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O movimento das concepções alternativas
Professora Cibelle Celestino Silva
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Estudos preocupados com as idéias dos
estudantes em relação aos diversos conceitos científicos aprendidos na escola Estudos a partir da década de 70 revelam concepções dos estudantes sobre o mundo natural
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Concepções alternativas, espontâneas, prévias....
Resultado de explicações sobre fenômenos físicos forjadas pelos indivíduos desde a infância Realizadas em diferentes partes do mundo, as pesquisas mostraram o mesmo padrão de
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As concepções prévias são
Idéias coerentes Resistentes a mudanças Interferem na aprendizagem
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Mais de 4000 trabalhos publicados
(Gil-Perez 1994): “em primeiro lugar estas investigações têm questionado fortemente a eficácia do ensino por transmissão de conhecimentos elaborados [...] e têm contribuído, mais que qualquer outro estudo, para problematizar o ensino/aprendizagem das ciências e romper com a inércia de uma tradição assumida acriticamente”
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Questionam eficácia do ensino e aprendizagem por transmissão
Ensinar não é fácil, não bastando o conhecimento do conteúdo específico e algum senso didático.
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Implicações pedagógicas
os resultados das pesquisas contribuíram para fortalecer uma visão construtivista de ensino-aprendizagem a aprendizagem se dá através de um envolvimento ativo do aprendiz as idéias prévias dos estudantes desempenham um papel importante no PEA
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Conseqüências “Teorias de ensino” construtivismo
aprendizagem significativa mudança conceitual conflito cognitivo Atividades com materiais concretos revalorização da experimentação utilização da História da Ciência em atividades didáticas
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o professor deveria... tomar consciência da existência das idéias prévias dos alunos analisá-las e discuti-las em sala de aula compará-las com as concepções cientificas mostrar a pertinência das concepções científicas
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Bibliografia: CARVALHO, Ana Maria P. & VANNUCHI, Andréa. Ocurrículo de física: inovações e tendências nos anos noventa. Investigações em Ensino de Ciências 1(1) 1996. DRIVER, R. & EASLEY, J. Pupils and paradigms: a review of literature related to concept development in adolescent science students. Studies in Science Education 12: 7-15, 1978. GIL-PEREZ, D. Diez años de investigación en didáctica de las ciencias: realizaciones y perspectivas. Enseñanza de las Ciencias 12(2): , 1994. MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança e conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências 1(1) 1996. POSNER, G. J. et all. Accomodation of a scientific conception: toward a theory of conceptual change. Science Education 66(2): , 1982.
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