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GILBERTO MONTEIRO PROCÓPIO LUZ MARINA FERREIRA MUNIZ TUTORIA CONTEXTUALIZADA UM ESTUDO DE CASO PORTO DOS GAÚCHOS 2007.

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1 GILBERTO MONTEIRO PROCÓPIO LUZ MARINA FERREIRA MUNIZ TUTORIA CONTEXTUALIZADA UM ESTUDO DE CASO PORTO DOS GAÚCHOS 2007

2 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO  TEMA: TUTORIA CONTEXTUALIZADA  PROBLEMA: qual é o perfil dos alunos dos CAs de Porto dos Gaúchos, Juara e Tabaporã, e quais práticas e procedimentos promovem a interação deles no processo ensino- aprendizagem satisfazendo a expectativa individual, singularidade,diversidade cultural e desigualdade social?  OBJETIVO GERAL: buscar respostas ao problema desenvolvendo um trabalho direcionado, contextualizado a esse público.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  Avaliar a utilização dos recursos  Identificar anseios e expectativas individuais  Auxiliar a organização pessoal para o alcance da autonomia e motivação.

3 Fundamentação teórica Fundamentação teórica Primeiros desafios: Primeiros desafios:  Adquirir a confiança das pessoas  Firmar parcerias que trouxessem credibilidade  A dificuldade de acesso para atender toda a região em Porto dos Gaúchos demonstrou a necessidade de mais telessalas e a extensão do CA para Tabaporã e Juara

4 2.2.1 ADEQUAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO LOCAL  NO PRIMEIRO MOMENTO O TRABALHO DE TUTORIA SE RESTRINGIU EM CONTORNAR E RESOLVER PROBLEMAS QUE SURGIAM.  A partir de um primeiro curso de capacitação ficou mais fácil compreender os papeis delineados pelos “atores Sujeitos” no processo de formação.  Surgiu a necessidade de se pensar uma ação de boas práticas, focadas na valorização dos saberes prévios relativos ao cotidiano e a Cultura em que os alunos estão inseridos.  Conscientizar o aluno que ele faz parte do processo, estimulando-o a buscar respostas, criar sua própria disciplina de estudo, construir seu conhecimento de forma dialógica e envolvente.

5 “tal fato pressupõe a necessidade de o tutor aprender a lidar com a diversidade dos grupos, que se apresentam e constituem um desafio constante”. Sua figura representa orientação, apoio e incentivo nesse processo de construção de aprendizagem”. Segundo Martins (2002, p 36)

6 O tutor e as Novas Tecnologias de Comunicação O tutor e as Novas Tecnologias de Comunicação  A relação Educando/Educador no processo de aprendizagem passa pela interação com as mídias disponíveis.  Não ocorre no mesmo tempo e espaço, é precedido por um rigoroso planejamento, principalmente na elaboração do material didático.  Pode ser um canal síncrono ou assíncrono, com um grau maior ou menor de interatividade.  Prevê a interação dos recursos televisivos, impressos e ambiente virtual de aprendizagem – AVA.

7 Adequação desse trabalho para os CAs  90% dos alunos nunca tinham ligado um computador, portanto o primeiro passo foi ensinar para que aproveitassem bem a importante ferramenta de interação que é o portal do aluno pela internet.  Vencer a resistência dos alunos a essa possibilidade de interação.  Incentivar o aluno a conhecer e experimentar todos os meios de comunicação disponibilizados para essa interação,seja por correio eletrônico, portal do aluno ou telefone.

8 2.5 Identificando o perfil do aluno Como afirma Moran “os grandes pensadores atraem não só pelas suas idéias, mas pelo contato pessoal”(2004) Era necessário saber quem era o aluno para planejar como trabalhar com ele  Quem opta por essa modalidade de educação busca algo que favoreça suas necessidades imediatas, conhecimento aplicável à sua prática, acesso ao sistema educacional e mercado de trabalho.  Isso não é diferente nos Centros Associados de Porto dos Gaúchos, Juara e Tabaporã.

9 Perfil específico dos alunos dos CAs Porto dos Gaúchos, Juara e Tabaporã  Falta qualificação profissional tanto para área de educação quanto tecnológica.  Grande desigualdade econômica.  Dificuldade de acesso às novas tecnologias, alguns não dispõe nem mesmo de energia elétrica.  Difícil acesso á tecnologia disponibilizada no CA, devido a longas distâncias, transporte precário e situação das estradas.  Necessidade de contato pessoal direto, motivando a integração efetiva no processo ensino/aprendizagem.  Diversidade cultural proveniente de uma grande população de imigrantes.

10 Demo,coloca a aprendizagem como um “desafio Reconstrutivo”  Tão importante quanto as modernas tecnologias é administrar bem a parte emocional do aluno dando segurança para organizar-se e desenvolver sua auto- aprendizagem.  No sentido de avaliar o trabalho desses CAs, foi realizada uma pesquisa com a finalidade de medir o grau de satisfação dos alunos, nos aspectos expostos a seguir, e detectar as dificuldades que viessem impedir essa satisfação.  Foram nove frases afirmativas, em que os alunos avaliaram numa escala de cinco a um seu grau de concordância a respeito.

