A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola do Futuro da USP Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem Silvia Fichmann

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola do Futuro da USP Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem Silvia Fichmann"— Transcrição da apresentação:

1 Escola do Futuro da USP Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem Silvia Fichmann

2 II Fórum Nacional de Ensino Técnico Formação do Profissional de Nível Técnico no Contexto dos Avanços Tecnológicos São Paulo, setembro 2005

3 A Cidade das Inteligências O que eu posso tornar-me? "Nós possuímos muitas inteligências: aquelas que nós temos e sabemos que temos; aquelas que nós temos, mas não ousamos ainda desenvolver e aquelas que não supomos mesmo que temos." Sylvie Geandreau La Cité des Intelligences

4 Formação Um movimento de busca dos contornos que conferem um feitio, uma configuração e uma identidade; Possibilita novas formas de relação com o conhecimento; Implica construir significados pessoais e fazer elaborações próprias; Resgata o pensamento criativo: projetar, construir hipóteses, estabelecer relações que possibilitem a flexibilização e não a rigidez. Furlanetto (1997)

5 Formação tripolar Autoformação formação na relação consigo mesmo Heteroformação formação na relação com os outros Ecoformação formação na relação com o meio ambiente Pineau (1998)

6 Fonte: "El Rescate de Calificación", de Elenice Leite, 1993 Polivalente Flexível Capaz de adaptar-se a situações novas Profissional atual

7 Era das Máquinas Habilidade Saber Fazer Disciplina Obediência Obediência às regras Reação Memorização Execução Concentração Formação Breve ou Longa Individualismo Isolamento Era do Conhecimento Competência Saber aprender a fazer Auto Controle Iniciativa Gestão do aleatório Ação Raciocínio Diagnóstico Atenção Formação Contínua Coletivismo Comunicação

8 Inovação [...] significa modificar as formas de atuação como resposta a mudanças nos alunos e implica uma organização diferente do trabalho para o qual devem ser utilizados métodos mais eficazes. Walling e Berg,1983

9 Inovação [...] uma reforma é uma mudança em grande escala, ao passo que a inovação o seria em nível mais concreto e limitado. González e Escudero,1987

10 Inovação [...] conjunto de intervenções, decisões e processos com certo grau de intencionalidade e sistematização, que tratam de modificar atitudes, idéias, culturas, conteúdos, modelos e práticas pedagógicas Carbonell, 2002

11 Inovação Atitudes ética e valores Idéias ensino e aprendizagem Culturas resgate e transcultura Conteúdos integração horizontal e vertical Modelos papel ativo do aluno/ professor mediador Práticas pedagógicas presenciais e a distância

12 Inovação ambientes diversificados sala de aula, computadores e redes colaborativas

13 Pedagogia do engajamento envolvimento comprometimento Respeito a diversidade talentos e formas de aprender Incentivo a formação por toda a vida

14 Nossas noções de aprendizagem estão expandindo e mudando mais rápido que nossas concepções de ensino AAC&U - Randall Bass, 2005

15 Mudanças necessárias Escola focada na pesquisa, projetos, análise de contextos, produção, registro e avaliação Flexibilidade na aprendizagem e no ensino: tempo, espaço e forma Aprendizagem colaborativa Utilização de tecnologias de informação e comunicação Do presencial para o semi-presencial: blended learning Educação a Distância Comunidades virtuais de aprendizagem Moran, 2005

16 Utilização de novos materiais e tecnologias curriculares; uso de novos enfoques de ensino; alteração das crenças ou pressupostos pedagógicos subjacentes às novas políticas ou programas educativos. Fullan,1982

17 AAC&U, 2005

18 II Encontro de Formadores Mediadores – Projeto Telemar Educação Julho/2005 Práticas presenciais

19

20 Conhecimento + afeto Pensamento + sentimentos Raciocínio + moralidade Acadêmico + pessoas Aprendizagem + valores Ações inovadoras na Educação TRANSDISCIPLINARIDADE

21 Transdisciplinaridade Tecendo...

22 Tecnologia Cultura Fortalecimento Diversidade Educação multidimensional Novas linguagens Redes e conexões Transdisciplinaridade

23 Tecnologia???

24 Revista Ícaro, maio 2005

25 Tecnologia aplicada à educação Formação: cursos, comunidades virtuais de aprendizagem e prática Informação: textos, imagens, vídeo, áudio - Repositórios de objetos de aprendizagem e bibliotecas virtuais. Interação: síncrona e assíncrona – independente de tempo e espaço Publicação: individual e coletiva com difusão mundial Software - Internet

26 início Aulas de informática Dos, textos,planilhas Windows e aplicativos Softwares educacionais Projetos Transdiciplinares softwares e Internet/ ensino a distância computador na sala de aula Linguagem de programação Repositórios de conteúdos Bibliotecas virtuais e Comunidade Virtual de Aprendizagem

27 Comunidade virtual de aprendizagem Aprendizagem ativa e colaborativa.; independência de tempo e espaço; possibilidade de comunicação muitos para muitos com base em textos comunicação mediada por computadores; estratégias inovadoras de animação da CVA; território virtual das atividades; concepção e desenvolvimento de projetos comunitários, atividades lúdicas online, cursos a distância.

28 Crio, logo vivo. Tacuchian Penso, logo existo. Descartes Aprendo, logo existo. Hélène Trocme-Fabre Sinto, logo existo. André Gide Silvia Fichmann

29 Escola do Futuro - USP

30 CARBONELL, Jaime. A aventura de inovar. Porto Alegre: Artmed Editora, HERNÁNDEZ et al. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artmed Editora, PECK, M.S. Prefácio. In: RHEINGOLD, H. The virtual community: homesteading on the eletronic frontier. [S.l.]: Addison-Wesley, [s.p]. PREECE, J. Online communities: designing usability, supporting sociability. Chichester: John Wiley & Sons, Disponível em:. Acesso em: 29 mar www.ifsm.umbc.edu/onlinecommunities

31 GARDNER, Howard. Estruturas da Mente - A Teoria das Inteligências Múltiplas, Porto Alegre, Artes Médicas, DELORS, Jacques Educação Um Tesouro Nacional. Paris: UNESCO HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação. Artmed. Porto Alegre DRYDEN, Gordon & VOS, Jeannette. Revolucionando o aprendizado. São Paulo: Makron Books, HERNANDEZ, Fernando. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. Artmed. Porto Alegre PERRENOUD, Philippe. Novas Competências para ensinar. Artmed. São Paulo GARDNER, Howard. Estruturas da Mente - A Teoria das Inteligências Múltiplas, Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.


Carregar ppt "Escola do Futuro da USP Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem Silvia Fichmann"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google