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GESTÃO DE MARKETING Sessão 4 31 slides.

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1 GESTÃO DE MARKETING Sessão 4 31 slides

2 Noções Básicas de Marketing
Duas Perspectivas de Gestão: De dentro para fora De fora para dentro Orientações de Gestão face ao Mercado: Orientação para a produção Orientação para o produto Orientação para a venda Orientação para o mercado – Perspectiva “de fora para dentro” Perspectiva “de dentro para fora”

3 Conceitos Básicos de Marketing
Os conceitos básicos de Marketing são: Necessidades, Desejos e Procura Produto e Oferta Troca, Transacção e Mercado Valor, Satisfação e Fidelização do Consumidor Marketing e Gestor de Marketing

4 Conceitos Básicos de Marketing
MERCADO Consumidor Empresa Necessidades Desejos Procura Troca Transacção Oferta Produto Valor, satisfação, fidelização

5 Conceitos Básicos de Marketing
Necessidade – desiqulíbrio fisiológico ou psicológico, de origem inata ou aprendida que leva a pessoa a agir no sentido de o compensar Por isso: Necessidades primárias Necessidades secundárias Desejo – aptência por algo que é capaz de satisfazer uma necessidade. Procura – desejo por algo que é capaz de ser comprado. Produto – bem, serviço ou ideia capaz de satisfazer uma necessidade ou um desejo. Oferta – conjunto de elementos controlados pela empresa que visam direccionar a procura para um determinado produto.

6 Conceitos Básicos de Marketing
Troca – é o encontro entre a oferta e a procura; é o processo de obtenção do produto desejado oferecendo alguma coisa de valor como contrapartida. Implica a transferência voluntária e cruzada da posse de coisas com valor. Elementos da troca: Existem pelo menos duas partes interessadas Cada uma das partes tem pelo menos alguma coisa que pode ter valor para a outra parte Cada uma das partes é capaz de comunicar e distribuir Cada uma das partes é livre de aceitar ou rejeitar a proposta de troca Cada uma das partes aceita negociar com a outra parte

7 Conceitos Básicos de Marketing
Transacção – é uma troca de valores entre duas ou mais partes Mercado – é o local onde se realiza o encontro entre a oferta e a procura; encontro entre os agentes económicos que partilham uma mesma necessidade ou desejo e os agentes económicos que oferecem produtos susceptíveis de satisfazerem essa necessidade ou desejo. O que leva um consumidor a escolher um dado produto em detrimento de outro? VALOR PERCEBIDO PELO CONSUMIDOR O QUE É?

8 Conceitos Básicos de Marketing
É a avaliação global do consumidor sobre a utilidade de um produto baseada na percepção do que é recebido e do que é sacrificado. O valor percebido pelo consumidor resulta da sua avaliação dos benefícios que o produto lhe proporciona em comparação com os sacrifícios que ele lhe impõe. Satisfação do consumidor – São as emoções de prazer ou frustração geradas a partir da comparação do desempenho ou resultado percebido no produto com as expectativas que o consumidor tem à partida. A satisfação depende de factores situacionais (ambiente físico, perspectiva temporal, contexto social) e factores pessoais (estado de espírito, grau de fadiga)

9 Conceitos Básicos de Marketing
Consumidor Satisfeito com o valor percebido Fidelização Fidelização do consumidor - consiste na relação entre a atitude relativa face ao produto e o comportamento de suporte ao produto. Envolve uma avaliação relativa favorável do consumidor do produto e o consequente comportamento recorrente de patrocínio e compra do mesmo.

10 Conceitos Básicos de Marketing
Marketing – é o processo social e de gestão pelo qual os indivíduos ou grupos obtém entre si o que necessitam ou desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor. Gestor de Marketing – tem como papel gerir o processo de troca de valores no mercado de forma mutuamente vantajosa para a empresa e para o consumidor. Objectivos do gestor de marketing: Aumentar a satisfação do consumidor Levar à fidelização do consumidor Aumentar a quota de mercado Aumentar as vendas em volume ou valor Aumentar o portfólio de clientes Aumentar a rendibilidade dos clientes

11 Processo de Marketing e Análise da Situação
Análise da situação e objectivos Estratégia de marketing Programas de marketing Monitorização e controlo PROCESSO DE DECISÃO DINÂMICO

12 Processo de Marketing e Análise da Situação
Análise da situação e objectivos - Análise da situação interna – pontos fortes e pontos fracos da empresa Análise da situação externa – oportunidades e ameaças (desafios latentes) do mercado Os resultados da análise da situação e os objectivos e estratégias empresariais conduzem ao estabelecimento de objectivos de marketing (colocados ao gestor de marketing).

