYLOR AS TAREFAS e o ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS A TEORIA CLÁSSICA – HENRI FAYOL A DEPARTAMENTALIZAÇÃO e os 14 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO A TEORIA DA BUROCRACIA - MAX WEBER ÊNFASE À DIVISÃO DO TRABALHO e as LEIS E REGRAS TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS - GEORGE ELTON MAYO UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA - A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS A TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS - ABRAHAM MASLOW BÁSICAS, SEGURANÇA, SOCIAIS, ESTIMA, AUTO-REALIZAÇÃO O MODELO MOTIVACIONAL - FREDERIK HERZBERG FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVACIONAIS OS ASPECTOS DA VIDA ORGANIZACIONAL - DOUGLAS Mc GREGOR AS ANÁLISES DAS TEORIAS X e Y DA ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ATÉ A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS MUITAS MUDANÇAS ACONTECERAM. ASSIM, VAMOS ESTUDAR AS CINCO VARIÁVEIS DAS EMPRESAS: PEDRO CARLOS DE CARVALHO

3 PEDRO CARLOS DE CARVALHO - 03
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL TAREFAS DESEMPENHADAS AS VARIÁVEIS DA ADMINISTRAÇÃO TECNOLOGIA AMBIENTE INTERNO E EXTERNO PESSOAS PEDRO CARLOS DE CARVALHO

4 AS 3 ETAPAS DAS ORGANIZAÇÕES NO DECORRER DO SÉC. XX
Industrialização Clássica Industrialização Neoclássica Era da Informação Período Após 1990 Matricial, departamentalização por produtos/serviços Funcional, Rígida, Piramidal, Inflexível e Burocrática Fluída e Flexível Redes de equipes multifuncionais Estrutura Foco no passado e nas tradições. Manutenção do status quo Foco no presente. Ênfase na adaptação ao ambiente Foco no futuro. Ênfase na mudança e na inovação Cultura Intensificação das mudanças Imprevisível e turbulento Ambiente Estático e Previsível Fatores de produção inertes, sujeito a regulamentos rígidos e ao controle Pessoas como recursos que precisam ser administrados Pessoas como seres humanos proativos Pessoas Relações Industriais Administração de RH Gestão de Pessoas Denominação PEDRO CARLOS DE CARVALHO

5 GESTÃO DE PESSOAS A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”. (Joel Souza Dutra) PEDRO CARLOS DE CARVALHO

6 PEDRO CARLOS DE CARVALHO - 06
CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL RELAÇÕES INDUSTRIAIS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE TALENTOS GESTÃO DE CAPITAL HUMANO DEPARTAMENTO GENTE PEDRO CARLOS DE CARVALHO

7 GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL PEDRO CARLOS DE CARVALHO - 07
EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL PERÍODO FASE CARACTERÍSTICAS Inexistência de legislação trabalhista e de Departamento Pessoal Descentralização das funções Antes de 1930 Contábil De 1930 a 1950 Legal Implantação da legislação trabalhista Surgimento do Departamento Pessoal para atender as exigências legais De 1950 a 1965 Tecnicista Desenvolvimento da indústria automobilística Avanço nas relações entre capital e trabalho. De 1965 a 1985 Administrativa Implementação dos subsistemas de RH Preocupação com a eficiência e desempenho Movimento sindical De 1985 a atual Estratégica Preocupação com o capital humano Planejamento estratégico de RH PEDRO CARLOS DE CARVALHO

8 DIFERENTES VISÕES DA FUNÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS
Administração de Pessoal Administração de Recursos Humanos Gestão de Pessoas Visão Clássica Visão Contemporânea Visão Neo-Clássica PEDRO CARLOS DE CARVALHO

9 CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DE PESSOAS PEDRO CARLOS DE CARVALHO - 09
☞ CONTINGENCIAL E SITUACIONAL ☞ RESPONSABILIDADE DE LINHA E STAFF ☞ SISTÊMICA PEDRO CARLOS DE CARVALHO

10 O CARÁTER CONTIGENCIAL E SITUACIONAL DA GESTÃO DE PESSOAS
Não existe um único Modelo ou o Melhor Modelo de Gestão de Pessoas, aplicável a toda ou qualquer organização. O Desenho da Gestão de Pessoas é elaborado de acordo com o perfil de cada organização em particular, pois depende de aspectos como: Contexto Ambiental Negócio da Organização Capacidade Financeira Estrutura Organizacional Tecnologia Utilizada Processos Internos Cultura Organizacional PEDRO CARLOS DE CARVALHO

