A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EsPCEx. APRESENTAR A SITUAÇÃO ATUAL DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA EsPCEx. OBJETIVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EsPCEx. APRESENTAR A SITUAÇÃO ATUAL DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA EsPCEx. OBJETIVO."— Transcrição da apresentação:

1 EsPCEx

2 APRESENTAR A SITUAÇÃO ATUAL DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA EsPCEx. OBJETIVO

3 Introdução Desenvolvimento 1.Antecedentes 2.Organograma – Div Ens 3.Carga - horária 4.Conceito de Competências para o EB 5.Processo de Transformação 6.Grade de Integração 7.Dificuldades 8.Ensino por Competências/ uma prática Conclusão SUMÁRIO SUMÁRIO

4 ANTECEDENTES Reuniões/ Diretoria/CEP 2010 Reuniões Internas capacitação/ CEP Construção de PLANID Organização Interna Contatos com AMAN Planejamento para

5 ORGANOGRAMA – Div Ens 2012 GEOMETRIA DESCRITIVA

6 HUMANAS LETRAS LETRASEXATAS ORGANOGRAMA – Div Ens 2013 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDO ACADÊMICO ÁREA COORDENADA PELO CA, COM LIGAÇÃO TÉCNICA COM A DIV ENS DIVISÃO DIV ENS (CHEFE) ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDO PROFISSIONAL TFM TEC MIL SEÇ COOR PEDAGÓGICA,SEÇ COOR PEDAGÓGICA, SEÇ PSICOPEDAGÓGICA,SEÇ PSICOPEDAGÓGICA, BIBLIOTECA,BIBLIOTECA, ENCARREGADO DE MATERIALENCARREGADO DE MATERIAL GRÁFICAGRÁFICA ESTRUTURA DE COORDENAÇÃO E APOIO AO ENSINO

7 ÁREA PROFISSIONAL Ciências Militares II (AMAN) DISCIPLINA EIXO PROFISSONAL 2012 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDO - PROFISSIONAL 2013 TFM I – Corrida 165h TFM II – Flexão,Barra e Abdominal TFM III - Natação INTR TEC MIL- 300h TEC MIL I 350h TEC MIL II

8 ÁREA ACADÊMICA Ciências Militares I (AMAN) DISCIPLINA2012 Eixo Instrumental 2013 Área de Concentração de Estudo - LETRAS Língua Portuguesa I90h Língua Inglesa I90h75h Língua Espanhola I45h ( 2º Sem)45h DISCIPLINA Eixo Exatas Área de Concentração de Estudo - EXATAS Cálculo I90h Física Geral75h Química Aplicada I30h (2º Sem)45h Cibernética - TIC90h75h Geometria Descritiva30h (1º Sem)- DISCIPLINA Eixo Humanas Área de Concentração de Estudo - HUMANAS História do Brasil60h

9 CONCEITO DE COMPETÊNCIAS PARA O EB É a capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira interrelacionada, conhecimentos, habilidades, atitudes,valores e experiências, para decidir e atuar em situações diversas. CEEE-CEP/FDC c h va e

10 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Ensino Médio Ensino Superior Ensino p/ Objetivos Ensino p/ Competências Elaboração do Doc de Currículo Capacitação Resistência natural frente ao novo Quebrar paradigmas Nova Sistemática de Ensino Preparação e Tempo Instrução/aula Metodologias variadas e Situações- Problema para Exige utiliza Necessita exige

11 Conteúdo Novo Conhecimentos prévios Situações- Problema Vida profissional Grupo de Influência Integração CA/ DE CA/ DE Ambiente Virtual de Aprendizagem Utiliza Relacionadas com Exige Utilizado para Estudo preliminar e complementar gera Aprendizagem significativa PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

