A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFLEXÃO SOBRE MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFLEXÃO SOBRE MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 REFLEXÃO SOBRE MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

2 A mais básica de todas as necessidades de aprendizagem continua sendo a alfabetização? Emilia Ferreiro

3 De todos os grupos populacionais as crianças são as mais facilmente alfabetizáveis Emilia Ferreiro

4 Ação de ensinar/ aprender a ler e a escrever.
ALFABETIZAÇÃO: Ação de ensinar/ aprender a ler e a escrever.

5 LETRAMENTO: Estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.

6 LETRAMENTO Ter-se apropriado da escrita é diferente de ter aprendido a ler e escrever; Aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita e de decodificar a língua escrita; Apropriar-se da escrita é tornar a escrita “própria” ou seja , é assumi-la como sua “propriedade”.

7 LETRAMENTO Resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita. O estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.

8 APRENDER A LER E A ESCREVER

9 Quando começam as primeiras experiências da criança com a língua escrita? Quais são essas experiências?

10

11

12 Caminho para se chegar a um fim;
Modo ordenado de fazer as coisas; Conjunto de procedimentos técnicos e científicos.

13 MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO (Métodos e Didáticas de Alfabetização: história, características e modos de fazer de professores, Veredas, pg.15) Um conjunto de princípios teórico-procedimentais que organizam o trabalho pedagógico em torno da alfabetização. Um conjunto de saberes práticos ou de princípios organizadores do processo de alfabetização, (re)criados pelo professor em seu trabalho pedagógico.

14 Qual é o melhor método para ensinar a ler?
“É difícil comprovar a superioridade absoluta de um método sobre outro. (..) uma turma x pode obter maiores ou menores resultados dependendo do que se considera como “bons resultados” em matéria de leitura: capacidade de decodificar quaisquer novas combinações de letras? Leitura oral ou fluente? Interpretação do significado?” CARVALHO, Marlene. Guia Prático do Alfabetizador.4.ed. São Paulo: Ática, p.35-42

15 Se todos os métodos servem para aprender a ler, tanto faz escolher um ou outro?‏
“Não, absolutamente. (...) Exemplo: pessoas recém-alfabetizadas por métodos sintéticos são em geral mais atentas à decodificação integral do texto, que é lido palavra por palavra, sem omissões ou substituições. Contudo, são menos preparadas para a tarefa de interpretação”. CARVALHO, Marlene. Guia Prático do Alfabetizador.4.ed. São Paulo: Ática, p

16 O que deve ser levado em conta no momento de escolher um método?
“Simples: estude o método antes de aplicá-lo. É melhor refletir antes do que corrigir depois. Recomendações: considere os fundamentos teóricos (...), as etapas de aplicação (...), o material necessário (...), os resultados previsíveis (...)”. CARVALHO, Marlene. Guia Prático do Alfabetizador.4.ed. São Paulo: Ática, p

17 MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
SINTÉTICOS Método Alfabético (Soletração)‏ Método Fônico Método Silábico ANALÍTICOS Palavração Sentenciação Global de Contos/ Textos

18 MÉTODOS SINTÉTICOS (alfabético, silábico, fônico)‏ (Orientações da SEE, cad. 3, pg.36)‏ ‏
PROPOSTA ENFOQUE VANTAGENS LIMITAÇÕES Progressão de unidades menores (letra, fonema, sílaba) a unidades mais complexas (palavra, frase, texto). Processos de decodificação, análise fonológica, relações entre fonemas (sons) e grafemas (letras)‏ Possibilita a análise das relações entre fonemas (sons ou unidades sonoras) e grafemas (letras ou grupo de letras)‏ Promove o desenvolvimento da consciência fonológica e os processos de codificação e decodificação. Desconsidera os usos e funções sociais da escrita. Em algum momento, o aprendiz tem que se desvincular da fala para codificar (escrever) e decodificar (ler) palavras, frases e textos, já que em alguns casos a escrita não representa os sons da fala.

19 MÉTODOS ANALÍTICOS (cad
MÉTODOS ANALÍTICOS (cad.3)‏ (palavração, sentenciação, global contos/textos)‏ (Orientações da SEE, cad. 3, pg.36)‏ PROPOSTA ENFOQUE VANTAGENS LIMITAÇÕES Progressão de unidades de sentido mais amplas (palavra, frase, texto) a unidades menores (sílabas e sua decomposição em grafemas e fonemas). Compreensão de sentidos e aprendizagem ideovisual (reconheci-mento global pela silhueta da palavra, frase ou texto). Reconhecimento global e mais rápido das palavras, possibilitando a leitura de unidades com sentido desde o início da escolarização. Se não houver uma correta orientação do professor: Pode dificultar a leitura com sentido quando o texto apre- sentar palavras completamente novas. Se não houver uma orientação correta para a decodificação, corre-se o risco do aluno utilizar do recurso da memorização sem observar que as palavras são compostas de unidades menores.

20 MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO (equilíbrio e articulação)‏
Princípios de decodificação e de organização do sistema alfabético-ortográfico da escrita; Princípios de compreensão, reconhecimento global e construção de sentidos em contextos de usos sociais da escrita e da leitura; princípios pertinentes à progressão das capacidades das crianças, com ênfase em intervenções para avanços. Caderno 3 SEE/MG

21

22

23 E hoje, que critérios observar na escolha dos métodos de alfabetização?
- Qualquer que seja o método escolhido, deve ser observado um envolvimento sistemático dos alunos com a escrita em muitas situações sociais. - Qualquer que seja o método, o reconhecimento da dimensão fonológica da língua é indispensável para a aquisição da base alfabética.