11 O ensino a distância foi a única maneira encontrada para estudar O ensino a distância foi a única maneira encontrada para estudar Forte Discor dância2.Discordância 3. Neutro 4. Concor dância 5. 5. Forte concordância Perfil do aluno 5% Encontram na EAD a melhor opção para realizar o curso de sua escolha, e a flexibilidade para criar uma rotina de estudo no seu tempo. 5% Independente financeiramente, identifica-se profissionalmente com o curso, pode conciliar estudo e família. 20% Sem objetivo ou meta estabelecida escolhe o curso que lhe ofereça melhor oportunidade de trabalho,é mais propenso à evasão. 40% Acima dos 35 anos, casados ou com outras responsabilidades, vêm no curso uma forma de realizar um objetivo profissional. 35% Jovens, metas profissionais estabelecidas, adiadas por circunstancias alheias a sua vontade. Considera o curso uma ponte para atingir futuramente seus obetivos.

12 O curso escolhido atinge totalmente as expectativas O curso escolhido atinge totalmente as expectativas 1. Forte Discor dância2.Discordância 3. Neutro 4. Concor dância 5. Forte concordância Perfil do aluno 15% Almejam a obtenção de um certificado que garanta seu ingresso no mercado de trabalho. 60% O tempo é flexível, a autonomia permite a tomada de iniciativa na organização de seu espaço e tempo. 25% Seu objetivo é maior oportunidade na carreira, maduro, senso crítico capaz de organizar e gerir suas atividades.

13 Os professores expõem suas aulas de forma clara e de fácil compreensão 1. Forte Discor dância2.Discordância 3. Neutro 4. Concor dância 5. Forte concordância Perfil do aluno 35% Possui organização pessoal e autodisciplina, fazem uso dos meios de interação. 35% Buscam maior integração no processo, utilizam parcialmente os meios disponíveis de interação, mesmo tendo que quebrar barreiras. 25% Ainda estão presos a metodologias tradicionais. 10% Resistente a mudança de hábitos.

14 Utilizo as possibilidades de interação durante e depois das aulas 1. Forte Discor dância2.Discordância 3. Neutro 4. Concor dância 5. 5. Forte concordânciaPerfil 35% Possuem baixa renda familiar, moram em locais distantes e de pouco acesso. 35% Se satisfazem com as informações passadas pelos tutores locais restringindo a uma pequena participação aos meios disponíveis de interação. 10% Tem acesso a todos os meios de comunicação e tecnológicos e utilizam numa freqüência regular. 10% Tem acesso a todos os meios de comunicação e tecnológicos e utilizam sempre de todos eles.

15 Interação via 08000 se destaca entre os alunos 1. Forte Discor dância2.Discordância 3. Neutro 4. Concor dância 5. 5. Forte concordânciaPerfil 5% Tem acesso à internet, e preferem acessar o portal do aluno e utilizar correio eletrônico. 5% 20% Recebem as informações diretamente no CA, não se sentem estimulados a buscar outras formas para uma maior interação. 30% O telefone consiste no meio mais prático para essa comunicação por se tratar de algo disponível, tem em casa ao alcance assim que surgir a dúvida. 40% É o único meio de interação que esses alunos tem acesso, mesmo que estejam em comunidades isoladas vão conseguir um posto telefônico.

16 O atendimento da tutoria consegue dirimir as dúvidas que surgem no local 1. Forte Discor dância2.Discordância 3. Neutro 4. Concor dância 5. 5. Forte concordânciaPerfil 50% Maior facilidade em interagir tanto com o grupo como utilizando pelo menos algum meio de comunicação disponpivel 30% facilidade em interagir tanto com o grupo como utilizando pelo menos algum meio de comunicação disponpivel 20%

17 O material didático é de ótima qualidade 1. Forte Discor dância2.Discordância 3. Neutro 4. Concor dância 5. 5. Forte concordânciaPerfil 30% Citaram esse material como o mais utilizado por eles. 70% Fizeram uma ressalva quanto a demora no recebimento dos livros. Situação que já se encontra basicamente resolvida com a adoção de medidas de controle de logística feita pela Instituição

18 A estrutura da sala presencial, carteiras vídeo, som, televisão, computador, dão suporte às necessidades 1. Forte Discor dância2.Discordância 3. Neutro 4. Concor dância 5. 5. Forte concordânciaPerfil 30% Alunos dos cursos d e Tecnologia eram menor número em sala 30% Alunos dos cursos de Tecnologia 20% O fato de não precisar assistir aula em outra cidade já satisfazia sua necessidade no momento. 20% Alunos de Pedagogia que naquele momento estavam em maior grupo e reivindicavam espaço mais adequado

