A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria do Desenvolvimento Cognitivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria do Desenvolvimento Cognitivo"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Disciplina: Psicologia Construtivista Orientadora: Patricia Soares Salomon Período: 2°/3° período Alunos: Isterliane de Souza Jeanine Viana Jéssica Bravim

2 Os Estágios de Desenvolvimento do Conhecimento
Piaget separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento. Para Piaget, a aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma sistemática ou não. Enquanto que o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo este o responsável pela formação dos conhecimentos. Piaget, descreve a teoria do desenvolvimento, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de transição essas 4 fases são o Sensório-motor (0 – 2 anos), o Pré- operatório (2 – 7 anos), o Operatório Concreto (7 – 11 anos) e o Operatório Formal (12 em diante).

3 Sensório Motor (0-2 anos)
Nessa etapa do desenvolvimento, o bebê gradualmente se torna capaz de organizar atividades em relação ao ambiente por meio de atividades sensório motoras. Exemplos: A exploração manual e visual do ambiente; a experiência obtida com ações, a imitação; ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar; a centralização no próprio corpo; a inteligência prática (através de ações); a noção de permanência do objeto; a coordenação das ações proporciona o surgimento do pensamento.

4 Pré-Operatório (2-7 anos)
A criança interioriza o meio, sendo capaz agora de representá-lo mentalmente. Há um desenvolvimento marcante da linguagem, há o desenvolvimento da função semiótica, onde as crianças utilizam símbolos para representar a realidade. O egocentrismo está bastante presente nas crianças, elas possuem uma incapacidade de pensar através das conseqüências de uma ação e de entender noções de lógica; Exemplo: Mostra-se para a criança, duas bolinhas de massas iguais em forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes.

5 Operatório Concreto (7–12 anos)
A criança apresenta um declínio do egocentrismo, começa a se socializar em grupos, reconhecendo uma liderança. Compreendem regras e estabelecem compromissos. Possuem uma linguagem socializada, mas ainda têm uma inabilidade em entender pontos de vista diferentes. Exemplo: despeja-se a água de dois copos em outros de formato diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de “refazer” a ação.

6 Operatório Formal (12 anos diante)
São desenvolvidas capacidades de se pensar em conceitos abstratos e no próprio processo de pensamento. Há a presença de pensamento hipotético dedutivo, raciocínio lógico, raciocínio dedutivo, capacidade de resolução de problemas e de pensamento sistemático. É o período em que há a maturação da inteligência do indivíduo, em que há a capacidade de pensar sobre o seu próprio pensamento, ficando cada vez mais consciente das operações mentais que realiza ou que pode realizar diante do meio que o cerca. Exemplo: Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.


Carregar ppt "Teoria do Desenvolvimento Cognitivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google