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Módulo 2: O Ciclo de GC 1.

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1 Módulo 2: O Ciclo de GC 1

2 Agenda Módulo 2. O Ciclo de GC 2
O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 2

3 Módulo 2: O Ciclo da GC. Objetivos
Descrever as principais fases do ciclo de gestão do conhecimento: captura, criação, codificação, compartilhamento, acesso, aplicação e reutilização do conhecimento na organização e entre organizações. Apresentar seis abordagens do ciclo de GC: 1) Bukowitz e Williams (2000), 2) McElroy (2003), 3) Wiig (1993), 4) Dalkir (2005) e 5) Batista (2012) Definir os passos chave de cada processo do ciclo de GC e exemplificar. Identificar os principais desafios e benefícios de cada fase do ciclo de GC Discutir as implicações práticas e estratégicas de gerenciar o conhecimento ao longo do Ciclo de GC. O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 3

4 Objetivos de Aprendizagem
Descrever como o conhecimento é captado, criado, codificado, compartilhado, acessado, utilizado e reutilizado por meio do Ciclo de GC Comparar os modelos de Ciclos de GC Definir os passos principais de cada processo do Ciclo de GC e exemplificar Identificar os benefícios e desafios de cada fase do Ciclo de GC O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 4

5 Do conhecimento nas organizações e entre as organizações
Fases do Ciclo de GC Captura Criação Codificação Compartilhamento Acesso Utilização e reutilização Do conhecimento nas organizações e entre as organizações O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 5

6 Ciclo de GC. Processos Processo de GC Descrição Identificar
Identificar conhecimento e fontes de conhecimento na organização Codificação Conhecimento crítico é explicitado para facilitar a disseminação Compartilhamento/ Transferência Organização institui incentivos, redes e práticas para facilitar a transferência do conhecimento entre as pessoas. Objetivos: i) resolver problemas, ii) tomar decisões; e iii) utilizar o melhor conhecimento disponível Armazenamento Organização armazena conhecimento crítico em repositórios digitais (memória institucional) Utilização e reutilização Acesso e utilização do conhecimento existente O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 6

7 Ciclo da GC. Abordagens Bukowitz e William (2002) Wiig (1993)
McELROY (1999) Dalkir (2005) Batista (2012) O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 7

8 Wendi R. Bukowitz e Ruth L. Williams
Ciclo da GC. Abordagens (cont.) Autor (a) Obra / ano Processos do Ciclo de GC Wendi R. Bukowitz e Ruth L. Williams Manual de Gestão do Conhecimento: Ferramentas e Técnicas que criam valor para a empresa / 2002 Processos Táticos: Obtenha, utilize, aprenda e contribua Processos Estratégicos: Avalie, Construa e mantenha e descarte Karl Wiig Knowledge management foundations: Thinking about thinking. How people and organizations create, represent and use knowledge / 1993 Desenvolver, reter, compartilhar e usar Mark W. McELROY The new knowledge management: Complexity, learning, and sustainable innovation / 2003 Aprendizagem individual e coletiva Formulação de asserções de conhecimento Aquisição da informação Validação do conhecimento Integração do conhecimento Kimiz Dalkir Knowledge management in theory and practice / 2005 Captação e/ou criação do conhecimento Compartilhamento e disseminação do conhecimento Internalização e utilização do conhecimento 8

9 Fábio Ferreira Batista
Ciclo da GC. Abordagens (cont.) Autor (a) Obra / ano Processos do Ciclo de GC Fábio Ferreira Batista Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Publica Brasileira / 2012 Identificar Criar Armazenar Compartilhar Aplicar Ciclo KDCA 9

10 1. Ciclo da GC de Bukowitz e Williams (2002)
O Ciclo de GC está estruturado em dois tipos de processos simultâneos 1º processo: utilização de conhecimento no dia-a-dia para responder às demandas ou às oportunidades de mercado 2º processo (de mais longo prazo): refere-se à combinação do intelectual com as exigências estratégicas Fontes de conhecimento na organização Repositórios de conhecimento Relacionamentos Tecnologias de informação Infraestrutura de comunicação Conjunto de habilidades funcionais Know how do processo Responsabilidade ambiental Inteligência organizacional Fontes externas 10

11 1. Ciclo da GC de Bukowitz e Williams (2002) cont.
Processo de GC Estruturado com dois lados: “lado” tático “lado” estratégico Processos do lado tático: Obtenha Utilize Aprenda Contribua Processo obtenha: buscar a informação necessária para tomar decisões, resolver problemas e inovar Dificuldade = enorme volume de informação Diferença entre GI e GC = para a GC obter conteúdo não inclui somente o conteúdo tradicional ou explícito (documento físico ou eletrônico), mas conhecimento tácito (especialistas) 11

