A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pensamento Complexo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pensamento Complexo."— Transcrição da apresentação:

1 Pensamento Complexo

2 Epistemologia Microfísica Macrofísica
a Interdependência do Sujeito e do Objeto a Inserção do acaso no Conhecimento a relativização do conceito de “matéria” Macrofísica Uniu numa mesma entidade conceitos absolutos e interdependentes como o Tempo e o Espaço

3 Epistemologia Do Gr. epistème, ‘ciência’.
Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas, e que visa determinar os fundamentos lógicos, o valor e o alcance objetivos delas; Teoria da Ciência;

4 Pesquisa/Método Procura e/ou Busca de uma resposta ou solução a um problema ou desafio. dificuldade cuja solução não existe c/o algoritmo/método (geralmente internalizado/mecânico) na tentativa gasta-se tempo para obter a solução (no final não é definitiva) Buscar Conhecimento Forma de sobrevivência (função vital da espécie) Dúvida? Desafio? Temos de ter para superar e/ou evoluir tentativa de solução, possibilidade/conjecturas razoáveis [hipótese] - tese menor proposta a uma solução, ponto de vista - o ser humano é um ser em evolução [tese]

5 Teoria Sistémica Sistema é um conjunto de partes integradas e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com um determinado finalidade e desempenham uma determinada função. Qualquer realidade conhecida, desde o átomo à galáxia, passando pela molécula, a célula, o organismo e a sociedade pode ser concebida como sistema.

6 Tipos de Sistemas Aberto Fechado
Sistemas vivos cuja existência e estrutura dependem de uma estrutura exterior de material/energia e organizacional/informacional Fechado Como uma pedra, uma mesa, está em estado de equilíbrio e as trocas de matéria/energia com o exterior são nulas Paradoxo, as estruturas permanecem as mesmas, embora os elementos sejam mutáveis.

7 Níveis de um Sistema Ecossistema Sistema Subsistema Subsistema
OBJETIVOS Sistema Subsistema Subsistema

8 Componentes do Sistema
Finalidade Entradas (input) Saídas (output) OBJETIVOS Processo de Transformação Controle e Avaliação Retro-alimentação (feedback)

9 Teoria da Informação Significado
é algo dependente de juízo interpretativo, do juízo de valor, da opinião, da subjectividade, e é de difícil medida Informação impulso informacional exterior (sinal). dados objectivos capazes de serem transcritos quantitativamente numa linguagem (a numérica) “isenta”. sem preocupação c/o receptor indica o quanto e não o quê.

10 Complexidade é um textura conjunta do uno e do múltiplo.
trama de acções, acontecimentos, interacções, retroacções, determinantes, acasos, que constituem o nosso mundo fenomenológico que se apresenta com traços de confusão, de desordem, de ambiguidade, de incerteza... (E.Morin)

11 Complexidade na Organização
Temos conhecimento simples que não ajudam a conhecer as propriedades do conjunto. um todo é mais que a soma das partes que o constituem. o todo é menor que a soma das partes o todo é simultâneamente mais e menos que a soma das partes Causalidades (interacções) linear: processo causa-efeito circular retroactiva: estímulos/necessidades anteriores recursiva: efeitos e produtos são necessários ao processo

12 Exemplo A própria sociedade é produzida pelas interacções entre os indivíduos que a constituem. A própria sociedade, como um todo organizado e organizador, retroage para produzir indivíduos pela educação, pela linguagem, pela escola. Os indivíduos nas suas interacções, produzem a sociedade, que produz os indivíduos que a produzem. Isto faz-se num circuito espiral através da evolução histórica. (Morin)

13 Ordem/Desordem Todo universo é um cocktail de ordem, de desordem e de organização, onde não podemos afastar o imprevisto, o incerto e a desordem. Ordem. É tudo que é repetição, constância, invariante, provável, enquadrado sob a dependência de uma lei. Desordem. É tudo que é irregularidade, desvio de uma relação a uma estrutura, aleatório, imprevisibilidade. Num universo de ordem pura, não haveria inovação, criação, evolução. Não haveria a existência da vida humana. Nenhuma existência seria possível na desordem pura, pois não haveria um elemento de estabilidade para basear uma organização.

14 Bibliografia MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.


Carregar ppt "Pensamento Complexo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google