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General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 0117051 PROCESSO DE RESPOSTA RÁPIDA Reação Rápida e Padronizada.

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1 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 0117051 PROCESSO DE RESPOSTA RÁPIDA Reação Rápida e Padronizada aos tópicos de Qualidade

2 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 0117052 O Resposta Rápida é um sistema que: - Padroniza as reações às falhas significativas de Qualidade internas e externas. - Promove a comunicação e a disciplina através de reuniões diárias. - Utiliza um método visual para mostrar as informações importantes. RESPOSTA RÁPIDA Na preparação para a reunião de Resposta Rápida, no início do dia, a Qualidade deve identificar os problemas significativos de qualidade ocorridos nas últimas 24 horas, os quais devem incluir: - As preocupações dos clientes - Problemas com os fornecedores - Paradas de linha (Internas / Clientes) - Auditorias de doca / Tópicos de auditoria - Outros problemas internos de qualidade O time do workshop deverá discutir como definir um problema significativo de Qualidade.

3 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 0117053 Na reunião de Resposta Rápida, a liderança deve: - Designar um líder (único) para cada tópico/item. - Determinar o responsável pelo relatório da próxima reunião. O líder do tópico deve ser responsável por garantir toda a resolução dos problemas e que os critérios de saída são atingidos em um tempo hábil. A reunião de Resposta Rápida: - Deve ser diária para analisar criticamente os tópicos significativos de qualidade levantados pelo depto da Qualidade. Essas reuniões são, no mínimo, diárias e em algumas organizações podem ocorrer por turno. - É uma reunião de comunicação e não um reunião para resolução de problemas. Pode ser com todos em pé, no chão de fábrica ou em uma sala de reuniões da produção e durar de 10 a 20 minutos. - É uma reunião de revisão da manufatura, liderada pela manufatura e suportada pela qualidade, engenharia, manutenção, etc…

4 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 0117054 O responsável pelo relatório deve incluir atualizações para o seguinte: - Folhas de Rastreamento de Resposta Rápida - Instruções de Trabalho Padronizado - Formulários de Resolução e Problemas - PFMEA - Plano de Controle - Auditoria Escalonada - Notificação aos pessoal envolvido (incl. Operadores) - Outras documentações necessárias Relatórios para a liderança são programados no Formulário de Rastreamento de Resposta Rápida se for considerado necessário. O formulário de Rastreamento de Resposta Rápida deve ser parte de um sistema de gerenciamento visual. Sua formatação deve ser a maior possível e ser divulgada na área das reuniões.

5 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 0117055 RASTREAMENTO DE RESPOSTA RÁPIDA (Exemplo) Pontos a analizar: Responsável Critérios de Saída Status Geral Para otimizar o gerenciamento visual, este formulário deve estar exposto na área de reuniões (ex.: poster laminado, quadro, etc…).

6 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 0117056 (Exemplo) A Liderança deve divulgar o status da qualidade de forma visual Pode-se utilizar qualquer tipo de gerenciamento visual: calendário, tabela, …

7 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 0117057 RESUMO DO PROCESSO DE RESPOSTA RÁPIDA A Organização deve: manter uma reunião diária de Resposta Rápida. utilizar um formulário, como o formulário de Rastreamento de Resposta Rápida para identificar: o status geral para os problemas sinificativos de qualidade. o responsável por cada item. os critérios de saída necessários ao fechamento um item problema. exibir o status diário de Qualidade.

8 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 0117058 CONTROLE DE PRODUTOS NÃO-CONFORMES Identificação & Contenção

9 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 0117059 Estabelecer um método para garantir que o produto que não está conforme os requisitos especificados seja: Claramente identificado utilizando identificação consistente (etiquetando) Prevenido de uso e instalação não intencional (contenção) Estabelecer um processo de identificação consistente utilizando um método de gerenciamento visual. (Exemplo) O MÉTODO DE CORES DO SEMÁFORO é o preferido. - Vermelho = Sucata - Amarelo = Suspeito - Verde = Bom CONTROLE DE PRODUTOS NÃO-CONFORME

10 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170510 OS CARACTERES INDICADOS DEVEM ESTAR EM LOCAL DISCRETO PLT001 SUSPEITO NÃO UTILIZAR OK PARA USO REQUERIDO PARA PRODUTOS / CONTAINERS DE SUCATA (CAIXAS DE REFUGOS PINTADAS DE VERMELHO NÃO NECESSITAM ETIQUETA) REQUERIDO PARA RETRABALHO, REINSPEÇÃO, CONTAINERS / PRODUTOS SUSPEITOS QUALQUER COR (exceto vermelho ou amarelo) PARA PRODUTOS CONFORME É ACEITÁVEL SUCATA PLT002 PLT003 (SE O AMARERLO NÃO FOR USADO PARA DISTINGUIR SCRAP DE SUSPEITO, ENTÃO, A ETIQUETA VERMELHA DEVE CONTER A DISPOSIÇÃO.) ETIQUETA DEVE MOSTRAR A ÚLTIMA OPERAÇÃO PARA GARANTIR UMA ADEQUADA REINTRODUÇÃO AO PROCESSO (Exemplo) OS CARACTERES INDICADOS DEVEM ESTAR EM LOCAL DISCRETO OS CARACTERES INDICADOS DEVEM ESTAR EM LOCAL DISCRETO