12 1. Ciclo da GC de Bukowitz e Williams (2002) cont.
Processo “Utilize” Ocorre a combinação de informação de formas novas e interessantes para promover a inovação organizacional Processo “Aprenda” Refere-se ao processo formal de aprendizagem a partir de experiências como meio para criar vantagem competitiva. Exemplos: i) best practices; ii) lições aprendidas Processo “Contribua” Diz respeito à ação dos colaboradores de registrar o que eles aprenderam na base do conhecimento coletivo (repositórios do conhecimento). Exemplos: i) compartilhamento das melhores práticas e das lições aprendidas para que outros colaboradores não cometam os mesmos erros cometidos anteriormente. cont. 12

13 1. Ciclo da GC de Bukowitz e Williams (2002) cont.
“Lado” estratégico Visa alinhar a estratégia de conhecimento da organização com a estratégia geral de negócios Processos: i) avalie; ii) construa e mantenha; e iii) descarte Processo “avalie” Organização avalia: i) capital intelectual (competências = capital humano); ii) o relacionamento com o cliente (capital do cliente); iii) a base de conhecimento, processos de trabalho, infraestrutura tecnológica, valores, normas e cultura (capital organizacional); e iv) a relação entre os capitais humano, do cliente e organizacional (capital intelectual) Nesse processo, a organização define: i) o conhecimento crítico para cumprir sua missão; ii) mapeia o capital intelectual atual; e iii) compara com as futuras necessidades de conhecimento Organização elabora indicadores para demonstrar que a base do conhecimento está crescendo e que a organização está obtendo lucro com os investimentos no capital intelectual e verifica o impacto do conhecimento no desempenho organizacional 13

14 1. Ciclo da GC de Bukowitz e Williams (2002) cont.
Processo “Construa e Mantenha” Assegura que o capital intelectual futuro da organização a manterá viável e competitiva É preciso investir recursos no conhecimento e na manutenção do conhecimento Recursos devem ser canalizados para criar conhecimentos e reforçar o conhecimento existente Processo “Descarte” A organização não deve manter ativos (físico ou intelectual) se eles não estão mais criando valor Organização precisa examinar seu capital intelectual para verificar se os recursos utilizados para manter este capital intelectual não seriam mais bem utilizados de outra maneira 14

15 2. Ciclo da GC de Wiig (1993) Passo 1 Passo 2 Passo 3 Passo 4
Desenvolver Criação (obtenção) Análise Síntese ou reconstrução Codificação/ Modelagem Organização Reter Retenção Acumulação em repositórios Inserção nos manuais Arquivamento Compartilhar Coordenação Reunião Acesso e recuperação Usar Executar tarefas Pesquisar e descrever Selecionar Observar e analisar Resumir Avaliar Decidir Implementar 15

16 3. Ciclo da GC de McELROY (1999)
Processo: Aprendizagem individual e coletiva Ocorre: i) a interação entre as pessoas; ii) a formulação de uma asserção (proposição enunciada como verdadeira) ; e iii) a validação que permite a criação do conhecimento individual e coletivo Validações anteriores de conhecimentos Influencia o processo de aprendizagem individual e coletiva Processo de aprendizagem individual e coletiva produz insumo para o processo de formulação de asserções de conhecimento Conhecimento é somente informação até ser validado pela organização Processo de formulação de asserções de conhecimento Depende da interação humana porque são as pessoas que formulam novas asserções de conhecimento Codificação das asserções ocorre no nível organizacional Consolida as asserções do conhecimento geradas na aprendizagem individual e coletiva, assim como as informações obtidas junto a fontes externas 16

17 3. Ciclo da GC de McELROY (1999) cont.
Processo de formulação de asserções de conhecimento Resultado final = conhecimento codificado pronto para ser submetido ao processo de validação organizacional Processo de aquisição da informação Permite que a organização de maneira sistemática ou não obtenha asserções de conhecimento ou informação produzida fora da organização Esse processo - e as asserções do conhecimento propostas por indivíduos e grupos – é influenciado por meio da retroalimentação das atividades do processo de integração do conhecimento Processo de validação do conhecimento Asserções do conhecimento são submetidas a critérios organizacionais para determinar seu valor e sua veracidade Como resultado desse processo pode ocorrer a transformação do conhecimento organizacional no caso das novas asserções serem consideradas de maior valor para a organização do que o conhecimento atual. 17

