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Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) Marcos A. M. Primo.

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1 Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) Marcos A. M. Primo

2 A Cadeia Interna SuprimentoProdução Distribuição Fluxo de materiais Fluxo de informações fornecedores clientes

3 Gestão de compras Unidade produtiva Gestão da distribuição física Logística (distribuição) Gestão de produção-materiais Gestão da cadeia de suprimentos Logística (recebimento) Cadeia ou Redes de Suprimentos? Adap. Slack et al CDs varejo

4 Estratégias de SCM - Fazer ou Comprar? O papel das competências centrais Os impactos em custos e níveis de serviço Fornecedor como futuro Concorrente Os tipos de parcerias

5 Cadeias Eficientes ou Responsivas? Produto funcionalProduto inovador Comportamento da demanda Previsívelimprevisível Ciclo de vida> 2 anos3 meses-1 ano Margem de contribuição 5 -20%20-60% Variedade do produtoBaixa (10-20;categoria)Alta (milhares;categ.) Erro de previsão10%40-100% Falta de estoque1-2%10-20% Desc. fora da estação0%10-25% Processam. de pedidos6 meses- 1 ano1 dia-2 semanas Fisher 1997

6 Cadeias Eficientes ou Responsivas? Cadeia EficienteCadeia Responsiva ObjetivoEliminar desperdícios -suprir demanda ao menor custo Atender demanda personali- zada rapidamente Criação do produto Maximizar desempenhoModularidade para adiar diferenciação PreçosMargens baixasMargens altas EstoquesMinimizar estoquesManter estoques reguladores FabricaçãoAlta utilizaçãoFlexibilidade Lead-timeReduzi-lo sem sacrificar custosReduzi-lo drasticamente FornecedoresBaseado no custo e qualidadeVelocidade, flexibilidade, e qualidade TransportesBaratosResposta rápida Fisher 1997

7 Conceitos em SCM - Qual é a cadeia certa para o seu produto? Cadeia eficiente Cadeia responsiva Produtos funcionais Produtos inovadores SIM NÃO Fisher 1997

8 Processos - Adição de Valor na Cadeia Desenvolvimento de novos produtosGestão do fluxo de produção Gestão das relações com o cliente Retornos Atendimento de pedidos Retornos Gestão do serviço ao cliente Gestão da demanda Gestão do fluxo de produção Gestão das relações com fornecedores Desenvolvimento do produto e comercialização Gestão de retornos

9 Gestão das Relações com o Cliente A Regra de Pareto ou Regra 80/20 proteja desenvolva mantenha analise criticamente com freqüência ABC A B C produtos clientes Christopher 1992

10 Gestão da Demanda Efeito Chicote ou Multiplicador de Demanda Quantidade pedida tempo Pedidos na revenda Quantidade pedida tempo Pedidos no distribuidor Quantidade pedida tempo Pedidos no fabricante Amplificação na variação de demanda na cadeia Vários revendedores com uma pequena variação nos seus pedidos…. …podem levar a uma grande variação para um número menor de revendedores e… …podem levar a uma variação ainda maior par um único fabricante

11 Efeito Chicote ou Multiplicador de Demanda Prod.Forn nível 3Forn nível 2Forn nível 1montadoraDem. prodestoqprodestoqprodestoqprodestoq

12 Relacionamentos de longo prazo com fornecedores Foco em qualidade na seleção de fornecedores Envolvimento do fornecedor nos processos críticos Base de fornecedores consolidada SCM Relacionamento com Fornecedores

13 Redução na Base de Fornecedores Vantagens Melhor controle/comunicação Relações mais fortes Maiores economias de escala Desvantagens Maior vulnerabilidade a problemas Mais dificuldades com flutuações de demanda Menor competição Menos fontes de conhecimento

14 Práticas de SCM - Desintermediação e Re-intermediação fabricantes consumidores atacadista distribuidor varejista desintermediação Intermediários eletrônicos Re-intermediação

15 Práticas de SCM - Customização em Massa Os clientes estão dispostos a pagar/esperar? Características –Modularidade do produto –Padronização Postponement –Produto –Processo

16 Práticas de SCM - Planejamento Colaborativo EDI VMICRECRCPFR

17 Práticas de SCM - Distribuição Milk Run Cross-docking Transit point Merge in Transit Just-in-sequence

18 Práticas de SCM - Fornecimento Global Global Sourcing Follow Sourcing Offshoring

19 Valor médio do estoque agregado (AGV) é o valor do total de todos os itens guardados em estoque por uma empresa. AGV = (# de itens A)(Valor de cada A)+(# de itens B)(Valor de cada B)+… Giro de estoque são as vendas anuais a preço de custo divididas pelo valor médio de estoque agregado mantido durante o ano. Giro de estoque = Vendas anuais (a preço de custo) Valor médio do estoque agregado Krajewski | Ritzman | Malhotra© 2009 by Pearson Education Slide 19 Semanas de suprimento: O valor médio do estoque agregado dividido pelo custo das vendas semanais. Práticas de SCM - Medidas de estoque do desempenho da cadeia de suprimentos


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