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TM243-Mecanismos Mecanismos com 1 GL Mecanismo de 4 barras

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Apresentação em tema: "TM243-Mecanismos Mecanismos com 1 GL Mecanismo de 4 barras"— Transcrição da apresentação:

1 TM243-Mecanismos Mecanismos com 1 GL Mecanismo de 4 barras
Análise Geral Prof. Jorge Luiz Erthal

2 Conteúdo Análise Geral Critério de Grashof Variações no acionamento
Pontos singulares 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

3 Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

4 Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

5 Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

6 Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

7 Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

8 Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

9 Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

10 Exemplos 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

11 Mecanismo de Quatro Barras
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

12 1-Cálculo do número de graus de liberdade
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

13 2-Decomposição dos pares superiores
Não há pares superiores 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

14 3-Sistema GLOBAL de coordenadas
x y 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

15 4-Identificação das medidas constantes
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

16 5-Definição das variáveis primárias e secundárias
q A B variável primária: q variáveis secundárias: A, B 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

17 6-Equações cinemáticas de posição
B 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

18 7-Solução do sistema de equações
Solução numérica q A B 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

19 7-Solução para um intervalo de valores de q
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

20 Intervalo de variação de q
7-Solução para um de valores de q Problema: Intervalo de variação de q 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

21 Movimentos dos elos Balancim (oscilação) Manivela (rotação completa)
Mecanismo manivela-balancim 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

22 Critério de Grashof: Se S+L < P+Q  Classe I (mecanismo de Grashof)
S – comprimento do elo menor L – comprimento do elo maior P,Q – comprimentos dos elos restantes Se S+L < P+Q  Classe I (mecanismo de Grashof) Pelo menos um dos elos é capaz de fazer uma revolução completa. Se S+L > P+Q  Classe II (mecanismo não-Grashof) Nenhum elo é capz de girar completamente. Se S+L = P+Q  Classe III 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

23 Critério de Grashof: Se S+L ≤ P+Q (Classe I – montagem Grashof)
Dupla manivela se S for fixo Duplo balancim se S for oposto ao fixo Manivela-balancim se S for ligado ao fixo 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

24 Critério de Grashof: Se S+L > P+Q (Classe II – montagem não-Grashof) Duplo balancim 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

25 Critério de Grashof: Se S+L = P+Q (Classe III – caso especial de Grashof) Configuração incerta 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

26 Limites Mecanismo manivela - balancim C3 C4 C2 C1
exemplo: limites_4bMB.dv 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

27 Limites Mecanismo manivela - balancim
Alinhamento do elo de entrada (C2) com o intermediário (C3). C3 C2 C4 min C1 C4 C3 max C1 C2 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

28 Limites Mecanismo duplo - balancim C3 C4 C2 C1
exemplo: limites_4bBB.dv 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

29 Limites Mecanismo duplo - balancim C3 C2 C4 min C1 C3 C2 C4 max C1
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal C1

30 Limites Mecanismo duplo - balancim C3 Posição limite do elo de saída
1 C1 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

31 Mecanismo de quatro barras
Ângulo de transmissão Ângulo de transmissão: é o ângulo entre a linha de centro do elo intermediário e a linha de centro do elo de saída. O ângulo ótimo para um mecanismo planar é de 900. Um ângulo maior que 400 e menor que 1400 é geralmente satisfatório. 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

32 ÂNGULO DE TRANSMISSÃO Se a barra 1 aciona , o ângulo  alcança valores extremos, que pode levar a operações insatisfatórias. A direção da força transmitida de 2 para 3 resulta num torque muito pequeno na barra 3, porém uma força alta no mancal O3, podendo causar desgaste excessivo. Se o torque de atrito exceder o torque de movimento, o mecanismo pode travar e causar a flambagem do elo de saída.. 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

33 CÁLCULO DO ÂNGULO DE TRANSMISSÃO
Considerando-se o mecanismo de quatro barras a seguir: Assim, pode-se obter o ângulo de transmissão em qualquer instante. 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

34 ÂNGULO DE TRANSMISSÃO Ângulos de transmissão mínimo e máximo para um mecanismo manivela-balancim: exemplo: ang_transi.dv 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

35 ÂNGULO DE TRANSMISSÃO x FORÇAS E TORQUES
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal Ângulo de transmissão e posição das barras versus posição da manivela.

36 Arq.: quatrobarras.dv (Design View)
Exemplo Arq.: quatrobarras.dv (Design View) 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

37 Equações das velocidades
Derivadas das equações de posição em relação ao tempo Velocidade primária Matriz jacobiana Vetor das velocidades secundárias Vetor dos coeficientes constantes 19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

38 Determinante da matriz Jacobiana
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

39 Solução para as velocidades secundárias
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

40 Velocidades secundárias
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

41 Acelerações secundárias
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

42 Acelerações secundárias
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal

43 Continua com análise de ponto de interesse...
19/03/2012 Prof. Jorge Luiz Erthal


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