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PublicouGeovane Solano Alterado mais de 9 anos atrás
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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Uma técnica mais do que eficaz
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Histórico da Avaliação de Desempenho Primeiros registros em 221 d.C. na China Antiga; Sec. IV – Santo Inácio de Loyola 1842 – Serviço Público Federal dos EUA; 1880 – Exército Americano 1918 – General Motors Pós II Guerra Mundial – ampla divulgação entre as empresas
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Definição Avaliação: atribuir valor Valor: grau de importância de determinada coisa Desempenho: função de um complexo inter- relacionamento de vários aspectos que permeiam os ambientes internos e externos da organização Desempenho humano: informações obtidas a partir do comportamento observado de um profissional ou equipe de trabalho no desenvolvimento de uma ação ou projeto, que é comparado com padrões preestabelecidos ou comportamentos desejados
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Definição Comportamento: algo que a pessoa diz ou faz Desempenho: pode ser expresso através de um conjunto de comportamentos Avaliação de desempenho: é atribuir grau de importância ao grau de realização de pessoas ou equipes de trabalho em determinado período
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O Que não é Avaliação de Desempenho? Prestação de contas Punição Promovedora de justiça Fonte geradora de insatisfação Modelo feito por uma só pessoa Somente coisa do RH
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Objetivos da Avaliação de Desempenho: Melhorar os resultados dos recursos humanos da organização e instrumentalizar a gestão do desempenho; Melhoria nas relações interpessoais; Autodesenvolvimento do profissional; Promoções; Estímulo a maior produtividade; Remuneração variável.
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Benefícios para a Organização Oferece informações sobre o desempenho humano e sua contribuição para o desempenho empresarial e para o alcance dos objetivos organizacionais Identifica as necessidades de Treinamento e reciclagem visando a melhoria do nível de qualificação e, por conseqüência, dos resultados das áreas internas; Dinamizar as políticas de recursos humanos, oferecendo oportunidades de crescimento profissional, estimulando a produtividade e melhorando o relacionamento interpessoal.
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Benefícios para os Gestores Instrumentaliza o processo de gestão do desempenho; Melhora o nível de comunicação e relacionamento com a equipe; Melhora o padrão de desempenho das pessoas e equipes.
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Benefícios para os Colaboradores Passa a conhecer as reais expectativas sobre o seu trabalho e seus resultados; Promove rumos ao seu autodesenvolvimento pessoal e profissional; Oferece parâmetros para o seu desenvolvimento profissional.
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Entrevista de Avaliação de Desempenho São técnicas e procedimentos destinados a dinamizar o diálogo entre avaliador e avaliado.
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Objetivos da Entrevista de Avaliação de Desempenho Comunicar resultados Orientar o avaliado Analisar a avaliação em conjunto Verificar o potencial do avaliado Melhorar o nível das relações humanas
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Características do Bom Entrevistador Prepara-se com informações, antes da entrevista, objetivando conduzir um diálogo construtivo, objetivo e imparcial Procure conhecer um pouco do ser humano que ali está Não aja sobre impulso. Procura ser analítico e objetivo Procure ser humilde para reconhecer erros na sua avaliação Prepare-se para possíveis problemas no transcorrer da entrevista Deixe o avaliado à vontade para expor suas idéias
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