11 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170511 O Produto Não-Conforme deve ser prevenido de uso e/ou instalação não intencional através de contenção. A Liderança deve desenvolver, organizar e manter um sistema para o controle dos produtos não-conformes. Todo produto suspeito e não-conforme deve ser segregado. ÁREAS DE SEGREGAÇÃO: Áreas de segregação devem ter o piso pintado ou identificadas de outra maneira clara. Exemplo: - Caixas de Refugo - Bancadas de Retrabalho - Áreas de Contenção - Áreas de espera para material não-conforme Planilha de Contenção deve ser utilizada e completada para: - Prover uma sistemática para conter todo produto suspeito - Identificar todas as áreas a serem verificadas quanto a produtos NC

12 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170512 O que fazer se a quantidade potencial não for igual ao total encontrado? Quando você deve avisar o cliente? (Exemplo)

13 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170513 A contenção deve checar o b reakpoint: - utilizando inspeção 100% - com duração especificada pela liderança do site. Para produtos em contenção, os containers devem ser identificados: - Vermelho = Produto Não-Conforme - Amerelo = Produto Suspeito - Verde = Produto conforme após o breakpoint As inspeções e testes previstos no Plano de Controle devem ser realizadas. E então, o produto removido do fluxo do processo deve ser reintroduzido no processo uma fase antes ou no ponto de onde foi removido. NOTA: Quando não for possível a reintrodução antes ou no ponto de remoção, um procedimento de retrabalho aprovado deve ser utilizado para garantir a conformidade do produto. O Processo e a Autoridade para liberação do produto de retrabalho, reparos e áreas de contençãodevem ser definidos. Os dados da contenção devem ser analisados criticamente pela liderança.

14 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170514 RESUMO - CONTROLE DE PRODUTOS NÃO-CONFORME O Produto Não-Conforme deve: claramente identificado utilizando um sistema de identificação consistente (etiquetagem). contido através do uso de uma Planilha de Contenção. segregado em áreas bem identificadas. liberado utilizando um processo e autoridade definidos. reintroduzido no processo no ponto ou antes de onde foi removido. Os tópicos da Contenção do Produto devem ser analisados criticamente pela liderança.

15 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170515 TRABALHO PADRONIZADO (MÉTODOS E SEQUÊNCIAS) “A padronização é a estrada para o aperfeiçoamento contínuo” W.E. Deming, July 15, 1992

16 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170516 uma organização enxuta. identificação dos valor agregado das tarefas. uma sequência de produção eficiente. melhoria contínua. reduzir as variações em um processo. reduzir desperdícios, solução de problemas e controle de qualidade. auditar a conformidade do operador com as instruções de trabalho (Auditorias Escalonadas*). assegurar que os operadores estão consistentemente realizando as mesmas tarefas e procedimentos. O TRABALHO PADRONIZADO FORNECE A BASE PARA:

17 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170517 (Exemplo) ELEMENTOS DE TRABALHO MOVIMENTOS DO OPERADOR TEMPO DE CICLO DA OPERAÇÃO TRABALHO PADRONIZADO FOLHA DE TRABALHO E LAYOUT

18 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170518 BENEFÍCIOS QUANDO EXIBIDOS ELEMENTOS DE TRABALHO MOVIMENTOS DO OPERADOR TRABALHO PADRONIZADO FOLHA DE TRABALHO E LAYOUT Operações seguem o mesmo caminho a cada vez. Reduz o risco da omissão de componetes. A frequência e verificações de qualidade estão indicados. Processos de melhoria são facilmente identificados. Treinamentos são consistentes e simplificados. Lembretes da sequência correta ao operador. Alertas ao operador quanto à segurança. Garantir que o operador está seguindo um processo aprovado (Auditorias Escalonadas). Garantir à liderança que a operação está rodando do mesmo modo de quando fôra aprovado. Operadores sabem se os equipamentos apresentam sinais de uso (vida útil). Tempos de máquina, operações manuais e caminho do operador são separados. Verificações de qualidade são incluídos. TEMPO DE CICLO DA OPERAÇÃO

19 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170519 Time(s) multi-disciplinar(es) devem identificar e listar todas as operações para implementar o trabalho padronizado. Exemplos de como priorizar: - Preocupações do cliente quando à qualidade - Necessidade de sequência ou método de trabalho definidos - Retrabalhos for a da linha - RPN alto - Rotatividade de funcionários Times multidisciplinares devem desenvolver as instruções de trabalho Padronizado e esta devem ser expostas no postos de trabalho. Os operadores novos e os atuais devem ser treinados para utilização do trabalho padronizado (Treinamento Padronizado*). Qualquer operação que tenha enviado ao cliente uma Não-Conformidade por não seguir o trabalho Padronizado deve ser verificado através das Auditorias Escalonadas*. Times multidisciplinares devem desenvolver e melhorar continuamente as instruções de trabalho padronizadas.

