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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Vínculos do Indivíduo com o Trabalho e com a Organização EQUIPE ANA PAULA SOARES CARLA DANIELA WIANÊS FONSECA DUARTE HERILENE RUTE BRAZ DOS SANTOS JÉSSICA MAYARA DA SILVA JOÃO VICTOR PESSANHA FERREIRA MONALISA OLIVEIRA

2 Vínculos do indivíduo com o trabalho

3 Vínculos do indivíduo com o trabalho Satisfação no trabalho
“...um estado emocional positivo ou de prazer resultante de um trabalho ou de experiências de trabalho.” (Locke, 1976) Pressupostos: Trabalhador satisfeito com seu trabalho pode se tornar uma pessoa com maiores possibilidades de ser um cidadão integrado à sociedade, à sua família e apresentar melhores índices de bem-estar físico e mental. Quanto maior a satisfação menores são os custos envolvidos com a força de trabalho e maiores são os lucros das organizações através da manutenção de um contingente de trabalhadores satisfeitos

4 Vínculos do indivíduo com o trabalho Satisfação no trabalho
Dimensões do conceito: Multidimensional: Conjunto de reações específicas, a vários componentes do trabalho, que desencadeiam satisfação / insatisfação. VISÃO MULTIDIMENSIONAL DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO COLEGAS CHEFIA PROMOÇÕES O TRABALHO SALÁRIO

5 Vínculos do indivíduo com o trabalho Satisfação no trabalho
Dimensões do conceito: Unidimensional: Concebe a satisfação no trabalho como uma atitude geral frente ao trabalho como um todo. Julga irrelevante quantificar reações específicas. Considera ser inviável incluir em um só modelo todos os aspectos particulares do trabalho, os quais variam de situação para situação.

6 Vínculos do indivíduo com o trabalho Satisfação no trabalho
Antecedentes e consequentes: ANTECEDENTES CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS CONDIÇÕES DE TRABALHO SATISFAÇÃO NO TRABALHO CONSEQÜÊNCIAS PARA ORGANIZAÇÕES MENOR ROTATIVIDADE MENOS FALTAS MELHOR DESEMPENHO MAIOR PRODUTIVIDADE Correlatos: envolvimento com trabalho & comprometimento organizacional

7 Vínculos do indivíduo com o trabalho
Envolvimento com o trabalho “...grau em que o desempenho de uma pessoa no trabalho afeta sua auto-estima.” (Lodahl e Kejner, 1965) Pressupostos: A ligação com o trabalho se inicia durante a fase de socialização do indivíduo, quando lhe são transmitidos os valores sociais relativos ao trabalho ... cristalizando-se mais tarde através de experiências de trabalho que, por sua vez, passariam a influenciar diretamente a autoestima do indivíduo.

8 Vínculos do indivíduo com o trabalho Envolvimento com o trabalho
Antecedentes e consequentes: CONSEQUENCIAS PARA ORGANIZAÇÕES MAIS ESFORÇOS NO TRABALHO MELHOR DESEMPENHO MENOS FALTAS MENOR ROTATIVIDADE ANTECENDENTES FATORES DE PERSONALIDADE DO TRABALHADOR CARACTERÍSTICAS DO LÍDER CARACTERÍSTICAS DO CARGO PAPÉIS ORGANIZACIONAIS ENVOLVIMENTO COM O TRABALHO Correlatos: satisfação no trabalho & comprometimento organizacional

9 Vínculos com a Organização
Atos dos trabalhadores Desempenho Assiduidade Permanência Colaboração espontânea Retribuições organizacionais Econômicas Financeiras Sociais Materiais Relações de troca Expectativas dos trabalhadores com a troca Satisfazer suas necessidades Receber apoio organizacional Reciprocidade organizacional Entabular uma troca justa

10 Vínculos com a Organização Relações de troca econômica e social
Troca econômica: é uma barganha entre duas partes, dentro de um contexto predefinido e que toma o feitio de contrato, conforme cada uma das partes conhece o que deve oferecer e receber da outra. Troca social: envolve favores que criam futuras obrigações não especificadas, sendo a natureza de retribuir deixada a cargo daquele que deverá retribuir.

11 Vínculos com a Organização Princípio de Reciprocidade
Preservar a estabilidade dos sistemas sociais. Exigências sociais básicas: Deve-se ajudar a quem nos ajuda Não se deve prejudicar quem nos beneficia.

12 Vínculos com a Organização Percepção de Suporte Organizacional
Surgimento da percepção de suporte organizacional Surgiu diante da proposta feita para empregados formarem crenças globais acerca do quanto o empregador cuida do bem-estar e valoriza as contribuições e assim os trabalhadores se refeririam ao compromisso das organizações com eles. Norma de reciprocidade utilizada adequadamente como base social na compreensão de suporte

13 Vínculos com a Organização Percepção de Suporte Organizacional
Empregado - na posição de receptor Organização - como doadora Para que haja uma adequação ao convívio social, foi elaborado um esquema mais amplo que foi denominado como norma de reciprocidade no âmbito das ciências sociais. Para que haja uma adequação ao convívio social- surgiram as DOAÇÕES ORGANIZACIONAIS Composição da identidade social do empregado- o empregado se coloca no papel de receptor de doações.

