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Universidade de Brasília

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Apresentação em tema: "Universidade de Brasília"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Brasília
Instituto de Psicologia - IP Departamento de Psicologia Social e do Trabalho - DPST Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PG/PSTO Mestrado Avaliação de Necessidades de Treinamento: Proposição e Aplicação de um Modelo Teórico-Metodológico Mestrando: Rodrigo R. Ferreira – Orientadora: Profa. Dra. Gardênia da Silva Abbad Brasília, Agosto de 2009

2 Estrutura da Apresentação
02/28 Quadro Teórico de Referência Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Método Resultados Discussão Considerações Finais

3 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Questões Teóricas 03/28 Modelos existentes de Avaliação de Necessidades de Treinamento (ANT) não consideram a análise do contexto para determinar necessidades (McGehee & Thayer,1961; Wexley, 1984; Latham,1988; Ostroff & Ford, 1989; Clarke, 2003) Quadro Teórico de Referência Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Lacunas na definição de ANT e necessidades de treinamento entre os níveis de análise (Mossholder & Bedeian, 1983; Koslowski et al., 2000; Ferreira & cols., 2009) Método Resultados Discussão Necessidade de integração dos sistemas de treinamento (Abbad, Freitas & Pilati, 2006) Considerações Finais

4 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Questões Empíricas 04/28 Por mais de 40 anos, práticas e pesquisas de ANT pouco sistemáticas e com enfoque ad-hoc (Taylor, O’Driscoll & Binning, 1998; Ferreira & cols., 2009) Quadro Teórico de Referência Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Necessidades de Treinamento pouco alinhadas às estratégias institucionais e aos interesses dos trabalhadores (McGehee & Thayer,1961; Moore & Dutton, 1978; Ostroff & Ford, 1989; Abbad, Freitas & Pilati, 2006) Método Resultados Discussão Há poucos modelos de ANT testados empiricamente (Clarke, 2003) Considerações Finais

5 Análise Sistemática da Literatura (n = 49)
05/28 Quadro Teórico de Referência País(es) Frequência de Pesquisas Inglaterra 15 Estados Unidos 9 Canadá 3 China Indonésia Transnacionais Brasil 2 Grécia Kuwait Austrália 1 Holanda Irlanda Sri Lanka Turquia Não informado Área Frequência Administração 23 Medicina/Enfermagem 12 Psicologia 7 Educação 3 Marketing 1 Gestão Pública TI Economia Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Níveis de Análise Frequência Micro 15 Meso 8 Macro 7 N/A 19 Método Resultados Discussão Desenho de Pesquisa Frequência Survey 32 Teórico 11 Estudo de Caso 3 Pesquisa-Ação Considerações Finais

6 Lacunas Identificadas
06/28 Na Psicologia, foco predominante no nível micro Quadro Teórico de Referência Na Administração, foco distribuído entre os níveis, mas práticas e pesquisas ad-hoc Objetivos da Pesquisa Pouco consenso sobre como medir necessidades de treinamento O Modelo de ANT Proposto Carência de estudos empíricos que descrevam a relação entre necessidades e contexto Método Resultados Poucas considerações acerca do uso das taxonomias de resultados de aprendizagem para descrever necessidades de treinamento Discussão Considerações Finais

7 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Objetivos da Pesquisa 07/28 Geral Propor e aplicar modelo teórico-metodológico de ANT em ambientes organizacionais Quadro Teórico de Referência Específicos (a) Analisar sistematicamente a literatura sobre ANT Objetivos da Pesquisa (b) Descrever modelo teórico-metodológico de investigação O Modelo de ANT Proposto (c) Descrever as mudanças e os desafios que uma organização pública passará nos próximos anos Método (d) Descrever as competências necessárias para determinada área de uma organização pública Resultados (e) Descrever onde estão lotados profissionais que precisam desenvolver competências Discussão (f) Descrever a relação entre o contexto de uma organização e necessidades de treinamento Considerações Finais (g) Construir e validar instrumento de ANT

