A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Estratégica das Informações Conceito de Indicador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Estratégica das Informações Conceito de Indicador."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica das Informações Conceito de Indicador

2 Quais indicadores que uma org deve ter Por quê um certo indicador e não outro O que é: sinalizador, uma variável que pode assumir um número infinito de valores correspondentes a possíveis ações, expressam medidas Mensuração operacional do estado de algum objeto Em ADM especialmente em SERVIÇOS os objetos tendem a ser intangíveis

3 Conceito de Indicador Ex.: Restaurante: ambiente agradável Silêncio: medir em decibéis Temperatura: medir em graus Comodidade: quantas cadeiras e mesas confortáveis Ex.: Participação do aluno Quantidade de faltas Quantidade de desafios que ajuda a resolver em sala A própria percepção de sua participação

4 Conceito de Indicador Objeto Algo tangível ou intangível que pode ser observado e/ou descrito Atributo Característica de alguém ou de alguma coisa Como se descreve um objeto? Casa (veja anúncio) / profissional (veja um CV) Contexto de observação Forma de ver ou avaliar o objeto Objetivo da descrição Ex.: Beatriz (mulher e/ou profissional)

5 Conceito de Indicador Parâmetros Todo elemento cuja variação de valor modifica a solução de um problema Nível de comprometimento de um funcionário (discutir o exemplo) Carros (diversos parâmetros) Portanto parâmetro é descritor funcional de um objeto

6 Conceito de Indicador Métricas É a definição e atribuição de medidas a um parâmetro Ex.: comparativo entre dois automóveis da mesma categoria (ex.: comparativos da Revista Quatro Rodas) É a quantificadora de parâmetros

7 Conceito de Indicador Indicadores Indica dor = parâmetro + métrica É a métrica associada a um parâmetro Indicador é um quantificador de parâmetros Ex.: jornalistas

8 Conceito de Indicador Conceito de Indicador Organizacional Carley (1985) comenta sobre Carlisle: essa autora conceituou indicador social de uma forma que pode ser adotada para conceituar indicador organizacional São resultantes de conceitos abstratos operacionalizáveis São parte de um sistema de informações utilizados pelos responsáveis para compreender e avaliar as partes do sistema social sobre as quais exercem algum poder

9 Conceito de Indicador Conceito de Indicador Organizacional Conceito abstrato operacionalizável: é um objeto intangível: ex. produtividade (vendas, capacidade de carga, etc.) Segundo Carlisle: quantificador de parâmetros referentes às partes interessadas da organização, importantes para o SI > compreender, avaliar e gerir a organização Partes interessadas: PF ou PJ que têm relação direta ou indireta com a organização (stakeholders) Têm que ser importantes para a organização

10 Conceito de Indicador Tipologia de Indicadores Inúmeras possibilidades, depende de cada autor Michal Carley (1985): insumos, fluxos, avaliação de programas, objetivos e subjetivos, compostos e simples Muscat & Fleury (1993): custo, qualidade, tempo, flexibilidade e inovação Imaginem possíveis classificações de veículos

11 Conceito de Indicador Tipologia de Indicadores Indicadores: quanto à perspectiva com que lhe observa o objeto: monetária ($), qualidade (Q) e tempo (T) A variável Q considera como indicadores: comodidade, gentileza, variedade, atenção, segurança, rentabilidade, precisão, efetividade, lealdade, agilidade, maleabilidade, conformidade, imagem, responsabilidade, competência, empatia, desempenho, comprometimento, produtividade, inovação, envolvimento e participação

12 Conceito de Indicador Tipologia de Indicadores Quanto ao vínculo - - Lógicos (vinculados em rede) - - Desvinculados Quanto ao objetivo - - Mudar e conquistar: competitivos - - Manter e operar: operacionais (associados e processos)

13 Conceito de Indicador Tipologia de Indicadores Quanto ao processo: - - Insumo (input) - - Fluxo (throughput): mão-de-obra, máquinas, meio ambiente, métodos, medidas - - Resultado: (outcome)

14 Conceito de Indicador Tipologia de Indicadores Quanto à responsabilidade: - - AA (alta administração) - - Produção - - Finanças - - Vendas - - Marketing

15 Conceito de Indicador Tipologia de Indicadores Quanto à utilização: - - Informativos - - Preditivos - - Orientados para o problema - - Avaliação de programa - - Delineamento de alvos

16 Conceito de Indicador Tipologia de Indicadores Quanto à natureza: - - Estáticos - - Dinâmicos Quanto à amplitude: - - Sociais (públicos): sócioeconômicos, condições de vida, desenvolvimento humano e ambientais - - Privados

17 Conceito de Indicador Quanto ao vínculo com outros Indicadores Lógicos: existência de vínculo causal, cada um dos elementos contribui positiva ou negativamente para o resultado final. Ex.: ROI = (receita – despesas / ativo – passivo) Desvinculados: sem existência de vínculo mas tendo necessariamente uma falsa relação causal. Ex.: número de vezes que um executivo casou-se versus o ROI da empresa