14 Vínculos com a Organização Consequências da Percepção de Suporte Organizacional
Reduz o absenteísmo, Reduz intenção de sair da empresa, Aumenta o desempenho, Satisfação no trabalho, Envolvimento com o trabalho, Comprometimento afetivo com a organização, Entre outros fatores que contribuem para a efetividade organizacional.

15 Vínculos com a Organização Percepção de Reciprocidade Organizacional
Integrada por crenças sobre retribuições da organização devedora, nutridas pelo empregado ao assumir o papel de credor durante uma troca social Empregados – desenvolvem expectativas sobre retribuições organizacionais Geram - esforço extra para desenvolver certos problemas e caracterizando ações de atos benéficos a organização. E assim, Empregados – papel de doadores (acreditará que a organização devedora retribuirá seus gastos sociais de ajuda) Organização- papel de receptora

16 Vínculos com a Organização Percepção de Reciprocidade Organizacional
Ampliação: Abordagem cognitivista Reorganização de doador e receptor na relação de troca social Empregado doador - passa a ser credor Organização – passa a ser devedora.

17 Vínculos com a Organização Comprometimento Organizacional
Dicionário Aurélio: Assumir compromisso, responsabilidade; obrigar-se; empenhar-se. Lealdade, “Vestir a camisa da empresa” Qual a base dos vínculos estabelecidos entre colaborador e organização? Três compreensões de comprometimento organizacional: Afetivo, Calculativo e Normativo

18 Vínculos com a Organização Comprometimento Organizacional

19 Vínculos com a Organização Comprometimento Organizacional Afetivo
...um estado no qual um indivíduo se identifica com uma organização particular e com seus objetivos, desejando manter-se afiliado a ela com vistas a realizar tais objetivos. (Mowday, Steers e Porter, 1979)

20 Vínculos com a Organização Comprometimento Organizacional Calculativo
[...] crenças relativas a perdas ou custos associados ao rompimento da relação de troca com a organização. (Siqueira, 2003)

21 Vínculos com a Organização Comprometimento Organizacional Normativo
As crenças do empregado acerca da dívida social para com a organização, ou a obrigatoriedade de retribuir um favor, compõem o comportamento organizacional normativo. (Siqueira, 2002)

22 Vínculos com a Organização Comprometimento Organizacional

23 Vínculos com a Organização Percepções de Justiça nas Organizações
•ADAMS(1963a): “ A decisão de permanecerem ou não nos relacionamentos dependeria do quanto de justiça pudesse ser percebida por esses indivíduos.” •Os três critérios de alocação de recompensas: - Proporcionalidade ou equidade: defende que a distribuição de recompensas fossem distribuídas conforme o empenho de cada um; - Igualdade: defende que as recompensas ou os prejuízos sejam distribuídos igualmente para todos; - Necessidade: Cada um receberá recompensas conforme suas necessidades;

24 Vínculos com a Organização Percepção de Justiça de Distribuição
“Crenças de que as compensações recebidas pelo empregado são justas quando comparadas com o montante de esforço despendido na realização de suas contribuições.” (Gomide Jr. 1999)

25 Vínculos com a Organização Percepção de Justiça de Procedimentos
“Crença do empregado de que são justos os meios utilizados na determinação do montante de compensações que receberá por sua contribuição.” ( Gomide Jr. 1999)

26 Vínculos com a Organização As Diferentes Percepções de Justiça
DISTRIBUTIVA DOS PROCEDIMENTOS COMPROMETIMENTO ORG. AFETIVO; CONFIANÇA NO SUPERVISOR; CIDADANIA ORGANIZACIONAL; COOPERAÇÃO ESPONTÃNEA; SATISFAÇÃO NO TRABALHO; SATISFAÇÃO COM SALÁRIOS; COMPROMETIMENTO ORG. CALCULATIVO E NORMATIVO; COOPERAÇÃO COMPULSÓRIA;

27 Vínculos com a Organização As Diferentes Percepções de Justiça
“ A guisa de conclusão, os estudos sobre as percepções de justiça em ambientes organizacionais têm demonstrado que estas percepções são poderosos determinantes de vínculos empregado- organização, e que tais vínculos, por sua vez, possuem naturezas diferenciadas. Assim, tem-se demonstrado que vínculos de natureza mais egoísticas, que levam em conta satisfações mais pontuais, estão relacionados à percepção de justiça de distribuição, enquanto vínculos mais altruísticos, normalmente calcados em valores mais sociais, estão relacionados à percepção de justiça dos procedimentos.”

28 Conclusão Conclusões acerca do que manter um bom relacionamento dentro da empresa: Vínculos bem construídos= desempenhos mais satisfatórios Quanto maior o investimento do empregador, maior o compromisso do trabalhador. Quanto mais o empregado conhece a política organizacional da empresa, maior será a sua satisfação. São três, os passos do diagnóstico psicossocial nas organizações: Acompanhamento das decisões estabelecidas pela gerência, bem como o conhecimento de se os trabalhadores estão tendo acesso a essas mudanças; Levar os empresários a pensar no grupo que é a sua empresa para uma adequada formulação das políticas. Garantir um fluxo contínuo de comunicação organização-empregado.


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