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PROPAGANDA.

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Apresentação em tema: "PROPAGANDA."— Transcrição da apresentação:

1 PROPAGANDA

2 Introdução A Propaganda tem grande importância para a sociedade como para o Marketing das Empresas. O investimento em propaganda determina a satisfação do Consumidor, já que quando o consumidor vê o produto comprado ser anunciado, o nível de insegurança pode ser reduzido, aumentando seu grau de satisfação. A Propaganda é a criatividade aninhada com a Estratégia da empresa que devem ser traduzidos em números e resultados.

3 A história da Propaganda no Mundo

4 A Propaganda no Mundo Inicio:  Foi na Igreja Católica que o termo propaganda foi utilizado pela 1º vez através do : Congregatio Propaganda Fidé ( Congregaçao para Propagaçao da Fé) Mensagens comercias e campanhas políticas foram encontradas em ruínas da Antiga Arabia, Egípcios usavam papiro para criar mensagens de venda, enquanto o conhecido volante (conhecido hoje como flyer) poderia ser facilmente encontrado na antiga Grécia e Roma. Pintura em muros ou rochas utilizadas como propagandas eram outras formas encontradas no tempo antigo e são utilizadas até hoje em várias partes da Ásia, África e alguns países da America do Sul incluindo o Brasil.

5 Mensagens Comerciais – Antiga Arábia, Egito, Grécia e Roma

6 A Propaganda no Mundo Na 2º Guerra Mundial  os conceitos de propaganda obtiveram grandes avanços, tanto por parte do comitê nazista como pelo comitê de Guerra Inglês. Na América, certas peças de comunicação, por exemplo retratavam os soldados japoneses e alemães como pessoas sádicas, desprovidas de emoções e até estrupadores, fazendo com que isto incentivasse o ódio estimulando em conseqüência a prática de atrocidades. Já no lado alemão mesmo antes da guerra com a tomada do poder pelo partido nazista houve forte censura aos meios de comunicação e artistas. Os judeus eram responsabilizados pela derrota na 1º Guerra e descritos como racistas e usurpadores, se retratavam também como sendo superiores por serem da raça Ariana.

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8 A Propaganda no Mundo Hoje a propaganda está em todos os lugares, invadindo não só os espaços públicos com mensagens não solicitadas, como inundando nossos s e telefones particulares. O avanço tecnológico colabora também para criar novos metodos de comunicação fazendo com que cada vez mais a propaganda e a publicidade cheguem aos indivíduos mais facilmente e ocorra  o processo de escolha deste ou daquele produto ou serviço.

9 A história da Propaganda no Brasil

10 Linha do Tempo O primeiro anúncio, referente à venda de um imóvel, é publicado na Gazeta do Rio de Janeiro.

11 1809 - A escravidão torna-se tema recorrente na publicidade brasileira.

12 Surgem nos jornais do Rio de Janeiro os anúncios de produtos farmacêuticos importados, como o Elixir de Boubée e o Elixir do Dr. Guillié. Os laboratórios se tornariam a partir de então os maiores anunciantes do país.

13 A indústria gráfica passa a usar novas tecnologias, como litografia e fotogravura, modernizando a apresentação dos anúncios e abrindo espaço para o lançamento das revistas ilustradas.

14 Anúncios de marcas como Antarctica, Singer, Brahma, Gillette e Mappin Stores aparecem em revistas como O Malho, O Tico-Tico e Fon Fon.

15 1920 – 1930 – O Brasil ganha um novo meio de comunicação: o rádio
. Em 1926 os Laboratórios Fontoura contratam Monteiro Lobato para escrever a história de Jeca Tatu, personagem que faria a propaganda dos produtos Fontoura e protagonizaria as campanhas de conscientização do Laboratório.

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17 1930 – 1945 – Foi um período difícil
1930 – 1945 – Foi um período difícil. Começou sob os efeitos da crise de 29 e terminou com o fim da II Guerra Mundial. Tendo ainda as revoluções de 30 e 32 no Brasil. Mas era o tempo do rádio e principiou-se a dizer: "a propaganda é a alma do negócio". A publicidade floresceu.

