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Viver BEM e melhor através dos Hábitos Saudáveis de Vida Site: Facebook (fanpage):

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Apresentação em tema: "Viver BEM e melhor através dos Hábitos Saudáveis de Vida Site: Facebook (fanpage):"— Transcrição da apresentação:

1 Viver BEM e melhor através dos Hábitos Saudáveis de Vida Site: Facebook (fanpage): dr.icaroalves Facebook: icaro.aa

2 Só PARA COMEÇAR... DINÂMICA 1: Levantem uma das mãos todos os que querem ter vida longa com saúde e boa aparência?DINÂMICA 1: Levantem uma das mãos todos os que querem ter vida longa com saúde e boa aparência? MAS permaneçam com mão levantada somente aqueles que: -Tomam pelo menos 3l de água/dia, bem distribuídos ao longo do dia -Alimentam-se de 3 em 3h e predominantemente com alimentos de qualidade -Exercitam-se pelo menos 3x/semana, regularmente

3 Servidor da Saúde, como ensinar e promover o que você não faz? Não tem internalizado em você? O que mais educa não é o exemplo?

4 Só PARA COMEÇAR... DINÂMICA 2: Levante a mão quem sente algum destes, freqüentemente? Dor de cabeça TonturaCansaço Sono excessivo durante o dia Memória fraca ou problema de concentração Problemas com peso

5 Saibam que estes são os sintomas mais comuns da humanidade e que todos são causados ou agravados, principalmente, por Hábitos de Vida RUINS.

6 Quais são os Hábitos Saudáveis de Vida Água 1/1h Água 1/1h Comer 3/3h Comer 3/3h Fibras (30 a 40g/dia) Fibras (30 a 40g/dia) Exercício físico regular (mínimo de 3x/semana, mínimo de 40 min./vez) Exercício físico regular (mínimo de 3x/semana, mínimo de 40 min./vez) Dormir direito Dormir direito Diminuir stress Diminuir stress Consulta médica regular (odontologia e nutrição) Consulta médica regular (odontologia e nutrição) Ser positivo Ser positivo Respirar direito Respirar direito Evitar excessos/intoxicações Evitar excessos/intoxicações Expor-se ao bom Sol Expor-se ao bom Sol

7 Visão geral dos bons hábitos Os 4 combustíveis do CÉREBRO (e do corpo!):Os 4 combustíveis do CÉREBRO (e do corpo!): Água (quantidade e regularidade de ingestão) + Alimentação (quantidade, qualidade e regularidade de ingestão + boa absorção) + Oxigênio (vem do ar inspirado) + Sangue (Circula bem através de água + exerc. fisico) = BOM METABOLISMO

8 Visão geral dos bons hábitos A falta de UM dos combustíveis já reduz metabolismo, o que causa ou agrava as Epidemias mundiais: Obesidade e SOBREPESO Doenças circulatórias Câncer Doenças crônicas

9 Por que ter bons hábitos Você pode neste momento querer estar na praia, ler um bom livro, jogar, bater papo com os amigos, namorar; Dormir, brincar com seus filhos, trabalhar, cuidar do jardim, meditar; Comer uma boa refeição, praticar um esporte, orar, fazer compras, passear ou mesmo estar em casa sem fazer nada em especial. MAS o que você precisa para poder fazer tudo isto e o que mais quiser na vida? Em primeiro lugar, ESTAR VIVO mas com saúde, ou seja, mente e corpo funcionando.

10 Por que ter bons hábitos VIVER para fazer o que quiser da SUA vida Viver e não sobreviver Bem - Estar, Saúde, e Qualidade de Vida Peso e constituição corporal adequados Estética: impossível manter sem bons hábitos! Produtividade: no trabalho, estudos e cia Redução do absenteísmo e resultados

11 Por que ter bons hábitos NENHUM tratamento, medicamento ou suplemento funciona direito em quem tem maus HÁBITOS de VIDA Exceto em situações de urgência/emergência, hábitos de vida mais saudáveis é que realmente melhoram ou curam (Stanford 2009) Quanto melhores seus hábitos, menos você adoece e quando fica doente, sofre menos e recupera-se melhor e mais rapidamente

12 Por que ter bons hábitos Felicidade, neurotransmissores e hormôniosFelicidade, neurotransmissores e hormônios Falência dos Sistemas de Saúde mundiaisFalência dos Sistemas de Saúde mundiais Segundo OMS, saída é focar bem mais em Promoção/Prevenção Segundo OMS, saída é focar bem mais em Promoção/Prevenção Doenças incuráveis: como vencê-lasDoenças incuráveis: como vencê-las –NÃO contraindo-as! Através de Prevenção –Detecção e tratamento precoces –Se já pegou, BOM aparelho psico-neuro-endócrino- imunológico Adoecer é mais caro, incômodo e na maioria das vezes, imprevisívelAdoecer é mais caro, incômodo e na maioria das vezes, imprevisível

13 Por que ter bons hábitos Um sistema de saúde é BEM MAIS que ambulâncias, postos, centros, unidades gerais e hospitais; e só funciona MESMO quando servidores e usuários fazem a sua parte: Você pode até ter a melhor estrutura possível em Saúde (todos os profissionais treinados, interessados e em número suficiente, equipamentos em quantidade e qualidade adequados, excelentes instalações, medicamentos em abundância, etc): se sua população não se cuida, VAI VIVER DOENTE e sobrecarregando o sistema!

