A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUANTIFYING QUALITATIVE ANALYSES OF VERBAL DATA: A PRACTICAL GUIDE Michelene Chi The Journal of the Learning Sciences, 6(3), 271-315, 1997.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUANTIFYING QUALITATIVE ANALYSES OF VERBAL DATA: A PRACTICAL GUIDE Michelene Chi The Journal of the Learning Sciences, 6(3), 271-315, 1997."— Transcrição da apresentação:

1 QUANTIFYING QUALITATIVE ANALYSES OF VERBAL DATA: A PRACTICAL GUIDE Michelene Chi The Journal of the Learning Sciences, 6(3), , 1997

2 Objetivo Formular um entendimento sobre as represnetações do conhecimento e como elas mudam com o aprendizado. Constrastar o conhecimento de um expert com o de um novato.

3 Diferenças com protocol analysis 1. Instrução aos sujeitos Think aloudVerbal analysis 1.Devem falar enquanto resolvem um problema. Não devem explicar porque fizeram alguma coisa. 2.A instrução não deve influenciar o resultado da tarefa. 1.Devem explicar e justificar 2.Deve influenciar o resultado da tarefa.

4 Diferenças com protocol analysis 2. Objetivo Think aloudVerbal analysis 1.Capturar os processos (sequencia de estados) de resolver um problema. 2.A árvore de estados possíveis é o problem state (estado do problema). 1.Capturar as representações de conhecimento ao invés do processo. 2.Procurar descobrir qual o modelo para a tarefa o sujeito tem, ao invés de conhecer de antemão o estado do problema.

5 Diferenças com protocol analysis 3. Análise Think aloudVerbal analysis 1.Como já se tem um modelo da tarefa (o estado do problema), é mais fácil fazer a codificação (do que o sujeito verbaliza com o possível estado em que ele se encontra). 1.Não se tem o estado do problema, logo é difícil determinar onde os sujeitos estão (uma inferência, um plano, uma pergunta).

6 Diferenças com protocol analysis 4. Validação Think aloudVerbal analysis 1.Degree of match1.Métodos estatísticos ou análise qualitativa.

7 Diferenças com protocol analysis 5. Conclusões Think aloudVerbal analysis 1.Tenta identificar estratégias de resolução de problemas através da sequencia empregada. 1.Representação do conteúdo: nenhum conclusão sobre a estratégia de resolução de problemas. É esta representação que determina o processo de resolução de problemas.

8 Passos 1.Reduzir os protocolos. Como 1 h de vídeo pode demorar de 6 a 10 horas para transcrever, resultando em até 50 páginas de texto, pode-se usar estratégias para diminuir a quantidade de texto. Amostragem aleatória. Definir subgrupos com base em algum critério não- conteúdo. Realizar uma pré-codificação, que deve ser refinada posteriormente.

9 Passos 2.Segmentar os protocolos. Deve-se considerar: O tamanho mínimo (grain size) do segmento (uma frase, uma idéia, um evento). A correspondência do segmento com a pergunta de pesquisa. As características do dado usado para segmentação.

10 Passos 3.Criar ou escolher um esquema de codificação ou formalismo. 4.Verificar evidências para a codificação. Verificar, nas verablizações, quais dados são evidência de pertencerem à uma determinada categoria de código. 5.Representar o formalismo (opcional)

11 Passos 6.Procurar padrões e coerência nos dados representados (depicted).

12 Passos 7.Interpretar os padrões validar. 8.Repetir todo o processo (para codificar com outras unidades ou com outra questão).


Carregar ppt "QUANTIFYING QUALITATIVE ANALYSES OF VERBAL DATA: A PRACTICAL GUIDE Michelene Chi The Journal of the Learning Sciences, 6(3), 271-315, 1997."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google