11 A GESTÃO DE PESSOAS COMO RESPONSABILIDADE DE LINHA E COMO STAFF
☛ A Gestão de Pessoas é responsabilidade de todos os gerentes da organização. ☛ A área de Gestão de Pessoas tem como objetivo e responsabilidade dar apoio (staff) aos gerentes, empregados e à organização. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

12 OS PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS PEDRO CARLOS DE CARVALHO - 12
SÃO INTERDEPENDENTES VISÃO SISTÊMICA A função de Gestão de Pessoas é vista como um grande Sistema Integrado, composto por vários subsistemas e processos Interligados e Interdependentes. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

13 GESTÃO DE PESSOAS OS PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS SERVEM PARA DAR
SUPORTE ÀS AÇÕES GERENCIAIS E AOS DEMAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

14 QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM
NAS RELAÇÕES DE TRABALHO E NO DESEMPENHO DE INDIVÍDUOS E DE GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES? PEDRO CARLOS DE CARVALHO

15 CULTURA ORGANIZACIONAL PEDRO CARLOS DE CARVALHO - 15
INSATISFAÇÃO COM .... ORGANIZAÇÃO AMBIENTE DE TRABALHO GRUPO DE TRABALHO ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA TRABALHO REMUNERAÇÃO PESSOAS CONFLITO RELAÇÕES DE PODER MOTIVAÇÃO CLIMA ORGANIZACIONAL LIDERANÇA COMUNICAÇÃO CULTURA ORGANIZACIONAL PEDRO CARLOS DE CARVALHO

16 GESTÃO DE PESSOAS: EIXO PSICOSSOCIAL E COMPORTAMENTAL
AMBIENTE INTERNO E EXTERNO CULTURA E MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES FUNÇÃO GERENCIAL NAS ORGANIZAÇÕES Modelo de Gestão de Pessoas COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES RELAÇÕES DE TRABALHO, CONFLITO E PODER NAS ORGANIZAÇÕES PEDRO CARLOS DE CARVALHO

17 GESTÃO DE PESSOAS: EIXO TÉCNICO-INSTRUMENTAL
AMBIENTE INTERNO E EXTERNO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO EM GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PROVISÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO GESTÃO DE DESEMPENHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA ORGANIZAÇÃO PEDRO CARLOS DE CARVALHO

18 A COMPOSIÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS
PEDRO CARLOS DE CARVALHO

19 PSICOLOGIA INDUSTRIAL PEDAGOGIA EMPRESARIAL
E ORGANIZACIONAL A GESTÃO DE PESSOAS ENVOLVE DIVERSOS CONCEITOS E APLICAÇÕES SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL PEDAGOGIA EMPRESARIAL ENGENHARIA INDUSTRIAL DIREITO DO TRABALHO SEGURANÇA DO TRABALHO GESTÃO AMBIENTAL MEDICINA DO TRABALHO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NUTRIÇÃO SERVIÇO SOCIAL ADMINISTRAÇÃO ECONOMIA RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNICAÇÃO ESTATÍSTICA, etc. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

20 OS ASSUNTOS TRATADOS NA GESTÃO DE PESSOAS
SÃO PERTINENTES A UMA MULTIPLICIDADE DE CONHECIMENTOS: APLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TESTES PSICOLÓGICOS ENTREVISTAS COM PESSOAS TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL ALTERAÇÕES NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO MEDICINA E ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA SOCIAL PLANO DE CARREIRA DESENHO DO CARGO MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO ABSENTEÍSMO E TURN-OVER ACIDENTES DE TRABALHO GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE INTERPRETAÇÃO DE LEIS TRABALHISTAS RELAÇÕES SINDICAIS ENCARGOS SOCIAIS ÉTICA TRANSPORTE DE PESSOAS PEDRO CARLOS DE CARVALHO

21 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PESQUISA DE MERCADO DE TRABALHO TÉCNICAS DA GESTÃO DE PESSOAS UTILIZADAS NO AMBIENTE EXTERNO ORGANIZAÇÃO LEGISLAÇÃO AMBIENTAL RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA PESQUISA DE SALÁRIOS E BENEFÍCIOS RELAÇÕES COM ENTIDADES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RELAÇÕES COM SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE CLASSE PEDRO CARLOS DE CARVALHO