14 Por que ter bons hábitos Sexo: quanto piores seus hábitos de vida, menor será sua "vida útil" e produtividade/"efetividade Religião: Nosso corpo não é o templo do espírito, para cumprir seus propósitos e prestarmos contas do uso para Deus, depois? Crianças seguem o nosso exemplo Como bons hábitos ME ajudaram

15 Detalhamento - Quais são os Hábitos Saudáveis de Vida Água 1/1h Água 1/1h Comer 3/3h Comer 3/3h Fibras (30 a 40g/dia) Fibras (30 a 40g/dia) Exercício físico regular (mínimo de 3x/semana, mínimo de 40 min./vez) Exercício físico regular (mínimo de 3x/semana, mínimo de 40 min./vez) Dormir direito Dormir direito Diminuir stress Diminuir stress Consulta médica regular (odontologia e nutrição) Consulta médica regular (odontologia e nutrição) Ser positivo Ser positivo Respirar direito Respirar direito Evitar excessos/intoxicações Evitar excessos/intoxicações Expor-se ao bom Sol Expor-se ao bom Sol

16 ÁGUA – O principal hábito 75% do corpo é água - 92% do sangue é água 3 litros/dia e não os 2l que falam por aí Nunca passar mais de 2h sem tomar água: Ideal é 1 copo (cerca de 200 ml) por hora ou no máximo 2 copos a cada 2h NÃO esperar pela sede! Água é água: substitutos não contam Pouca água = Má circulação e Intestinos ruins = Doenças

17 Alimentação adequada Principal dica: Acompanham. por NUTRICIONISTAPrincipal dica: Acompanham. por NUTRICIONISTA Alimentação adequada =Alimentação adequada = Regularidade + qualidade + quantidade Alimentação ruim =Alimentação ruim = Queda do metabolismo Má performance geral, sobretudo cérebro e coração Fome Maior absorção e acúmulo/retenção de água e gordura nas demais refeições

18 Alimentação adequada Café da manhã é a principal refeiçãoCafé da manhã é a principal refeição NÃO esperar pela fome! NÃO esperar pela fome! Refeições intermediárias entre 150 e 250 KCalRefeições intermediárias entre 150 e 250 KCal Evitar excessos: comer menos, mais vezesEvitar excessos: comer menos, mais vezes Alimentos funcionais: incluir o máximo possível (dentro do adequado) na dietaAlimentos funcionais: incluir o máximo possível (dentro do adequado) na dieta –Reiterando: busque bom acomp. nutricional! Alimentação adequada = mais músculos e menos gordura = bom metabolismo = SAÚDEAlimentação adequada = mais músculos e menos gordura = bom metabolismo = SAÚDE

19 Fibras Presentes nas folhas, frutas, verduras, legumes, cereais, brotos, palmitos, cogumelos FIBRAS são fundamentais para: Formação do bolo fecal (volume p/as fezes) Fezes = Água + Fibras + Excessos + Toxinas Bom funcionamento intestinal = Boa absorção de nutrientes + Desintoxicação Suplementos/medicamentos NÃO são bem absorvidos se estiverem os intestinos RUINS! Alimentar a BOA flora bacteriana intestinal

20 Fibras Intestinos mal-tratados = Intestinos inflamados = Inflamação do organismo! Comer pelo menos 2 fontes de fibras diferentes por dia, no mínimo 2x/dia, de 30 a 40g no total diário (mínimo) Cuidado com excessos, que podem desidratar e constipar Limpeza mecânica do intestino

21 Exercício Físico REGULAR Animais selvagens em zoológicos infartam ou sofrem derramesAnimais selvagens em zoológicos infartam ou sofrem derrames Dobradiças/juntas enferrujam sem uso constante (e lubrificação)Dobradiças/juntas enferrujam sem uso constante (e lubrificação) Não é uma opção mas uma obrigação:Não é uma opção mas uma obrigação: Sem exercício físico regular NÃO há boa circulação do sangue, o que reduz funcionamento do cérebro e organismo como um todo Objetivo primário NÃO é perda de peso mas SIM circulação sangüíneaObjetivo primário NÃO é perda de peso mas SIM circulação sangüínea