13 Processo de Marketing e Análise da Situação
Estratégia de marketing A formulação das estratégias de marketing envolvem a tomada de decisões aos seguintes níveis: Segmentação de mercado Selecção dos segmentos de mercado-alvo Posicionamento e Outras decisões estratégicas

14 Processo de Marketing e Análise da Situação
Programas de marketing Os programas de marketing executam as estratégias definidas agindo sobre o marketing mix: Produto Preço Distribuição Comunicação É através da acção dirigida por estes programas que o marketing procura influenciar a procura

15 Processo de Marketing e Análise da Situação
Monitorização e controlo É o acompanhamento da implantação da estratégia visando avaliar até que ponto as políticas e programas de marketing são bem sucedidas na prossecução dos objectivos de marketing. Os programas de marketing são normalmente acompanhados de orçamentos de marketing.

16 Estratégias de Marketing
Segmentação de mercado - consiste na divisão do mercado em conjuntos de consumidores homogéneos com características próprias Segmentos de mercado – são grupos de consumidores homogéneos, cada um com características diferentes (diferentes necessidades, diferentes desejos e atitudes em relação a esforços de marketing). Critérios de segmentação de mercado: Variáveis geográficas (em função da localização física) Variáveis demográficas (distingue indivíduos de entes colectivos) Variáveis psicográficas (em função de características psíquicas que afectam o comportamento de procura e troca)

17 Selecção dos Segmentos de Mercado Alvo
Implica avaliar os diferentes segmentos de mercado, ponderando a atractividade dos diferentes segmentos e os objectivos e recursos da empresa. Os factores de atractividade do segmento são: dimensão, crescimento, rendibilidade, economias de escala, risco, propensão dos consumidores à mudança de marca ou nível de satisfação dos consumidores com as marcas existentes no segmento. A empresa deve, ainda, seleccionar os segmentos de mercado que permitam realizar os seus objectivos e aproveitem o potencial dos seus recursos e capacidades.

18 Posicionamento Para se posicionar no mercado a empresa deve desenvolver uma identidade, normalmente uma marca do produto que é constituída por um nome e um símbolo. A identidade da marca estabelece o conjunto de associações (qualquer coisa que, na memória dos consumidores está ligada à marca) que a empresa aspira a criar e a manter em torno da marca. Estas associações podem ser: O próprio produto: características do produto, país de origem, relação qualidade/preço. A organização que o oferece A personalidade da marca O conteúdo simbólico

19 Posicionamento Diferenciação da marca - consiste no estabelecimento de um conjunto de diferenças significativas que a distinguem da oferta das empresas concorrentes A definição da diferenciação da marca estabelece o posicionamento Posicionamento é a parte da identidade da marca e da proposta de valor que é activamente comunicada ao segmento de mercado-alvo e que demonstra uma vantagem em relação às marcas concorrentes

20 Diferenciação da marca
Posicionamento Associações Identidade da marca Diferenciação da marca Posicionamento

21 Outras Decisões Estratégicas
Desenvolvimento de novos produtos Estratégias de entrada nos segmentos de mercado-alvo Estratégias de defesa e ataque face à concorrência Estratégias de gestão do ciclo de vida dos produtos Afectação de recursos ao marketing-mix.

22 Produto Marketing em Acção Lançar, modificar ou descontinuar o produto
Gama e linhas de produto (conj de produtos a oferecer a um dado segmento-alvo) Marca (facilita as decisões de compra) Embalagem e rotulagem

23 Preço Marketing em Acção Métodos para a determinação dos peços
O preço do produto deve ser definido em função dos objectivos de marketing, da elasticidade da procura, dos custos de produção e comercialização do produto e dos preços praticados pela concorrência. Métodos para a determinação dos peços Markup - o preço é estabelecido a partir da soma de uma margem pré-definida ao custo unitário de produção e comercialização do produto; Rendibilidade do investimento Valor percebido Preços de competição

24 Distribuição Marketing em Acção
Distribuição directa Distribuição indirecta Os canais de distribuição são o conjunto de pessoas, tecnologias e organizações interdependentes que estão envolvidas no processo de fazer chegar ao consumidor os produtos da empresa.

