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Medicamentos Genéricos Victor Mendonça FF, Novembro, 2011.

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Apresentação em tema: "Medicamentos Genéricos Victor Mendonça FF, Novembro, 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Medicamentos Genéricos Victor Mendonça FF, Novembro, 2011

2 2 Budget da Saúde Orçamento da saúde 2010: 9.052 mil milhões€

3 Medicamentos genéricos? Medicamento com a mesma substância activa, forma farmacêutica e dosagem e com a mesma indicação terapêutica que o medicamento original, de marca, que serviu de referência. Brotas,A; Garcia,R; Nogueira,G Vantagem económica para os utentes e para o SNS Apresentam a mesma qualidade do medicamento de referência, traduzida na demonstração de bioequivalência, através de estudos de biodisponibilidade Maior garantia de efectividade e permitem um melhor conhecimento do respectivo perfil de segurança.

4 A prescrição de medicamentos contendo substâncias activas para as quais existam medicamentos genéricos autorizados é efectuada mediante a indicação da denominação comum internacional (DCI) ou do nome genérico, sendo admitido a seguir a essa indicação o nome de marca do medicamento ou o nome do titular da autorização de introdução no mercado (AIM), seguida em todos os casos da dosagem da forma farmacêutica e da posologia. Brotas,A; Garcia,R; Nogueira,G Prescrição Decreto-Lei n.º 271/2002, de 2 de Dezembro Artigo 2º

5 Caso a receita inclua a referência a uma marca ou ao titular de AIM, o médico pode autorizar ou não autorizar a dispensa de um medicamento genérico em vez do medicamento prescrito: - - se o médico autorizar o utente poderá optar por um medicamento genérico - se o médico não autorizar, será dispensado o medicamento prescrito Prescrição Decreto-Lei n.º 271/2002, de 2 de Dezembro Artigo 2º

6 Dispensa Decreto-Lei n.º 271/2002, de 2 de Dezembro Artigo 3º   Farmacêutico deve informar o utente da existência de medicamentos genéricos comparticipados pelo SNS   Informar do medicamento com preço inferior   Alteração a pedido do utente mas apenas se não houver declaração em contrário do médico   Sinalização Autorizo/Não Autorizo e assinatura do médico   Não preenchimento pressupõe concordância

7 Lack of Incentives for Physicians to Prescribe Generic Medicines 7 EGA

8 Incentives for Pharmacists to Dispense Generic Medicines still Limited “…Pharmacists need to receive a remuneration that does not penalise them for dispensing generic medicines.” Schwernann et al 2003 8 EGA

9 Incentives for Patients to Demand Generic Medicines only Half Way 9 EGA

10 10 Medidas / Resultados Estimativa de poupança gerada pela utilização de Medicamentos Genéricos no SNS (2005-2009) De 2005 a 2009, a utilização de MG tem permitido poupanças significativas para o Utente (668,5 M€) e para o SNS (338,9 M€) 3) Os medicamentos Genéricos

11 A população no geral (96%) refere saber o que são Medicamentos Genéricos; Grande parte da população equipara a qualidade dos MG à dos medicamentos de marca. Dos inquiridos, 85% diz ter bastante ou total confiança nos medicamentos genéricos; Conclusões – Utentes* Estudo de opinião * Foram efectuados 1243 telefonemas e obtiveram-se 478 questionários válidos. Tomou-se como universo a população residente em Portugal continental maior de 18 anos, habitando em lares com telefone fixo. Estudo realizado em Dezembro de 2007.

12 Conclusões – Utentes Estudo de opinião O preço é um factor muito ou bastante decisivo para 80% dos inquiridos na opção entre um MG e um medicamento de marca, e é considerada uma vantagem clara dos medicamento genéricos; A atitude dos utentes é caracterizada por alguma passividade em relação à utilização de MG, deixando essa decisão a cargo do prescritor ou farmacêutico, uma vez que na sua maioria (72%) não solicitam a prescrição ou dispensa deste tipo de medicamentos ao médico;

13 MERCADO

14 Market Structure

15 NHS represents 71% of the total market Market Structure

16 Average reimbursement rate is 68% Market Structure

17 17 Fonte: Infarmed (M€) NHS reimbursment expenses w/ medicines Reimbursement

18 Generics market Evolution

19 There 182 Active Substances that cover 56% of the total market Generics market share evol.

20 Generics Price Evolution


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