8 O Modelo de ANT Proposto
08/28 Modelo Teórico Quadro Teórico de Referência Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Método Resultados Discussão Considerações Finais

9 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
09/28 Modelo Teórico – Classificação de Necessidades Quadro Teórico de Referência Objetivos da Pesquisa Níveis de Análise: Organizacional (macro) De Macroprocessos (meso) De Grupos Ocupacionais (meso) Individual (micro) O Modelo de ANT Proposto Método Domínios do Indivíduo: Cognitivo Afetivo Psicomotor Resultados Discussão Considerações Finais

10 Quadro Teórico de Referência
O Modelo de ANT Proposto 10/28 Modelo Metodológico Quadro Teórico de Referência Analisar contexto interno e externo da organização ANT no nível Macro 1 Escolher participantes Objetivos da Pesquisa Identificar mudanças e desafios para a organização e competências necessárias 2 Definir indicadores e construir instrumento de ANT 3 O Modelo de ANT Proposto ANT no nível Meso 4 Validar teoricamente instrumento de ANT Método Aplicar instrumento de ANT, definir IPG, classificar necessidades 5 ANT no nível Micro Resultados Planejamento Instrucional * 7. Transformar necessidades de treinamento em objetivos instrucionais * 7.1. Escolher modalidade de treinamento * 7.2. Estabelecer sequência de ensino * 7.3. Criar/Escolher procedimentos de treinamento * 7.4. Definir critérios de avaliação * 7.5. Testar desenho instrucional Discussão Considerações Finais

11 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Método 11/28 Características Gerais da Pesquisa Quadro Teórico de Referência Natureza: qualitativa e exploratória Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Amostra: não-probabilística de conveniência Método Resultados Modelo metodológico parcialmente aplicado (etapas 1 à 5) Discussão Considerações Finais

12 Método Etapas Metodológicas da Pesquisa Método 12/28
Quadro Teórico de Referência Método Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Descrição da Organização Grupos Focais Entrevistas Semi-Estruturadas Concepção e Validação do Instrumento Método Resultados Discussão Etapas 1, 2 e 3 do Modelo Metodológico Etapa 4 do Modelo Metodológico Etapa 5 do Modelo Metodológico Considerações Finais

13 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Descrição da Organização 13/28 Tribunal de Contas da União (TCU) - Brasília (DF) Principal Competência: exercer controle externo sobre as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos federais e as contas de qualquer pessoa que puder gerar prejuízo à coisa pública Quadro Teórico de Referência Objetivos da Pesquisa Foco da Pesquisa: Fiscalização de Obras Públicas (Secretaria de Fiscalização de Obras – Secob) Instrumento Entrevistas Grupos Focais Organização O Modelo de ANT Proposto Método Temas de Maior Significância para a área (TMS): Programa de Aceleração do Crescimento Fiscalização de Obras Públicas Resultados Discussão Considerações Finais

14 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Grupos Focais 14/28 Participantes n = 30; 28 válidos Função: diretores, assessores, secretários e analistas Tempo de Trabalho no TCU: M = 11,09 anos; DP = 5,46. Formação: 59,2% Administração; 55,5% Engenharia; 51,8% Direito. Faixa Etária: 42,9% entre 31-40; 46,4% entre 41-50; 10,7% mais de 50. Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Método Instrumento Entrevistas Grupos Focais Organização Resultados Discussão Considerações Finais

15 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Grupos Focais 15/28 Instrumento – questionário com perguntas abertas: Os principais desafios e mudanças que o TCU enfrentará em fiscalização de obras nos próximos anos são: As competências necessárias para o alcance do sucesso da atividade de fiscalização de obras nesses próximos anos são: Os profissionais que precisam desenvolver essas competências estão lotados no(a): Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Método Instrumento Entrevistas Grupos Focais Organização Procedimentos de Coleta dos Dados – 3 etapas Respostas individuais ao questionário Respostas ao questionário em sub-grupos Consolidação das respostas globais do grupo Resultados Discussão Análise dos Dados Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009) e Silverman (2009) Considerações Finais