20 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170520 Folha de Trabalho e Layout das Operações Padronizadas STEP NO. WORKSTATION AREA DRAWN TO SCALE OPERATION: FROM:___________________________QUANTITY PER SHIFT:______________ CUSTOMER CYCLE TIME:________________ TO: _____________________________ SHIFT:________ OPERATOR CYCLE TIME:_______________ WORK ELEMENT ELEMENT TIME STANDARD IN-QUALITY CRITICAL HAND WORKMACHINEWALK PROCESS STOCK CHECK OPERATION SAFETY C Q TOTAL As Folhas de Trabalho e Layout das Operações Padronizadas devem incluir: - Elementos de Trabalho - Movimentos do Operador - Tempo de Ciclo da Operação (Exemplo)

21 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170521 (Exemplo)

22 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170522 RESUMO DO TRABALHO PADRONIZADO desenvolver e implementar instruções de trabalho padronizado utilizando times multidisciplinares. postar as instruções de trabalho padronizado em todas as operações. treinar os funcionários atuais e os novos para utilizarem as instruções de trabalho padronizado (Treinamento Padrão*). garantir que as folhas de trabalho padrão incluem os elementos de trabalho, movimentos do operador e o tempo de ciclo da operação. desenvolver e melhorar continuamente as instruções de trabalho padronizado baseado no andamento da performance de qualidade. A organização deve:

23 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170523 TREINAMENTO PADRONIZADO DO OPERADOR O treinamento do operador foi verificado e documentado?

24 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170524 O Treinamento Padronizado do Operador deve ser utilizado para: definir o conteúdo mínimo para cada operação. identificar quem na organização conduzirá o treinamento. estabelecer a documentação requerida e os métodos de rastreamento. TREINAMENTO PADRONIZADO DO OPERADOR Os treinadores devem monitorar as atividades e dos novos operadores e, se necessário, retreinar para garantir que as Instruções de Trabalho estão sendo seguidas. Os treinadores devem instruir os operadores utilizando o registros de treinamento das operações padronizadas. (Exemplo) O treinador deve notificar aos operadores os defeitos potenciais.

25 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170525 Operação Padronizada - Registro de Treinamento (Exemplo) Formulário: Os itens a seguir devem ser completados em caso de novo operador (para qualquer operação determinada). RevisãoCompleto Trabalho padronizado / instruções de trabalho Registros de qualidade a serem preenchidos (por exemplo:Folhas de Inspeção) Demonstrar o funcionamento e responder perguntas Demonstrar aferidores e responder perguntas Fazer que o novo funcionário realize a operação e responda perguntas Ensinar problemas passados (por exemplo: FMEA, Lista de Principais Problemas Verificar as primeiras unidades produzidas, treinar, conforme necessário Retornar dentro do turno; verificar novamente trabalho padronizado e qualidade do produto Retornar dentro de aproximadamente 1 dia; verificar novamente o trabalho padronizado e qualidade do produto Notificar as operações que envolvam defeitos em potencial Assinatura do Funcionário _______________ Assinatura do Instrutor _______________ Nome da Operação e # ___________________ Função da Peça (produto) Operação de Equipamento / Segurança

26 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170526 (Exemplo)

27 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170527 REQUISITOS (continuação): O treinador deve verificar a qualidade numa frequência determinada, o suficiente para garantir que todos os padrões são atingidos. No mínimo o treinador deve retornar dentro do próprio turno e novamente dentro de aproximadamente um dia. O Treinamento do operador deve ser rastreado através das “Folhas de Rastreamento do Operador Treinado”. (Exemplo) As Folhas de Rastreamento do Operador devem ser postadas em todas as operações e verificadas através das Auditorias Escalonadas. A programação da reciclagem dos treinamentos dos operadores deve ser de acordo com as exigências locais. Funcionários adicionais não devem realizar as tarefas, a menos que tenham sido treinados dentro dos últimos três meses.

