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Objetivos fundamentais das organizações definição de estratégias

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Apresentação em tema: "Objetivos fundamentais das organizações definição de estratégias"— Transcrição da apresentação:

1 Objetivos fundamentais das organizações definição de estratégias
quantificar e mensurar resultados Objetivos fundamentais das organizações produtividade lucratividade expansão de mercado definição de estratégias

2 Os objetivos fundamentais se confrontam com cobranças da sociedade
coerência responsabilidade Os objetivos fundamentais se confrontam com cobranças da sociedade compromisso Esse processo exige custos e investimentos em pessoas e tecnologias

3 O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos, têm propriedades que lhe são peculiares, mas compartilham outras propriedades com todos os sistemas abertos.

4 Estas propriedades incluem a importação de energia do ambiente, a transformação da energia importada em alguma forma de produto que é característica dos sistema, a exportação desse produto para o ambiente e a renovação de energia para o sistema, de fontes que existem no ambiente.

5 OS SISTEMAS SÃO TIPICAMENTE REPRESENTADOS PELO SEGUINTE FLUXOGRAMA (Young, 1977)
INPUT OUTPUT PROCESSO Figura 1: Representação dos sistemas Os problemas organizacionais são os INPUTS colocados num mecanismo ou processo de solução de problemas (figura 2), que produz soluções organizacionais como OUTPUTS (Young, 1997)

6 PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS SOLUÇÕES ORGANIZACIONAIS
OS SISTEMAS SÃO TIPICAMENTE REPRESENTADOS PELO SEGUINTE FLUXOGRAMA (Young, 1977) PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS PROCESSO SOLUÇÕES ORGANIZACIONAIS Figura 2: Processo de solução de problemas As empresas são organizações destinadas a produzir bens, serviços ou ambos. Fazem isto num processo de transformação (figura 3), pela utilização dos recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir OUTPUTS: bens e serviços. (Slack et al., 1997)

7 Recursos transformados Inputs
Materiais Informações Consumidores Ambiente INPUT OUTPUT PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO BENS E SERVIÇOS Instalações Pessoal Ambiente Recursos de transformação Figura 3: Modelo de transformação dos recursos organizacionais

8 Para realizar esse processo de transformação, as empresas são constituídas de várias funções que, integradas entre si e em constante interação com o ambiente onde estão inseridas, buscam atender às necessidades e expectativas dos seus clientes. (Figura 4)

9 Fatores tecnológicos Fatores científicos Fatores econômicos Fatores políticos Fornecedores ORGANIZAÇÃO Consumidores Concorrentes Regulamentadores Fatores sociais Fatores demográficos Fatores ecológicos Fatores culturais Figura 4: Administração: princípios e tendências, Lacombe e Heilborn, 2003

10 RECURSOS RESULTADOS O QUE SÃO EMPRESAS ? Informação e conhecimento
Lucro SISTEMA DE OPERAÇÕES Satisfação do consumidor Pessoas Acionistas e stakeholders Recursos Materiais

11 INTERESSADOS NA EMPRESA x INTERESSES
Lucro, sobrevivência, prosperidade Empreendedor Empregados Empregos, remuneração Capacidade de pagamento e novos negócios Fornecedores Disponibilidade, qualidade, preço Clientes

12 INTERESSADOS NA EMPRESA x INTERESSES
Investidores Retorno do investimento Qualidade de vida, padrão de vida Comunidade Governo Impostos

13 Funções administrativas
Teoria Clássica de Henry Fayol: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar (POC3) Teoria Neoclássica: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (Willian Newman) Planejar, Organizar, Liderar e Controlar (Peter Drucker) Prever, Planejar, Implantar, Comandar, Coordenar e Controlar (Nogueira de Faria)

14 Quando considerados de forma separada,planejamento, organização, direção e controle constituem funções administrativas; Quando tomados em conjunto, para o alcance de objetivos, formam o processo administrativo.

15 Planejar e organizar representam aspectos mais abstratos do processo administrador enquanto dirigir e controlar caracterizam aspectos mais concretos.

16 PROCESSO ADMINISTRATIVO
Significa uma seqüência de funções que se sucedem, uma maneira sistemática de fazer as coisas. PLANEJAMENTO ENTRADAS SAÍDAS CONTROLE ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO INSUMOS RESULTADOS AMBIENTE EXTERNO

17 PLANEJAR Significa que os administradores pensam antecipadamente nos seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os planos que dão à organização os seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los.

18 CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO
É um processo permanente e contínuo. É sempre voltado para o futuro. Visa a racionalidade da tomada de decisões. Visa selecionar uma, entre várias alternativas. É uma técnica de alocação de recursos. É uma técnica de mudanças e inovações.

19 Ação Define objetivos básicos
PLANEJAR processo sequencial Define objetivos básicos Desenvolve planos ou caminhos alternativos Elabora planos operacionais detalhados Ação

20 O que se pergunta para Planejar - 5W2H
What – o quê? When – quando? Who – quem? Where – onde? Why – por quê? How – como? How much – quanto?

21 O QUE deverá ser feito? Esclarece e identifica as orientações dos escalões superiores que servem como guias para os escalões inferiores. São as políticas as diretrizes da organização. QUANDO deverá ser feito? Esta pergunta considera o tempo requerido, o início e o término de cada parte do trabalho. QUEM deverá fazer? Esta pergunta considera a disponibilidade, a capacidade e a experiência das pessoas envolvidas e necessárias para a execução do trabalho planejado.

