Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS
Eliane El Badouy Cecchettini (Badú)
2
ANÁLISE DE PORTFOLIO
3
ANÁLISE DE PORTFÓLIO PARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO: nível de domínio do mercado sobre os concorrentes Seu market-share Concorrente market-share TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO: taxa elevada normalmente 10% ou mais. TAMANHO DA BOLHA: é a contribuição do produto no total das vendas da empresa.
4
Exercício Sabão Maionese Óleo 10% 5% 20% 25% 15% 2% 15% 25% 10% 25 15
DADOS PARA CONTRUÇÃO DA MATRIZ BCG: Unidade De negócios Crescimento de mercado Participação de mercado da unidade Participação de mercado do maior concorrente Faturamento (US$ mil) Sabão Maionese Óleo 10% 5% 20% 25% 15% 2% 15% 25% 10% 25 15 2
5
RESULTADO Participação relativa de mercado 1, , ,20 O 20% Taxa de crescimento % do mercado 0% S M
6
RESULTADO Cálculo da circunferência: Sabão: r2= 25 / 3,1416= 7,9577285
r2 = F / π r = √ (F/ π ) onde, F = faturamento π = 3,1416 r = raio da circunferência Sabão: r2= 25 / 3,1416= 7, r = √ 7, = 2,82 Maionese: r2 = 15 / 3,1416 = 4, r = √4, = 2,19 Óleo : r2 =2 / 3,1416= 0, r = √ 0, = 0,80 ASSIM TEMOS: Participação Relativa de Mercado Sabão : 25 / 15 = 1,67 Maionese : 15 / 25 = 0,60 Óleo : 2 / 10 = 0,20
7
Exercício – Cenário I Elabore a matriz BCG.
Raio Elabore a matriz BCG. Faça a análise do portifólio e dê a recomendação mais adequada a situação.
8
Exercício – Cenário II Elabore a matriz BCG.
Raio Elabore a matriz BCG. Faça a análise do portifólio e dê a recomendação mais adequada a situação.
9
Exercício – Cenário III
Raio Elabore a matriz BCG. Faça a análise do portifólio e dê a recomendação mais adequada a situação.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.