28 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170528

29 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170529 MATRIZ DE TREINAMENTO / FLEXIBILIDADE (Exemplo)

30 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170530 RESUMO DO TREINAMENTO PADRONIZADO DO OPERADOR garantir que o treinamento dos operadores está sendo rastreado através das “Folhas de Rastreamento do Operador Treinado”. postar as Folhas de Rastreamento do Operador Treinado em todas as operações. notificar as sequências de operações dos novos operadores. treinar funcionários adicionais que não tenham realizado o trabalho dentro dos últimos três meses. A Organização deve:

31 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170531 PROCESSO DE REDUÇÃO DE RISCO PRÓ-ATIVO REDUZIR O RISCO DA FALHA POTENCIAL DA QUALIDADE REATIVO REDUZIR O RISCO DA FALHA OCORRIDA DA QUALIDADE

32 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170532 ANÁLISE DE MODO E EFEITOS DE FALHA POTENCIAL NO PROCESSO (PFMEA) DEFINIÇÃO: Uma técnica analítica para cada etapa do processo que identifica:  Maneiras que um processo pode falhar para atingir as especificações;  Consequências internas e/ou externas ao cliente (severidade);  Freqüências com que a falha vai e/ou pode acontecer (ocorrência);  Eficácia dos controles atuais (prevenção e detecção);  Medir suas causas e efeitos (Número de Prioridade de Risco). Uma estrutura procedimentada para identificar e eliminar modos de falhas relacionadas ao processo.

33 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170533 O quê pode dar errado? Como/Quanto afeta o cliente? Com qual freqüência acontece? O quanto provável é a sua detecção? Quanto é o RISCO? ANÁLISE DE MODO E EFEITOS DE FALHA POTENCIAL (AIAG PFMEA 3a. Edição) (Exemplo)

34 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170534 CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE (AIAG PFMEA 3a. Edição)

35 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170535 CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA (AIAG PFMEA 3a. Edição)

36 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170536 CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA DETECÇÃO (AIAG PFMEA 3a. Edição) A – Prova de Erro B – Medição C – Inspeção Manual

37 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170537 Número de Prioridade de Risco (NPR) é o resultado da multiplicação dos índices de Severidade, Ocorrência e Detecção. (Exemplo) Severidade x Ocorrência x Detecção = NPR NÚMERO DE PRIORIDADE DE RISCO (NPR)

38 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170538 PFMEA’s devem ser completados para todos os processos de manufatura e funções de suporte(*) como requerido pelo Sistema de Gerenciamento da Qualidade. (*) Funções de Suporte inclui: Inspeção de Recebimento, Manuseio, Etiquetagem e Entrega, etc. PFMEA’s devem:  ser conduzidos conforme manual AIAG e requisitos do cliente;  ser revisados regularmente (documento vivo);  existir para todos os produtos / part numbers;  incluir todos os processos e seus passos;  ser utilizado como Melhoria Contínua;  ser preciso nos índices de Severidade, Ocorrência e Detecção. Times multi-disciplinares devem efetuar as revisões dos PFMEA’s periodicamente;

39 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170539 A freqüência e o número de PFMEA’s revisados deve ser determinado pela liderança do fornecedor baseado em:  Expectativa do cliente (PR/Rs, Deep Drill and Wide, atividades de lançamento, etc.);  Capabilidade do processo (First Time Quality, Controle Estatístico do Processo, etc.);  Alterações de processo (Error proofing, Alterações de fornecedores / Tier 2, etc.); Devem incluir critérios para priorizar as revisões dos PFMEA’s como:  Aquisição de produto, mudança de ferramental ou alterações de fornecedores;  PFMEA por peça(s) com histórico de PR/R, Reclamações de clientes, Garantia e resultados do FTQ;  Índices de Ocorrência (FTQ, Refugo, etc.) com mudanças significativas;  PFMEA com a data de revisão mais antiga;

40 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170540 Revisões nos PFMEA’s devem incluir no mínimo:  Verificação de todas as operações e processos estão incluídos e são exatos (Pintura, Tratamento Térmico, Etiquetagem, etc.);  Todos os controles de processo estão incluídos;  Índices de Detecção são exatos conforme critério (Manual PFMEA);  Índices de Ocorrência são analisados utilizando dados (CEP, FTQ, Quality Gate, C.A.R.E.*, Refugo, Resultados das Auditorias Escalonadas*, etc.);  Verificar se os PFMEA’s satisfaz as expectativas do cliente (AIAG, PPAP, Lançamentos, DDW, etc.). Após ter completado a revisão, uma lista com os maiores NPR’s com oportunidades de redução deve ser estabelecida ou revisada baseado em novos dados; Um Plano de Ação ou equivalente deve ser elaborado por um time multi- disciplinar para acompanhar o andamento dos indices de redução do NPR;

41 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170541 Tabela de Acompanhamento de Redução de NPR (Pró-ativo) (Exemplo) O número de NPR na lista depende da complexidade da peça e do processo, tamanho da planta, feedback do cliente, etc.