22 Exercício Físico REGULAR O que mais mata no mundo são doenças circulatóriasO que mais mata no mundo são doenças circulatórias Grande maioria dos infartos e derrames é totalmente prevenível através de bons hábitos de vida, sobretudo exercício físico regularGrande maioria dos infartos e derrames é totalmente prevenível através de bons hábitos de vida, sobretudo exercício físico regular 3x/semana de 40 min. de caminhada já é bom começo MAS o ideal preconizado pela AHA é de 5x/semana por mínimo de 30 min.3x/semana de 40 min. de caminhada já é bom começo MAS o ideal preconizado pela AHA é de 5x/semana por mínimo de 30 min. Ideal é alternar aeróbicos com exercícios de forçaIdeal é alternar aeróbicos com exercícios de força Manter massa muscular é fundamental para manter BOM metabolismo

23 Exercício Físico REGULAR Tempo em cada prática é mais importante que intensidade (mas fracionado também traz benefícios)Tempo em cada prática é mais importante que intensidade (mas fracionado também traz benefícios) Suar NÃO é fundamentalSuar NÃO é fundamental Regularidade!Regularidade! Exercícios ocasionais podem até fazer mal (Sem regularidade = agressão) Quase sempre há um exercício possível (mesmo que passivo): Caminhada, natação, hidroginástica, academias, dançasQuase sempre há um exercício possível (mesmo que passivo): Caminhada, natação, hidroginástica, academias, danças NUNCA exercitar-se com fome ou sede (aliment. e hidrat. adequadas antes e depois!)NUNCA exercitar-se com fome ou sede (aliment. e hidrat. adequadas antes e depois!)

24 SONO adequado IMPOSSÍVEL manter saúde se sono for ruim Sono bom não é só dormir 8h por noite! Sono ruim = Corpo e mente menos capazes no dia seguinte (menor imunidade, mais stress, pior funcionamento orgânico) = maior desgaste geral = Doenças e distúrbios

25 SONO adequado Como dormir direito: No escuro No escuro No silêncio No silêncio De lado De lado Bom travesseiro Bom travesseiro Bom colchão Bom colchão SEM fome SEM fome SEM sede SEM sede Evitar agitação à noite Evitar agitação à noite

26 RESPIRAR DIREITO Oxigênio é um dos combustíveis do organismo Vem de respiração de qualidade! Ideal é aprender a respirar direito: Yoga, Tai Chi Chuan, meditação, Pilates, Lian Gong, auto-massagem, etc. Pelo menos procurar inspirar e expirar profundamente várias vezes por dia Evitar exposição a fumaças de qualquer tipo

27 Fases do STRESS 4 fases:4 fases: AlertaAlerta ResistênciaResistência –Começam sintomas: sensação de desgaste e cansaço Quase ExaustãoQuase Exaustão –Enfraquecimento geral –Necessidade freqüente de apoio psicológico e médico ExaustãoExaustão

28 Como tratar o stress? Comprometimento individual com a própria melhoraComprometimento individual com a própria melhora –Fazer a SUA parte, via –Postura/conduta mental –Planejamento e foco na ação (não nos problemas) –Evitar tempestades em copo dágua –Lazer regular –HÁBITOS SAUDÁVEIS DE VIDA Apoio médico e psicológicoApoio médico e psicológico –Suplementos e medicamentos, se necessários Mudanças ambientaisMudanças ambientais

29 Consultas regulares Consultas regulares com :Consultas regulares com : –Médico Crianças: PediatraCrianças: Pediatra Mulheres: GinecologistaMulheres: Ginecologista Homens: Urologista (a partir dos 40)Homens: Urologista (a partir dos 40) Idosos: Geriatra (se possível) e Procto a partir dos 40Idosos: Geriatra (se possível) e Procto a partir dos 40 –Nutricionista –Odontólogo –Demais profissionais necessários (psicólogos, fisioterapeutas, etc)

30 Consultas regulares Consultas regulares, com os profissionais corretos, possibilitam:Consultas regulares, com os profissionais corretos, possibilitam: –Prevenção –Exames complementares (bem indicados) –Detecção precoce –Tratamento –Acompanhamento –Orientações –Sanar dúvidas –Segurança

31 Pensar/Ser positivo Pensar positivo NÃO significa ignorar as dificuldades! Pensar positivo NÃO significa ignorar as dificuldades! Se você já está fazendo tudo o que está ao seu alcance para que algo dê certo, acredite que vai dar certo e aja para tal! Se você já está fazendo tudo o que está ao seu alcance para que algo dê certo, acredite que vai dar certo e aja para tal! Pensamento positivo = Melhor funcionamento do organismo todo Pensamento positivo = Melhor funcionamento do organismo todo Pensamentos negativos recorrentes podem significar distúrbio a ser tratado Pensamentos negativos recorrentes podem significar distúrbio a ser tratado Mais que pensar, é importante SER positivo, ou seja, partir para a ação positiva, pautada no pensamento positivo: Mais que pensar, é importante SER positivo, ou seja, partir para a ação positiva, pautada no pensamento positivo: Pensamento sem ação = Resultados