16 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Entrevistas (semi-estruturadas) 16/28 Participantes 4 homens e 2 mulheres (todos lotados na Secob) 2 diretores e 4 analistas Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Instrumentos Roteiro de entrevista Questionário aberto (sugestões de melhoria de conteúdo) Método Instrumento Entrevistas Grupos Focais Organização Procedimentos de Coleta dos Dados – 2 etapas Preenchimento do questionário pelo participante Perguntas abertas feitas pelo pesquisador Tempo aproximado: 55 minutos Resultados Discussão Análise dos Dados Análise de Conteúdo – matrizes de análise Considerações Finais

17 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Concepção e Validação do Instrumento de ANT 17/28 Objetivos da Pesquisa Validação por Juízes Participantes 2 homens e 3 mulheres. Todos analistas Tempo de trabalho no TCU: M = 5,45 anos; DP = 4,42 O Modelo de ANT Proposto Instrumento Questionário fechado contendo categorias e itens de competências Método Instrumento Entrevistas Grupos Focais Organização Procedimentos de Coleta dos Dados Indivíduos deveriam relacionar cada item à uma categoria Tempo médio de duração: 16 minutos (DP = 3,38) Análise dos Dados Concordância a partir de 80%; Itens com 60% de concordância foram analisados por inspeção de dados, moda e pertinência item/categoria; Itens com menos que 60% foram descartados; Foram descartados itens imprecisos. Resultados Discussão Considerações Finais

18 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Concepção e Validação do Instrumento de ANT 18/28 Objetivos da Pesquisa Validação Semântica Instrumento 35 itens de competências O Modelo de ANT Proposto 2 escalas de 11 pontos (0 a 10) do tipo Likert: Importância: 0 = “sem importância para minha atuação profissional”; 10 = “muito importante para minha atuação profissional” Domínio: 0 = “não tenho domínio dessa competência”; 10 = “domino completamente essa competência” Método Instrumento Entrevistas Grupos Focais Organização 5 categorias de conteúdo: Competências de Comunicação Competências Gerais em Auditoria Competências Instrumentais Competências Específicas em Fiscalização de Obras Competências Emergentes em Fiscalização de Obras Resultados 8 itens de desafios e mudanças 1 escala de 11 pontos (0 a 10) do tipo Likert: Intensidade: 0 = “não gera necessidade de treinamento”; 10 = “gera intensa necessidade de treinamento” Discussão Considerações Finais

19 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Concepção e Validação do Instrumento de ANT 19/28 Objetivos da Pesquisa Validação Semântica O Modelo de ANT Proposto Participantes 3 homens e 2 mulheres. 3 analistas e 2 diretores Tempo de trabalho no TCU: M = 8,95 anos; DP = 5,74 Método Instrumento Entrevistas Grupos Focais Organização Procedimentos de Coleta dos Dados Aplicação piloto do instrumento de ANT Tempo médio: 14 minutos (DP = 2,87) Resultados Análise dos Dados Análise de Conteúdo – matrizes de análise Discussão Considerações Finais

20 Resultados Mudanças e Desafios para Fiscalização de Obras
Quadro Teórico de Referência Resultados 20/28 Mudanças e Desafios para Fiscalização de Obras Objetivos da Pesquisa Mudanças e Desafios Definição Constitutiva Legislação Ambiental (f=4) Refere-se aos desafios e às mudanças impostas pelo modo como o TCU aplica a legislação ambiental vigente na fiscalização de obras públicas. O Modelo de ANT Proposto Gestão do Conhecimento (f=5) Refere-se ao desafio de sistematizar a aquisição, a produção e a disseminação de conhecimentos sobre fiscalização de obras públicas no TCU. Método Disputa Interna por Recursos Humanos (f=6) Refere-se ao desafio de alocar e reter servidores na atividade de fiscalização de obras públicas no TCU. Aumento da Demanda (f=5) Refere-se ao impacto no processo de fiscalização de obras públicas causado pelo aumento da quantidade de obras a serem fiscalizadas pelo TCU. Mudança Estrutural do Mercado (f=4) Refere-se aos desafios e às mudanças impostos à fiscalização de obras por variações estruturais no mercado, como: preço, nível de investimento privado e privatizações. Políticas e Práticas de TD&E (f=11) Refere-se aos desafios de criar políticas e aprimorar as práticas de TD&E voltadas para a fiscalização de obras públicas no TCU. Resultados Pressões Políticas e do Mercado (f=10) Refere-se às pressões exercidas pelo governo, sociedade e mercado que impactam o processo de fiscalização de obras públicas do TCU. Discussão Considerações Finais Aumento da Complexidade das Análises (f=16) Refere-se ao aumento da complexidade técnica dos empreendimentos bem como à inserção de novas tecnologias na área que impactam na fiscalização de obras públicas do TCU.