42 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170542 (Exemplo: Formulário GM 1927-21 ) (Somente para referência; verificar última versão)

43 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170543 REDUÇÃO DE RISCO REATIVO: Um time multi-disciplinar deve ser utilizado para o desenvolvimento da lista de problemas de qualidade internas e externas; O time deve identificar os verdadeiros índices de Ocorrência e Detecção para cada NPR; O time deve desenvolver um Plano de Ação com Dispositivos à Prova de Erro para evitar as falhas:  Ações recomendadas são melhorias para a prevenção e a redução de Modo de Falhas;  Quando o Dispositivo à Prova de Erros não é viável/praticável, um Plano para melhoria da Detecção deve ser estabelecido;  Um líder do time deve ser designado como responsável pela implementação das ações recomendadas;  Datas de Fechamento razoáveis devem ser estabelecidas para as ações recomendadas.

44 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170544 Dispositivos à Prova de Erro devem ser verificados através do processo de Verificação do Dispositivo à Prova de Erro*(estratégia); Quando ações corretivas são implementadas, o time deve validar os novos índices de Ocorrência e Detecção resultando no novo NPR; O time deve revisar os PFMEA’s com os novos índices de Ocorrência e Detecção com o novo NPR calculado. REDUÇÃO DE RISCO REATIVO:

45 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170545 LIDERANÇA: Deve revisar a necessidade de treinamento referente a ferramenta FMEA pelo menos uma vez por ano; Deve suportar as atividades de redução de NPR disponibilizando os recursos necessários; Deve revisar a Tabela de Acompanhamento da Redução de NPR; Deve garantir formalmente que times multi-disciplinares são utilizados para a preparação e revisões dos PFMEA’s. REDUÇÃO DE RISCO

46 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170546 RESUMO DA REDUÇÃO DE RISCO PRÓ-ATIVO A Liderança deve suportar as atividades de redução de NPR disponibilizando os recursos necessários; PFMEA’s deve passar por uma revisão completa; Uma lista com mais altos NPR’s deve ser estabelecida; Um Plano de Ação ou equivalente deve ser implementado por um time multi-disciplinar para o acompanhamento do processo de Redução do Índice de NPR; REATIVO Uma lista de falhas da qualidade interna e externa deve ser estabelecida; Times devem desenvolver um Plano de Ação com Dispositivos à Prova de Erro para evitar as falhas;

47 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170547 O que o dispositivo à prova de erro verifica? VERIFICAÇÃO DO DISPOSITIVO À PROVA DE ERRO

48 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170548 COISAS FEITAS ERRADAS 0,1% DO TEMPO SIGNIFICAM…  Uma hora bebendo água ruim por mês;  Duas aterrisagens inseguras em Congonhas por dia;  16.000 correspondências perdidas por hora;  20.000 receitas médicas incorretas por ano;  50 recém nascidos derrubados pelos médicos por dia;  500 cirurgias erradas por semana;  22.000 cheques depositados na conta errada por hora;  32.000 batimentos cardíacos a menos por pessoa/ano

49 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170549 Modo da Falha: RebarbaCausa: Ferramenta sem Corte Severidade:Defeito pego na linha de montagem (refugo):5 Ocorrência:Processo do fornecedor PpK > 1.104 Detecção:Dispositivo á prova de erro em funcionamento3 NPR = 5 x 4 x 3 = 60 COM DISPOSITIVO À PROVA DE ERRO FALHANDO COM DISPOSITIVO À PROVA DE ERRO FUNCIONANDO Modo da Falha: RebarbaCausa: Ferramenta sem Corte Severidade:Defeito pego na linha de montagem (refugo):5 Ocorrência:Processo do fornecedor PpK > 1.104 Detecção:Dispositivo á prova de erro com falha10 NPR = 5 x 4 x 10 = 200

50 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170550 Todos os dispositivos à prova de erro (detecção) com potencial de falhar, desgastar, desalinhar ou qualquer coisa que torne fora do ajuste deve ser verificado pelo menos uma vez por dia. Nota: Não é calibrar um controle/dispositivo - Ex.: Zerar um controle. É utilizar peça boa e peça ruim para confirmar o correto funcionamento do dispositivo á prova de erro. VERIFICAÇÃO DO DISPOSITIVO À PROVA DE ERRO DEFINIÇÕES: Dispositivo á Prova de Erro – (EVITA FAZER) - Dispositivos que evitam a não conformidade do produto na manufatura ou montagem. Dispositivo para Detecção de Erro – (EVITA PASSAR OU NÃO ACEITA) - Dispositivo que evitam a transferência de produto com não conformidade (por exemplo: equipamento de inspeção de 100% na linha).