25 Comunicação Marketing em Acção Publicidade Pomoção de vendas
Força de vendas Relações públicas Marketing directo

26 Estratégia de gestão do Ciclo de Vida do Produto
Entre o lançamento de um produto no mercado e o seu desaparecimento, este, passa por várias fases: Introdução Crescimento Maturidade Declínio

27 Estratégia de gestão do Ciclo de Vida do Produto

28 Estratégia de gestão do Ciclo de Vida do Produto
Aumento do Ciclo de Vida do Produto D A B E F G H I J K L

29 Estratégia de gestão do Ciclo de Vida do Produto
PREÇO PRODUTO COMUNICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO ESTRATÉGIA INTRODUÇÃO alto aperfeiçoa-se forte assegura a distribuição especializa CRESCIMENTO mantém-se ou baixa prepara alterações mantem-se em termos absolutos, mas baixa em termos relativos, devido ao aumento das vendas selecciona / alarga prepara para diversificar MATURIDADE baixa introduz as alterações aumenta alarga diversifica DECLÍNIO ---- selecciona selecciona e retira

30 Estratégia de gestão do Ciclo de Vida do Produto
A Matriz BCG (Boston Consulting Group) é um modelo para análise de portfolio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Para garantir a criação de valor a longo prazo, a empresa deve ter um portfolio de produtos que contenha tanto mercadorias com altas taxas de crescimento no mercado (que precisam de investimentos) mas também mercadorias com baixo crescimento (que geram receita). A matriz tem duas dimensões: crescimento do mercado e participação relativa de mercado (que é a participação da empresa em relação à participação de seu maior concorrente). Quanto maior a participação de mercado de um produto ou quanto mais rápido cresce o mercado de um produto, melhor para a empresa.

31 Estratégia de gestão do Ciclo de Vida do Produto
Modelo para analise da carteira de produtos e definição da estratégia de gestão de carteira. Relaciona a taxa de crescimento com as vendas A empresa tem normalmente produtos em diferentes fases do ciclo de vida do produto. A matriz BCG pretende classificar os produtos em função do ciclo de vida e caracteriza-os por: PONTOS DE INTERROGAÇÃO QUESTION MARK ESTRELAS Stars VACAS LEITEIRAS Cash cow CÃES Dogs

32 Estratégia de gestão do Ciclo de Vida do Produto
Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante: Ponto de interrogação: elevado crescimento no mercado mas com uma quota relativamente fraca. Por isso a evolução futura se revela incerta. Necessitam de elevado esforço de investimento de capital. Estrela: representa um produto em que a taxa de crescimento do sector é elevada e atractiva sendo líder de mercado. É um negócio em crescimento, é uma situação para manter mas que exige investimentos. Vaca leiteira: é um produto em que o crescimento do sector já é reduzido mas em que a quota de mercado é relativamente elevada. Representa uma forte libertação de cash-flow uma vez que não necessita de investimentos. Cães: negócio reduzido e quota de mercado fraca. Desinvestir ou substituir, são os produtos de menor interesse e em que a conquista da liderança é muito difícil.

33 Estratégia de gestão do Ciclo de Vida do Produto
K L M J X N Pontos de Interrogação Estrelas Vacas leiteiras Cães Taxas de Crescimento do sector / Industria / produto Vendas 5 X 10 % 15 % 20 % 25 % 30 % 10 X 15 X 20 X 25 X 30 X 0 X 5 %

34 Estratégia de gestão do Ciclo de Vida do Produto
-20% 0% 20% >100% 500 B A F C I E K L M J G crescimento anual H Vendas anuais em € X Outro modelo de Matriz BCG Vacas leiteiras Estrelas Pontos de interrogação Cães

35 Estratégia de gestão do Ciclo de Vida do Produto

36 Delivery values Os consumidores decidem com base no Delivery value
3 2 1 O ponto 3 representa os custos Unitários ( 0,3) O ponto 2 representa o preço ( 0,2) A margem de lucro entre as duas empresas é igual (3,2) De 0 a 1 representa o máximo preço que o cliente está disposto a pagar pelo bem e serviço em causa ( Customer Value ) De 1 a 2 é a diferença entre aquilo que os consumidores estão dispostos a pagar e o que efectivamente pagam. A essa margem dá-se o nome de delivery value ( valor que a empresa está a entregar ao cliente, deliberadamente ou não) Por essa razão se explica o facto de apesar o nosso preço ser mais alto, as pessoas preferem comprar o nosso produto ao da concorrência. O Delivery value é portanto uma espécie de experiência de satisfação. Delivery value = Customer perceived value Uma empresa ao fixar o preço está a determinar o que vai para os consumidores e para os accionistas . Quanto mais sobe o preço, maior é o potencial para os accionistas, mas menor é o delivery value


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