21 Resultados Competências Necessárias na Atividade
21/28 Competências Necessárias na Atividade de Fiscalização de Obras Quadro Teórico de Referência Competências Definição Constitutiva Competências de Comunicação (f=12) Refere-se à capacidade de expressar-se verbalmente e por escrito com o intuito de comunicar resultados de auditoria, trocar informações com outros órgãos, unidades e profissionais, estabelecer parcerias com outras instituições e atuar em equipes de trabalho. Objetivos da Pesquisa Competências Gerais em Auditoria (f=11) Refere-se aos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à realização de auditorias em diversas áreas do TCU. O Modelo de ANT Proposto Competências Instrumentais (f=17) Refere-se aos conhecimentos e habilidades necessários a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados ligados à atividade de fiscalização de obras públicas no TCU. Método Competências Específicas em Fiscalização de Obras Públicas (f=17) Refere-se aos conhecimentos, habilidades e atitudes específicos da área de Engenharia, necessários à fiscalização de obras públicas no TCU. Resultados Discussão Competências Emergentes em Fiscalização de Obras Públicas (f=18) Refere-se aos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para fiscalizar obras públicas em áreas inovadoras e especializadas. Considerações Finais

22 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Resultados 22/28 Onde estão lotados os profissionais que precisam desenvolver competências Quadro Teórico de Referência Local Exemplo de Relato Na SECOB – Secretaria de Fiscalização de Obras (f=4) “SECOB - especialistas em métodos e técnicas construtivas.". "A parte de competências especificas, na SECOB...”. "SECOB". “Profissionais da Secob.” Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Nas SECEX – Secretarias de Controle Externo localizadas nos Estados – e nos Gabinetes (f=6) "SECEX e gabinetes - especialistas em licitações, fiscalização, contratos e responsabilização.". "SECEX (principalmente estados) - especialistas em auditoria (verificação de critérios e evidências, interlocução com partes interessadas), e obras (escalonado).". "Secretarias típicas (SECEX estaduais de 1ª à 6ª)". "Gabinetes". “Nos Gabinetes.” “Nas SECEX e nos Gabinetes.” Método Resultados Discussão Em todo o Macroprocesso de Fiscalização de Obras (f=4) “Todos os profissionais que trabalham com obras ou analisam processos de obras.". "Estratégico: Todos os envolvidos com menos profundidade.". "Em todas as unidades técnicas que desenvolvem trabalhos de fiscalização de obras.". “Estão distribuídos por todo o tribunal!”. Considerações Finais

23 Resultados Relação observada entre contexto e
23/28 Relação observada entre contexto e necessidades de treinamento Quadro Teórico de Referência Mudanças e Desafios do Contexto Objetivos da Pesquisa Internos(as) Competências Externos(as) O Modelo de ANT Proposto Políticas e Práticas de TD&E Legislação Ambiental Aumento da Demanda Método Gestão do Conhecimento Disputa Interna por Recursos Humanos Pressões Políticas e do Mercado Mudança Estrutural do Mercado Aumento da Complexidade das Análises das Obras Resultados Discussão Competências de Comunicação Competências Gerais em Auditoria Competências Instrumentais Competências Específicas em Fiscalização de Obras Públicas Competências Emergentes em Fiscalização de Obras Públicas Considerações Finais

