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Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade Instituto Qualidade Minas.

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Apresentação em tema: "Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade Instituto Qualidade Minas."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade Instituto Qualidade Minas

2 ROTEIRO Quem Somos Produtos e Serviços PGQE Resultados Esperados

3 Produtos e Serviços Prêmio Mineiro da Qualidade - PMQ Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência - PGQE Seminários, cursos, workshops e eventos alinhados com o Foco Estratégico do IQM

4 PMQP / IQM

5 Quem Somos PMQP Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade – 1998 MISSÃO: Contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Estado de Minas Gerais. IQM Instituto Qualidade Minas-2002 NEGÓCIO: Associação de direito privado, sem fins lucrativos, certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público -OSCIP, pela Secretaria Nacional de Justiça, em 12 de agosto de 2005 e pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais em 10 de julho de MISSÃO: Assegurar a estrutura e os recursos necessários para viabilizar as metas e objetivos do PMQP

6 Integração PMQP/IQM

7 Foco Estratégico do IQM Disseminar, implantar e premiar no Estado de Minas Gerais modelos de excelência de gestão que aumentam a competitividade das organizações e a qualidade de vida do povo mineiro.

8 Associados Mantenedores Acesita S/A Belgo Bekaert Arames Ltda Belgo Siderurgia S/A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig Companhia Saneamento de Minas Gerais – Copasa Fiat Automóveis S/A Furnas Centrais Elétricas S/A Gerdau Açominas S/A Hospital Mater Dei S/A Instituto Euvaldo Lodi – IEL Magnesita S/A Minerações Brasileiras Reunidas – MBR Samarco Mineração S/A Sindicato da Industria Mecânica Minas Gerais - SINDMEC Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A– Usiminas

9 Prêmio Mineiro de Qualidade - PMQ

10 O que é o PMQ? O PMQ tem como objetivo incentivar as organizações a buscarem a excelência na gestão de seus negócios. O PMQ tem seu modelo referencial na publicação Rumo à Excelência da Fundação Nacional da Qualidade. Ações do PMQ : Identificar e descrever as práticas reais de gestão Avaliar em que e quanto essas práticas aderem ou se afastam do modelo de avaliação da gestão Agir com base nesta avaliação no sentido de aprimorar o sistema de gestão da organização

11 Principais Prêmios Japan Quality Award Prêmio Europeu da Qualidade Prêmio Malcolm Baldrige Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award Mais 75 Prêmios, em 100 países

12 Sistema de Reconhecimento As candidaturas ao PMQ são reconhecidas dentro de três faixas: FAIXA BRONZE FAIXA PRATA FAIXA OURO São consideradas ganhadoras do PMQ as organizações que apresentam destacado desempenho dentre as classificadas na Faixa Ouro.

13 Cursos, Seminários e Workshops Curso de Gestão com foco no Modelo de Excelência da Gestão da FNQ Seminários Rumo à Excelência em várias localidades do Estado. Cursos de Preparação da Banca Examinadora Diversos Workshops.

14 Projeto de Gestão pela Qualidade rumo à Excelência - PGQE

15 O que é PGQE ? É um Projeto administrado pelo Instituto Qualidade Minas - IQM que tem por objetivo adequar o sistema de gestão das organizações ao modelo de excelência da gestão da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.

16 Modelo de Gestão / FNQ 1. Os modelos refletem a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de muitas organizações e especialistas do Brasil e do exterior. 2. Os modelos são simples e flexíveis e não prescrevem ferramentas ou práticas de gestão específicas. São muito úteis para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de organização: setor público, setor privado, com ou sem finalidade lucrativa, e de porte pequeno, médio ou grande. 3. Os valores organizacionais identificados em organizações líderes de classe mundial, foram considerados como fundamentos para uma gestão voltada para a excelência da organização.

17 Modelo de Gestão / FNQ 4. Com base nestes fundamentos foram criados os Critérios de Avaliação ou Critérios de Excelência, para avaliação do sistema de gestão da organização. Esses critérios são utilizados nos Prêmios da Qualidade no Brasil, Estados Unidos e em outras partes do mundo. 5. Os Critérios de Excelência são utilizados como modelos de gestão no PGQE: Compromisso com a Excelência, Rumo à Excelência e Critérios de Excelência,. 6. A adequação da gestão da organização a esses modelos faz com que os fundamentos sejam incorporados pela organização, assegurando os bons resultados e a sua sobrevivência no mercado.