12 GRADE DE INTEGRAÇÃO Aulas Cálculo I Física Geral TIC Aulas 4-7 Relatividade Partículas Elem Aulas Circuitos Elétricos Aulas Vetores Cinemática Dinâmica Prin cons Aulas 1-22 Sistema num Evoluç comp Informática e Computador Repres da informações Tipos de computadores Hardware Software Linguagem de programação Aulas Derivada e Integral

13 DIFICULDADES Reação ao novo Velocidade de implantação Duas mudanças concomitantes: Ensino Superior/Ensino por Competências Novos conteúdos (Ens Superior) Preparo e operacionalização do documento de currículo Busca da integração Capacitação didática Elaboração de avaliações - Preparo individual (autoaperfeiçoamento) - Sistematizada

14 SISTEMA DE AULAS ENSINO POR COMPETÊNCIAS Conteúdos Factuais COMO SE APRENDEM? Atividades em sala de aula exigem procedimentos didáticos diversificados face aos conteúdos de aprendizagem Construção pessoal/compreensão memorização Modelo/prática Modelo/vivência/ reflexão Modelo/vivência/ reflexão Conteúdos Conceituais Conteúdos Procedimentais Conteúdos Atitudinais

15 UMA PRÁTICA ENSINO POR COMPETÊNCIAS Aula de Química

16 Processos Oxidativos Eletrodeposição Articular, integrar e sistematizar o conhecimento químico e de outras áreas no enfrentamento de situações-problema Compreender fenômenos químicos relacionados com a atividade profissional ENSINO POR COMPETÊNCIAS AssuntosObjetivos

17 Tec Mil – Instr Indv Bas Física – eletricidade e meios alternativos de geração de energia Integração entre as disciplinas Camaradagem Comunicabilidade Cooperação Criatividade Iniciativa Competências Atitudinais trabalhadas ENSINO POR COMPETÊNCIAS

18 Revisão teórica/conhecimentos prévios Revisão teórica/conhecimentos prévios Apresentação da situação-problema Apresentação da situação-problema Trabalho no grande grupo Trabalho no grande grupo Trabalho em duplas (pesquisa em sala) Trabalho em duplas (pesquisa em sala) Apresentação dos trabalhos (compartilhamento) Apresentação dos trabalhos (compartilhamento) Encerramento da aula (escolha da melhor L Aç) - Encerramento da aula (escolha da melhor L Aç) - Discussão Final Discussão Final Toda a turma e a professora participam ativamente das discussões. ENSINO POR COMPETÊNCIAS Passos desta aula

19 Revisão Teórica

20 Situação-Problema(contextualização) O pelotão está em uma missão de vigilância por 15 dias na fronteira do Brasil (o quartel foi escolhido pelos alunos), local próximo de um rio. O Pel necessita fazer contato com a base, porém nenhum equipamento de telefonia móvel ou internet tem sinal. Entretanto, existe no local um antigo rádio de comunicações (EB11-ERC110), cuja bateria é de 12 Volts, mas está descarregada. O Pel terá que construir meios alternativos que gerem uma corrente de 12 V e faça o rádio funcionar.

21 Trabalho no Grande Grupo Apresentação de algumas sugestões ( material levado pela professora)

22 Pederneira - Material com magnésio Outras sugestões de materiais metálicos Exemplo de Materiais Metálicos

23 Pesquisa e apresentação dos experimentos (compartilhamento) Trabalho em Duplas

24 Escolha justificada do melhor experimento pelo Cmdo Pel Discussão Final

25 CONCLUSÃO Evolução do processo Ajustes com a AMAN Expectativas para 2013 Experiência adquirida (vento na cara)

26 AQUI SE APRENDE A AMAR A PÁTRIA NÃO CORA O LIVRO DE OMBREAR CO O SABRE, NEM CORA O SABRE DE CHAMÁ-LO IRMÃO! Castro Alves


Carregar ppt "EsPCEx. APRESENTAR A SITUAÇÃO ATUAL DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA EsPCEx. OBJETIVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google