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REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 1 DISCIPLINA: Gestão em Marketing AULA 3: A conquista.

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1 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 1 DISCIPLINA: Gestão em Marketing AULA 3: A conquista de mercados. Planejamento estratégico

2 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 2 Planejamento estratégico O que é? HOJE Objetivo Habilidades Recursos mercado MERCADO MERCADO MERCADOMERCADO mercado mercado

3 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 3 Planejamento estratégico Para que serve? Orientar a empresa a escolher e organizar seus negócios de forma a manter-se saudável no mercado. (KOTLER, 2000) –Gerenciar os negócios como uma carteira de AÇÕE$. –Avaliação competitiva considerando a demanda e a concorrência. –A estratégia do negócio: como fazer. HOJE

4 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 4 Planejamento estratégico O processo HOJE 1.Planejamento corporativo 2. Planejamento departamental 3. Planejamento do produto ou serviço 4. Organização 5. Execução 6. Medir os resultados 7. Avaliar os resultados 8. Propor ações corretivas PLANEJAMENTOIMPLEMENTAÇÃO CONTROLE

5 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 5 Planejamento estratégico Como é feito? 1.Análise do ambiente interno. 2.Análise de cenários. 3.Identificação de oportunidades. 4.Arquitetura estratégica 5.Orçamentação 6.Crescimento e novos negócios 7.Estabelecimento de métricas HOJE

6 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 6 Planejamento estratégico 1.Análise do Ambiente Interno –Missão, visão, valores, políticas –Recursos: infraestrutura, equipes –Capacidades e limitações HOJE

7 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 7 Planejamento estratégico 2. Análise de cenários –2.1. Macroambiente –2.2. Matriz CTI –2.3. Análise de FCS HOJE

8 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 8 Planejamento estratégico 2. Análise de cenários –2.1. Macroambiente Economia Política Sociedade Tecnologia Meio ambiente... HOJE

9 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Planejamento estratégico 1.3. Identificação de oportunidades –SWOT Forças Frquezas Oportunidades Ameaças HOJE

10 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 10 internas externas 1.3. Identificação de oportunidades – SWOT

11 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Planejamento estratégico 1.5. Orçamentação de Marketing –Marketing Equipe Comunicação: site, propaganda, eventos, folder, assessoria de imprensa, endomarketing Canais, trade marketing P&D (Brindes) HOJE

12 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Planejamento estratégico 1.5. Orçamentação de Marketing Como alocar recursos? –Não deve ser feita com base apenas no faturamento ATUAL. –Matriz BCG HOJE

13 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 13 Matriz BCG HOJE COLHER MANTERCONSTRUIR ABANDONAR

14 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Planejamento estratégico 1.6. Crescimento de novos negócios –Crescimento intensivo Novos usuários. Ex.: computadores populares Aumento de participação (roubar share). Ex.: Marabraz Mudança de hábitos. Ex.: colomba pascal HOJE

15 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Planejamento estratégico 1.6. Crescimento de novos negócios –Crescimento integrativo Retrógrado: Votorantim construindo PCHs À frente: Fibria comprando a Portocel Horizontal: Perdigão comprando a Sadia HOJE

16 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Planejamento estratégico 1.6. Crescimento de novos negócios –Crescimento por diversificação Na mesma linha (concêntrica). Ex: BIS de avelã Produtos similares (horizontal). Taek no Pão de açucar Conglomerada (novas linhas). Perfumes Ferrari HOJE

17 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Planejamento estratégico 1.7. Indicadores –Dados & fatos –SMART: Specifical: específico Measurable: mensurável Achievable: atingível Relevant: relevante Timed: com prazos definidos HOJE

18 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 18 CONCLUSÃO O planejamento estratégico possui uma estrutura conceitual, que embora possa variar, deve representar no conjunto um guia para o sucesso da empresa CONCLUSÃO

19 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 19 Para casa: 1.Ler capítulo 4 do PLT. EXERCÍCIO


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