A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CETEC / 2010 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC UNIDADE DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – CETEC março / 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CETEC / 2010 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC UNIDADE DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – CETEC março / 2010."— Transcrição da apresentação:

1 CETEC / 2010 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC UNIDADE DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – CETEC março / 2010

2 CETEC / 2010 ELEMENTOS BASILARES DO CURRÍCULO Módulo ICHMódulo IICHMódulo IIICH Linguagem, Trabalho e Tecnologia 40/50Planejamento do TCC 40/50Desenvolvimento do TCC 60/50

3 CETEC / 2010 O currículo por competências Paradigma em superação Paradigma em implantação Foco nos conteúdos a serem ensinados Foco nas competências a serem desenvolvidas / nos saberes (saber, saber fazer e saber ser) a ser construídos

4 CETEC / 2010 Paradigma em superação Paradigma em implantação Alvo do controle oficial: cumprimento do currículo Alvo do controle oficial: desenvolvimento das competências

5 CETEC / 2010 Interiorizar Perceber significado Sedimentar Mobilizar Articular Solucionar

6 CETEC / 2010 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC RESIGNIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes PROTAGONISMO VERIFICAÇÃO DA APLICABILIDADE

7 CETEC / 2010

8

9 FREQÜENTEMENTE OS PROJETOS SÃO UMA RECOMPENSA AOS ALUNOS PELO APRENDIZADO DE MODO TRADICIONAL – SÃO MAIS A COBERTURA DO QUE O BOLO. FREQÜENTEMENTE OS PROJETOS SÃO UMA RECOMPENSA AOS ALUNOS PELO APRENDIZADO DE MODO TRADICIONAL – SÃO MAIS A COBERTURA DO QUE O BOLO. EXEMPLO: Constituição para colonização da Lua (BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION, p. 9) O PROJETO SEGUE A APRENDIZAGEM, ASSIM COMO A SOBREMESA SEGUE O PRATO PRINCIPAL X O TCC CONTRIBUI NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ESSENCIAIS. NÃO É UMA ATIVIDADE SUPLEMENTAR DE ENRIQUECIMENTO – DEPOIS DE CONCLUÍDA A APRENDIZAGEM.

10 CETEC / 2010 PROBLEMAS CONCRETOS / OPORTUNIDADES REAIS PROBLEMAS CONCRETOS / OPORTUNIDADES REAIS RESOLUÇÃO DE PROBLEMA OPORTUNIDADE Necessidade de intervir ou, pelo menos, compreender Confronto com diferentes pontos de vista e variadas alternativas Necessidade de novas aprendizagens Conteúdos disciplinares ganham significado TCC

11 CETEC / 2010 Quais as características fundamentais do TCC? AUTENTICIDADE RIGOR ACADÊMICO APRENDIZAGEM APLICADA EXPLORAÇÃO ATIVA CONTEXTUALIZAÇÃO / CONEXÕES COM A ÁREA PROFISSIONAL PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO Não se trata de reprodução de conteúdos prontos ou discussão pautada em situação simulada. Significado para alunos Plano de Curso Autogestão Uso da tecnologia Pesquisa Contato com ambiente externo Critérios de avaliação discutidos com alunos

12 CETEC / 2010 INTERDISCIPLINARIDADE APOIO DA EQUIPE ESCOLAR PLANEJAMENTO DOCENTE

13 CETEC / 2010 INTERDISCIPLINARIDADE Não se organiza os projetos em detrimento dos conteúdos das disciplinas NOVA ORDEM OS CONTEÚDOS DEIXAM DE TER UM FIM EM SI MESMOS E PASSAM A SER MEIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NUMA DINÂMICA DE INTERAÇÃO COM A REALIDADE, DE FORMA CRÍTICA E SIGNIFICATIVA.

14 CETEC / 2010 ( ) Líder ( ) Administrador Facilita a resolução de problemas em um grupo e ajuda o grupo a encontrar suas próprias soluções. Controla o processo e procura resultados preestabelecidos.