24 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Resultados 24/28 Versão final do instrumento de ANT 47 itens no total 39 itens de competências agrupados em cinco categorias de conteúdo: Comunicação (6 itens) Competências Gerais (9 itens) Competências Instrumentais (8 itens) Competências Específicas (5 itens) Competências Emergentes (11 itens) Ex.: “Fiscalizar obras públicas que utilizem novas técnicas de misturas betuminosas em sua construção” Quadro Teórico de Referência Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Método 8 itens de desafios e mudanças Ex.: “Aplicar a legislação ambiental vigente na fiscalização de obras públicas” Resultados 3 escalas do tipo Likert de 11 pontos (0 a 10) Importância: 0 = “sem importância para minha atuação profissional”; 10 = “muito importante para minha atuação profissional” Domínio: 0 = “não tenho domínio dessa competência”; 10 = “domino completamente essa competência” Intensidade: 0 = “não gera necessidade de treinamento”; 10 = “gera intensa necessidade de treinamento” Discussão Considerações Finais

25 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Discussão 25/28 A aplicação do modelo proposto mostrou-se útil para responder questões presentes na literatura, como: Quadro Teórico de Referência Definição de ANT e necessidades de treinamento entre os níveis de análise (Koslowski et al., 2000; Ferreira & cols., 2009) Objetivos da Pesquisa Descrição da relação entre contexto e necessidades de treinamento (McGehee & Thayer,1961; Clarke, 2003) O Modelo de ANT Proposto Alinhamento entre estratégia organizacional e necessidades de treinamento (Ostroff & Ford, 1989) Método Classificação de necessidades de treinamento de acordo com taxonomias de resultados de aprendizagem (Abbad, Freitas & Pilati, 2006) Resultados Integração dos sistemas de treinamento (Abbad & cols., 2006) Discussão Descrição de indicadores precisos de competências passíveis de mensuração (Borges-Andrade & Lima, 1983) Considerações Finais Concepção e validação teórica de instrumento de ANT (Hicks & Henessy, 1997)

26 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Considerações Finais 26/28 Contribuições Sociais Possível melhora na eficiência e na eficácia dos serviços fornecidos pela organização à sociedade Maior transparência e efetividade dos investimentos públicos em TD&E Quadro Teórico de Referência Objetivos da Pesquisa Contribuições Institucionais Agregação de rigor aos processos de ANT da organização estudada Alinhamento de necessidades de treinamento ao planejamento estratégico da organização O Modelo de ANT Proposto Método Contribuições Acadêmicas Delineamento do estado da arte da produção sobre ANT Concepção e aplicação de modelo de ANT Definição do processo de ANT e de necessidades de treinamento de acordo com os níveis de análise Integração entre os sistemas de treinamento Resultados Discussão Considerações Finais

27 Quadro Teórico de Referência O Modelo de ANT Proposto
Considerações Finais 27/28 Limites da Pesquisa O modelo proposto não distingue situações que podem ser resolvidas por meio de treinamento daquelas que não podem O delineamento da pesquisa não permite generalização dos resultados As considerações sobre níveis de análise necessitam de aporte robusto de teorias multinível Quadro Teórico de Referência Objetivos da Pesquisa O Modelo de ANT Proposto Agenda de Pesquisa Testar integralmente o modelo teórico-metodológico proposto Realizar estudos correlacionais de ANT Testar a pertinência da escala de intensidade para aferir a influência do contexto em necessidades de treinamento Desenvolver método de ANT que distinga situações que podem ser resolvidas por meio de treinamento Desenvolver método de ANT que contemple características do indivíduo, variáveis de suporte organizacional e clima para transferência Método Resultados Discussão Considerações Finais

28 Obrigado rodrigoferreira@unb.br
28/28 “...pensar é exercício de alegria, entre veredas de erros, cordilheiras de dúvidas, oceanos de perplexidade...” Carlos Drummond de Andrade Poema: Alceu, Radiante Espelho Obra: Amar se Aprende Amando Obrigado


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