24

25 Orientações para a Organização do Ciclo Inicial de Alfabetização (Caderno 1 – p.22)‏
“As metodologias de ensino, por si mesmas, não são suficientes para assegurar resultados positivos, pois dependem sempre do professor, de sua sensibilidade para interpretar as necessidades dos alunos – particularmente daqueles que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem”. (grifo nosso)‏

26 EMÍLIA FERREIRO “Mais do que pensar em métodos, é preciso compreender os processos de aprendizagem da criança ao tentar reconstruir a representação do sistema alfabético”.

27 TEORIA X MÉTODO Caminho para chegar a um fim;
Modo ordenado de fazer as coisas; Conjunto de procedimentos técnicos e científicos. Forma de pensar e entender algum fenômeno. MÉTODO TEORIA

28 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (Magda Soares, 1998)‏
O PAPEL DO PROFESSOR É ENSINAR A LER E ESCREVER NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA, DE MODO QUE O INDIVÍDUO SE TORNE, AO MESMO TEMPO, ALFABETIZADO E LETRADO.

29 MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
Longe de estarem aqui para nos confundir, para determinar nossa personalidade ou nossa prática como professores,estão aqui para nos darem suporte e nos ajudar a alcançar nossas metas!

30 Como se entende Alfabetização Sintéticos Analíticos Sérkez e Bozza
Processo de Aquisição do Código Gráfico Processo de Aquisição da Língua Escrita Métodos Tradicionais Proposta de Trabalho a Partir do Texto Sintéticos Analíticos Práticas Construtivistas Práticas com textos Significativos (Código X Significado) Misto Eclético Abelhinha Caminho Suave Casinha Feliz Montessori Erasmo Pilotto Global Lúdico Natural Textos de Alunos Textos Impressos Textos de Alunos

31 AQUISIÇÃO DO CÓDIGO ESCRITO AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
A TABELA A SEGUIR APRESENTA A COMPARAÇÃO ENTRE ASPECTOS BÁSICOS DA ALFABETIZAÇÃO COMO AQUISIÇÃO CÓDIGO ESCRITO E ALFABETIZAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA AQUISIÇÃO DO CÓDIGO ESCRITO AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA 1 Parte do treino da unidade menor (letra,sílaba,palavra) para maior (texto); Parte da apreensão da unidade de sentido da língua (texto) para chegar à análise das partes (parágrafos,palavras, sílabas e letras); 2 Prioriza a apreensão de letras, sílabas e palavras; Prioriza a relação de dependência existente entre código e o significado, no texto; 3 Desconsidera o caráter interacionista da linguagem escrita; Tem como princípio maior o ato interativo presente na leitura e na escrita; 4 Concebe o processo de alfabetização como o desenvolvimento de habilidades perceptivo- motoras; Concebe o processo de alfabetização como um aprendizado que coloca diversas questões conceituais; 5 Valoriza o traçado perfeito da letra cursiva; Trabalha com legibilidade da letra maiúscula de imprensa (CAIXA ALTA) até o aluno compreender o funcionamento do sistema de escrita; 6 Tem como principal conteúdo o domínio da ortografia e a classificação gramatical; Trabalha com todos os conteúdos que conferem ao texto objetividade, coesão e coerência, para que se efetive a interação entre autor e interlocutor; 7 Apresenta como base da organização do sistema gráfico o princípio alfabético,isto é, cada letra representa um único som e vice-versa; Pelo fato de trabalhar com a linguagem como interação verbal, apresenta todas as relações entre letra e som do sistema gráfico, desvelando a necessidade da memória etmológica na grafia das palavras ( Um som pode ser representado por mais de uma palavra e vice-versa

32 REFERÊNCIAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, p. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Orientações para a organização do ciclo inicial de alfabetização. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, vol. ELIAS, Marisa Del Cioppo. De Emilio a Emilia: a trajetória de alfabetização. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, p. FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, p. FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. METODOLOGIA e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores. Belo Horizonte: CEALE, 2005. Guia do Alfabetizador. Belo Horizonte: 2008. MADI, Sônia. Cantalelê. LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, p. LUCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. São Paulo: Vozes, p.

33 REFERÊNCIAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
MENDONÇA, Onaide Schwartz; MENDONÇA, Olympio Correa. Alfabetização: método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire. São Paulo: Cortez, p. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione p. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Rio de Janeiro: DP&A, p. RIZZO, Gilda. Alfabetização natural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998, 336p SEE. Resolução 1086/2008. Belo Horizonte: 16/04/2008. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, p. VEREDAS, Coleção. Formação Superior de Professores. Módulo 5, vol. 1, SEE/MG, pg. 27. pesquisa baseada nos termos: História dos Métodos de Alfabetização, Vygotsky, Métodos de Alfabetização, Piaget, Construtivismo, Comenius, Paulo Freire,entre outros. portal.mec.gov.br, em História dos Métodos de Alfabetização no Brasil, de Maria do Rosário Longo Mortatti


Carregar ppt "REFLEXÃO SOBRE MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google