15 CETEC / 2010 Há uma idade em que se ensina o que se sabe; mas vem em seguida outra, em que se ensina o que não se sabe: isso se chama PESQUISAR BARTHES (1960)

16 CETEC / 2010 GRANDE SERTÕES VEREDAS (Guimarães Rosa), final dos anos 50, anúncio da modernidade, JK. O narrador Riobaldo afirma diante do aluno Zé Bebelo: Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende. REVERSIBILIDADE

17 CETEC / 2010

18 Finalidades da avaliação (Nuclear) - ajudar o aluno a aprender e ao professor, ensinar (Perrenoud, 1999) - determinar, também, quanto e em que nível os objetivos estão sendo atingidos. Para isso é necessário o uso de instrumentos e procedimentos de avaliação adequados (Libâneo, 1994, p.204).

19 CETEC / 2010 AVALIAÇÃO CERTA PARA O PRODUTO CERTO COMBINAÇÃO DE AVALIAÇÕES QUE FORNECERÁ EVIDÊNCIA DE QUE OS ALUNOS ALCANÇARAM O CONJUNTO DE RESULTADOS ESPERADOS. Relatórios Instrumentos de Pesquisa (Questionários, Pré-teste, tabulação, gráficos) Orçamentos Projetos, lay-outs Tópicos do TCC (trabalho escrito) Seminários Cronograma / fluxograma Exposições Poster

20 CETEC / 2010FaseInicial Pesquisa documentada sobre o cenário da área profissional Relatório de visitas técnicas Observação docente Fase Intermediá- ria Portfólio Diário de Bordo Produtos parciais (capítulos do trabalho escrito) Apresentações orais Relatórios de vídeos, palestras e visitas técnicas Fase Final Trabalho escrito Apresentação oral Autoavaliação

21 CETEC / 2010 Produtos de Suporte Produtos Textuais Produtos Tangíveis Produtos de Apresentação Fluxograma Cronograma Planilhas de Orçamento Relatório de pesquisa Resumo / sinopse/ resenha Manual Questionário de pesquisa Portfólio Diário de Bordo Produção textual (capítulos do trabalho) Monografia Protótipo Máquina/ equipamento Maquete Kit Modelo Produto de Demonstração Debate Apresentação Oral / Seminário Apresentação de gráficos Desenhos Pôster / Banner Apresentação de Slides em Power Point Cartaz Panfletos Folder Dramatização Produção de vídeo

22 CETEC / 2010

23 CONTEÚDO Informações completas, relevantes, pertinentes. Pesquisa extensa e cuidadosa. Excelente nível de abrangência (profundidade, originalidade e aplicabilidade) ARGUMENTAÇÃO Compreensão das questões em discussão, mediante argumentação e reflexão criteriosas. Coerência e consistência teórico- metodológica. Ideias apresentadas com clareza e objetividade, acompanhadas de exemplos e possibilidades de aplicação no contexto real da área profissional. Abordagem sob várias perspectivas, com interpretação e análise do material.

24 CETEC / 2010 ORGANIZAÇÃO E LINGUAGEM Trabalho bem organizado, completo e dentro das normas para a formatação de trabalhos acadêmicos.Apresenta todos os elementos necessários, com encadeamento de ideias, facilitando a localização dos assuntos. Texto grafado corretamente. Utiliza termos técnicos adequadamente. ILUSTRAÇÃO Seleção de elementos visuais pertinentes e oportunos, que dão sustentação às ideias principais. Gráficos, tabelas, quadros, diagramas, figuras ou fotos devidamente identificados e referenciados.