18 3. Ciclo da GC de McELROY (1999) cont.
Processo de integração do conhecimento Organização introduz na sua base de conhecimento novas asserções de conhecimento e abandona asserções antigas A integração do conhecimento se dá por meio de toda forma de transmissão do conhecimento, do ensino; e do compartilhamento do conhecimento Esse processo inclui também outras atividades sociais que comunicam aos trabalhadores do conhecimento uma compreensão do conhecimento organizacional produzido anteriormente ou o entendimento de que alguns conjuntos de asserções do conhecimento foram testados e que estão disponíveis na base de conhecimento organizacional ou uma combinação das duas alternativas. 18

19 4. Dalkir (2005) Estágios de GC
Captação e/ou criação do conhecimento Compartilhamento e disseminação do conhecimento Internalização e utilização do conhecimento Atividades na transição entre os estágios Transição criação/obtenção e compartilhamento/disseminação do conhecimento = avaliação Transição compartilhamento/disseminação e internalização/utilização do conhecimento = conhecimento é contextualizado para ser compreendido (“internalização”) e usado (“utilização”) Transição entre estágio “internalização/utilização e o estágio criação/captação do conhecimento = atualização do conhecimento alimentando o estágio de criação/captação 19

20 4. Dalkir (2005) Captação do conhecimento Criação do conhecimento
Refere-se à identificação e subsequente registro do conhecimento interno e know-how existente na organização e/ou conhecimento externo do ambiente Criação do conhecimento Quando há o desenvolvimento de um novo conhecimento e know-how, inovações inexistentes Avaliação do conhecimento Realizada com base em critérios selecionados – alinhados com os objetivos da organização. Perguntas: 1) O conteúdo é valido? 2) Ele é novo ou melhor? 3) Ele é valido o suficiente para ser adicionado ao estoque de capital intelectual da organização? Se o conteúdo de conhecimento novo ou identificado for considerado válido, a próxima etapa é contextualizar o conteúdo do conhecimento Contextualizar = significa: i) relacionar o conhecimento com seus autores ii) identificar os principais atributos do conteúdo do conhecimento com os usuários iii) contextualização bem sucedida = novo conteúdo estiver relacionado com os processos de trabalho da organização 20

21 Avaliar Contextualizar Atualizar
Criação e/ou captação do conhecimento Compartilhamento e disseminação do conhecimento Contextualizar Internalização e utilização do conhecimento Atualizar Dalkir, 2005 21

22 Atividade do Ciclo de GC
5. Batista (2012) Atividade do Ciclo de GC Descrição Identificar Organização identifica as competências essenciais e as lacunas do conhecimento para alcançar seus objetivos Após a identificação, a organização pode definir a estratégia de GC e elaborar e implementar o Plano de GC Criar A organização elimina as lacunas do conhecimento por meio da conversão do conhecimento e criação do novo conhecimento Níveis de criação: individual, equipe, organização Armazenar O armazenamento permite a preservação do conhecimento organizacional Nem sempre é possível armazenar o conhecimento Recuperação e acesso devem ser facilitados Compartilhar Compartilhamento promove a aprendizagem contínua e inovação e, consequentemente alcançar os objetivos organizacionais Método de armazenamento e método de fluxo Aplicar Conhecimento agrega valor quando é aplicado nos processos de apoio e finalísticos e, consequentemente, melhora produtos e serviços E transformar o conhecimento em ação ou em decisão 22

23 Considerações Finais Análise comparativa das abordagens de Wiig (1993), Bukowitz e Williams (2002), McELROY (2003) e Dalkir (2005) permite destacar quatro elementos no ciclo de GC: Origem Obtenção Processamento Utilização do conhecimento 23

24 Processos e Atividades de GC
Elementos Wiig Bukowitz e Williams McElroy Dalkir Origem do conhecimento Experiência pessoal Educação formal e treinamento Fontes de inteligência Meios de comunicação Colegas de trabalho Repositórios Relacionamentos Tecnologias de informação Pessoas Outras organizações Pessoas (conhecimento tácito) Informações em banco de dados Procedimentos padrão (conhecimento explícito Obtenção Desenvolvimento (obtenção/criação) Obtenha informações Aprenda Aprendizagem individual e coletiva Aquisição da informação Criação/obtenção (identificação) Processamento Desenvolvimento Retenção Compartilhamento Contribua Formulação das asserções Validação do Conhecimento Compartilhamento e disseminação Internalização 24

25 Processos e Atividades de GC
Elementos Wiig Bukowitz e Williams McElroy Dalkir Utilização Executar tarefas Pesquisar e descrever Selecionar Observar e analisar Resumir Avaliar Decidir Implementar Utilize Integração do conhecimento 25