22 AMBIENTE INTERNO TÉCNICAS DA GESTÃO DE PESSOAS UTILIZADAS NO
ANÁLISE, DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE CARGOS TÉCNICAS DA GESTÃO DE PESSOAS UTILIZADAS NO AMBIENTE INTERNO ORGANIZAÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL POLÍTICA SALARIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PLANO DE BENEFÍCIOS SOCIAIS PLANO DE CARREIRA PEDRO CARLOS DE CARVALHO

23 RECRUTAMENTO, ENTREVISTAS, TREINAMENTO DE PESSOAL
SELEÇÃO, INTEGRAÇÃO, etc. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E FEEDBACK TÉCNICAS APLICADAS DIRETAMENTE SOBRE PESSOAS ACONSELHAMENTO DE PESSOAS PROGRAMAS DE TREINAMENTO DE PESSOAL PEDRO CARLOS DE CARVALHO

24 ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS CLASSIFICAÇÃO DE CARGOS
OCUPADOS PLANOS GENÉRICOS TÉCNICAS APLICADAS INDIRETAMENTE SOBRE PESSOAS ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS AVALIAÇÃO DE CARGOS NORMAS E PADRÕES DE CONDUTA CLASSIFICAÇÃO DE CARGOS QUALIDADE DE VIDA PEDRO CARLOS DE CARVALHO

25 GESTÃO DE PESSOAS 2- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROMOÇÕES
TÉCNICAS QUE FORNECEM DADOS DECISÕES RESULTANTES 1- ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ADMISSÃO DE PESSOAL ENTREVISTAS 2- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROMOÇÕES ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO TRANSFERÊNCIAS, REGISTROS DE ROTAÇÃO DE PESSOAL READMISSÕES E REGISTROS DE RECLAMAÇÕES DESLIGAMENTOS 3- AVALIAÇÃO DE CARGOS DEFINIÇÃO ANÁLISE DO MERCADO DE SALÁRIOS de SALÁRIOS 4- PROGRAMAS DE TREINAMENTO CAPACITAÇÃO PEDRO CARLOS DE CARVALHO

26 A ATUAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS
CARGOS MACRO- AMBIENTE GESTÃO DE PESSOAS ÁREAS MERCADO EMPRESA MEIO AMBIENTE PEDRO CARLOS DE CARVALHO

27 AS FUNÇÕES BÁSICAS DA GESTÃO DE PESSOAS
PEDRO CARLOS DE CARVALHO

28 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
GESTÃO DE PESSOAS 1ª. FUNÇÃO BÁSICA PROCESSO: ATRAÇÃO OBJETIVO: QUEM IRÁ SER CONTRATADO PARA TRABALHAR NA ORGANIZAÇÃO. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: PESQUISA DE MERCADO DE TALENTOS RECRUTAMENTO DE PESSOAL SELEÇÃO DE PESSOAL PEDRO CARLOS DE CARVALHO

29 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
GESTÃO DE PESSOAS 2ª. FUNÇÃO BÁSICA PROCESSO: MOTIVAÇÃO OBJETIVO: ADAPTAR AS PESSOAS À ORGANIZAÇÃO. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: INTEGRAÇÃO DE PESSOAL DESENHO DE CARGOS DESCRIÇÃO DE CARGOS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PEDRO CARLOS DE CARVALHO

30 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
GESTÃO DE PESSOAS 3ª. FUNÇÃO BÁSICA PROCESSO: MANUTENÇÃO OBJETIVO: MANTER AS PESSOAS TRABALHANDO NA EMPRESA. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: ADMINISTRAÇÃO DE SALÁRIOS BENEFÍCIOS E SERVIÇO SOCIAL SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO GESTÃO AMBIENTAL RELAÇÕES SINDICAIS PEDRO CARLOS DE CARVALHO

31 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
GESTÃO DE PESSOAS 4ª. FUNÇÃO BÁSICA PROCESSO: TREINAMENTO OBJETIVO: PREPARAR E CAPACITAR O PESSOAL DA EMPRESA. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: COMUNICAÇÃO CAPACITAÇÃO HABILITAÇÃO APERFEIÇOAMENTO PEDRO CARLOS DE CARVALHO