18 1. Pensamento Sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de Inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Orientação por processos e Informações 6. Visão de Futuro 7. Geração de Valor 8. Valorização das pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade Social Fundamentos da Excelência

19 Critérios da Excelência 1. Liderança 2. Estratégias e Planos 5. Informação e Conhecimento 6. Pessoas 3. Clientes 4. Sociedade 7. Processos 8. Resultados O Modelo de Excelência da Gestão é concebido tendo como base os Fundamentos da Excelência, sendo constituído por oito critérios:

20 Modelo de Excelência da Gestão / FNQ Uma Visão Sistêmica da gestão organizacional.

21 Sistema de Gestão SG Qualidade QS 9000 SG Mkt SG Financeira Casa Matriz SG Planejamento Porter SG Informações SAP SG Produção SG Ambiental ISO SG RH OHSAS SG Comunicações SG Liderança SG Manutenção TPM SG Desempenho BSC = Resultados Liderança Estratégias e planos Sociedade Informação e conhecimento Pessoas Processos Clientes Resultados = RG O Modelo de Excelência da Gestão- MEG permite organizar todos os aspectos críticos do sistema em oito critérios. = REALIDADE = O sistema de gestão é composto de um emaranhado de práticas: MEG

22 Caminho para a Excelência

23 O PGQE é um projeto desenvolvido em três etapas, com duração aproximada de um ano para cada etapa, e duração total de três anos. Etapa 1 – Adequação ao modelo Compromisso com a Excelência Etapa 2 – Adequação ao modelo Rumo à Excelência Etapa 3 – Adequação ao modelo Critérios de Excelência O PGQE começa, sempre, na Etapa 1, com adequação ao modelo Compromisso com a Excelência. A participação da organização é voluntária, podendo participar nas três etapas, em duas ou apenas em uma etapa. Estrutura do PGQE

24 O PGQE é conduzido em duas modalidades: Grupos de 4 a 6 organizações. O projeto é conduzido por um Consultor Sênior e um Consultor Assistente. Organizações individuais. O projeto é conduzido por um único Consultor Sênior. Condução do PGQE Nota: Casos especiais são analisados individualmente

25 Na modalidade de grupos de 4 a 6 organizações, algumas atividades são compartilhadas entre as organizações que compõem o grupo, com conseqüente redução nos custos para as organizações participantes. No caso de organização individual as atividades são dedicadas a uma única empresa. Em qualquer modalidade, a metodologia para condução do projeto é a mesma. Condução do PGQE

26 Etapas da Implantação Visita inicial a cada organização. Curso de Apresentação dos Critérios do Modelo de Gestão adotado pelo grupo ou organização individual. Seminários Técnicos, referentes a cada critério do modelo de gestão. Visitas técnicas, uma por mês, individuais para cada organização do grupo, conduzidas pelo Consultor Sênior e com a presença do Consultor Assistente. Visitas de Acompanhamento, duas por mês, individuais para cada organização do grupo, conduzidas pelo Consultor Assistente. Seminários de Avaliação Inicial, Intermediária e Final.

27 EXCELÊNCIA DA GESTÃO G Q E Seminários Técnicos TREINAMENTO DOS LÍDERES E MULTIPLICADORES Visita Inicial Avaliação Inicial P Visitas Técnicas Visitas Acompanhamentos Avaliação Intermediária Avaliação Final Apresentação Resultados Atividades de Implementação do PGQE

28 Resultados Evidenciados nas Empresas que já participaram do PGQE Organização do Sistema de Gestão; Planejamento das atividades; Melhoria dos processos; Criação e disseminação de valores organizacionais; Melhoria do desempenho econômico-financeiro; Valorização das pessoas pela educação e participação; Aprimoramento do sistema de padronização das práticas de gestão; Estruturação do sistema de medição de desempenho; Sistematização das informações da organização; Melhoria de satisfação dos clientes.

29 São profissionais com conhecimento em sistemas de gestão, examinadores do Prêmio Mineiro da Qualidade e com experiência em trabalhos de consultoria. Utilizam exclusivamente os modelos de gestão da Fundação Nacional da Qualidade, os Guias para Implementação do modelo de gestão e a metodologia desenvolvida pelo Instituto Qualidade Minas – IQM. Atuam em empresas credenciadas pelo Instituto Qualidade Minas – IQM mediante treinamento e aprovação na utilização dos modelos de gestão do PGQE. São avaliados pelas organizações participantes do PGQE e pelo Instituto Qualidade Minas – IQM. Consultores Credenciados - PGQE

30 O Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência - PGQE já foi implantado em 106 empresas no Estado de Minas Gerais, desde Empresas e Grupos participantes

31 EMPRESAS ÂNCORASNº DE EMPRESAS Belgo Siderurgia28 Gerdau Açominas25 V&M do Brasil15 ACIRVELS13 Mecan9 CIEMG7 Soldering4 DELP2 CEMIG1 Itaúna Siderúrgica1 Rhodes1 106 EmpresasTotal de Empresas adesas:

32 O sucesso da implantação do PGQE depende dos seguintes requisitos: Efetivo interesse e comprometimento das organizações participantes na adoção desses modelos como seu Modelo de Gestão. O envolvimento, interesse, participação e aprovação da Alta Direção ou dos proprietários da organização com o Projeto. Disponibilidade de tempo e de recursos para participar de todos os eventos do Projeto.

33 As organizações e empresas interessadas em participar do PGQE deverão assinar inicialmente um Termo de Interesse, e em seguida, receberão a visita de um Consultor Sênior e um representante do PGQE. Termo de Interesse

34 Termo de Adesão e Contratos As organizações e empresas que participam do Projeto de Gestão pela Qualidade rumo à Excelência- PGQE deverão assinar um Termo de Adesão com o IQM e os contratos de prestação de serviços com os consultores credenciados designados para o projeto.

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