26 Ciclo de GC (Batista) 26

27 Etapa Atividade Exemplo K
Ciclo KDCA. Exemplo – Escola Municipal Etapa Atividade Exemplo K Knowledge (1) Identificar o conhecimento relevante para melhorar a qualidade do processo, produto ou serviço da organização pública. Identificar o conhecimento relevante para reduzir o índice de reprovação em matemática na 5ª série do Ensino Fundamental. Elaborar Plano de GC (2) Definir o indicador e a meta de melhoria da qualidade a ser alcançada com o uso do conhecimento. Reduzir o índice de reprovação em matemática na 5ª Série do Ensino Fundamental de 45% para 3% até dezembro de 2013. (3) Definir o método para identificar e captar (ou criar) o conhecimento Realizar reuniões de trabalho entre professores da escola de referência no ensino de matemática no Estado e os professores da escola municipal. 27

28 Etapa Atividade Exemplo K = Knowledge
Ciclo KDCA. Exemplo – Escola Municipal Etapa Atividade Exemplo K = Knowledge Elaborar Plano de GC (4) Elaborar plano para: i) captar e/ou criar o conhecimento necessário para atingir a meta; ii) compartilhar tal conhecimento para que as pessoas da força de trabalho que irão aplicá-lo possam ter acesso a ele; iii) aplicação do conhecimento Para captar, compartilhar e aplicar o conhecimento (sobre o ensino de matemática) da escola de referência na escola municipal, o plano elaborado prevê as seguintes atividades: i) estágio; ii) “mentoring”; iii) elaboração de planos de aula com nova metodologia de ensino; iv) narrativas; v) comunidades de prática; e vi) aulas supervisionadas 28

29 Etapa Atividade Exemplo D = Do
Ciclo KDCA. Exemplo – Escola Municipal Etapa Atividade Exemplo D = Do (1) Educar e capacitar Capacitar os professores da escola municipal para assegurar a execução exitosa do Plano de GC Executar (2) Executar o Plano de GC Executar o Plano de GC que prevê a transferência do método de ensino de matemática (3) Coletar dados e informações e aprender com o processo de girar o ciclo KDCA Coletar dados e informações sobre a implementação do Plano de GC na escola municipal. 29

30 Etapa Atividade Exemplo C = Check
Ciclo KDCA. Exemplo – Escola Municipal Etapa Atividade Exemplo C = Check (1) Verificar se a meta de melhoria da qualidade foi alcançada A meta de redução do índice de reprovação foi alcançada? (de 45% para 3%) Verificar (2) Verificar se o plano de GC foi executado conforme previsto O plano de compartilhamento e aplicação do conhecimento dos professores da escola de referência na escola municipal foi executado conforme previsto? 30

31 Etapa Atividade Exemplo
Ciclo KDCA. Exemplo – Escola Municipal Etapa Atividade Exemplo A = Act Corrigir ou armazenar (1) Caso a meta não tenha sido atingida, a organização corrige eventuais erros nos processos de GC (identificação, criação, compartilhamento e aplicação do conhecimento) Caso a meta não tenha sido atingida, identificar os problemas ocorridos nos processos de compartilhamento e aplicação do conhecimento sobre como ensinar matemática a alunos da 5ª Série do Ensino Fundamental (2) Caso a meta tenha sido alcançada, a organização armazena o novo conhecimento, por meio da padronização Caso a meta tenha sido alcançada, a escola municipal padroniza os novos planos de aula com a metodologia transferida da escola de referência. 31

32 Módulo 2: O Ciclo de GC. Referências
BATISTA, F. F. O Ciclo e os Modelos de GC in Proposta de um modelo de gestão do conhecimento com foco na qualidade. Brasília: Universidade de Brasília, 2008 (Tese de Doutorado) BUKOWITZ, R. Wendi, WILLIAMS, L. Ruth. Como utilizar o manual de gestão do conhecimento. In: ______. Manual de gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, P.: DALKIR, Kimiz. The Knowledge Cycle in Knowledge management in theory and practice. Amsterdan: Elsevier, McELROY, M. The new knowledge management: complexity, learning and sustainable innovation. Burlington, MA: KMCI Press/ Butterworth -Heinemann, MEYER, M. e ZACK, M. The design and implementation products. Sloan Management Review, 1996, 37 (3): pp. 43 – 59. WIIG, K. Knowledge management foundations. Arlington, TX: Schema Press, 1993. 32

33 Próxima aula: Modelos de GC
Próxima Aula: Módulo 3: Modelos de GC HEISIG, Peter. Harmonization of knowledge management – comparing 160 KM frameworks around the globe. Journal of Knowledge Management, vol. 13, no 4, 2009, pp. 4-31 32

34 FIM DO MÓDULO 2 fferreira@ucb.br fabio.batista@ipea.gov.br 33
O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 33


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