18 Conceito de Indicador Quanto ao objetivo Competitivos: associados a projetos - - Destinados a mudanças e conquistas - - Através de estratégias (incluindo a estratégia competitiva) - - Requer os fatores críticos de sucesso - - Podem ser processos específicos - - Ajustando a empresa para o futuro - - Pode ser expresso por uma visão de futuro Operacionais: associados a processos - - Destinados a manter e operar a empresa

19 Conceito de Indicador Quanto ao tipo de objeto no fluxo organizacional Indicadores de INPUT – objetos que entram na organização Qualidade da matéria-prima Índice de defeitos da matéria-prima Prazo de entrega de fornecedores Desempenho de fornecedores de serviço de manutenção Índice de lotes entregues com atraso Quantidade de horas paradas por falta de energia elétrica

20 Conceito de Indicador Quanto ao tipo de objeto no fluxo organizacional Indicadores de PROCESSO – associados a objetos ref. aos processos organizacionais Produtividade operacional Redução de resíduos (perda de matéria- prima) Redução de custos por inovações ou melhorias Tempo de ciclo no processo

21 Conceito de Indicador Quanto ao tipo de objeto no fluxo organizacional Indicadores de OUTPUT – associados a objetos que saem da organização Número de reclamações de consumidores Satisfação do consumidor Qualidade do produto Índice de defeitos do produto Prazo de entrega aos consumidores Índice de lotes entregues com atraso

22 Conceito de Indicador Quanto à responsabilidade Divididos pelas funções ou subfunções organizacionais - - Ex.: não se pode cobrar o gerente financeiro pelo fato do ROI não ter dado o valor desejado / esperado - - Já a quantidade de erros para cada pagamentos efetuados, aí sim é uma responsabilidade da área financeira

23 Conceito de Indicador Quanto à relação dos objetos Indicadores descritivos: associados a objetos desvinculados de qualquer relação causa-efeito Indicadores normativos ou avaliativos expressam uma conclusão sobre a relação entre dois ou mais objetos

24 Conceito de Indicador Quanto à sua utilização Indicadores informativos: pretendem descrever a organização e as mudanças que acontecem na mesma, relacionadas a períodos de tempo (ex.: volume de vendas, clientes cadastrados, etc.) Indicadores preditivos: são indicadores informativos capazes de proporcionar variáveis que tentam prever níveis futuros (ex. previsão de vendas para o próximo trimestre, etc.)

25 Conceito de Indicador Quanto à sua utilização (cont.) Indicadores orientados para o problema: apontam para situações organizacionais específicas (índice de refugos, número de reclamações, etc.) Indicadores de avaliação de programa: mostram progresso dos programas relacionados à sobrevivência da empresa Indicadores de delineamento de alvos: Benchmarking > indicadores dos líderes Indicadores estratégicos: relevantes para os níveis gerenciais Indicadores operativos: para os níveis operacionais

26 Conceito de Indicador Quanto à forma de medir Indicadores quantitativos (objetivos) ex.: quantidade de itens produzidos Indicadores qualitativos (subjetivos) > ex.: satisfação de clientes, nível de comprometimento

27 Conceito de Indicador Quanto à sua natureza Indicadores estáticos: são constantes durante um grande período de tempo Indicadores dinâmicos: mudança de estado de uma variável. Ex.: indicadores de desempenho

28 Conceito de Indicador Quanto à sua natureza (cont.) Indicadores de desempenho - - Relevância (associados a objetivos) - - Oportunidade (oportuno para decidir) - - Validade (verdadeiro) - - Unicidade (não redundante) - - Acurácia (mostra o que fielmente ocorre) - - Desdobramento: generalizar a informação - - Amplitude (ref. ao universo observado) - - Histórico: expõe cronologicamente

29 Conceito de Indicador Quanto à sua natureza (cont.) Indicadores de desempenho (cont.) - - Comparabilidade: real versus previsto - - Incidência: baseado em informações históricas - - Previsibilidade: possibilita antever tendências - - Sensibilidade: identifica variações - - Freqüência: gera informações periodicamente - - Proximidade: fácil acesso ao usuário - - Manuseamento: simples e inteligível por parte dos usuários

30 Conceito de Indicador Quanto à amplitude Sociais: esferas de governo, condições de vida, bem-estar da população, níveis de escolaridade, segurança pública Privados: são referentes à uma dada organização

31 Conceito de Indicador Quanto à constituição Simples: obtido de forma direta Compostos: dois ou mais indicadores Tipos de Escalas Escala Likert: solicita ao respondente que a uma dada afirmação expresse o seu grau de concordância Questionário Trade-off: pretende averiguar entre duas opções, qual que o pesquisado prefere, atribuição de notas (o total tem que ser sempre 10)

32 Conceito de Indicador Quanto ao tipo de variável Quantitativa de Razão Discreta - - Números inteiros, sem frações Contínua - - Números que podem assumir valores fracionários

33 Conceito de Indicador Quanto ao tipo de variável Qualitativa Categórica nominal - - Categorias (cada uma é independente). Ex.: nacionalidades, profissões, etc. Categórica ordinal - - Categorias que possuem relação umas com as outras. Ex.: nível escolar (superior, primário, etc.), nível hierárquico (operador, gerente, etc.), classes sociais (A1, A2, B1, B2, C, etc.)


Carregar ppt "Gestão Estratégica das Informações Conceito de Indicador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google