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PublicouKauany Pacheco Alterado mais de 9 anos atrás
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09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito na Capes: 3 Início do Curso: Mestrado: 2007 Apresentador: Prof. Ari João Aiolfi (DepMat/CCNE) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
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UFSM Pontos fortes do Programa O corpo docente está adequadamente distribuídos pelas áreas de concentração (conta com 14 DP e 3 DC); O Programa possui a infra-estrutura mínima adequada para atender o programa no seu estado atual Docentes do programa fazendo estágios de pós-doutorado ou se programando para tal; Os projetos de pesquisa estão bem distribuídos dentre as áreas de concentração e linhas de pesquisas e refletem os objetivos de cada linha; Boa relação ingressantes/titulados e fluxo discente adequado
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UFSM Pontos fortes do Programa Não há concentração de orientações em poucos docentes; Aumento no número de bolsas tem propiciado um aumento do número de alunos qualificados interessados no programa; O programa proporciona formação básica adequada para os alunos seguirem no doutorado em suas respectivas áreas de concentração; Boa inserção regional no que tange a divulgação do programa (ativo na organização de eventos: 2 eventos internacionais e 1 regional, com bons resultados para o programa no sentido de atrair alunos qualificados); Boas parcerias com professores de outras instituições, especialmente com o Instituto de Matemática da UFRGS.
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UFSM Pontos fracos do Programa Baixa produção científica qualificada por docente; Produção ainda não consolidada em extratos superiores do Qualis; Docentes permanentes do programa não têm bolsa de produtividade CNPq; A maioria absoluta dos docentes começou no programa como jovem doutor e há falta de pesquisadores-líder (destacados como pesquisador em sua linha de pesquisa, ao menos em nível nacional); Poucos projetos multidisciplinares;
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UFSM Pontos fracos do Programa O número de alunos é ainda pequeno, considerando-se o número de orientadores disponíveis; O programa tem problemas na sua grade curricular. Espaço físico limitado se projetado um aumento do número de alunos para os próximos semestres; Biblioteca de Matemática não tem um número razoável de títulos; Poucas parcerias com professores do centro do país e exterior; Não possui convênios firmados (oficiais) com outras instituições para o desenvolvimento de pesquisa;
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Consolidar as linhas de pesquisas atuais do programa - Estágios pós- doutorado; - jovens doutores contratados (6) com potencial para a PG. Baixa produção científica qualificada em algumas linhas de pesquisa; Aumento de carga horária (Reuni) Política de contratação 1 Reestruturar algumas linhas de pesquisas visando a multidisciplinaridade Professores conscientes ∄ Falta de conhecimento dos outros PPG sobre o PPGMAT 2
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Atingir: (alunos titulados ano)/(professor permanente) = 1 - Aumento do número de bolsas nos últimos anos; - Aumento da demanda qualificada nos últimos processos de seleção - Espaço físico (futuro) - Captação de alunos qualificados; 3 Enviar proposta para ter ao menos um professor visitante Editais ∄ Dificuldade de encontrar professores que se disponham a vir para SM 1
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorida de 1 a 5 Ter no mínimo um docente por ano em estágio de pós- doutorado Docentes do programa estão ampliando contatos com potenciais orientadores. Muitos docentes ainda se sentem inseguros Existem docentes em estágio probatório Liberação pelo DepMat (Reuni) 1 Aumentar em 20% ao ano a produção científica média dos docentes, para os próximos 3 anos Professores do programa estão focando mais nas atividade de PG; Muitos docentes jovens doutores,; Pouca interação com outros Programas Aumento de carga horária (Reuni) 1 DP - 2007200820092010 15 1214
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorida de 1 a 5 Ter no mínimo 25% dos docentes com bolsas produtividade Pós- doutorado A maioria dos docentes ainda com baixa produção científica qualificada Poucas bolsas de produtividade na área 2
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Aumentar o número de projetos multidisciplinar, especialmente para a área de Matemática Aplicada. Corpo docente com potencial para tal Pouco entrosamento dos docentes com outros programas de pós-graduação da UFSM; Falta de uma cultura de atuação multidisciplinar. Falta de conhecimento dos outros Programas de PG da UFSM sobre o PPGMAT; 2 2007200820092010 172322 Número de projetos de pesquisa
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorida de 1 a 5 Ter no mínimo 50% dos projetos dos docentes com algum tipo de financiamento Mais recursos financeiros (CNPq) Desestímulos dos docentes: baixa aprovação ocorrida nos últimos encaminhamento Editais da UFSM prejudicam a área de Matemática (não consideram a relação artigo/profess or para cada área) 3
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Aumentar significativamente a produção intelectual: 20% ao ano nos próximos 3 anos; Estágio de pós- doutorado; Aumento do intercâmbio científico Jovens doutores, ainda com dificuldades para acelerar o ritmo de publicações; Aumento da carga horária de ensino 1 200720082009 050706 Trabalhos completos em periódicos
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano 6111217 Número de titulados em cada ano 0413 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Reavaliação do elenco de disciplinas Já em andamento ∄ Burocracia1
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Aumentar o número de novas matrículas: AM/DP=1 Forma de ingresso Maior número de bolsas; Programa PICME/CNPq Professores para lecionar cursos de verão; Cursos de verão (extensão) nos moldes atuais não conta carga horária para o professor; Ingresso só com graduação 3
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Cada docente permanente com no mínimo uma orientação concluída no triênio Acordo entre os professores para não concentrar orientações; Seminários de divulgação das linhas ∄∄ 4
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UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestres Total de egressos8 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 2/8 Porcentual de egressos que participam em Programas de PG Demais destinos relevantes dos egressos5 doutorado 1 Col. Mil.
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UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Pontos Fortes: Bom ambiente de estudo; Mudança de percepção em relação a certas áreas da Matemática; Formação básica suficiente para seguir para o doutorado; Boa disponibilidade dos professores para atender os alunos; Recursos suficientes para alunos participarem de congressos; Secretaria funcional e operante; Pontos Fracos Falta de títulos essenciais na biblioteca; Falta de divulgação das normas técnicas de dissertação (arquivo tex);
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças Externas Prioridade 1 a 5 Ampliação do espaço físico destinado às atividades do programa Projetos CT-Infra em conjunto com outros PPGs ∄ Política do governo continuará? 3 Ampliar o número de títulos de Matemática na biblioteca Orientar os docentes a solicitarem os títulos à biblioteca; Usar recursos da PG e de projetos de pesquisa. ∄∄ 2
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorida de 1 a 5 Formalizar convênios com outras instituições Bom relacioname nto com PPGs em Mat/Mat Ap. de outras instituições ∄ Burocracia Programa é novo 1 Aumentar as parcerias dos docentes do programa com professores do centro do país O programa prioriza seus recursos para tal Poucos recursos (tanto do programa, quanto de projetos) para financiar viagens dos seus docentes; ∄ 1
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UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS 1. Aumentar em 20% ao ano nos próximos 3 anos a produção científica qualificada; 2. Formalizar convênios com outras instituições; 3. Ter no mínimo 1 docente por ano em estágio de pós- doutorado; 4. Aumentar a submissão de projetos de pesquisa para financiamento; 5. Atingir o quociente (alunos titulados ano/professores orientadores) = 1; 6. Aumento da estrutura física para o programa; PRINCIPAIS METAS
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