18 Show Inicial da TV Brasileira
Na década de 50, a publicidade reflete a transição do país agrário para o país urbanizado e industrial. A chegada da televisão e novos meios de comunicação lançam as bases da propaganda moderna nos padrões como conhecemos hoje. Show Inicial da TV Brasileira

19 1960-1970 O quadro geral: •Ênfase na criatividade.
•Maior importância das agências brasileiras. •Permuta de profissionais entre agências, clientes e veículos, em larga escala. Apareceu o tipo do homem propaganda, ou de comunicações. •Vida, paixão e morte dos escritórios regionais de grandes agências.   •Fusão de agências. Pequenas agências , uniram forças para uma presença maior, para melhores condições de concorrência. •Florescimento de pequenas agências, à base de equipes criativas. •Seleção das revistas especializadas. •Criação, oficialização e multiplicação do ensino de comunicações em que se inclui o de propaganda.

20 Propagandas Marcantes

21 Vinheta gráfica – Kolynos (década de 60)
Vinheta gráfica dos anos 60, em desenho animado, para apresentação de programas de televisão patrocinados por Kolynos. Agência: McCann Erickson

22 Vinheta gráfica – Kolynos

23 Propaganda Cobertores Parahyba (década de 60)
A propaganda marcava o fim da programação livre, e o início da programação adulta.  Uma curiosidade: a idéia de de juntar esse jingle com as simpáticas figuras de crianças foi de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, pai do Boninho da TV Globo.

24 Propaganda – Cobertores Parahyba

25 Primeira Propaganda Eleitoral Brasileira (década de 60)

26 Década de 80 até A tecnologia se desenvolveu, e com ela as propagandas se tornaram melhores, e cada vez mais cheias de efeitos especiais

27 Propagandas Marcantes – década de 80 a 2010

28 Propagandas Marcantes – 2010

29 O que é propaganda? Do latino "propagare", significa propagar, reproduzir, tornar público.

30 Tipos de Propaganda Propaganda politica Propaganda eleitoral

31 Tipos de Propaganda Propaganda governamental

32 Tipos de Propaganda Propaganda institucional Propaganda religiosa
Propaganda social

33 Tipos de Propaganda Propaganda de serviços Propaganda de produto

34 Técnicas de Geração de Propaganda
* Argumentum ad nauseam * Apelo à autoridade * Apelo ao medo * Bode Expiatório * Desaprovação

35 Técnicas de Geração de Propaganda
* Efeito dominó * Rotulagem * Homem comum * Palavras Virtuosas * Propaganda enganosa * Racionalização

36 Técnicas de Geração de Propaganda
* Slogan * Vaguidade Intencional

37 Métodos para transmitir mensagens publicitárias
*noticiários, *comunicações oficiais, * livros, * rádio,

38 Métodos para transmitir mensagens publicitárias
* televisão, * comerciais, * e atualmente as redes de relacionamento É importante conhecer seu público-alvo!

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40 Publicidade: Propaganda de cunho comercial.
- Refere-se a uma comunicação persuasiva que visa defender interesses econômicos de uma empresa. - Muitas vezes o termo é confundido com os esforços de relações públicas em gerar mídia espontânea e gratuita, mas na verdade ele pode ser compreendido de maneira geral como o ato de tornar público e específico.

41  Propaganda: Tem um significado mais amplos, pois refere-se à qualquer tipo de comunicação tendenciosa - Significa semear idéias de cunho político, cívico ou religioso, assim propaganda tem um caráter ideológico e com objetivo fazer adeptos, seguidores e converter opiniões.

42 Propaganda x Publicidade
 Exemplo: Propaganda - Uma campanha na internet criada pelo Munícipio de São Paulo para mostrar para a população a necessidade de usar protetor solar no combate ao câncer de pele . Publicidade - Divulgação de marcas específicas de protetor solar na campanha.