32 Evite excessos/intoxicações Qualquer coisa em excesso pode virar TOXINAQualquer coisa em excesso pode virar TOXINA QUALQUER excesso faz mal:QUALQUER excesso faz mal: –Pensamentos –Comportamentos –Substâncias –Alimentos –Jejum Todo excesso leva ao desequilíbrio e este ao gasto de energia do organismo para voltar ao equilíbrio (homeostase)Todo excesso leva ao desequilíbrio e este ao gasto de energia do organismo para voltar ao equilíbrio (homeostase)

33 Evite excessos/intoxicações O veneno está na dose (Lair Ribeiro)O veneno está na dose (Lair Ribeiro) Excessos ocasionais são usualmente bem neutralizados por organismo em equilíbrioExcessos ocasionais são usualmente bem neutralizados por organismo em equilíbrio Excessos tendem a ser repetidos e a assim assumir caráter regular = transformarem-se em hábitos perigosos!Excessos tendem a ser repetidos e a assim assumir caráter regular = transformarem-se em hábitos perigosos! Quanto mais excessos, maior a sobrecarga do organismo, que assim pode ter problemas para executar direito suas tarefas cotidianasQuanto mais excessos, maior a sobrecarga do organismo, que assim pode ter problemas para executar direito suas tarefas cotidianas

34 Evite excessos/intoxicações Não há niveis seguros para consumo de:Não há niveis seguros para consumo de: –Fumaça –Cigarros –Drogas –Venenos –Exposição à luz solar em horários inadequados A rigor, qualquer excesso pode funcionar como tóxicoA rigor, qualquer excesso pode funcionar como tóxico Toda intoxicação sobrecarrega o organismo, sobretudo seus sistemas desintoxicantes, como fígado e rinsToda intoxicação sobrecarrega o organismo, sobretudo seus sistemas desintoxicantes, como fígado e rins

35 Exponha-se direito ao BOM Sol Estima-se que mais da metade da população mundial tenha carência de vitamina DEstima-se que mais da metade da população mundial tenha carência de vitamina D Principal fonte de vitamina D é exposição solar (conversão de produtos advindos do colesterol)Principal fonte de vitamina D é exposição solar (conversão de produtos advindos do colesterol) Vitamina D é um HORMÔNIO, com mais de 220 funções reconhecidas no organismo, desde imunidade, metabolismo, equilíbrio de outros hormônios e saúde cardiovascular a perda de peso e equilíbrio do Cálcio no organismoVitamina D é um HORMÔNIO, com mais de 220 funções reconhecidas no organismo, desde imunidade, metabolismo, equilíbrio de outros hormônios e saúde cardiovascular a perda de peso e equilíbrio do Cálcio no organismo

36 Exponha-se direito ao BOM Sol Exposição adequada ao Sol:Exposição adequada ao Sol: SEM protetores solares na pele SEM protetores solares na pele Antes das 9:30 e após 16:30 Antes das 9:30 e após 16:30 (sua sombra deve ser maior ou igual à sua estatura) Por 20 a 30 minutos Por 20 a 30 minutos Evitar banho (com sabonetes) 30 min. após Evitar banho (com sabonetes) 30 min. após Evitar, se houverem ordens médicas em contrário... Evitar, se houverem ordens médicas em contrário...

37 Revisando - Quais são os Hábitos Saudáveis de Vida Água 1/1h Água 1/1h Comer 3/3h Comer 3/3h Fibras (30 a 40g/dia) Fibras (30 a 40g/dia) Exercício físico regular (mínimo de 3x/semana, mínimo de 40 min./vez) Exercício físico regular (mínimo de 3x/semana, mínimo de 40 min./vez) Dormir direito Dormir direito Diminuir stress Diminuir stress Consulta médica regular (odontologia e nutrição) Consulta médica regular (odontologia e nutrição) Ser positivo Ser positivo Respirar direito Respirar direito Evitar excessos/intoxicações Evitar excessos/intoxicações Expor-se ao bom Sol Expor-se ao bom Sol

38 Consolidação do aprendizado Melhore SEUS hábitos para o SEU bem... Após comprovar que funcionam, PASSE O CONHECIMENTO pra frente, para o bem dos seus familiares, amigos e conhecidos Conhecimento NÃO foi feito para ser restrito mas sim compartilhado p/o bem de todos! Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." Chico Xavier

39 MUITO OBRIGADO pela atenção! Site: Facebook (fanpage): dr.icaroalves Facebook: icaro.aa


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