25 CETEC / 2010 Qualificação do Desempenho IRBMB Conteúdo O trabalho carece de informações e/ou as informações são imprecisas e irrelevantes. Apresenta informações básicas. Pesquisa mínima. Apresenta informações relevantes e pertinentes. Pesquisa suficiente. Nível de abrangência suficiente(profundi dade, originalidade e aplicabilidade). Informações completas, relevantes, pertinentes. Pesquisa extensa e cuidadosa. Excelente nível de abrangência (profundidade, originalidade e aplicabilidade)

26 CETEC / 2010 INTRODUÇÃO IDEIAS PRINCIPAIS (encadeamento) MATERIAL DE APOIO CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

27 CETEC / 2010 DINÂMICA E VOLUME DA FALA DICÇÃO E LINGUAGEM EXPRESSÃO VOCAL

28 CETEC / 2010 POSTURA TRAJE CARACTERÍSTICAS DO APRESENTADOR

29 CETEC / 2010 DOMÍNIO DE CONTEÚDO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA CONTEÚDO

30 CETEC / 2010 MULTIMÍDIA RECURSOS

31 CETEC / 2010 Qualificação do Desempenho IRBMB Introdução Não houve introdução formal. Introdução vaga, sem apresentação dos tópicos a serem discutidos. Introdução objetiva, com apresentação dos tópicos a serem discutidos. Introdução objetiva, com apresentação dos tópicos a serem discutidos, despertando o interesse pelo trabalho.

32 CETEC / 2010 COMO AVALIAR UM PORTFÓLIO? CONTEÚDO Documentos atuais, pertinentes e relevantes. O conteúdo textual é diversificado, abrangente e apresenta diferentes perspectivas, ampliando as possibilidades de estudo. O conteúdo estabelece consonância com a temática do trabalho, referenciando a aprendizagem. O conteúdo iconográfico é pertinente e elucidativo.

33 CETEC / 2010 PORTFÓLIO PORTFÓLIO PRODUÇÃO DISCENTE Aplicação das teorias, princípios e/ou habilidades em novas situações, ambientes ou problemas. Os relatos apresentam sintonia com o cronograma estabelecido, ilustrando o cumprimento das etapas do trabalho. Resgate da trajetória de pesquisa, aprendizagem e produção. O conteúdo elaborado reflete o interesse, a dedicação e o progresso dos alunos. O material elaborado constitui um inventário de experiências adquiridas e permite identificar relações entre ideias, conjuntos de dados e fenômenos.

34 CETEC / 2010 PORTFÓLIO ORGANIZAÇÃO E LINGUAGEM Facilita a consulta dos documentos elaborados. Linguagem adequada e com uso correto de termos técnicos, devidamente identificados (glossário)

35 CETEC / 2010 Qualificação do Desempenho IRBMB Seleção de Conteúdo Conteúdo irrelevante, não estabelecendo consonância com a temática do trabalho. Conteúdo iconográfico insuficiente e/ou não pertinente. Conteúdo pertinente, porém insuficiente para atender plenamente às necessidades do trabalho Conteúdo iconográfico elementar. Conteúdos atuais, pertinentes e relevantes. O conteúdo textual é vasto e abrangente. O conteúdo iconográfico é pertinente e elucidativo. Documentos atuais, pertinentes e relevantes. O conteúdo textual é diversificado, abrangente e apresenta diferentes perspectivas, ampliando as possibilidades de estudo. O conteúdo estabelece consonância com a temática do trabalho, referenciando a aprendizagem. O conteúdo iconográfico é pertinente e elucidativo.

36 CETEC / 2010 AUTOAVALIAÇÃO EMPENHO PONTUALIDADE PARTICIPAÇÃO APRENDIZAGEM LIDERANÇA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES COOPERAÇÃO INICIATIVA

37 CETEC / 2010 Qualificação do Desempenho IRBMB Participação Não participei do desenvolvimento das atividades Minha participação foi irrelevante Participei de todas as atividades desenvolvidas Minha participação foi decisiva para a obtenção dos bons resultados do trabalho AUTOAVALIAÇÃO

38 CETEC / 2010 REGULAMENTO DA ESCOLA / ÁREA / HABILITAÇÃO

39 CETEC / 2010 IVONE MARCHI LAINETTI RAMOS (11) CETEC


Carregar ppt "CETEC / 2010 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC UNIDADE DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – CETEC março / 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google