51 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170551 Lista Mestra dos Dispositivos à Prova de Erro com identificação e localização; Freqüência da verificação determinada; Identificação dos Masters (Peça Boa e Ruim) e defeito a ser verificado; Plano de Reação claramente definido quando detectado algum tipo de falha no dispositivo; Quando desligado o dipositivo detecta peça ruim? Plano de Contenção determinado? (Inspeção 100%, etc.); Peças Suspeitas são repassadas pelo Dispositivo? Como/Quando o Dispositivo á prova de erro é reparado?; Tamanho do lote entre a Verificação do Dispositivo à prova de erro; Histórico do processo para determinar a freqüência da verificação; Quanto robusto é o processo? Quanto é fácil conter os produtos suspeitos? Desenvolver documento para falha na verificação do dipositivo à prova de erro com plano de reação para as não conformidades; Desenvolver formulário para notificar as não conformidades; Documentar as Lições Aprendidas; Criar método para informar a gerência; Determinar como a informação vai ser disponibilizada (postada); VERIFICAÇÃO DO DISPOSITIVO À PROVA DE ERRO

52 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170552 (Exemplo)

53 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170553 Dispositivos à prova de erro devem ser verificados pelo menos uma vez ao dia; Dispositivos à prova de erro devem ter suas localizações documentadas; Plano de Reação para quando o Dispositivos à prova de erro falhar deve ser desenvolvido; Resultados da verificação devem ser registrados; Liderança deve revisar os resultados da verificação. RESUMO DA VERIFICAÇÃO DO DISPOSITIVO À PROVA DE ERRO

54 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170554 AUDITORIAS ESCALONADAS Foram realizadas Auditorias Escalonadas pela Liderança?

55 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170555 Auditorias Escalonadas fornece um sistema para: Verificar as conformidades de um processo documentado; Impor disciplina; Melhorar a comunicação; Aperfeiçoar a qualidade como um todo. Auditorias Escalonadas devem ser conduzidas pela liderança da manufatura. A qualidade e outras funções devem participar e suportar o sistema de Auditorias Escalonadas. No mínimo uma vez por turno, Auditorias Escalonadas devem ser conduzidas para os itens de alto risco da manufatura, montagem e processos associados; A freqüência das Auditorias Escalonadas devem ser baseadas no volume da produção e no alto risco de processos e procedimentos associados; Auditorias Escalonadas complementam os Planos de Controle e as verificações das instruções de trabalho atuais.

56 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170556 Um Check-List dos itens de alto risco durante a Auditoria Escalonada deve ser estabelecido; Elementos devem ser considerados para o desenvolvimento do check- list: Funcionamento dos dispositivos e confirmação da calibração; Técnicas de embalagem e empilhamento; Presença e conteúdo dos Padrões Visuais; Ajustes de parâmetros de processo; Instruções de Trabalho; Identificação correta do produto; Monitoramento do Torque (se aplicável); Documentação/Registros preenchidos; Feedback dos Clientes; Revisar os resultados das Auditorias Internas (Processo, Segurança, Housekeeping, Management Walk, etc.) e incluir as não conformidades no check-list da Auditoria Escalonada;

57 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170557 Auditorias Escalonadas deve verificar as documentações da qualidade; Resultados das Auditorias Escalonadas devem ser registrados; Não conformidades devem ser endereçadas imediatamente: Planos de Reação para as não conformidades detectadas durante as Auditorias Escalonadas devem estar documentado e disponível para uso; Ações Corretivas devem ser documentadas; Quando apropriado as não conformidades das Auditorias Escalonadas devem ser adicionadas no Formulário de Rastreamento de Resposta Rápida* e no Check-List do C.A.R.E.*; Resultados das Auditorias Escalonadas devem ser resumido e revisado pela liderança da manufatura; Resultados das Auditorias Escalonadas devem ser adicionado no Banco de Dados das Lições Aprendidas quando apropriado.

58 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170558 Freqüência das Auditorias Escalonadas: - Itens da alto risco devem ser verificado no mínimo uma vez por turno; - O supervisor de manufatura deve verificar (diariamente) se a documentação da qualidade é preenchida por completo pelos operadores; - O gerente da manufatura da área deve (semanalmente) constatar se a verificação do supervisor está sendo efetuada; - A alta liderança deve conduzir periodicamente uma verificação das auditorias realizadas (mensal/quadrimensal). Operador Supervisor STQQSSTQQSSTQQS Gerente Liderança

59 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170559 ESTRUTURA - AUDITORIA ESCALONADA (Exemplo)

60 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170560 (Exemplo)

61 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170561 Abaixo são outras melhores práticas sugeridas como rastreamento da performace:  o número de auditorias programadas x número das realizadas;  o número de auditorias realizadas dentro do prazo ou atrasadas;  o número de ações corretivas abertas pelas não conformidades encontradas;  o número de ações corretivas abertas x fechadas. (Exemplo)

62 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170562 RESUMO – AUDITORIAS ESCALONADAS Designar a manufatura para dirigir e conduzir as Auditorias Escalonadas; Desenvolver um check-list para os itens de alto risco a ser verificado durante o processo da auditoria; Estabelecer freqüências para as auditorias (Itens de alto risco deve ser auditada pelo menos uma vez por turno); Verificar apropriadamente as documentações da qualidade; Acompanhar e revisar os resultados das Auditorias Escalonadas. A Organização deve:

63 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170563 C.A.R.E. CUSTOMER ACCEPTANCE REVIEW & EVALUATION Verificação da Qualidade “PROTEGENDO O CLIENTE”

64 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170564 C.A.R.E. REVISÃO E AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO PELO CLIENTE Proteger seu cliente de produtos não conformes, discrepantes e falhas de identificação; Verificar se os controles do processo são eficazes; Fornecer informação rápida para a tomada de Ações Corretivas; Complementar o Plano de Controle; Requerer os itens de satisfação do cliente para as peças relatadas; O Gerente da Planta e da Qualidade devem suportar as atividades/instalações; Atividades de C.A.R.E. devem ser mantidas até que uma ação corretiva irreversível é adotada e verificada;

65 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170565 1) Itens de Satisfação do Cliente deve ser identificado; Itens de satisfação do cliente pode incluir: Itens pass-through; Feedback da Planta de montagem/cliente; Itens de Garantia; Características utilizadas no cliente; Problemas de PRR’s passados; Altos índice de NPR (PFMEA); Identificação / Etiquetagem; Problemas internos do fornecedor (troca de fornecedor, movimentação de ferramental, etc.);

66 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170566 2) Inspeção 100% deve ser executada quando possível; Quando a inspeção 100% não é possível/viável, os itens de satisfação do cliente deve ter sua freqüência de auditoria aumentada. As Ferramentas Adicionais que podem ser utilizadas para a proteção do cliente são: Metodologia GP-12; Postos de Controle; Auditorias de Doca; Parte específica das Auditorias Escalonadas; Quando implementado (C.A.R.E.), as peças e/ou lotes devem ser marcados, pintados, medidos ou scaneados.

67 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170567 Seguir um Plano de Reação; Retrabalhar e inspecionar no fluxo normal do processo (quando viável) e não verificar fora da linha se os requisitos específicos foram atendidos; Retrabalhos fora da linha deve ser aprovado e incluídos no Plano de Controle; Retrabalhos requerem instruções padronizadas de trabalho e inspeções a serem realizadas; Peças retrabalhadas devem ser devolvidas para o C.A.R.E.; Registros de não conformidades deve ser encaminhado para o formulário de rastreamento de Resposta Rápida; Adicionar a causa raiz da ação corretiva nas Auditorias Escalonadas; Os Itens de Satisfação do Cliente devem ser revisados periodicamente. A Análise de Tendência deve ser executada para possibilitar melhoria contínua. 3) Quando peças não conformes são encontradas:

68 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170568 RESUMO - C.A.R.E. Identificar os itens de Satisfação do Cliente; Implementar inspeção 100% ou inspeção alternativa quando 100% for inviável; Manter a atividade de C.A.R.E. até que uma ação corretiva irreversível seja implementada; Estabelecer um Plano de Reação para as não conformidades; Revisar os resultados do C.A.R.E. A Organização deve:

69 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170569 LIÇÕES APRENDIDAS Aumentar o sucesso… minimizando os erros

70 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170570 Um sistema de Lições Aprendidas: Estabelece um processo para capturar informações que serão utilizadas para melhorar continuamente todos as operações e processos; Previne erros repetitivos ao longo da organização engrandecendo sempre os sucessos; Aplica-se para todas as funções e responsabilidades, e mais, cada um da organização deve participar. Toda documentação que vai suportar a melhoria contínua deve ser aplicada dentro do banco de dados das Lições Aprendidas. Deve ser estabelecida uma abordagem disciplinar para soluções de problemas utilizando Lições Aprendida. LIÇÕES APRENDIDAS

71 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170571 Lições Aprendidas pode ser identificado por qualquer pessoa. A maioria das atividades da organização resulta em um melhoria de performace ou uma prevenção de um futuro problema. Estas atividades formam as Lições Aprendidas. Exemplos de atividades que identificam Lições Aprendidas: Read Across Matrix; Quadro Q da qualidade; Auditorias Escalonadas; Verificação à Prova de Erro; Problemas de qualidade internos; C.A.R.E.; Processo de APQP; Times de Melhoria Contínua; Soluções de Problemas (PRR’s, Redução de Risco/NPR); Revisões Gerenciais; Programas de Sugestões.

72 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170572 (example) (This is for reference only; check for latest revision)

73 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170573 Lições Aprendidas devem ser documentadas. Documentações pode incluir: Formulários de Lições Aprendidas; Check-List APQP; PFMEA; Formulário de Computador ou Website, etc. Lições Aprendidas devem ser comunicadas e estar disponíveis para todos os usuários. A comunicação pode ser representada por: Postar formulários de lições aprendidas; Incluir lições aprendidas no website; Utilizar jornais internos ou circuitos de TV; Distribuir cartões, etc. A Liderança deve revisar o processo de Lições Aprendidas para garantir a implementação.