19 Portal Único dá acesso a informações importantes para o desempenho acadêmico, como datas de entrega de trabalho, avaliações e outras. 1. Forte Discor dância2.Discordância 3. Neutro 4. Concor dância 5. 5. Forte concordânciaPerfil 50% Alunos que acessam diariamente essa ferramenta 30% Alunos que acessam com freqüência 20% Não tem facilidade de acesso ou mesmo aqueles que esperam chegar na telessala e receber as informações

20 Perfil cultural social e econômico dos alunos Perfil cultural social e econômico dos alunos  Região nova ocupação posterior a 1950  População de imigrantes com grande diversidade cultural  Questões pedagógicas se esbarram em questões culturais  Acesso real as TICs ainda é precário na maioria dos casos  80 % dos alunos entrevistados ganham entre um e um e meio salário mínimo.  15% entre dois e três salários  5% acima de três salários

21 Maiores dificuldades elencadas pelos alunos  20% responderam falta de acesso a material de pesquisa  30% demora no recebimento material didático ( problema hoje solucionado )  30% falta de acesso a internet em casa ou trabalho,e habilidade com informática  20% tempo para realizar as atividades e tempo para trabalhar em grupo

22 Medidas tomadas para solucionar os problemas  Foi organizada uma biblioteca para cada CA com bibliografia adequada e computador para acesso em horário integral  Disponibilizado trabalho de secretaria de no mínimo oito horas por dia em horário discutido com os alunos atendendo suas necessidades  O atraso na entrega do material didático já foi solucionado praticamente em sua totalidade pela instituição  Quanto aos outros fatores citados foram planejadas estratégias no sentido de minimizar essas dificuldades

23 ESTRATÉGIAS ADOTADAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS  Foram elaborados momentos de estudo em grupos organizados e monitorados pelas tutoras incentivando a auto-aprendizagem.  Em encontros semanais os grupos apresentam e discutem temas e analisam a realidade local contextualizando as discussões.  Participação em eventos locais e promoção de seus próprios eventos.

24 Considerações finais Considerações finais  O objetivo geral da pesquisa foi conhecer o perfil dos alunos para a construção de uma tutoria contextualizada com elaboração de estratégias e adoção de práticas voltadas para essa realidade.  Resultou numa análise da própria prática como gestora e tutora desses CAs, atribuiu e contribuiu para um direcionamento objetivo e eficaz no sentido de organizar, dinamizar, e orientar a construção do conhecimento do aluno até sua auto-aprendizagem.  Foram reorganizados os espaços de estudo em grupo, bibliotecas e respaldo tecnológico para aprendizagem.  O trabalho pedagógico de tutoria local foi reformulado de forma a atender as necessidades dos alunos e motivá-los.

25 Referências ALONSO, Kátia Morosov et al. Licenciatura em educação básica: 1ª e 4ª série do 1° Grau através da modalidade de Educação a Distância. 2ª ed. Cuiabá: Ed, UFMT, 1996. DEMO, Pedro. Questões para a Teleducação.3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. http://student.dei.uc.pt/~pandrade/sf/http://student.dei.uc.pt/~pandrade/sf/ Ensino a Distancia texto extraído http://student.dei.uc.pt/~pandrade/sf/ HERNANDES, V K. Formação de professores: confluências internas e externas.http://www.divertire.com.br/artigos/vkachar1.htm. Acessado em 18/07/2007 MARTINS, Onilza Borges. A educação superior a distância e a democratização do saber. Petrópolis: Vozes, 1991. ______. Teoria e Prática tutorial em Educação a Distância. Curitiba: IBPEX, 2002. MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática teórica/didática prática: para além do confronto. 8ª ed. Loyola, São Paulo. 2006. MERCER, Neil, GONZALEZ, Francisco Estepan. A Educação a Distância o conhecimento Compartilhado e a Criação de uma Comunidade de discurso Internacional. In EDITH LITWIN (org). Educação a Distância: Temas para o Debate de Uma Agenda Educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001. MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T, BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8ª ed. Campinas: 1996. NEDER, Maria Lucia Cavalli. A formação do professor a distância: diversidade como base conceitual. Cuiabá, 1999. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso. NEDER, Maria Lucia Cavalli e POSSARI, Lucia Helena V. Oficina para produção de material impresso. In: MARTINS, Onilza Borges (org.). Curso de formação em educação a distância: Educação e comunicação em educação a distância. Módulo 3,Curitiba : UNIREDE, 2001. P.139-189. OSTETTO, Luciana E.,LEITE Maria Isabel. Arte, Infância e formação de Professores autoria e transgressão. 3ª ed. Papirus. Campinas, 2006. PERRENOUD, Philippe. As Competências para Ensinar no Século XXI. A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. POSSARI, Lúcia Helena Vendrusculo. Educomunicação: Recorte metodológico da Educação a Distância; nº 7, Ibpex, Curitiba, 2002. PRETI, Oreste. et al. Educação a Distância: início e indícios de um percurso. Cuiabá: NEAD/IE/UFMT, 1996. VALENTE, Ana Lúcia. Educação e diversidade cultural Um desafio da atualidade. 1ª ed. Moderna. São Paulo, 2004.


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