A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: Gestão em Marketing

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: Gestão em Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: Gestão em Marketing
AULA 3: A conquista de mercados. Planejamento estratégico Prof. Érico Pagotto -

2 Planejamento estratégico
HOJE Planejamento estratégico O que é? mercado MERCADO Objetivo Habilidades Recursos Prof. Érico Pagotto -

3 Planejamento estratégico
HOJE Planejamento estratégico Para que serve? “Orientar a empresa a escolher e organizar seus negócios de forma a manter-se saudável no mercado.” (KOTLER, 2000) Gerenciar os negócios como uma carteira de AÇÕE$. Avaliação competitiva considerando a demanda e a concorrência. A estratégia do negócio: como fazer. Prof. Érico Pagotto -

4 Planejamento estratégico
HOJE Planejamento estratégico O processo CONTROLE PLANEJAMENTO IMPLEMENTAÇÃO 6. Medir os resultados 1.Planejamento corporativo 4. Organização 7. Avaliar os resultados 2. Planejamento departamental 5. Execução 3. Planejamento do produto ou serviço 8. Propor ações corretivas Prof. Érico Pagotto -

5 Planejamento estratégico
HOJE Planejamento estratégico Como é feito? Análise do ambiente interno. Análise de cenários. Identificação de oportunidades. Arquitetura estratégica Orçamentação Crescimento e novos negócios Estabelecimento de métricas Prof. Érico Pagotto -

6 Planejamento estratégico
HOJE Planejamento estratégico 1.Análise do Ambiente Interno Missão, visão, valores, políticas Recursos: infraestrutura, equipes Capacidades e limitações Prof. Érico Pagotto -

7 Planejamento estratégico
HOJE Planejamento estratégico 2. Análise de cenários 2.1. Macroambiente 2.2. Matriz CTI 2.3. Análise de FCS Prof. Érico Pagotto -

8 Planejamento estratégico
HOJE Planejamento estratégico 2. Análise de cenários 2.1. Macroambiente Economia Política Sociedade Tecnologia Meio ambiente ... Prof. Érico Pagotto -

9 1. Planejamento estratégico
HOJE 1. Planejamento estratégico 1.3. Identificação de oportunidades SWOT Forças Frquezas Oportunidades Ameaças Prof. Érico Pagotto -

10 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
1.3. Identificação de oportunidades SWOT fraquezas forças internas internas internas oportunidades externas externas ameaças Prof. Érico Pagotto -

11 1. Planejamento estratégico
HOJE 1. Planejamento estratégico 1.5. Orçamentação de Marketing Marketing Equipe Comunicação: site, propaganda, eventos, folder, assessoria de imprensa, endomarketing Canais, trade marketing P&D (Brindes) Prof. Érico Pagotto -

12 1. Planejamento estratégico
HOJE 1. Planejamento estratégico 1.5. Orçamentação de Marketing Como alocar recursos? Não deve ser feita com base apenas no faturamento ATUAL. Matriz BCG Prof. Érico Pagotto -

13 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Matriz BCG MANTER CONSTRUIR ABANDONAR COLHER Prof. Érico Pagotto -

14 1. Planejamento estratégico
HOJE 1. Planejamento estratégico 1.6. Crescimento de novos negócios Crescimento intensivo Novos usuários. Ex.: computadores populares Aumento de participação (roubar share). Ex.: Marabraz Mudança de hábitos. Ex.: colomba pascal Prof. Érico Pagotto -

15 1. Planejamento estratégico
HOJE 1. Planejamento estratégico 1.6. Crescimento de novos negócios Crescimento integrativo Retrógrado: Votorantim construindo PCH’s À frente: Fibria comprando a Portocel Horizontal: Perdigão comprando a Sadia Prof. Érico Pagotto -

16 1. Planejamento estratégico
HOJE 1. Planejamento estratégico 1.6. Crescimento de novos negócios Crescimento por diversificação Na mesma linha (concêntrica). Ex: BIS de avelã Produtos similares (horizontal). Taek no Pão de açucar Conglomerada (novas linhas). Perfumes Ferrari Prof. Érico Pagotto -

17 1. Planejamento estratégico
HOJE 1. Planejamento estratégico 1.7. Indicadores Dados & fatos SMART: Specifical: específico Measurable: mensurável Achievable: atingível Relevant: relevante Timed: com prazos definidos Prof. Érico Pagotto -

18 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
CONCLUSÃO CONCLUSÃO O planejamento estratégico possui uma estrutura conceitual, que embora possa variar, deve representar no conjunto um guia para o sucesso da empresa Prof. Érico Pagotto -

19 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
EXERCÍCIO Para casa: Ler capítulo 4 do PLT. Prof. Érico Pagotto -


Carregar ppt "DISCIPLINA: Gestão em Marketing"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google