43  Marketing: É o conhecimento que se tem do mercado para a empresa ser competitiva, ou seja, é um planejamento voltado para o mercado e ações bem feitas. Aproxima o consumidor do seu produto ou serviço e lhe oferece o produto de maior qualidade, preço adequado, na hora e local mais apropriado, assim apresentando o produto certo e fazendo com que este produto seja comprado. - Construi um sistema que administrar valor aos olhos do cliente e buscando entender melhor as necessidades e desejos dos compradores, satisfação de ambas as partes.

44 Propaganda: - É apenas um dos instrumentos do marketing.
- É responsável pela imagem da empresa, e esta restrita somente as meios de comunicação (TV, rádio, imprensa, internet), forma de conectar os serviços às diversas partes de mercado ou mensagens sobre produtos.  - É muito importante para o marketing, ela cria um significado para os produtos, facilitando a divulgação de novos produtos, informando os benefícios para os consumidores e assim podemos presencia-las no nosso dia-a-dia como anúncios que vimos pelas ruas e até anúncios em um programa de televisão.

45 A Importância da Propaganda no Comércio
Alguns empresários encaram a propaganda apenas como Despesa e não como um Investimento na Cia. A propaganda é um investimento para os negócios de uma empresa, pois: • Torna o produto ou serviço conhecido • Propulsiona as vendas

46 Os princípios da boa propaganda no comércio
• Persuadir as pessoas, porém sem forçá-las a comprar aquilo que não as beneficie ou as interesse. • Explicar com detalhes o produto, pois quanto mais falar sobre ele, mais venderá. • Criar uma chamada que desperte a atenção das pessoas potenciais para seu produto. • Usar psicologia, com métodos que incentivem a curiosidade das pessoas, pois a natureza humana é curiosa.

47 Propaganda enganosa: aquela que induz o consumidor ao erro,
mostra características de um produto, que na verdade não existem ou não funcionam como deveriam. Essas propagandas podem ocorrer na televisão, rádio, revistas, panfleto, outdoor e todos os outros meios de comunicação que atingiram o público. Quem verifica se as propagandas estão de acordo e podem prejudicar os consumidores é o CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária).

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49 Propaganda enganosa: Pode ocorrer por:
 por omissão, quando o anunciante omite dados essenciais para a correta escolha do produto. por comissão é aquela na qual o fornecedor afirma que o produto tem qualidades que, na verdade, não possui.

50 Propaganda enganosa: A propaganda enganosa é um crime previsto no Código de Defesa do Consumidor, e no art. 37 como podemos observar “é enganosa qualquer tipo de publicidade que divulga informação total ou parcialmente falsa capaz de induzir o consumidor a erro de julgamento. A pena para o responsável pela infração é de três meses a um ano de detenção e multa”.

51 Propaganda enganosa x propaganda abusiva
A propaganda enganosa é aquela que induz o consumidor ao erro. A abusiva á mais grave é aquela que apresenta caráter discriminatório, seja racial, social, econômico, e que tire alguma vantagem sobre crenças da população, podendo levar o consumidor a prejudicar a si mesmo.

52 Case: propaganda mal sucedida
A propaganda da Schincariol referente a cerveja Devassa deixou de circular por tempo indeterminado devido determinação da CONAR. A alegação é a de que a propaganda pode causar danos aos consumidores.  Quatro processos foram abertos contra o grupo, o primeiro partiu de denúncias de consumidores, incomodados com o apelo sexual da campanha. A segunda pela própria CONAR em relação ao site do produto, a terceira, pela Secretaria Especial de Defesa da Mulher, a última por uma concorrente pelo mesmo motivo dos consumidores.

53 Comercial Devassa – Censurado pelo CONAR

54 Case: propaganda bem-sucedida
Quando começaram a pensar em introduzir o Gilette Mach 3 no mercado foi uma busca difícil pois seria uma propaganda que teria de atingir muitos públicos em todos os cantos do mundo Foram necessários dois anos de pesquisas e planejamento para obter uma rápida e eficaz aceitação do público. A Gillette confia em grandes orçamentos publicitários e procura envolver o consumidor com suas mensagens Eles conseguiram atingir seus objetivos sem precisar enganar o consumidor e sim fazendo realmente um produto capaz de agradar a todos

55 Comercial Gillete Mach 3

56 Conclusão


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