32 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
GESTÃO DE PESSOAS 5ª. FUNÇÃO BÁSICA PROCESSO: DESENVOLVIMENTO OBJETIVO: SABER QUEM FOI TREINADO E ACOMPANHAR A EFICÁCIA DOS PROGRAMAS DE TREINAMENTO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: RELACIONAMENTO PESSOAL CONTROLES RESULTADOS OBTIDOS PRODUTIVIDADE QUALIDADE PEDRO CARLOS DE CARVALHO

33 OS IMPACTOS NAS FUNÇÕES BÁSICAS DA GESTÃO DE PESSOAS
INFLUÊNCIAS EXTERNAS ATRAÇÃO DE CANDIDATOS SINDICATOS GLOBALIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO FUNÇÕES MOTIVAÇÃO MEIO AMBIENTE POLÍTICA TREINAMENTO MANUTENÇÃO COMUNIDADES LEGISLAÇÃO PEDRO CARLOS DE CARVALHO

34 1- A GESTÃO OPERACIONAL DA GESTÃO DE PESSOAS
ALGUMAS ÁREAS INCLUÍDAS NESTE FOCO OPERACIONAL: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL TREINAMENTO DE PESSOAL RELAÇÕES SINDICAIS GESTÃO OPERACIONAL SEGURANÇA DO TRABALHO CARGOS E SALÁRIOS BENEFÍCIOS DEPARTAMENTO PESSOAL PEDRO CARLOS DE CARVALHO

35 2- A GESTÃO ESTRATÉGICA DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
ALGUMAS ÁREAS INCLUÍDAS NESTE FOCO ESTRATÉGICO: DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE HUMANA QUALIDADE TOTAL NAS ORGANIZAÇÕES DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE ORGANIZACIONAL GESTÃO ESTRATÉGICA ABSORÇÃO E APLICAÇÃO DE MUDANÇAS MOTIVAÇÃO NO TRABALHO MANUTENÇÃO DE EMPREGADOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO

36 AS DUAS FACES DA GESTÃO DE PESSOAS
OPERACIONAL ESTRATÉGICA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ANÁLISE DE CENÁRIOS CLT ESTATÍSTICA CONHECIMENTO DO BUSINESS MEDICINA DO TRABALHO PROGRAMAS MOTIVACIONAIS HIGIENE E SEGURANÇA DESENVOLVIMENTO HUMANO PSICOLOGIA INDUSTRIAL LIDERANÇA CARGOS E SALÁRIOS REMUNERAÇÃO VARIÁVEL SEGURANÇA PATRIMONIAL COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL PROCEDIMENTOS DIVERSOS POLÍTICAS DE QUALIDADE PEDRO CARLOS DE CARVALHO

37 OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS
PEDRO CARLOS DE CARVALHO

38 OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Participar das estratégias da organização para alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Garantir um equilíbrio entre os interesses dos funcionários e os da organização. Contribuir para a melhoria do desempenho individual e organizacional. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

39 OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Atrair, desenvolver e manter profissionais qualificados. Garantir o comprometimento e a motivação dos indivíduos. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho. Administrar as mudanças. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

40 AS DIFICULDADES BÁSICAS DA GESTÃO DE PESSOAS
PEDRO CARLOS DE CARVALHO

41 a- A ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS LIDA COM MEIOS, RECURSOS INTERMEDIÁRIOS E NÃO COM FINS.
É UMA FUNÇÃO DE ASSESSORIA, PLANEJANDO, PRESTANDO SERVIÇOS ESPECIALIZADOS, RECOMENDANDO E CONTROLANDO. b- A ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS LIDA COM RECURSOS VIVOS, COMPLEXOS, DIFERENTES E VARIÁVEIS, QUE SÃO AS PESSOAS. SAEM DO AMBIENTE PARA DENTRO DA EMPRESA, CRESCEM, DESENVOLVEM-SE, MUDAM DE ATIVIDADE, DE POSIÇÃO E DE VALOR. c- OS TALENTOS NÃO ESTÃO SOMENTE DENTRO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS, MAS SIM ALOCADOS NOS DIVERSOS ÓRGÃOS DA EMPRESA E SUBORDINADOS A DIVERSOS E DIFERENTES NÍVEIS HIERÁRQUICOS. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