22 ONDE deverá ser feito? Esta pergunta considera local e espaço e a centralização e descentralização das atividades. POR QUE deve ser feito? É uma pergunta para esclarecer a necessidade real do trabalho. COMO deverá ser feito? Esta pergunta considera os meios ou métodos propostos para a realização do trabalho. No fundo, ela serve para avaliar a eficácia com que as seis perguntas anteriores foram respondidas. QUANTO deverá ser feito? Esclarece os tipos e quantidades requeridas de materiais, insumos,máquinas, equipamentos, pessoal, enfim, quais os recursos necessários?

23 Tipos de Planejamento Estratégico: é orientado a longo prazo,aborda a empresa em sua totalidade, através de um conteúdo genérico, sintético e abrangente. Tático: é menos genérico e mais detalhado,sendo orientado a médio prazo. Sua amplitude aborda cada unidade da empresa separadamente. Operacional: é orientado a curto prazo,apresentando um conteúdo detalhado, específico e analítico. Com amplitude microorientada, aborda cada tarefa ou operação apenas.

24 ORGANIZAR Distribuir Autoridade e Recursos É o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos na organização, criando a estrutura organizacional,de modo que ela possa alcançar eficientemente seus objetivos.Objetivos diferentes requerem estruturas diferentes. Assim os administradores devem adequar a estrutura da organização aos seus objetivos e recursos.

25 ETAPAS DA FUNÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
listar o trabalho dividir o trabalho em tarefas ajustar tarefas por unidades organizacionais criar mecanismos de integração

26 DIRIGIR Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio de uma adequada comunicação, da habilidade de liderança e da motivação. No exercício da função de direção, os administradores se limitam a conduzir as atividades dos participantes internos, o que é um erro, pois além dos empregados, fazem parte da empresa também, os fornecedores, os consumidores e as agências reguladoras.

27 DIRIGIR o papel da direção
Ambiente Ambiente Variáveis organizacionais Papel do administrador Variáveis humanas Missão Objetivos Estrutura Tecnologia Integração Planejamento Organização Direção Controle Habilidades Atitudes Valores Necessidades A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados

28 CONTROLAR É a verificação e comparação dos resultados obtidos com os previstos no planejamento. É restringir e regular os fatores administrativos de modo que os projetos sejam completados conforme previstos. Certificar-se de que os atos dos membros da organização rumam aos objetivos estabelecidos.

29 PADRÕES (planejamento) DESEMPENHO COMPARAÇÃO CORREÇÃO
O PROCESSO DO CONTROLE PADRÕES (planejamento) DESEMPENHO COMPARAÇÃO CORREÇÃO

30 Financeiro como devemos aparecer para nossos investidores?
PROCESSO ADMINISTRATIVO MODERNO Financeiro como devemos aparecer para nossos investidores? Cliente para alcançar nossa visão como devemos ser vistos pelo cliente? Processos internos do negócio para satisfazer nosso cliente em quais processos devemos nos sobressair? Visão Estratégica Aprendizado e conhecimento para alcançar nossa visão como sustentar a habilidade de mudar e progredir?

31 CONSTATAÇÃO A principal razão para o fracasso dos empreendimentos é a falta de habilidades administrativas, financeiras, mercadológicas ou tecnológicas dos empreendedores, somada a aspectos comportamentais que envolvem a gestão de um negócio.

32 TIPOS DE EMPRESAS Empresas industriais: produzem bens de consumo ou bens de produção por meio da transformação de matérias-primas em mercadorias ou produtos acabados. As que produzem bens de consumo, oferecem seus produtos aos consumidores finais ...

33 TIPOS DE EMPRESAS Empresas industriais: ... As que produzem bens de produção geralmente são fornecedoras de outras empresas industriais ou comerciais.

34 Exemplos de bens produzidos por empresas industriais
BENS DE CONSUMO BENS DE PRODUÇÃO automóveis, motos, produtos farmacêuticos e veterinários; material elétrico e de comunicação; papel e papelão, produtos alimentares, couros, peles e similares; matérias-primas químicas e plásticas; mobiliário, fumo, perfumaria, bebidas. máquinas e equipamentos de produção.

35 TIPOS DE EMPRESAS Empresas comerciais: vendem mercadorias ou produtos acabados diretamente ao consumidor (varejo) ou àquelas que compram do produtor para vender ao varejista (atacado).

36 Exemplos de bens produzidos por empresas comerciais
COMÉRCIO VAREJISTA COMÉRCIO ATACADISTA supermercados, lojas de roupas; produtos alimentícios; restaurantes; ferragens; móveis e artigos de decoração; roupas e vestuário. lojas de veículos e acessórios; joalherias e relojoarias.

37 TIPOS DE EMPRESAS Empresas de prestação de serviços: oferecem serviços especializados, como transporte, saúde, comunicação. Produzem atividades profissionalizadas.

38 Exemplos de empresas prestadoras de serviços
Administração de imóveis e valores imobiliários Alojamento e alimentação Bancos e financeiras escolas e universidades médicos, dentistas, psicólogos, advogados transportes agências de propaganda e publicidade hospitais e clínicas médicas veículos de comunicação consultores professores mecânicos, eletricistas e encanadores


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