74 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170574 Autorizar cada pessoa da organização a participar do processo de Lições Aprendidas; Estabelecer um processo para capturar Lições Aprendidas; Estabelecer e criar um sistema documentado de Lições Aprendidas; Estabelecer uma abordagem disciplinar para soluções de problemas preventivos utilizando Lições Aprendidas; Revisar o processo de Lições Aprendidas para garantir a implementação. A Organização deve: RESUMO – LIÇÕES APRENDIDAS

75 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170575 ESTRATÉGIAS-CHAVE ZERO Interrupções Maiores (Spills / Downtimes / Stockouts) + ZERO PRR’S + ZERO PPM’S = Qualidade de Classe Mundial!!! Resposta Rápida Controle de Produtos Não Conforme (Etiquetagem) Redução de Riscos (RPN) Treinamento Padronizado do Operador Trabalho padronizado Auditorias Escalonadas Verificação da Prova de Erros C.A.R.E. Lições Aprendidas

76 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170576 AGORA QUE DISCUTIMOS O QSB… Educadores Dizem Que Nós Aprendemos & Compreendemos 10% que ouvimos 15% que vemos 20% que ouvimos e vemos ao mesmo tempo 40% que discutimos com outros 80% que experimentamos diretamente ou praticamos 90% que tentamos ensinar a outra pessoa

77 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 112404 - Português: 01170577 WORKSHOP

78 © 1998 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 11 (02/18/03) - Português: (08/27/04) 78 O tempo despendido no seminário é valioso. Evite gastar o tempo do grupo com outros assuntos; Caso o grupo necessite de recursos externos (por exemplo: Recursos Humanos, Engenharia, etc.), entre em contato com aquele que possa ajudá-lo. Entre em contato com o Instrutor do Seminário ou com o Líder; Os resultados serão apresentados à Alta Administração durante o segundo dia de treinamento. Utilize esta oportunidade para intensificar os procedimentos que já estão em vigor e atingir as exigências para cada estratégia, apresentando as idéias de cada time. As apresentações são pontos de partida e irão necessitar de mais aperfeiçoamento por parte dos funcionários e da gerência à medida que vão sendo implementadas. Os resultados que não puderem ser conseguidos na reunião de fechamento, deverão ser incluídos no Plano de Ação do QSB. NOTAS DA AGENDA DO SEMINÁRIO

79 © 1998 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 11 (02/18/03) - Português: (08/27/04) 79 Forme times de três a cinco pessoas, quando possível. Caso não exista número suficiente de pessoas para formar 9 times, determine duas ou três estratégias para cada time. As sugestões a seguir constituem-se em como combinar as estratégias e avaliar o pessoal: Engenheiros de Manufatura, Manutenção, Operadores, Supervisores, Auditores REDUÇÃO DE RISCO VERIFICAÇÃO DA PROVA DE ERRO LIÇÕES APRENDIDAS TREINAMENTO DO OPERADOR TRABALHO PADRONIZADO PRODUTO FORA DE CONFORMIDADE Supervisores, Operadores, Treinamento ou R H, Engenheiro de Manufatura, Engenheiro de Qualidade AUDITORIA ESCALONADA C.A.R.E. RESPOSTA RÁPIDA Gerente de Operações, Gerente de Qualidade, Operadores DIVIDINDO OS TIMES DO SEMINÁRIO

80 © 1998 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 11 (02/18/03) - Português: (08/27/04) 80 Revise a apresentação e determine se todos os times DEVEM estar sendo atingidos por seu sistema: Existe um formulário? Como a exigência está sendo documentada? Como a exigência está sendo rastreada e analisada? A gerência está revisando os resultados? Como os resultados são comunicados? Os resultados são divulgados? Os resultados são discutidos nas reuniões do time de funcionários? A exigência foi incluída no procedimento QS 9000? Desenvolva sugestões para os formulários, métodos de rastreamento, período para revisão da gerência e responsabilidades de comunicação; Desenvolva uma ‘Lista de Deveres’ ou utilize o formulário do ‘Plano de Ação’ para iniciar a relação de ações necessárias para implementar as estratégias; Como um grupo, decida como e quem irá apresentar as sugestões do time. RESULTADOS DO TIME DO SEMINÁRIO

81 © 1998 General Motors Corporation. All rights reserved. QSB WORKSHOP REV. 11 (02/18/03) - Português: (08/27/04) 81 AGENDA DE APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO Apresente cada integrante do time; Determine a estratégia a ser apresentada; Descreva RESUMIDAMENTE as EXIGÊNCIAS e sua situação: sendo atingidos em todos os casos, parcialmente em algumas áreas ou não estão sendo atingidos; Apresente suas sugestões: formulários, métodos de rastreamento, etc.; Apresente sua ‘Lista de Deveres’ ou ‘Itens de Ação’; Solicite perguntas e comentários. NOTA: A apresentação para cada estratégia deve durar aproximadamente 10 minutos para cada tema do grupo. Total é de 30 minutos por grupo.


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