42 e- A GESTÃO DE PESSOAS NÃO LIDA DIRETAMENTE COM FONTES DE RECEITA.
d- A GESTÃO DE PESSOAS TRABALHA EM AMBIENTES E EM CONDIÇÕES QUE NÃO DETERMINOU E SOBRE OS QUAIS POSSUI UM GRAU DE PODER E CONTROLE MUITO PEQUENO. e- A GESTÃO DE PESSOAS NÃO LIDA DIRETAMENTE COM FONTES DE RECEITA. GRANDE PARTE DAS EMPRESAS CONSIDERA SEUS FUNCIONÁRIOS CENTRO DE CUSTOS E NÃO CENTRO DE LUCROS. f- A ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS FAZ OU NÃO UM BOM TRABALHO? A ÁREA TEM DESAFIOS E RISCOS NÃO CONTROLADOS OU NÃO CONTROLÁVEIS, NÃO PADRONIZADOS E IMPREVISÍVEIS. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

43 ESTRATÉGIA DA GESTÃO DE PESSOAS ALINHADA À ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
DIFERENCIAL COMPETITIVO - RECRUTAMENTO e SELEÇÃO DE PESSOAL - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - REMUNERAÇÃO e BENEFÍCIOS - SISTEMAS DE AVALIAÇÃO -TECNOLOGIAS DE SUPORTE - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL G E S T Ã O ESTRATÉGIA OPERACIONAL CAPITAL HUMANO + ESTRATÉGIAS DA GESTÃO DE PESSOAS PEDRO CARLOS DE CARVALHO

44 PLANEJAMENTO DE PESSOAS
TREINAR PESSOAS ATRAIR PESSOAS DESENVOLVER PESSOAS MOTIVAR PESSOAS MANTER PESSOAS GESTÃO DE PESSOAS PEDRO CARLOS DE CARVALHO

45 A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS NAS EMPRESAS
O FUTURO DO SEU NEGÓCIO ESTÁ NAS MÃOS DOS SEUS EMPREGADOS. (Akio Morita – ) TODAS AS OPERAÇÕES DE NEGÓCIOS PODEM SER RESUMIDAS EM TRÊS FATORES: PESSOAS, PRODUTOS E LUCROS AS PESSOAS VÊM EM PRIMEIRO LUGAR. (Lee Iacocca ) UMA EMPRESA É UMA ENTIDADE DO MEIO SOCIAL. É CONSTITUÍDA DE PESSOAS. O RESULTADO DE UMA EMPRESA DEPENDE DO DESEMPENHO DAS PESSOAS. (Hélio Beltrão – ) AS DUAS COISAS MAIS IMPORTANTES DE UMA EMPRESA NÃO APARECEM NOS SEUS DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS: SUA REPUTAÇÃO E SUAS PESSOAS . (Henry Ford – ) AS PESSOAS SÃO OS ÚNICOS ELEMENTOS DIFERENCIADOS DE UMA EMPRESA. PESSOAS EXCEPCIONAIS PODEM FAZER FUNCIONAR BEM UMA EMPRESA. (Louis Allen – ) O EMPREGADOR GERALMENTE CONSEGUE AS PESSOAS QUE ELE MERECE. (Sir Walter Bilbey – ) PEDRO CARLOS DE CARVALHO

46 O DESAFIO PARA AS ORGANIZAÇÕES
AS EMPRESAS COMPETEM COM BASE NA SUA CAPACIDADE DE GERAR CONTINUAMENTE INOVAÇÕES E, COM ISTO, CRIAR VALOR PARA CLIENTES, INVESTIDORES, COMUNIDADE, FORNECEDORES, etc. PARA SER EFICIENTE E OBTER SUCESSO, A ORGANIZAÇÃO TEM QUE SER CAPAZ DE PREVER MUDANÇAS AMBIENTAIS E INVENTAR OU IMPLEMENTAR ALGO NOVO COM: Uma nova tecnologia; Um novo produto ou serviço; Um novo processo; Uma nova estratégia de marketing; Uma nova forma de servir ao cliente e Uma nova prática de GESTÃO de PESSOAS PEDRO CARLOS DE CARVALHO

47 “ A verdadeira viagem de descoberta consiste em não procurar novas
ABORDAGEM SISTÊMICA DA GESTÃO DE PESSOAS “ A verdadeira viagem de descoberta consiste em não procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos.” Marcel Proust (Escritor Francês: 1871 – 1922) PEDRO CARLOS DE CARVALHO


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